Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 14:48

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

299 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Reforço de caixas de velocidade de 9000  (Lida 35032 vezes)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #15 em: 24 de Maio de 2013, 23:52 »
E... essa tal "peça em cima" que será a anilha cónica, após esmagada então fica com o aspecto real de uma anilha da próxima foto, certo?:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

A peça da desta foto nao tem nada que ver com a anterior isso é uma anilha que existe nas caixas de 9-3/9-5 mas que não existe nas caixas de 9000. Para pores essa anilha que vai reforçar o carreto da 3ª velocidade teras que levar o veio a um torneiro para ele alterar para poderes usar a anilha

Qual o part number dessa anilha então?
podes acrescentar ao teu tópico sff?

Outra coisa que se deve de mudar sempre são os rolamentos da caixa, ainda estou a tentar perceber quantos e quais são...
pelo que pude apurar nos meus únicos 20 minutos de sossego de hoje... existem 6:
2 iguais no diferencial
2 no veio secundário
2 no veio principal, 6 no total...

tenho ver melhor para ter certezas... tendo deixo aqui o part number da porca que temos que colocar nova obrigatoriamente e dos rolamentos
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #16 em: 25 de Maio de 2013, 08:59 »
Qual o part number dessa anilha então?
podes acrescentar ao teu tópico sff?

Importaste de ler o meu topico sem ser na obtusa? é que esta la tudo descrito

2. alteração - reforço da 3 velocidade

Para reforçarem a 3 velocidade tem que levar o veio primario a um torneiro para ele tirar o excesso que la esta, desta forma podem montar a anilha (miolo) que ja é uma melhoria introduzida nas caixas dos 9-3 / 9-5

Part Number da anilha é o 90490955

Veio dos 9000 é o de cima, Veio dos 9-3/9-5 é o debaixo
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

a anilha propriamente dita
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

peça numero 7, os 9000 so tem o freio de origem (peça 8 )
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Acho que o melhor que tens a fazer é imprimir o topico levar ao Veloso antes de encomendares as peças pois ele facilmente entende isso.

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #17 em: 25 de Maio de 2013, 17:11 »
LOL

desta foi o TES0 a levar bocas por ler na diagonal

e ele bem precisa de ter cuidado com a caixa
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #18 em: 25 de Maio de 2013, 19:28 »
LOL

desta foi o TES0 a levar bocas por ler na diagonal

Eu sempre disse que bastava esperares um pouco, mas tambem tem direito a se enganar :D

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #19 em: 25 de Maio de 2013, 22:48 »
LOL

desta foi o TES0 a levar bocas por ler na diagonal

Eu sempre disse que bastava esperares um pouco, mas tambem tem direito a se enganar :D

eu sei, quem julgas que me meteu os tubos de cima e de baixo da APC invertidos?

mas houve duas atenuantes

1. invertido pode agradar a alguns
2. andamos não sei quanto tempo às voltas de uma tampa de suporte de papel higiénico
3. ... eu estava a falar

mas eu ri-me nesta porque é um tema que deve ser de particular interesse para quem partiu já uma... reforçar para não rebentar... outra
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline ciber007

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 274
  • Actividade:
    0%
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #20 em: 17 de Março de 2014, 11:06 »
Em relação a este assunto SMAP, a folga que falas na caixa é perceptível na condução?

Isto é, por exemplo, quando alivias e voltas a carregar no acelerador sentes aquela folga como se de uma homocinética com folga se tratasse? É isso?

Sinto essa folga e tenho a percepção que se trata de algo interno na caixa e não nas transmissões dado que já substitui as homocinéticas.

Abraço.
  • SAAB 9000 2.0T CSE

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #21 em: 18 de Março de 2014, 08:16 »
Em relação a este assunto SMAP, a folga que falas na caixa é perceptível na condução?

Isto é, por exemplo, quando alivias e voltas a carregar no acelerador sentes aquela folga como se de uma homocinética com folga se tratasse? É isso?

Sinto essa folga e tenho a percepção que se trata de algo interno na caixa e não nas transmissões dado que já substitui as homocinéticas.

Eu sou preventivo ...

Eu nunca tive um problema desses, nem com a caixa original FM54 e com a FM57 que reparei antes de por no 9000 fiz este procedimento para evitar dar cabo da caixa com a descarga do 19T

Offline ciber007

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 274
  • Actividade:
    0%
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #22 em: 18 de Março de 2014, 10:47 »
Ok!

Eu noto isto não só no meu mas nos outros também, uns mais e outros menos.
  • SAAB 9000 2.0T CSE

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #23 em: 18 de Março de 2014, 20:38 »
No meu T16 sentia isso... era folga no diferencial...
Acabei por trocar a caixa toda e resolvi o problema...

Quase que tens que fazer ponto de embraiagem em todas as velocidades para não sentires o "bater" dos carretos, não é?

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline ciber007

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 274
  • Actividade:
    0%
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #24 em: 18 de Março de 2014, 22:14 »
Ai sim? Pá, ainda não está tipo isso mas ao acelerar e tirar logo o pé, voltando a acelerar posteriormente sente-se essa folga.

Como disse, noto muito isso nos 9000, uns mais outros menos. Não há solução sem ser trocar caixas por outras usadas até estas darem o berro?
  • SAAB 9000 2.0T CSE

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #25 em: 19 de Março de 2014, 08:56 »
A minha andou anos assim, nunca deu o berro, mas era um desconforto tremendo e o desgaste da embraiagem que durava 100.000 kms :P
Por isso troquei-a...

Claro que podia reparar a caixa e gastar dinheiro nisso, mas troquei por uma usada que me custou 100€ e estava muito boa.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #26 em: 06 de Maio de 2014, 13:34 »
No meu caso foi "pedrada" a mais......os carrectos (os 2) da 5 ficaram assim.
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

A pessoa que me reparou a caixa , foi a mesma que me preparou o motor , disse que em todo o tempo que trabalhou na SAAB nunca tinha visto nada assim....  :o
Ficaram tao lisos como a minha cabeca!
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Reforço de caixas de velocidade de 9000
« Responder #27 em: 06 de Maio de 2014, 13:47 »
No meu caso foi "pedrada" a mais......os carrectos (os 2) da 5 ficaram assim.
A pessoa que me reparou a caixa , foi a mesma que me preparou o motor , disse que em todo o tempo que trabalhou na SAAB nunca tinha visto nada assim....  :o
Ficaram tao lisos como a minha cabeca!

A tua caixa tem uma construção diferente pois é pre-94, não sei até que ponto isto se aplica.

O carreto da 5ª nos 2.3 (1994-98) costuma ganhar folga na zona que toca o veio primário