Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 10:56

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

307 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS  (Lida 10971 vezes)

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #15 em: 01 de Junho de 2016, 15:28 »
As colunas das portas não são assim tão más como as restantes. Antes de trocá-las, experimenta fazer aquele teste que eu mencionai no 1º post, que passa por tapar as colunas do tablier com uma toalha (para cortar o volume) e depois tenta afinar o som com o treble e o bass. Isto vai permitir equilibar o volume do som entre as colunas das portas e as do tablier de forma a que passas a ter um som mais envolvente e agradável. Se isto der resultado, aconselho-te, vivamente, a instalar a dita resistência (ambas custam 1,2€).

A montagem, como já referi, é simple, passa por arranjar uma extensão de cabo de coluna (de 20/25cm) que, de um lado, liga aos terminais já existentes  e, do outro, à coluna. A meio da extensão, cortas o fio que vai ao positivo e soldas a dita resistência e isolas a ligação com fita, de preferência resistente ao calor. À partida, a referência que eu dei já está adquada para as colunas da Alpine, mas podes testar com outras medidas (ex resistências de 15w com os seguintes ohm: 4,7; 6,8; 8,2).
O amplificador que está por baixo do banco não pode ser substituído, senão ficas sem som entre outros problemas.

Quanto às ovais, se sentes que têm falta de potência, compra um amplificador usado e um conversor de sinal para RCA e resolves o problema com pouco dinheiro - também já pensei em fazer isto.

O ideal, seria instalar um subwoofer :D, mas o custo é superior e também não existe espaço suficiente debaixo dos bancos, a não ser que queiras abdicar de espaço na mala :-X
« Última modificação: 01 de Junho de 2016, 15:32 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #16 em: 01 de Junho de 2016, 23:54 »
Penso que o amplificador já existe por baixo do banco do condutor... penso que só será necessário trocar as colunas?

Eu estava a responder assumindo que estavas a falar do OG9-3 e não do 9-3SS.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline Ricardo

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 90
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Santo Tirso
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #17 em: 02 de Junho de 2016, 19:09 »
Sim, estou a falar do 9-3SS. Sim, é isso mesmo que pretendo, um som mais envolvente, e para isso preciso de mais graves... estou mais inclinado para, adicionar um amplificador às colunas traseiras ou substituir as colunas das portas por uns mid-woofers mais potentes, penso que a solução mais viável.
Vi estes mid-woofers na internet????
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  • SAAB 93 2.2 TID (2004)
  • SAAB 93 CABRIO 2.0t (2001)

Offline 26fatboy

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 626
  • Actividade:
    0%
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #18 em: 05 de Junho de 2016, 22:57 »
Desculpa... mas existem subs que cabem por baixo do banco. O valor que referi é precisamente por ser para baixo dos bancos. Não me lembro do modelo... bolas. Isto foi falado com o Rui da auto som e alarmes. Realmente mexer do sistema de som do 93SS até 2008 é complicado. O AMP-1 não deve ser trocado pois todos os sinais de aviso do carro ficam mudos. Se a memoria não me falha também tem qualquer coisa a ver com o canhão da chave...

Ricardo... (caso queiras colocar um Amp igual ao que tens por baixo do banco) eu preparei o meu vermelho para receber o 2º amp. Tens de passar fibra optica.
Por baixo da cx de fusíveis que se encontra do lado esquerdo do volante.. existem 2 terminais de fibra optica. Ao colocares o 2º amp tens de o ligar aí. (o sistema de 13 colunas tem na mala o AMP-2 e é assim ligado).

Podes sempre ligar um amp de rca´s com conversor... Não sei como o som fica com conversores. Quando preparei o meu vermelho (vê o link do diy icm 2 para icm 3) foi feito por um amigo eletricista da saab que conhece bem este sistema. Acabei por não colocar o 2º amp porque tive de vender o carro. mas ainda tenho o amp1. Guardei-o para uma futura instalação ou substituição. Agora não me faz falta uma vez que o sistema de 2008 para a frente mudou.

Qualquer duvida apita

Abraço
« Última modificação: 05 de Junho de 2016, 22:59 por 26fatboy »
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150Cv (2004)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150CV kit AERO (2005)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TTID 180CV (2010) Pag 13/16
  • Saab 93 Vector TID 150CV Carrinha
  • Saab 95 NG Tid4

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #19 em: 05 de Junho de 2016, 23:07 »
Fatboy,

Na mala, junto a caixa de ligações, existem dois terminais de fibra óptica, não podem ser utilizados para ligar um amplificador, ou servem apenas para ligar a caixa de cd's?
« Última modificação: 05 de Junho de 2016, 23:10 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline 26fatboy

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 626
  • Actividade:
    0%
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #20 em: 05 de Junho de 2016, 23:11 »
Ola Batista... podem. São esses mesmos os que falo. Mas esses cabos não estão ligados. Tiveram de ser ligados ao terminais da frente.. acho que não te estou a dizer asneiras.. deixa me ver o meu post do vermelho. Sei que foi ligado á frente...agora puseste-me na duvida..o que liguei lá?
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150Cv (2004)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150CV kit AERO (2005)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TTID 180CV (2010) Pag 13/16
  • Saab 93 Vector TID 150CV Carrinha
  • Saab 95 NG Tid4

Offline 26fatboy

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 626
  • Actividade:
    0%
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #21 em: 05 de Junho de 2016, 23:17 »
Estive a rever a instalação feita no vermelho

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Não me lembro se o meu já tinha os terminais na parte de trás.. talvez não tivesse e por isso postei a passagem da dita fibra. Não... os cabos não podem estar ligados porque assim o circuito da fibra optica não fica fechado. Nesse caso existiria falha de som! Certo?
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150Cv (2004)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150CV kit AERO (2005)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TTID 180CV (2010) Pag 13/16
  • Saab 93 Vector TID 150CV Carrinha
  • Saab 95 NG Tid4

Offline Ricardo

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 90
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Santo Tirso
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #22 em: 06 de Junho de 2016, 15:53 »
Boas,

Não pensei que fosse assim tão complicado colocar um amplificador para as colunas traseiras, acho mesmo que me vou ficar pelos mid-woofers nas portas da frente, tentei encomendar os woofers que referi, parece que estão esgotados conforme email enviado pelo site. O site também não me inspira muita confiança, porque, só aceitam pagamento por transferência bancária... alguém conhece alguma loja na zona norte, (Porto, Guimarães etc) que venda material de som auto e que faça as instalações?
  • SAAB 93 2.2 TID (2004)
  • SAAB 93 CABRIO 2.0t (2001)

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #23 em: 06 de Junho de 2016, 19:35 »
No Olx encontras todo o tipo de amplificadores, desde modelos recentes, como modelos mais antigos que nalgumas marcas são bem melhores do que os atuais, a titulo de exemplo tens a gama Alpine v12.
Para ligares um par de colunas também não necessitas de grande potência.
Chegas-te a fazer o teste que te disse?
Porque o problema pode-de manter com as colunas novas por existir uma discrepância de potência entre amplificadores que não é possível regular através do rádio
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Ricardo

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 90
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Santo Tirso
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #24 em: 07 de Junho de 2016, 12:21 »
Cheguei a fazer o teste, de facto o som melhora a nível de graves, no entanto como eu tenho a coluna central do tablier o som fica desequilibrado, sinto que oiço mais essa coluna. Como não percebo nada de instalações eléctricas, o melhor será levar o carro a um instalador e ver o que dizem. Não tenciono fazer grandes alterações (passar fibra óptica,... etc) colocar um amplificador para as colunas traseiras é muito complicado?
  • SAAB 93 2.2 TID (2004)
  • SAAB 93 CABRIO 2.0t (2001)

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #25 em: 07 de Junho de 2016, 12:45 »
A meu ver, não, basta utilizar um conversor que transforma o sinal das colunas para RCa que vai ligar a entrada de áudio do amplificador. Conetar o amplificador à corrente, que deve estar disponível na caixa de ligações existente no lado esquerdo da mala. As colunas passam a estar ligadas à saída de áudio do amplificador. Dependendo das características do amplificador, efectuar a regulação do som.
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Fotometro

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 28
  • Actividade:
    0%
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #26 em: 10 de Agosto de 2016, 18:28 »
Já que estão a falar de som e colunas, podem-me dizer se um 9-3 de 2011 tem colunas nas portas?
Eu ando sempre com o rádio desligado ou muito baixo, mas no outro dia ao colocar mais alto achei o som estranho e foi-se a ver e não tinha colunas nas portas!

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Solução simples e económica para melhorar o som do seu 9-3 SS
« Responder #27 em: 12 de Agosto de 2016, 01:20 »
O Saab 9-3 de 2003> vem preparado para 13 colunas. Porém, o nº de colunas depende do pack de audio instalado que pode variar com a versão do modelo ou de upgrades.
A partir de 2008, foi introduzido um novo sistema de audio que deixa de utilizar ligações em fibra optica (bus-can) que facilita a ligação de equipamentos acessórios (amplificadores, Cd´s ou mesmo a substituição do módulo principal)
« Última modificação: 12 de Agosto de 2016, 01:31 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D