Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 17:49

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

306 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter  (Lida 19678 vezes)

Offline prspecas

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 32
  • Actividade:
    0%
    • PRS - Peças Auto, Lda
  • Localização:
    Fafe
Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #15 em: 24 de Novembro de 2012, 17:48 »
Só uma pergunta... antes de colocares o mapa a gravar alteraste o código do mobilizador que leste do teu bin?

Abraço

Não faço ideia do que está a falar, pelo que deduzo que não :-) ... De qualquer forma eu voltei a gravar o mapa original apenas com as alterações necessárias para ficar igual ao 2.0t (logo como não mexi nessa parte, não me preocupei).
  • Audi A4 SW 2.0 TDI Sport Multitronic 2009
  • SAAB 9-3 SS Linear 1.8t 2003
  • Smart ForTwo CDI 2011

Offline prspecas

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 32
  • Actividade:
    0%
    • PRS - Peças Auto, Lda
  • Localização:
    Fafe
Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #16 em: 24 de Novembro de 2012, 18:01 »
Viva,

Vou tentar resumir o meu dia de hoje (e ontem). Depois de ter andado a arranjar o material que necessitava lá pela Universidade: fonte de alimentação laboratorial e alguns cabos, foi a casa de um colega buscar uma pistola de soldar e alguma solda. Peguei numa centralina suplente de um 2.0t e retirei uma porta ODBII de um carro aí com 10cm de cabo (podia ter usado uma porta RS232 fêmea, mas como tinha várias ODBII à mão e nenhuma RS232 ...).

Hoje de tarde, peguei no material todo e dentei mãos à obra ... 1 hora depois tudo estava operacional e o meu SAAB novamente a andar com as parametrizações de um 2.0t :-). Considerando que nunca tinha soldado cabos na vida, acho que não foi mau de todo. Onde perdi mais tempo (além da árdua tarefa de descarnar cabos com um x-ato) foi que, depois de ter todos os cabos prontos, experimentei com a centralina suplente (a tal de um 2.0t) e tudo funcionou na perfeição (à primeira :-D) com 12V. Pequei na centralina do meu 1.8t, forneci os mesmos 12V e nada ... subi até 13V, 14V e nada ... comecei a ficar preocupado ... lembrei-me então de experimentar 11,5V (o lfteixeira falou dessa voltagem para a T7) e voilá, ficou on-line. Flashei o meu ficheiro original com as alterações pretendidas, coloquei no carro, vou a dar à chave ... sem bateria ... bah. Toca a ir ao outro lado da cidade buscar uma bateria, cabos, etc ... voltar e lá pegou. Já fiz uns 20km e devo dizer que a diferença se nota bastante :-) ...

Agora vou andar assim mais ou menos 1 semana, depois devo colocar um mapa com cerca de 200cv e 300nm ...

Grande abraço e obrigado a todos,

RicardoC
  • Audi A4 SW 2.0 TDI Sport Multitronic 2009
  • SAAB 9-3 SS Linear 1.8t 2003
  • Smart ForTwo CDI 2011

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #17 em: 24 de Novembro de 2012, 18:25 »
Porreiro que acabou tudo por ficar bem :D

pensei que iria pegar em um mapa original do 2.0T e ias gravar na tua ecu...
nesse caso terias que alterar o código do imobilizador senão o carro não pegava :)
Nesse caso, esquece :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #18 em: 24 de Novembro de 2012, 20:54 »
Ena, boas noticias.

Essas gajas (as centralinas) tem a mania de serem esquesitas com as voltagens!

Ainda bem que tudo se resolveu, agora vê-lá se me arranjas uma centralina Trionic 8 a um preço fixe para eu começar a fazer experiencias em Trionic 8!!!    ;D
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline prspecas

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 32
  • Actividade:
    0%
    • PRS - Peças Auto, Lda
  • Localização:
    Fafe
Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #19 em: 26 de Novembro de 2012, 23:39 »
Viva,

Bem, eu sei que disse que ia andar assim uma semana, mas não resisti. Hoje de tarde fiz um novo mapa, com base em alguns originais (Aero) e outros que arranjei e analisei (obrigado lfteixeira). Logo que me pareceu pronto, toca a flashar ... Depois de duas horas (sim, horas :|@) a tentar acertar com a voltagem da minha ECU (que pelos vistas ainda é mais esquisita que o normal, pois as suplentes funcionam todas com 12v, mas a minha não ... tem de ser 11,8v ou 11,9v ... como é analógico não sei bem ... a ver se agora não mexo mais na a fonte ... lol), lá consegui flashar o mapa. Neste momento deve estar com mais ou menos 200cv a 210cv e 300nm a 330nm e devo dizer que está um espetáculo. Muito mais suave e progressivo (pelo menos até às 4000rpm/min) do que nas versões anteriores ... vamos ver os consumos. Agora não devo mexer mais ;-), mas não prometo!!!

Abraço,

R.



  • Audi A4 SW 2.0 TDI Sport Multitronic 2009
  • SAAB 9-3 SS Linear 1.8t 2003
  • Smart ForTwo CDI 2011

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #20 em: 26 de Novembro de 2012, 23:43 »
na versão aero não altera turbo e injectores?  ???

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline prspecas

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 32
  • Actividade:
    0%
    • PRS - Peças Auto, Lda
  • Localização:
    Fafe
Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #21 em: 26 de Novembro de 2012, 23:56 »
na versão aero não altera turbo e injectores?  ???

Viva, sim. Turbo, injetores, bomba de combustível e escape (pelo menos), mas para atingir potências na casa dos 250cv a 280cv. Segunda a maptun (julgo que conhecem) 210cv/330nm é o máximo que se consegue num 1.8t/2.0t sem mexer no hardware. Daí para cima é necessário fazer alterações, sendo que a primeira é precisamente igualá-lo ao Aero (pode ser que ainda caminhe para aí ... ou paro por aqui e arranjo outro projecto). O mapa que acabei por usar, após analisar vários para perceber melhor as alterações, é baseado precisamente num da maptun para um 1.8t de 2003 MY04 (igual ao meu) para 210cv/330nm sem alteração de "hardware", embora aconselhem umas molas spring ou eibach. Esta é precisamente a alteração que a neobrothers também aconselha para este carro/versão.

Existem pelo menos mais dois bons mapas de outros tuners de renome :-) um para 195cv e o outro para 205cv.

Abraço,

R.
  • Audi A4 SW 2.0 TDI Sport Multitronic 2009
  • SAAB 9-3 SS Linear 1.8t 2003
  • Smart ForTwo CDI 2011

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #22 em: 27 de Novembro de 2012, 00:19 »
perguntei isso por teres referido:

"Hoje de tarde fiz um novo mapa, com base em alguns originais (Aero)"

como fizeste um mapa tendo como base um mapa que usa componentes mecânicos diferentes?
especialmente por ter mapa de turbo e tempos de injecção diferentes devido ao tamanho dos injectores  ???

Prefiro sempre usar o mapa base do carro e arterar  O0

ou... alterar o que necessita (turbo e injectores pelo menos) e utilizar o mapa do aero  O0

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline prspecas

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 32
  • Actividade:
    0%
    • PRS - Peças Auto, Lda
  • Localização:
    Fafe
Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #23 em: 27 de Novembro de 2012, 10:31 »
Viva,

Acho que não me expressei bem. Não fiz o mapa baseado no do Aero, esse apenas analisei para perceber as diferenças. Tal como analisei o do 1.8t e o do 2.0t e outros que arranjei. O mapa final que neste momento está no carro é o original alterado por mim.

Abraço,

R.
  • Audi A4 SW 2.0 TDI Sport Multitronic 2009
  • SAAB 9-3 SS Linear 1.8t 2003
  • Smart ForTwo CDI 2011

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #24 em: 27 de Novembro de 2012, 14:59 »
Haaa.... ok...

quando disseste que era baseado pensei que tinha pegado no mapa de um 2.0 aero e simplesmente alterado parâmetros.

ok :P

percebi agora :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL