Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 10:35

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

316 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Pedido de esclarecimento  (Lida 5018 vezes)

Offline victor_p1

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 2
  • Actividade:
    0%
Pedido de esclarecimento
« em: 21 de Outubro de 2017, 21:07 »
Olá a todos,

Estou em vias de adquirir um SAAB 9-3 2.2 tid de 2004.
Tem aproximadamente 175.000km.

Confesso que não tenho qualquer conhecimento da marca em si e muito menos sobre o motor em questão, embora sempre me tenha agradado o modelo pois acho que mesmo sendo um carro com uns anitos, continua com uma linha fantástica.

A minha questão é simples, é uma boa compra (- de 6000€)

E o motor? problemas crónicos ou outros?
Ou outra informação adicional que me possam fornecer.
Obrigado pela ajuda

Cumprimentos

Offline karter

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 109
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Ovar
Re: Pedido de esclarecimento
« Responder #1 em: 13 de Janeiro de 2018, 19:48 »
Alguém é capaz de se pronunciar melhor, eu não tenho esse modelo nem esse motor, mas se dizes - de 6000€, é porque se aproxima disso e parece-me caro (era bom que eles fossem cotados) mas tu lá sabes o estado, que versão é, o trato que tem sofrido ou não, pesquisa o forum, tens muito que ler. Ficas esclarecido e depois de ler pergunta que o pessoal é fixe e responde.
  • Saab 95 2.0T 1999
  • Peugeot 306 cabrio 2.0 1994
  • Honda CRB 600 F4 1999
  • Renault Clio 1 1.4 RTI
  • Suzuki Bandit 400 1995
  • KTM Lycan 4.0
  • Solex

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Pedido de esclarecimento
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2018, 22:52 »
Caro   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn :

Tenho um 93 2.2 TiD, embora na versão anterior ao que mencionas.
A questão do valor, como já foi referido, depende bastante do estado do carro e dos kms que tem, bem como histórico, etc. Pode ser bom preço ou demasiado caro, tudo depende do estado do carro.
Quanto ao motor, tem alguns problemas crónicos, mas nada de excecional: a possibilidade de entrada de ar no circuito de combustível é um, outro será a própria bomba. Mas isso, de uma forma ou outra, são questões que se colocam em qualquer usado.
Da minha experiência, não tenho muitas razões de queixa: 250.000 kms sem grandes problemas de motor, a não ser ar no circuito de combustível e egr suja - questões que se resolveram sem custos demasiado altos.
Claro que se tiveres hipótese de experimentar o carro, podem dar-se sugestões para despistar estes problemas... ;)
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Pedido de esclarecimento
« Responder #3 em: 15 de Janeiro de 2018, 14:32 »
Não sou conhecedor desse motor ou modelo pelo que outras pessoas terão melhor conhecimento. Apenas posso comentar o que já li e embora não seja um motor refinado, pois é um bocado tractor agrícola, dizem ser um motor até resistente. Os km parecem-me poucos para aquilo que tenho visto com esse motor à venda, o que por si só já diz algo sobre a fiabilidade (alguns com bem mais de 350 mil km). O problema que esses motores têm esta relacionado com a bomba injector e o facto de serem propícios à entrada de ar no circuito de combustível. Este problema, quando se manifesta, traduz-se numa dificuldade de pegar quando o carro fica parado durante algum tempo. Penso que a inclinação do terreno onde o carro fica estacionado, pode dissipar ou evidenciar mais o problema. Já li que metendo uma bateria mais potente ajuda a dissipar este problema porque na realidade com a entrada de ar no circuito de combustível, ao colocar o carro a trabalhar ele precisa de sangrar o sistema. 

Trata-se de um motor de corrente e tirando a questão da EGR (coisa que penso ser comum a qualquer diesel) é até um motor com pouca coisa para dar dores de cabeça comparando com os diesel modernos.

Tem que ser a diesel? Já pensou num a gasolina + GPL? Eu quando vim para este fórum vinha com ideias de um 2.2 TiD e acabei por ir para um a gasolina + GPL. Fazem consumos brutais e podem compensar face a 1 diesel. Eu no 9-5 com 50l de gpl (+/- 30€) consigo fazer cerca de 560 km mas já consegui fazer 610 km. Ainda não há muito tempo estava um 9-3 ss Aero por esse preço e é outro carro  O0

Tem muita informação sobre esse carro e motor no forum basta procurar 1 pouco.

Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline faustochaves

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 19
  • Actividade:
    0%
Re: Pedido de esclarecimento
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2018, 19:36 »
 Boa tarde Tiago
Peço desculpa pela minha intromissão, mas ao ler o seu comentário sobre o consumo do seu SAAB 9.5 a gasolina:Gostaria de saber o que lhe fez para lhe fazer esses consumos de 6 litros de gasolina a 90/100KM. Pois o meu ( SAAB 2.0 de 150cv.) em autoestrada a essa velocidade , está a fazer-me 11,3l/100km,após esta ultima revisão ( e não é leitura efetuada pelo SID, mas sim pelo atestar do deposito) ; e nunca consegui fazer até à data abaixo dos 8.6 a 9.L/100km. Por isso agradecia se possível que me desse algumas dicas para poder baixar estes consumos.
Cumprimentos
Fausto
 

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Pedido de esclarecimento
« Responder #5 em: 24 de Janeiro de 2018, 10:22 »
Boa tarde Tiago
Peço desculpa pela minha intromissão, mas ao ler o seu comentário sobre o consumo do seu SAAB 9.5 a gasolina:Gostaria de saber o que lhe fez para lhe fazer esses consumos de 6 litros de gasolina a 90/100KM. Pois o meu ( SAAB 2.0 de 150cv.) em autoestrada a essa velocidade , está a fazer-me 11,3l/100km,após esta ultima revisão ( e não é leitura efetuada pelo SID, mas sim pelo atestar do deposito) ; e nunca consegui fazer até à data abaixo dos 8.6 a 9.L/100km. Por isso agradecia se possível que me desse algumas dicas para poder baixar estes consumos.
Cumprimentos
Fausto


Eu não lhe fiz nada mas que me gasta pouco, gasta. Claramente o tipo de percurso que faço ajuda já que não apanho transito e a orografia também dá um contributo importante.
Em termos de manutenção o carro tem sido assistido por quem percebe de Saabs (muito importante na manutenção destes carros).
Será que o seu tem tido uma manutenção por quem percebe? Estará bem afinado, tem as velas certas, filtros correctos e em bom estado? O meu 9-5, por ser o base de gama, veio com jante de 15''. Não são as mais bonitas mas não tem pneu muito largo o que também deverá ajudar no consumo. Os pneus que tenho são da Goodyear e têm um bom compromisso de aderência e economia. Tudo isto ajuda mais a forma como conduzimos.
 
Experimente fazer um reset à ECU retirando o fusível (penso ser o 17) e veja se o carro se adapta melhor ao tipo de condução que está a fazer e com isso ver se a média desce.

No meu caso tenho o 9-5 a GPL e acho piada quando digo às pessoas que tenho um 2.0 a gasolina porque me fica mais barato que um diesel :p

Quanto a gasolina meto normalmente 30€/mês, pois para alem de o meu sistema de GPL usar alguma gasolina na lubrificação das válvulas, eu gosto de fazer sempre os primeiros e últimos km de viagem a gasolina.

Fiz a conta há tempos e constatei que um diesel para ser economicamente equivalente ao meu 9-5 teria que gastar cerca de 4,5l. Qual é o diesel que faz isto no segmento do 9-5, com todo o conforto e segurança que este carro oferece?? Já pensei em trocar de carro por um mais recente mas este facto não o posso negligenciar porque realmente o meu 9-5 é amigo do meu bolso. Como faço muitos km ...  O0

No SID tipicamente o meu consumo anda entre os 5.8 e os 6.6. É raro subir acima dos 7l e ando sempre com o cruise control nos 110/120 km/h e com AC ligado.

Até lhe deixo um vídeo que fiz num dia bastante frio no inicio do ano passado.




Tiago
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, 10:34 por meteorologist »
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline faustochaves

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 19
  • Actividade:
    0%
Re: Pedido de esclarecimento
« Responder #6 em: 25 de Janeiro de 2018, 03:20 »
Boa-Noite
Só agora é que pude ler o sua mensagem e ver o seu vídeo, os meus parabéns.
Quanto às revisões do meu Saab foram s todas feitas na Auto Garantia pelo" Sr. Moutinho e companhia", à exceção de duas que as fiz na Bosch -Service por impossibilidade de me poder deslocar ao PORTO. Quanto ao meu Saab 9.5 SE 2.0 de 1999, tenho o máximo cuidado com ele,, os pneus que utilizei ate ao momento foram donlop ou michellin jante 205/15, raramente ultrapasso os 140, mas normalmente ando nos 110/120 e atesto sempre com gasolina 95 super, os consumos andam sempre por volta dos 9/10litros e últimammente faz-me 11,3 em condução normal e auto-estrada para o Porto;só o utilizo em viagens grandes e em auto estrada, dificilmente o utilizo em percurso urbano.
Por isso gostaria de saber onde aplicou o Kit a gáz e qual o seu custo, pois neste caso como também gosto muito do carro, era uma situação a ponderar.
Cumprimentos,
Fausto

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Pedido de esclarecimento
« Responder #7 em: 25 de Janeiro de 2018, 09:46 »
Boa-Noite
Só agora é que pude ler o sua mensagem e ver o seu vídeo, os meus parabéns.
Quanto às revisões do meu Saab foram s todas feitas na Auto Garantia pelo" Sr. Moutinho e companhia", à exceção de duas que as fiz na Bosch -Service por impossibilidade de me poder deslocar ao PORTO. Quanto ao meu Saab 9.5 SE 2.0 de 1999, tenho o máximo cuidado com ele,, os pneus que utilizei ate ao momento foram donlop ou michellin jante 205/15, raramente ultrapasso os 140, mas normalmente ando nos 110/120 e atesto sempre com gasolina 95 super, os consumos andam sempre por volta dos 9/10litros e últimammente faz-me 11,3 em condução normal e auto-estrada para o Porto;só o utilizo em viagens grandes e em auto estrada, dificilmente o utilizo em percurso urbano.
Por isso gostaria de saber onde aplicou o Kit a gáz e qual o seu custo, pois neste caso como também gosto muito do carro, era uma situação a ponderar.
Cumprimentos,
Fausto

Se foram feitas na AutoGarantia pelo Moutinho então o carro anda bem assistido  O0
Agora realmente o meu não faz esses consumos. Será do estilo de condução? O meu sistema de GPL foi montado por um antigo mecânico da Saab e foi-me recomendado pelo Moutinho. Fica em Famalicão. A instalação rondou em 2014 à volta dos 1500€ já com instalação e legalização (com vinheta verde e inspecção B). O meu 9-5 na casa dos 110/120 km/h está +/- nas 2500 rpm e está no SID a marcar entre 5.8 a 6.5 l/km.

Para não prolongar o off-topic sugiro, se tiver interesse, em continuar a discussão no seu DB ou no meu.
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Pedido de esclarecimento
« Responder #8 em: 25 de Janeiro de 2018, 15:03 »
Gasamado em Santarem....recomendo!  O0
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP: