SAABsPORTUGAL

Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico iniciado por: SMAP em 06 de Janeiro de 2013, 01:06

Título: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: SMAP em 06 de Janeiro de 2013, 01:06
Como todos sabem ou devem saber os motores B2x5x (9-5 e 9-3 trionic 7) é comum, por falta de cuidado do antigo proprietário existir um problema denominado Oil Sludge.

Este problema  reside na falta de lubrificação do motor por sujidade / entupimento no respiro do cárter.

é imperativo que se use sempre óleo 100% sintético e de boa qualidade.

Existem kits de melhoramento do respiro do cárter a aplicar nestes veículos:

Kit PCV principal - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_588&products_id=3135 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_588&products_id=3135)

Kit PCV complementar - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_296&products_id=3167 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_296&products_id=3167)
 
Caso o vosso carro não traga já este kit, devem aplicar um de imediato e limpar o cárter do carro. (vejam no youtube vídeos sobre oil sludge)

Para facilmente identificarem se tem o KIT de PCV mais recente deixo aqui estas fotos do modelo mais recente (o modelo mais antigo é completamente diferente) para facilmente verificarem

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aqui fica o documento da SAAB com as instruções de montagem do kit

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 06 de Janeiro de 2013, 11:01
Muito bem escrito :D
até parecia eu a "falar" :D

olha, faltou a mais importante, a foto do tubo da vareta de óleo que tem a ligação nova.

Essa é a maneira mais fácil e rápida de se identificar se o carro tem instalado o kit PCV.

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: SMAP em 06 de Janeiro de 2013, 12:17
Muito bem escrito :D
até parecia eu a "falar" :D

olha, faltou a mais importante, a foto do tubo da vareta de óleo que tem a ligação nova.

Essa é a maneira mais fácil e rápida de se identificar se o carro tem instalado o kit PCV.

Abraço

Eras mesmo tu a falar, pois copiei o teu texto :D

O kit antigo so tem 1 tubo, esse tem 2. Um deles liga ao tubo da vareta de oleo como dizes, quando chegar a Munique tiro uma foto do kit montado no 9-3 da Cristina e adiciono ao topico inicial
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: SMAP em 07 de Janeiro de 2013, 19:14
adicionada foto onde é possivel ver o tubo de borracha do kit PCV a ligar ao tubo de plastico da vareta de oléo
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 07 de Janeiro de 2013, 20:05
Rater, se não houver nenhum tubo ligado à vareta... não tem o kit de respiro do carter instalado...

Se tiver o tubo instalado, tem que ter a instalação igual ao da segunda foto com os dois tubos para saberes que é o kit mais recente.

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: rater em 12 de Janeiro de 2013, 23:00
Este kit têm um diferencial grande de preço de PORTUGAL para a UK?
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 13 de Janeiro de 2013, 16:29
Nunca procurei em PORTUGAL,... nem sei se vendem...

Quanto lá fora, a Neobrother vende mais barato que a Parts For Saabs,

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: rater em 15 de Janeiro de 2013, 12:51
Encontrei isto neste forum :

http://saabworld.net/f29/saab-9-5-oil-pan-sump-drop-check-sludge-7/#post34 (http://saabworld.net/f29/saab-9-5-oil-pan-sump-drop-check-sludge-7/#post34)


Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 15 de Janeiro de 2013, 13:00
Manual de Instalação em Saab 9-3 : Link Directo (http://www.partsforsaabs.com/info_documents/55561200_93.pdf)


Manual de Instalação em Saab 9-5 : Link Directo (http://www.partsforsaabs.com/info_documents/55561200.pdf)
Título: Re: Apoios de MOTOR!!!
Enviado por: orlando em 30 de Janeiro de 2013, 18:07
Sabem estive a pensar sobre isto e o melhor é misturar tubos de silicone com secções rectas em alumínio que acham?
Título: Re: Re: Apoios de MOTOR!!!
Enviado por: TesZero em 02 de Fevereiro de 2013, 09:47
hum... seria minimamente estranho...
o tubo mais comprido tem cerca de 35 cm cheio de curvas:

(http://www.partsforsaabs.com/images/large_images/55560463_large.jpg)

Este é o que leva mesmo com os vapores do óleo e se degrada mais antes do mesmo entrar na caixa do PCV e voltar para o cárter.

e os restantes são basicamente de vácuo...

(http://www.partsforsaabs.com/images/large_images/9399973_large.jpg)

(http://www.partsforsaabs.com/images/large_images/_DSC0001.jpg)

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: orlando em 02 de Fevereiro de 2013, 22:02
"o tubo mais comprido tem cerca de 35 cm cheio de curvas..."

Pois e é de borracha. Será que os de silicone aguentão melhor o passar dos anos?
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 03 de Fevereiro de 2013, 04:43
A evolução da 6ª edição kit de PCV (o mais recente) já reforçou esse tubo, mas não em silicone :(

Não conheço onde venda em silicone, esse tubo é bastante "técnico"... o tubo passa junto aos colectores de admissão para trás do motor.

Tenho um ou dois estragados em casa, se souberes de alguma empresa em PORTUGAL que faça tubos em silicone posso enviar o que tenho para servir de molde.

O problema desse tubo é que começa a desfazer por dentro... quando vês por fora que rasgou... já é tarde... já está o cárter e caixa do PCV cheios de detritos... :(

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: orlando em 03 de Fevereiro de 2013, 19:16
Sabes por mais técnico seja o tubo um metálico dá sempre para curvar numa maquineta. O meu receio é que os de silicone não se aguentem!
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: SMAP em 03 de Fevereiro de 2013, 19:19
Sabes por mais técnico seja o tubo um metálico dá sempre para curvar numa maquineta. O meu receio é que os de silicone não se aguentem!

Os tubos são de borracha e não metalicos, pois muitas vezes os metalicos seriam impossiveis de por sem tirar metade do motor fora ... Eu já troquei o kit PCV e se aquilo fosse de metal teria tido de certeza mais problemas para o trocar ...
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 06 de Fevereiro de 2013, 20:44
sim, pior do que ter só a parte recta em metal seria ser todo metálico... terias que o redesenhar para o poderes colocar no sítio...

Ou desmontar a admissão do carro...

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Rpscavaleiro em 10 de Fevereiro de 2013, 10:07
Sem dúvida uma medida preventiva importante para a longevidade do motor! :D
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: apache220sdi em 27 de Agosto de 2013, 19:10
Excelente tópico...lá terei que gastar mais cento e tal Aeros...desconhecia que estes tubos se comiam por dentro... :>S
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 28 de Agosto de 2013, 08:23
Nas versões mais antigas sim.
Se já tens o kit instalado verifica a qualidade dos teus.

Algo que deves mesmo de fazer é a limpeza do cárter nesse motor.

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: apache220sdi em 28 de Agosto de 2013, 09:21
Não, são os de origem, por acaso o tubo de respiro(sab part n.º55560463) tinha uma racha junto ao bocal, e andava á procura de um novo, ainda bem que não o comprei, assim aproveito e compro o kit completo, mas como tenho mudado o oleo de 5000 em 5000 não deve estarmuito sujo,
um abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 28 de Agosto de 2013, 11:00
não é o facto de estar sujo...
é o facto do respiro do carter ser insuficiente...
Isto mesmo admitido e corrigido pela SAAB com este kit.

Um respiro de carter insuficiente pode levar desde avarias do turbo, folgas nos segmentos falta de lubrificação nos bronzes da cambota.
Encontram-se muitos saab´s 9-3 / 9-5 com motores parados por falta de uso desta prevenção.

Simplesmente parte o motor...

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: PeaceMaker em 10 de Janeiro de 2014, 21:05
Alguém já instalou isto "em casa"?

é fácil?

Mandei vir um kit da neobrothers e estou a pensar montar por casa...
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: SMAP em 10 de Janeiro de 2014, 21:07
Alguém já instalou isto "em casa"?

é fácil?

Mandei vir um kit da neobrothers e estou a pensar montar por casa...

Eu montei sozinho na minha garagem, desde que tenhas as ferramentas fazes isso
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: PeaceMaker em 10 de Janeiro de 2014, 21:33
Alguém já instalou isto "em casa"?

é fácil?

Mandei vir um kit da neobrothers e estou a pensar montar por casa...

Eu montei sozinho na minha garagem, desde que tenhas as ferramentas fazes isso

Ok, era basicamente o que queria saber..
Se existia alguma ferramenta muito especifica ou alguma "rasteira".

Sendo assim aventuro-me a mudar isso... a parte mais difícil parece me mesmo a que envolve pormo-nos debaixo do carro.
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Guest em 10 de Janeiro de 2014, 22:41
2 preguicas a frente resolvem o assunto. E assim ate podes trabalhar deitado  :))

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: SMAP em 10 de Janeiro de 2014, 23:01
As ferramentas que tenho aqui em Munique são estas

http://www.proxxon.com/en/industrial/23040.php?list (http://www.proxxon.com/en/industrial/23040.php?list)

http://www.proxxon.com/en/industrial/23102.php?list (http://www.proxxon.com/en/industrial/23102.php?list)

http://www.proxxon.com/en/industrial/23100.php?list (http://www.proxxon.com/en/industrial/23100.php?list)

e foi com isso que fiz
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: castelar em 10 de Janeiro de 2014, 23:12

[url]http://www.proxxon.com/en/industrial/23102.php?list[/url] ([url]http://www.proxxon.com/en/industrial/23102.php?list[/url])


Gostava de saber o preço deste conjunto, bem que me fez falta aquando da troca dos bancos.
Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: SMAP em 10 de Janeiro de 2014, 23:16

[url]http://www.proxxon.com/en/industrial/23102.php?list[/url] ([url]http://www.proxxon.com/en/industrial/23102.php?list[/url])


Gostava de saber o preço deste conjunto, bem que me fez falta aquando da troca dos bancos.
Abraço


http://www.ebay.de/sch/i.html?_trksid=p2050601.m570.l1313.TR3.TRC0.A0.Xproxxon+23102&_nkw=proxxon+23102&_sacat=0&_from=R40 (http://www.ebay.de/sch/i.html?_trksid=p2050601.m570.l1313.TR3.TRC0.A0.Xproxxon+23102&_nkw=proxxon+23102&_sacat=0&_from=R40)

ou falando com um revendedor em PORTUGAL

http://www.proxxon.com/pt/ (http://www.proxxon.com/pt/)
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: castelar em 10 de Janeiro de 2014, 23:32
Obrigado Sérgio
É um pouco carote para usar uma vez por ano.
Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: SMAP em 10 de Janeiro de 2014, 23:56
Obrigado Sérgio
É um pouco carote para usar uma vez por ano.

Aqui não há ferramentas dos chineses ... tive que que comprar ferramentas boas, portanto escolhi as que eu considero melhores em termos de relação qualidade/preço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 11 de Janeiro de 2014, 00:59
Quanto ao kit PCV, troca-se bem em casa, não é preciso nenhuma chave especifica.
Um roquete com um conjunto de bites resolve o problema.

Tens o manual de montagem no primeiro post deste tópico.



Quanto a ferramenta.

Eu aprendi a dar cabo das mãos que ferramenta norauto ou dos chineses nunca me levaria a lado nenhum....

prefiro usar uma vez no ano ferramenta boa... do que dos chineses e magoar-me...

ou pior... ficar com o trabalho a meio e sem carro...

Quanto à ferramenta da proxxon, uso alguma, conheço outras e nunca me deixaram ficar mal em caso algum.

Castelar, o Leroy Merlin em PORTUGAL também vende kits da Proxxon.

Da Dexer tão bem são muito boas, têm garantia vitalícia e são mais acessíveis.
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Guest em 11 de Janeiro de 2014, 01:03
Uso Mannesman... impecavel... quase 150eur mas tenho chaves que nem imaginava existirem :D

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 11 de Janeiro de 2014, 01:05
para mim não preciso simplesmente que me digam que tem qualidade... quero ter algo escrito a dizer "garantia vitalícia"...

Já comprei chaves em detrimento de outras por as outras dizerem só 10 anos de garantia... lol

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Guest em 11 de Janeiro de 2014, 01:07
Mas tu sabes que eu apenas intervenciono o meu carro.... e agora que penso nisso... em ferramenta tenho o valor comercial do punto >:D >:D >:D

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 11 de Janeiro de 2014, 21:25
eu também comprei a minha ferramenta somente com a intenção de intervencionar intempestivamente nos meus carros e motas....
vocês é que não me dão descansinho nenhum.....

haviam era de ser mossas jeitosas....

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Guest em 12 de Janeiro de 2014, 03:12
Mossas ou moças??  ::P

Abraço
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: TesZero em 12 de Janeiro de 2014, 14:10
bem... refiro-me as de carne... não à chapa metida dentro....
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: bessa em 05 de Fevereiro de 2014, 00:09
 :D boas ;D

como me disseram vim ver estes kits por causa do óleo e neste caso pretendo montar um..
a questão que ponho é a seguinte..estive a ver e tenho 3 diferentes...
só queria a vossa opinião qual é que se melhor para o meu 9-5 :|@
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: SMAP em 05 de Fevereiro de 2014, 08:31
:D boas ;D

como me disseram vim ver estes kits por causa do óleo e neste caso pretendo montar um..
a questão que ponho é a seguinte..estive a ver e tenho 3 diferentes...
só queria a vossa opinião qual é que se melhor para o meu 9-5 :|@


São estes que deves comprar

Kit PCV principal - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_588&products_id=3135 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_588&products_id=3135)

Kit PCV complementar - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_296&products_id=3167 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=105_296&products_id=3167)

no entanto verifica a primeira pagina deste topico - https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=407.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=407.0) - para perceberes se ja tens o ultimo kit ou não pelas fotos.
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: bessa em 05 de Fevereiro de 2014, 11:42
boas

Obrigado pela a sua opinião smap..

abraços
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: ANTRAX77 em 30 de Julho de 2015, 11:42
Boas, estive a ver e realmente Neobrother na tem preços mais baixos que partsforsaabs relativamente ao Kit Pcv.  ::)
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: meteorologist em 31 de Julho de 2015, 09:29
Boas, estive a ver e realmente Neobrother na tem preços mais baixos que partsforsaabs relativamente ao Kit Pcv.  ::)


Sim, é verdade!
Quando comprei o meu kit PCV também constatei isso e já foi à coisa de 1 ano. Parece-me que outras peças também são mais baratas na Neobrothers. Em principio também poderás beneficiar do desconto que existe para os membros do SAABsPortugal.

Abraço,
Tiago
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: karter em 13 de Janeiro de 2017, 00:46
Ninguém tem um kit a mais pois não? Vou ter que mandar vir isto e aplicar. Como se pode beneficiar do desconto para membros? :)
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: darioglv em 13 de Janeiro de 2017, 12:50
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Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: SMAP em 13 de Janeiro de 2017, 17:30
É só uma questão de ler, visto que ja tem mais de 15 posts tem acesso.

https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=850.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=850.0)
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: karter em 16 de Janeiro de 2017, 20:48
Espectáculo, não sabia isso dos 15 postes. Alguém está a pensar mandar vir material? Vinha tudo junto e poupava-se os portes.
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: darioglv em 18 de Janeiro de 2017, 08:24
Tens um topico para isso....
https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?board=64.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?board=64.0)
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Paulo Figueiredo em 11 de Abril de 2017, 17:44
Olá pessoal,

Queria se possível que me tirassem uma dúvida! Fui ver um SAAB 9-5 2.3 Aero de Abril de 2002 e uma das coisas que fui logo ver era se o motor já estava com o kit de PCV 6 instalado. Pelo o que eu estive a ver não tinha o kit instalado nem o primeiro  ???. Agora tendo o carro sido assistido numa conhecida oficina de cascais a S9 até aos 225.000 kms com os carimbos todos no livrinho, eles não terem feito a tal modificação essencial para estes carros.
Será que sou eu que não estou a perceber nada?  >:(
Cumprimentos
Paulo Figueiredo
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: joseglv em 11 de Abril de 2017, 19:38
Não Paulo....
Por indicação da Saab ( na altura ), as alterações de serviço só seriam executadas desde que o cliente se queixasse e mencionasse os sintomas...
A comprar, uma das primeiríssimas coisas a fazer é meter o kit e retirar o cárter para espreitar como está o chupador do óleo ( se está entupido de resíduos dos tubos ) e tb ver se há "porcaria" no cárter...
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Paulo Figueiredo em 11 de Abril de 2017, 21:49
Obrigado pela sua resposta José, eu pensei que as oficinas avisassem os proprietários de que era necessário aplicar este upgrade a estes modelos.
Cumprimentos,
Paulo Figueiredo
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: meteorologist em 11 de Abril de 2017, 21:51
Paulo,

Quando comprei o meu 9-5, com 159 mil kms, tinha todas as revisões na Saab Porto (Auto Garantia) e também não tinha o kit PCV. A primeira coisa a fazer foi instalar o referido kit, limpar o carter além da mudança de todos os fluidos e filtros. Tendo sido assistido na marca tem a vantagem de ter levado bons óleos e revisões por quem percebe. No meu caso compensou largamente a procura pois o carro estava bem mantido e livre de problemas.

Por acaso o carro a que te referes não é uma carrinha 9-5 Aero que está no StandVirtual e no Olx?

https://www.standvirtual.com/anuncio/saab-9-5-sportwagon-aero-2-3turbo-250cv-ID8JpNxV.html#8a725c9aac (https://www.standvirtual.com/anuncio/saab-9-5-sportwagon-aero-2-3turbo-250cv-ID8JpNxV.html#8a725c9aac)

Já pensei em ir vê-la.

Abraço,
Tiago
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Paulo Figueiredo em 11 de Abril de 2017, 22:28
É esta mesmá. Eu ainda só não avancei para o negócio, fiquei de lhe dar uma reposta mas há uma coisa que me deixou de pé atrás,  o motor estava babado de óleo por baixo em vários pontos.
Eu disse-me que podia levar ao mecânico mas sinceramente fiquei um pouco assustado com aquilo. O chão não tinha manchas de óleo mas...
O que achas que poderá ser?
Eu estou mesmo numa de o comprar mas antes levo-o à oficina já que ele disse que o podia levar.
Cumprimentos
Paulo Figueiredo
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Paulo Figueiredo em 11 de Abril de 2017, 22:30
José desculpa os meus erros ortográficos mas isto de escrever no tlm tem que se lhe diga 😀
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: meteorologist em 11 de Abril de 2017, 22:40
É esta mesmá. Eu ainda só não avancei para o negócio, fiquei de lhe dar uma reposta mas há uma coisa que me deixou de pé atrás,  o motor estava babado de óleo por baixo em vários pontos.
Eu disse-me que podia levar ao mecânico mas sinceramente fiquei um pouco assustado com aquilo. O chão não tinha manchas de óleo mas...
O que achas que poderá ser?
Eu estou mesmo numa de o comprar mas antes levo-o à oficina já que ele disse que o podia levar.
Cumprimentos
Paulo Figueiredo

Sem ver não é fácil determinar a origem do babado de óleo mas pode ser algo simples de resolver. O sensor de pressão do óleo por vezes pode babar óleo. No meu caso aconteceu isso e aparecia pingado de óleo no chão do lado do passageiro quando o carro ficava parado algum tempo. Foi resolvido na Auto Garantia (Saab Porto) e não foi nada caro mas o problema aí pode ser outro. Havia alguma babado pela tampa de válvulas? Há uma rela nos 9-5 que costuma babar, é normal e fica do lado direito do motor (de frente para o carro)

Tiago
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Paulo Figueiredo em 11 de Abril de 2017, 22:58
Não havia pingas de óleo no chão, no entanto eu notei foi mais babado no lado esquerdo de frente para o motor.
De resto notei que as mudanças estavam a entrar muito bem, a embraiagem estava boa, não apresentava sinais de desgaste., etc...
Gostei muito do carro e como já estive para comprar um Saab 9-3 2.0 T 205cv com o motor HOT que só não avancei porque via-se que o homem não fazia as manutenções como deviam ser e o carro em aceleração quando era para entrar o turbo aquilo engasgava-se.
Agora este é um modelo que esteve sempre no meu coração 😊
Vamos ver.
Cumprimentos
Paulo Figueiredo
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Paulo Figueiredo em 11 de Abril de 2017, 23:04
Uma outra coisa que também reparei foi que nas cavas das rodas traseiras nas bordas existe uma protecção em borracha que parece deformada. Dá a ideia que está a sair mas estive a ver e não.  Parece uma capa a proteger os rebites 🤔
Cumprimentos
Paulo Figueiredo
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Rui em 12 de Abril de 2017, 01:21
Cheguei a conduzir uma destas, mas com caixa automática e patilhas no volante. Achei a caixa muito lenta para um carro com 250CV; de resto, excelente: muitíssimo confortável e desembaraçada.
Uma lobo em pele de cordeiro ;)

Rui Ribeiro
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Paulo Figueiredo em 12 de Abril de 2017, 07:16
Pois Rui é natural que notes a caixa automática lenta mas pelo o que eu li aqui no fórum é normal mas também convém ver que isto é uma carro familiar apesar do aspeto e da sua capacidade de voar baixinho 😊
Cumprimentos
PauloFigueiredo
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: meteorologist em 12 de Abril de 2017, 10:51
Paulo,

Antes de mais, até para não fugirmos ao assunto deste tópico (offtopic), peço que as discussões sobre a 9-5 Aero passem para o seu DB;

https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=625.msg8258#msg8258 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=625.msg8258#msg8258)


Abraço,
Tiago
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Paulo Figueiredo em 12 de Abril de 2017, 10:54
Obrigado por chamares a atenção, Tiago. Eu só quis foi por uma dúvida mas tens razão quanto à continuação do debate no meu DB. ;)

Cumprimentos
Paulo Figueiredo
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: schmith em 24 de Julho de 2017, 13:41
EU fiquei na duvida, já me apercebi que existem varios 9-3 com varios motores.


um saab 9-3 de 2005 (vector de 150cv) motor Z19DTH também sofre desse problema???
é que tenho uma "penugem" de quando começamos a ter uma fuga de óleo num tubo.

o tubo que me refiro é o que está junto a tampa do óleo
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: meteorologist em 24 de Julho de 2017, 17:17
EU fiquei na duvida, já me apercebi que existem varios 9-3 com varios motores.


um saab 9-3 de 2005 (vector de 150cv) motor Z19DTH também sofre desse problema???
é que tenho uma "penugem" de quando começamos a ter uma fuga de óleo num tubo.

o tubo que me refiro é o que está junto a tampa do óleo

Viva, este problema manifesta-se nos motores B2x5x (2.0 e 2.3 a gasolina) e apenas até 2004, pois o problema começou a vir resolvido de fabrica.

Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Squirrel em 19 de Março de 2018, 18:09
Manual de Instalação em Saab 9-3 : Link Directo ([url]http://www.partsforsaabs.com/info_documents/55561200_93.pdf[/url])


Manual de Instalação em Saab 9-5 : Link Directo ([url]http://www.partsforsaabs.com/info_documents/55561200.pdf[/url])


Viva,
Vou aproveitar este post do Caro Teszero e deixar uma questão, por favor.
Aproveitei para intervencionar o meu 9.3 2.0T de 2001, desde o cárter (que estava muito pouco contaminado, miraculosamente... ), até à instalação do novo kit PCV, uma vez que também tinha vários tubos rasgados, com imensa perda de óleo por baixo do carro.
Comprei o kit na PFS e ele trazia uma, chamemos-lhe "peça" em neoprene para isolamento (insulation) para aplicar em volta de uns tubos cá em cima, como se pode ver no pdf dos links, nas imagens D254B015, D254B016 e D254B017. 
Nem eu nem o mecânico, soubemos identificar bem, pese embora as imagens no pdf, quais os tubos exactos a envolver com esta "peça".
Procurei pela web e não encontrei fotos onde esse isolamento surja, será que existe algum 9.3 aqui no fórum que tenha este kit em concreto aplicado e em que se possa ver em fotos?
Ou que me possa explicar onde, em concreto, a mesma deverá ser aplicada?
E acima de tudo, é mesmo necessário aplicá-la? 
Desde já o meu Obrigado antecipado!
Abraço!
AB 

 
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: joseglv em 19 de Março de 2018, 21:05
Não sou o Teszero....
Mas não é necessário aplicar...
Mal não faz... Mas não é necessário
Título: Re: 9-3 e 9-5 motor B2x5x - KIT PCV - Identificação de kit mais recente
Enviado por: Squirrel em 19 de Março de 2018, 23:00
Não sou o Teszero....
Mas não é necessário aplicar...
Mal não faz... Mas não é necessário

Viva Caro joseglv,
Oppppsssss, lamento o equívoco, já não é o 1.º mas venho aqui tão pouco, espero que daqui para a frente não volte a fazer asneira.
Agradeço a rápida resposta, irei tentar "encaminhar" e apertar, se necessário o tubito da válvula branca de modo a não andar por ali aos pulos.
Uma vez que vou substituir os tubos de vácuo por uns em silicone, farei tudo em conjunto.
Obrigado e Abraço!
AB