Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 20:12

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

301 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Ecopower e Aero 2.3T  (Lida 15181 vezes)

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Ecopower e Aero 2.3T
« Responder #15 em: 27 de Junho de 2014, 08:22 »
Ainda ontem eu e o meu irmao estivemos a falar sobre isto......muitas das vezes e nao estou aqui a dizer que foi o caso de alguem, mas muitas das vezes eles estoiram devido as pessoas nao respeitarem aquele momento quando chegamos a casa e deixar o carro ao relantim por mais ou menos 1m. Outra coisa que aponto como causa e que o turbo como todas as outras pecas do carro de x em x tempo tera de ser revisto completamente. Na garret (iberoturbo) foram uma das coisas que me disseram que de 200-250.000 km deve-se levar o turbo afim de mudarem os casquilhos do veio e substituir os retentores.....mas claro que devido a localizacao do mesmo e isto custar cerca de 300 euros a fazer , quase ninguem faz.
Outra coisa que falamos os dois (manos) e que a abbott e a maptun para o stage  um do 95 (B235E) nao pede para alterar mais nada e so fazer a repro , e o carro passa para os 235cv, segundo eles o turbo aguenta bem.......agora na minha prespectiva o turbo tem de estar 5* , como novo! Claro que se lhe fazemos a repro e o turbo ja vai com 200 e tal mil , claro que as coisas vao berrar cedo.
A minha ideia para ja , quando comecar a abrir o motor e levar-lhe o turbo e perguntar-lhes:

1: O turbo esta em boas condicoes e os caracois estao bons? (se nao vem o td04)
2: O turbo aguenta os 235 cv?
3: Sera melhor fazer um stage um ao turbo e melhorarmos a core de admissao?

Se por acaso todas as respostas forem afirmativas sera mais vantajoso reparar o turbo e po-lo como deve de ser do que comprar outro (td04)  + - 200 Euros , + 300 euros da reparacao do turbo. Atencao que esta minha ideia baseia-se SO para o stage1 , ja que nao penso em passar dai no 95.
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Ecopower e Aero 2.3T
« Responder #16 em: 27 de Junho de 2014, 12:15 »
Falta de fiabilidade do Turbo GT17  porque nem sempre duram para além dos 250-300.000 km, penso que há muitos a precisar de serem substituidos/re-acondicionados.

E o teu durou muito... O usual é estourarem na ronda dos 150000Km.

Ainda ontem eu e o meu irmao estivemos a falar sobre isto......muitas das vezes e nao estou aqui a dizer que foi o caso de alguem, mas muitas das vezes eles estoiram devido as pessoas nao respeitarem aquele momento quando chegamos a casa e deixar o carro ao relantim por mais ou menos 1m. Outra coisa que aponto como causa e que o turbo como todas as outras pecas do carro de x em x tempo tera de ser revisto completamente. Na garret (iberoturbo) foram uma das coisas que me disseram que de 200-250.000 km deve-se levar o turbo afim de mudarem os casquilhos do veio e substituir os retentores.....mas claro que devido a localizacao do mesmo e isto custar cerca de 300 euros a fazer , quase ninguem faz.
Outra coisa que falamos os dois (manos) e que a abbott e a maptun para o stage  um do 95 (B235E) nao pede para alterar mais nada e so fazer a repro , e o carro passa para os 235cv, segundo eles o turbo aguenta bem.......agora na minha prespectiva o turbo tem de estar 5* , como novo! Claro que se lhe fazemos a repro e o turbo ja vai com 200 e tal mil , claro que as coisas vao berrar cedo.
A minha ideia para ja , quando comecar a abrir o motor e levar-lhe o turbo e perguntar-lhes:

1: O turbo esta em boas condicoes e os caracois estao bons? (se nao vem o td04)
2: O turbo aguenta os 235 cv?
3: Sera melhor fazer um stage um ao turbo e melhorarmos a core de admissao?

Se por acaso todas as respostas forem afirmativas sera mais vantajoso reparar o turbo e po-lo como deve de ser do que comprar outro (td04)  + - 200 Euros , + 300 euros da reparacao do turbo. Atencao que esta minha ideia baseia-se SO para o stage1 , ja que nao penso em passar dai no 95.

Dario, falaste um ponto muito importante. O deixar o motor/turbo acalmar após andar a puxar pelo carro.
Em andamento "normal/calmo" não justifica, mas depois de andar a puxar por ele, sim deve-se sempre deixar o carro "arrefecer" e o turbo abrandar.

Como já disse acima, um GT17 chegar a essas quilometragens (250000) sem nunca ter sido reparado é um milagre.


Agora deixo a minha opinião do que considero valores seguros para uma programação, em que o carro está completamente de origem:
B205E   Garret GT17   150cv / 240Nm   230cv / 340Nm
B205R   Mitsubishi TD04   205cv / 280Nm   250cv / 370Nm
B235E   Garret GT17   185cv / 280Nm   230cv / 360Nm
B235R   Mitsubishi TD04   230cv / 350Nm   275cv / 400Nm

Obviamente, estando a puxar mais pelo material do carro qualquer falha que esteja perto de acontecer ou latente no carro, irá certamente aparecer.
São imensos os casos de pessoas que só depois de programarem o carro é que se aperceberam que o seu 9-5 AERO nem 200cv estava a entregar, só depois de substituírem a cassete de ignicação, tubos de vácuo ou as válvulas anti retorno é que ficaram a saber o que é um AERO a andar...  Em muitos dos casos devido às informações disponibilizadas pelo OpenSID.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Ecopower e Aero 2.3T
« Responder #17 em: 27 de Junho de 2014, 12:23 »
Como já disse acima, um GT17 chegar a essas quilometragens (250000) sem nunca ter sido reparado é um milagre.

O meu irmao diz que eu tenho uma estrelinha  :|| :||  O:-) ja o meu turbo vai ja com 267.000km, mas sempre com a maxima de pelo menos 1m a trabalhar ao relantim.....ja ao que disseste lfteixeira....100% de acordo, muitas das vezes as repros sao feitas e nem o motor e nem o turbo ja estao em condicoes!
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: Ecopower e Aero 2.3T
« Responder #18 em: 27 de Junho de 2014, 12:42 »
Confirmo totalmente o que disse o Filipe, no meu caso como ele se deve lembrar só soube que tinha a cassete a falhar de quando em vez (não era sempre) quando tive o open sid.
 Embora ainda pudesse andar uns kms largos resolvemos trocar a mesma e ficar com ela para suplente.
Abraço
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Ecopower e Aero 2.3T
« Responder #19 em: 27 de Junho de 2014, 16:36 »
1: O turbo esta em boas condicoes e os caracois estao bons? (se nao vem o td04)
2: O turbo aguenta os 235 cv?
3: Sera melhor fazer um stage um ao turbo e melhorarmos a core de admissao?

Comprensa SEMPRE comprares o core completo e seres tu a trocar...

o core para um td04 custa 297€, NOVO!

ou seja, tiras o coletroe de escape do turbo e o coletor de admissão em aluminio do mesmo retirando apenas 1 freio metalicos e trocas-lo tu...
Vem montado, equilibrado e... repetindo... NOVO!

o do gt17 será certamente mais barato...

Se fores a mandar reparar um gt17, só para vedantes pagas 110€, mais mão de obra e mais equilibragem... ou seja, por norma, 300€... fica no mesmo..

Agora... se chegares lá e tiveres folgas, o veio gripado, a compressora comida... terás que gastar ainda mais dinheiro...

por isso te digo... compensa SEMPRE comprares o core completo...

Se estragado... trocar por td04 :D  ÓBVIO!!!

todos os turbos têm uma vida útil, tal como todos os componentes... simplesmente o do td04 é superior à do gt17... assim como a do gt17 será muito certamente superior a muitos turbos que rodam aí em bmws, mercedes e afins...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL