Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 15:25

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

310 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???  (Lida 14672 vezes)

Offline El Fuser

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
  • Malandro é o gato que já nasceu de bigode.
  • Localização:
    Braga
Boas amigos/as.
Sou novo por estas bandas e velho nas bandas dos Landmaniacos.
Já tenho o meu fiel amigo Freelander que faz este mês 16 anos.
Nunca me deixou atascado ou apeado até ter um toque na traseira de uma menina que viu o seu Leon ir para a sucata, pois o pobre espanhol de sotaque alemão, apanhou o pneu da mala e finou.
O conserto do meu ficou por 1.500 euros, Chapa não danificou nada e parachoques apenas um pisca. o problema foi por debaixo do motor onde o finado espanhol entrou para morrer e para matar por debaixo do meu Landinho.
Resultado: Linha de escape, flexível, casquilhos, embraiagem, bombites, sensores de Abs. etc etc.
Ao fim de uma semana no hospital, o meu Freelas veio, parecia novo, até uma reprogramação fizeram que passou dos velhos 98cv para 118cv e um binário de mais de 300nm.
Bem, o Freelas tinha ganho uma nova alma.
Passado uns dias, apareceu me os primeiros estranhos sintomas, as famosas 3 luzinhas do ABS, TC e HDC, despite na obd e modulo de ABS avariado, toca a gastar 300 euros pelo Ebay, depois, ligeira subida de temperatura devido à repro, 70 Euros por uma válvula de temperatura, e limpeza do circuito de refrigeração. Depois, fuga no que parecia ser numa rela e verificou se que era o bloco com uma pequena fenda, solda blocos e nural da Pattex a solda a frio por todo o bloco, criando uma 2º parede, polido e pintado com uma tinta metálica onde deu mais consistência à nova parede, valor 150 Euros e por ultimo, alternador com escovas e placa rectificadora marada  :|@, valor 70 Euros.
Para quem nunca me tinha chateado o carro foi para oficina com uns problemas e veio de lá doente crónico e logo eu que sou hipocondríaco.  :>S
Bem, cansei me de gastar Euros no meu Landinho e resolvi colocar à venda, pode ser a pior coisa que faça, pois de tanto dinheiros investido o próximo proprietário vai agradecer aos céus o amor pelo meu bólide.
Fui à pesquisa de outra maquina para mim e fui directo à Saab por gostar deles e saber que a sua cotação é baixa.
Dou de caras com um Saab 93 TID lindo de morrer mas com 344.000km.
Valor convidativo, mas estes kms faz me pensar e muito e por isso aqui me registei e necessito absorver todo o vosso conhecimento no motor 2.2 TID 115cv de Novembro de 2000.
Problemas crónicos, manutenção, fácil aquisição de peças, valores das mesmas, pontos positivos e pontos negativos.
Ou seja tudo.
Deixo aqui fotos do Saab que me tem deixado a pensar muito.
Apenas gostava de ter a certeza que pode me durar 5 anos em condições normais e pelo menos poder fazer mais uns 150.000kms.
Obrigado e um fanático por Saab é o quê?
Saabista?!!

« Última modificação: 07 de Agosto de 2016, 19:25 por El Fuser »
  • Saab 9-3 TID

Offline El Fuser

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
  • Malandro é o gato que já nasceu de bigode.
  • Localização:
    Braga
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #1 em: 07 de Agosto de 2016, 19:29 »
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
O meu Saab que vou buscar esta semana, apenas, está a fazer uma revisão total.
  • Saab 9-3 TID

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #2 em: 08 de Agosto de 2016, 01:43 »
Parabens e boa sorte. O carro parece estar irrepreensivel de aspeto. Se de mecánica teve o mesmo cuidado, certamente estará apto para fazer mais uns bons quilómetros😉
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #3 em: 08 de Agosto de 2016, 07:50 »
Obrigado e um fanático por Saab é o quê?
Saabista?!!

Exacto!  O0
Antes demais bem vindo!!!
Gostei de ler esta introducao, pobre leon !  ;D Temos essas noticias por aqui tambem , de acidentes contra os Saabs em que por vezes os outros vao para a sucata , mas tambem temos noticias em que o Saab vai para a sucata , mas todos os habitants saem ilesos.
Ora bem , em relacao ao carro, 344.000 , sim , e muito km , mas depende quem os fez e como os fez, se e carro de auto-Estrada ou nao, chegou-se a ter um 9000 com 400.000km em que so se mudava os consumiveis e sem problemas de motor.
A questao aqui e ver se eles ja fizeram o que chamamos de "revisao grande" aos 250.000 , distribuicao , capas de cambota , bielas , segmentos e afins.....mas o mais importante a distribuicao.
Tentar ver o livro de revisoes e quando foi assistido tambem e algo a ter em conta.
Mas va nos contando a sua hipopeia , teremos todo o gusto em ajudar no que sabemos.
Um abraco
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #4 em: 08 de Agosto de 2016, 10:44 »
Olá,

Bem vindo! Parabéns pela compra. Se bem me recordo lembro-me de ver aqui no forum um user com um 9-3 2.2 tid com mais de 500 mil kms!

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline El Fuser

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
  • Malandro é o gato que já nasceu de bigode.
  • Localização:
    Braga
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #5 em: 08 de Agosto de 2016, 13:02 »
Amigos, é mito que a Saab é caríssima a nível de materiais e estes estão escassos?
O que aconteceu à Saab foi o mesmo que aconteceu com a Rover?
A Saab irá no futuro vir a fabricar automóveis?
O motor Opel 2.2DTI é fiável?
Quais são os seus pontos positivos e negativos?
  • Saab 9-3 TID

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #6 em: 08 de Agosto de 2016, 22:33 »
Amigos, é mito que a Saab é caríssima a nível de materiais e estes estão escassos?
O que aconteceu à Saab foi o mesmo que aconteceu com a Rover?
A Saab irá no futuro vir a fabricar automóveis?
O motor Opel 2.2DTI é fiável?
Quais são os seus pontos positivos e negativos?

Olá,
Até ao momento, das intervenções que fiz, não acho a manutenção de um Saab, na rede autorizada de ofícinas Saab, mais caro do que aquilo que a Renault praticava. A revisão dos 210 mil kms do meu 9-5, na Auto Garantia, ficou em cerca de 200€, na Renault, por exemplo, pagava mais por uma revisão com óleo, filtros e mão de obra.
 
Poderão existir motivos pelos quais não queira ter um Saab mas falta de peças não é um deles. Se for ao mecânico da esquina terá dificuldades e será muito possívelmente enganado no preço. Em 2014, numa oficinas Midas, disseram-me que cobraram cerca de 500€ por um farol de nevoiro para um 9-3 idêntico ao que está no anuncio, e parece que tiveram o carro parado muito tempo porque não arranjavam o farol em stock para levar o carro à IPO. Também já precisei de um farol de nevoeiro para o meu 9-5 e paguei menos de 50€. Nunca fiquei pendurado à espera de peças e pelo que sei, em qualquer oficina autorizada Saab arranjam tudo, se não existir em stock, em cerca de 2 dias úteis as peças estão cá.

Quanto ao 2.2 TID eu diria que é um motor resistente, é um motor old school mas, com 345 mil kms, a fiabilidade estará mais condicionada pela forma como foi tratado mais do que pela concepção do motor. Como disse anteriormente havia um membro cá no forum com um 2.2 TID com mais de 500 mil kms...

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #7 em: 08 de Agosto de 2016, 22:38 »
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
O meu Saab que vou buscar esta semana, apenas, está a fazer uma revisão total.


O Saab do anúncio tem pelo menos o display do SID (Saab Information Display) com falta de pixeis. Trata-se algo de fácil resolução e é barato (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn). Recomendo-o a reparar pois o computador do carro pode transmitir-lhe informações importantes que de outra forma não conseguirá ler.
Tem aqui uma descrição como reparar:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline El Fuser

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
  • Malandro é o gato que já nasceu de bigode.
  • Localização:
    Braga
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #8 em: 09 de Agosto de 2016, 00:27 »
Obrigado Tiago.
Moro em Braga e julgo que deve ser a Auto-Sueco a representar a Saab.
A Auto Sueco tem fama de muito cara mas sinceramente nunca tive um veiculo sueco para poder opinar de forma assertiva.
Esse era um dos maiores medos, a escassez de material e os preços tal como aconteceu com a MG/Rover.
Em Braga não há Midas, mas já li relatos que o toque deles é mesmo de Midas, tudo que tocam vira ouro, só que neste caso é o cliente que morre à fome.
Assusta me um pouco os 344.000km mas por um lado são reais e por norma quem tem um Saab não liga aos gastos, penso eu.
Obrigado Tiago, só mais uma questão, existe material de concorrência tipo Valeo para a Saab???
  • Saab 9-3 TID

Offline El Fuser

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
  • Malandro é o gato que já nasceu de bigode.
  • Localização:
    Braga
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #9 em: 09 de Agosto de 2016, 00:33 »
Tiago, este kit de reparação está super interessante.
Vou tentar em casa dar um calor à flat e passar uma borracha para unir, caso não funcione, irei recorrer a este kit e  self made home.
Obrigado, ou se houver aqui alguém de Braga que me possa ajudar, eu fico muito grato.
  • Saab 9-3 TID

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #10 em: 09 de Agosto de 2016, 00:39 »
Olá,

Uma vez que és de Braga podes recorrer à oficina do Veloso:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

A AutoSueco não deverá pegar no carro já que nada tem haver com a Saab.

Quanto a material de concorrência ele existe no entanto em certas coisas é melhor meter mesmo original já que é mais durável!

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline El Fuser

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
  • Malandro é o gato que já nasceu de bigode.
  • Localização:
    Braga
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #11 em: 09 de Agosto de 2016, 13:55 »
Obrigado grande Tiago.
O senhor parece ser uma joia de pessoa.
Um dia que vieres para estes lados pago te um jantar.
 O0
  • Saab 9-3 TID

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #12 em: 09 de Agosto de 2016, 14:21 »
Ele e um bom moco   ;D   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

A respeito das pecas tem alguns sites para mandar vir material , nos por aqui usamos muito a skandix ou a parts for saabs , o que por vezes torna muito rentavel e aproveitar as encomendas em grupo, manda-se vir o material e divide-se os portes por todos....  ;)

Venham as fotos .....
Abraco Saabista!
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #13 em: 09 de Agosto de 2016, 14:34 »
Olá!
Tenho um 9-3 de 2002, portanto não exatamente a mesma versão que tu, já que o meu tem um turbo (e suponho que bomba) diferentes. De resto, grande parte dos componentes devem ser idênticos. O meu está atualmente com 240.000 e não estou a pensar vender por enquanto.
Quanto às questões que colocas: não tenho tido grande dificuldade em arranjar peças. Tudo o que tenha a ver com manutenção do motor, é fácil e barato de arranjar por cá, uma vez que o bloco equipou muitos opel ou isuzu. Filtros, mafs, etc existe tudo no mercado, sem stress.
Peças mais específicas da Saab, encontras também facilmente em sites estrangeiros (skandix, partsforsaabs e neobrothers) a preços mais competitivos que cá. Em última análise, tens sempre a garantia de que o importador oficial (acho que é a autohipólito) tem tudo, embora seja relativamente caro. A título de exemplo, posso-te dizer que os apoios de motor que meti no meu custavam no importador cerca de 890 euros (PVP) e eu mandei-os vir da Neobrothers por cerca de 350 mais portes, o que há-de ter andado à volta de 400 euros. Mas há tempos quis substituir o tubo de admissão do turbo e mesmo um pouco mais caro compensou comprar cá (na Autoforum) porque os portes iriam encarecer muito a peça. Mas até pude escolher!
Só há um tipo de peças que vejo como mais complicado: carroçaria. Aí é difícil encontrar fora do importador...
Boa sorte com a máquina!

Rui Ribeiro

PS: outra coisa: dá uma vista de olhos ao software EPC disponível aqui no forum para download; ajuda-te a obter as referências corretas de eventuais peças que necessites encomendar, para puderes pesquisar nos sites referidos ;)
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Sempre sonhei com um Saab, agora irei ter um, será um pesadelo???
« Responder #14 em: 09 de Agosto de 2016, 14:39 »
So uma pequena correcao Rui.
O Importador oficial era a Hipogest , e com a falencia da Saab perderam a "Oficialidade"  ;D tambem.....  O0
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP: