Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 de Abril de 2024, 21:39

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

777 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Dúvidas motor Aero  (Lida 7242 vezes)

Offline pedropereira18

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 25
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Oliveira de Azeméis
Dúvidas motor Aero
« em: 09 de Fevereiro de 2016, 16:37 »
Boas pessoal.
Como já referi na apresentação vou proceder ( vou fazer desmontagem e depois reparar acompanhado por um mecânico barra em motores)  á reparação do motor do meu Aero  e como nunca trabalhei em nada nestes carro queria-vos fazer algumas questões pois estão mais familiarizados.
Qual é a melhor maneira para retirar este motor? Sair eixo e tudo para baixo, tirar por cima com motor e caixa ou só motor e afastar a caixa para o lado ?
Existe algum segredo/cuidado redobrado ou algo que acham que deva saber nesta intervenção de desmontagem e reparação do motor?

E gostava de saber se os internos (bloco, pistões, bielas, cambota) de um 2.3 Jetronic são iguais aos internos de um 2.3 trionic5 nomeadamente um Aero.. Sei que existe as diferenças dos sensores de cambota etc

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Actualmente vai assim a desmontagem: o sistema de gpl já fora, tubagens de ic, tubos de água etc vou tirar o turbo em breve para ver como este está, já vi que a compressora não parece estar muito boa, mas não apresenta folgas anormais. Porém o óleo está contaminado com limalhas por isso terá de ser todo limpo.

Cumprimentos

Obrigado
  • Saab 9000 Aero 2.3T - 1995

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #1 em: 09 de Fevereiro de 2016, 18:22 »
Tu tens um B234, os Jettronic são B202... São diferentes. Tens de usar algo de um Aero de 1994 a 1998 embora haja coisas iguais aos B204.

Abraço

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #2 em: 09 de Fevereiro de 2016, 18:29 »
Quanto a tirares o motor.....depende se tens elevador ou não, se tiveres, sai tudo por baixo. Se não tiveres, capot fora e sai motor e caixa a 45 graus.... ;) Já que o vais tirar fora não te compensa tirares a caixa e depois o motor....
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #3 em: 09 de Fevereiro de 2016, 18:29 »
E gostava de saber se os internos (bloco, pistões, bielas, cambota) de um 2.3 Jetronic são iguais aos internos de um 2.3 trionic5 nomeadamente um Aero.. Sei que existe as diferenças dos sensores de cambota etc

Não são compativeis, mas qualquer motor 2.3 B234x é compativel. Ou seja um motor B234E (170CV LPT), B234L (200CV LPT) é igual a um Motor B234R (225CV Aero). A diferença está no turbo, o B234R usa um Mitsubishi TD04 e os B234E/L usam um Garret T25, e no mapa da centralina
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2016, 18:31 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #4 em: 09 de Fevereiro de 2016, 19:57 »
Tem em atenção que os motores B234E, B234L e B234R que são compativeis são dos modelos de 1994 a 1998.

Offline pedropereira18

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 25
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Oliveira de Azeméis
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #5 em: 09 de Fevereiro de 2016, 22:57 »
Quanto a tirares o motor.....depende se tens elevador ou não, se tiveres, sai tudo por baixo. Se não tiveres, capot fora e sai motor e caixa a 45 graus.... ;) Já que o vais tirar fora não te compensa tirares a caixa e depois o motor....

Não tenho elevador, acho que vou optar por tirar por cima então. Não existe nada de complicado neste processo ?


Tem em atenção que os motores B234E, B234L e B234R que são compativeis são dos modelos de 1994 a 1998.

E os injetores também são iguais ?
É pena, acho que este motor esta um pouco danificado... tenho um pouco de receio de não arranjar material, nomeadamente bloco, pistões e bielas.

Aconselham me a mudar ou anular os veios de equilíbrio já que o motor vai ser aberto ?

Alguém me sabe dizer o porquê de eu ter aquela válvula ao lado do sensor map ? já vi qeu não é original, mas seria noutro sitio original ou era feita de maneira diferente ?

Obrigado
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2016, 23:16 por pedropereira18 »
  • Saab 9000 Aero 2.3T - 1995

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #6 em: 10 de Fevereiro de 2016, 18:39 »
Tem em atenção que os motores B234E, B234L e B234R que são compativeis são dos modelos de 1994 a 1998.

E os injetores também são iguais ?

Os injectores de motores Trionic 5.5 (1994 a 1998) são todos igauis seja 2.0 ou 2.3
 
Aconselham me a mudar ou anular os veios de equilíbrio já que o motor vai ser aberto ?

Mudar os veios de equilibrio? mudar para quê?

anular? depende do resultado que quiseres do motor

Alguém me sabe dizer o porquê de eu ter aquela válvula ao lado do sensor map ? já vi qeu não é original, mas seria noutro sitio original ou era feita de maneira diferente ?

Não consigo perceber que valvula estás a falar mas provalmente terá que ver com o sistema de gpl.

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #7 em: 10 de Fevereiro de 2016, 18:44 »
Parece uma válvula anti retorno segundo entendo...

Abraço

Offline pedropereira18

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 25
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Oliveira de Azeméis
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #8 em: 10 de Fevereiro de 2016, 21:24 »
Qual a vantagem na anulação dos veios?

Esta válvula pela ligação que aqui tenho feita está a fazer o controlo do sensor de posição de acelerador,  ou seja esta ligada à membrana do mesmo.  Agora falta saber se isto está corretamente ligado,  já reparei que noutros carros isto não existe ( pelo menos não se vê). 
É a válvula que está mesmo ao lado do sensor map,  com os turbos silicone azuis.  A ligação esta: ( da esquerda para a direita)  respiro,  coletor de admissão e sensor de posição de acelerador ( membrana). 

A válvula vermelha que se encontra a meio sim é uma anti retorno. 
  • Saab 9000 Aero 2.3T - 1995

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #9 em: 10 de Fevereiro de 2016, 21:53 »
Esse 9000 tem TCS (Traction Control Sensor), e eu sinceramente não conheço bem esse sistema pois nunca quis um 9000 com TCS

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Offline pedropereira18

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 25
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Oliveira de Azeméis
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #10 em: 10 de Fevereiro de 2016, 22:05 »
Esse 9000 tem TCS (Traction Control Sensor), e eu sinceramente não conheço bem esse sistema pois nunca quis um 9000 com TCS

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn



Não sabia que era disso, mas já vi que sim,  perguntei simplismente porque a válvula não está fixa,  esta mal segura,  mas pronto...

Alguém me pode dar mais alguma dica para um falhar que o motor tinha,  era entre o relanti e as 1500... Já limpei o sensor de posição de acelerador,  revi tubos todos ( são em silicone logo mais difícil estar algum danificado),  velas novas,  cassete ignição boa,  porém este problema parece diminuir se criar uma entrada adicional de ar,  ou seja retirar algum tubo de vacuo que esteja ligado à admissão,  tmb n esta nenhuma válvula anti retorno ao contrário,  o que poderá ser? .... 
Quanto ao sensor posição acelerador á me falaram que este podia ter de ser calibrado na máquina de diagnóstico,   Ã© possível?  No check o carro acusava o sensor de acelerador... 

  • Saab 9000 Aero 2.3T - 1995

Offline Rpscavaleiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 181
  • Actividade:
    0%
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #11 em: 26 de Fevereiro de 2016, 09:18 »
Vou falar sem grandes certezas, mas... em dois 9000 diferentes tive dois problemas semelhantes e duas causas diferentes.
Num era uma válvula qualquer que fazia o relanti, por vezes dava um toque no acelerador e ficava ok, passado uns tempos voltava a ficar igual, até que pifou de vez...

No segundo caso, tinha a ver com o TCS, luz presente acesa, não segurava o relanti e ia abaixo... houve um grande mestre (Giles), dotado de calma e conhecimento, que fez o que alguns mecânicos não tinham conseguido resolver, e entre cablagem, limpeza de contactos e manutenção no corpo do TCS, resolveu o problema!
  • Mazda 6 SW 2.0D Sport '09
  • Mazda 3 1.6 MZ-CD
  • Vespa PK50 XLS - 1989

Offline Fred

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 5
  • Actividade:
    0%
Re: Dúvidas motor Aero
« Responder #12 em: 26 de Fevereiro de 2017, 14:00 »
Boas eu tenho um problema igual o k posso fazer para o eliminar?