Orlando, como já percebeste isto é uma equipa de "bitaites", sem vermos o carro podemos apontar tudo o que nos vem à cabeça numa tentativa de ajudar, contudo é muito falÃvel...
podemos apontar tudo menos o que é mesmo... :p
podemos não ser mecânicos de profissão mas o intuito é mesmo reforçar a entre-ajuda
uma coisa... como não consigo ver o video...
estamos a falar da tua carrinha 2.2 tid ou do teu 9-5 aero?(editado - o smap disse-me que era o 9-5 gasolina)
Vamos tentar ajudar ao maximo para poderes resolver esse teu problema...
Como já dito, a maior probabilidade de isto acontecer a frio é mesmo as touches...
As touches nos Saabs são de afinação automática, são hidráulicas e são preenchidas com o nÃvel certo de óleo para permitirem a abertura certa das válvulas.
uma situação que costuma provocar isto são filtros de óleo da concorrência...
Os filtros originais ou de qualidade como os MAN têm uma membrana de anti-retorno que não permitem que o óleo da cabeça do motor desça para o carter, impedindo que a cabeça esteja sem óleo ao pegar.
Caso o problema persista temos mesmo que trocar as touches.
(os anteriores azuis acho que não tinham)
"Silicone Anti-Drainback Valve"Mas... acho que se fosse este problema já qualquer pessoa to teria diagnosticado...
Como já foste ao veloso, pelo ouvido diria-te logo do que se tratava.
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Rodas dentadas gastas
Nunca vi isto em um SAAB... era necessário ter usado óleo muito mau e durante muitos quilómetros... ou o carro andar sempre a fundo...
Mas já me aconteceu na R6...
As rodas dentadas das transmissões e veios têm desgaste... quando os dentes ficam afiados, a corrente em vez correr na ponta dos dentes da roda, corre a bater no espaço entre dentes que faz barulho, especialmente ao relanti quando a corrente está em menos esforço...
Também já vi uma das rodas dentadas de um veio de equilÃbrio com os dentes partidos...
Roda dentada transmissão árvores de cams:
Roda dentada transmissão na cambota:
Rodas dentadas dos veios de equilibrio:
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outro barulho como bem lembrado pelo nicodemus pode vir da tal almofada situada na cabeça das válvulas, costuma ter desgaste rápido...
Mas se estava boa quando trocaste descarta-se o problema...
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Kamuma Do óleo não é de certeza... claro que para as temperaturas que atingimos seria completamente escusado usar óleo tão bom (maior grau, mais caro é), é quase que deitar "óleo ao lixo"...
Mas como o Orlando disse ele já tem este barulho há mais de um ano... e ele está a usar este óleo há 1 ou 2 meses (se tanto)...
Do óleo posso dar certezas que não é, tenho nos meus dois carros (peugeot e SAAB) e mudei a mais 5... todos ficaram a fazer foi menos barulho a trabalhar... o catavares também usa nos dois carros dele (sempre usou).
Quanto aos vedantes das válvulas, elas vedam para que o óleo não passe da cabeça do motor para a câmara de combustão pelo veio da válvula...
Se os vedantes dele não estiverem a fazer o seu trabalho, não ouviria barulho, via era fumo azul no escape, especialmente em altas rotações e relanti (quando parava e escorria, queimaria)
Quanto a rodar válvulas... é mesmo como o
smap referiu...
é quando a junta é trocada ou caso o lixo entre a válvula e a colaça esteja a obrigar à operação... (perda de pressão de turbo pelas válvulas de escape ou falta de compressão)
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Quanto ao barulho metálico em si... não sei se ajuda, mas o da transmissão costuma fazer um "roçar ou correr" e as tuches fazem um "bater"
isto de descrever sons é da coisa mais cómica no mundo automóvel... adoro chegar a uma oficina e ouvir os proprietários a imitarem os sons ao mecânico
Prometi a mim mesmo nunca fazer essa figura publicamente desde que vi um terceiro fazer-lo
Como estive o dia e noite todo no hospital foi impossÃvel ver o video, tentarei amanha ouvir o barulho.
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Referente à tua pergunta do funcionamento do tensor dos veios de equilÃbrio, no meu motor é assim:
Legenda:
Verde: Rodas dentadas veios de equilÃbrio
Vermelho: Local do sensor, o furinho é por onde sai a pressão do óleo que faz abrir o sensor
Legenda:
Verde: Rodas dentadas veios de equilÃbrio
Vermelho: Sensor montado dos veios de equilÃbrio
azul: roda dentada da transmissão
Nas imagens não vês as guias dos veios de equilÃbrio nem as rodas dentadas das árvores de cams.
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Perguntaste se era possÃvel seguir o caminho do óleo, ser é... mas é preciso desmontar...
Esses motores com problemas propÃcios a oil sludge têm sempre a probabilidade de entupimento do sistema... é uma questão de medires a pressão do óleo para ver se é a correcta, pode estar baixa... culpa da bomba ou algo entupido
Espero ter ajudado :|
Quando vieres cá em cima traz carro e avisa.
Abraço