Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

23 de Abril de 2024, 15:19

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

214 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Som metálico do motor só no arranque a frio  (Lida 41198 vezes)

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #15 em: 15 de Janeiro de 2013, 23:23 »
Quantos kms tem o carro Orlando?

Abraço

340k
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #16 em: 15 de Janeiro de 2013, 23:32 »
Orlando, como já percebeste isto é uma equipa de "bitaites", sem vermos o carro podemos apontar tudo o que nos vem à cabeça numa tentativa de ajudar, contudo é muito falível...
podemos apontar tudo menos o que é mesmo... :p
podemos não ser mecânicos de profissão mas o intuito é mesmo reforçar a entre-ajuda :)

uma coisa... como não consigo ver o video...
estamos a falar da tua carrinha 2.2 tid ou do teu 9-5 aero?
(editado - o smap disse-me que era o 9-5 gasolina)

Vamos tentar ajudar ao maximo para poderes resolver esse teu problema...

Como já dito, a maior probabilidade de isto acontecer a frio é mesmo as touches...

As touches nos Saabs são de afinação automática, são hidráulicas e são preenchidas com o nível certo de óleo para permitirem a abertura certa das válvulas.

uma situação que costuma provocar isto são filtros de óleo da concorrência...
Os filtros originais ou de qualidade como os MAN têm uma membrana de anti-retorno que não permitem que o óleo da cabeça do motor desça para o carter, impedindo que a cabeça esteja sem óleo ao pegar.
Caso o problema persista temos mesmo que trocar as touches.

(os anteriores azuis acho que não tinham)



"Silicone Anti-Drainback Valve"

Mas... acho que se fosse este problema já qualquer pessoa to teria diagnosticado...
Como já foste ao veloso, pelo ouvido diria-te logo do que se tratava.

__________________________________________________________

Rodas dentadas gastas

Nunca vi isto em um SAAB... era necessário ter usado óleo muito mau e durante muitos quilómetros... ou o carro andar sempre a fundo...
Mas já me aconteceu na R6...

As rodas dentadas das transmissões e veios têm desgaste... quando os dentes ficam afiados, a corrente em vez correr na ponta dos dentes da roda, corre a bater no espaço entre dentes que faz barulho, especialmente ao relanti quando a corrente está em menos esforço...
Também já vi uma das rodas dentadas de um veio de equilíbrio com os dentes partidos...

Roda dentada transmissão árvores de cams:



Roda dentada transmissão na cambota:



Rodas dentadas dos veios de equilibrio:



____________________________________________________________

outro barulho como bem lembrado pelo nicodemus pode vir da tal almofada situada na cabeça das válvulas, costuma ter desgaste rápido...



Mas se estava boa quando trocaste descarta-se o problema...

____________________________________________________________

Kamuma

Do óleo não é de certeza... claro que para as temperaturas que atingimos seria completamente escusado usar óleo tão bom (maior grau, mais caro é), é quase que deitar "óleo ao lixo"...
Mas como o Orlando disse ele já tem este barulho há mais de um ano... e ele está a usar este óleo há 1 ou 2 meses (se tanto)...
Do óleo posso dar certezas que não é, tenho nos meus dois carros (peugeot e SAAB) e mudei a mais 5... todos ficaram a fazer foi menos barulho a trabalhar... o catavares também usa nos dois carros dele (sempre usou).

Quanto aos vedantes das válvulas, elas vedam para que o óleo não passe da cabeça do motor para a câmara de combustão pelo veio da válvula...
Se os vedantes dele não estiverem a fazer o seu trabalho, não ouviria barulho, via era fumo azul no escape, especialmente em altas rotações e relanti (quando parava e escorria, queimaria)

Quanto a rodar válvulas... é mesmo como o smap referiu...
é quando a junta é trocada ou caso o lixo entre a válvula e a colaça esteja a obrigar à operação... (perda de pressão de turbo pelas válvulas de escape ou falta de compressão)
______________________________________________________

Quanto ao barulho metálico em si... não sei se ajuda, mas o da transmissão costuma fazer um "roçar ou correr" e as tuches fazem um "bater"

isto de descrever sons é da coisa mais cómica no mundo automóvel... adoro chegar a uma oficina e ouvir os proprietários a imitarem os sons ao mecânico :D Prometi a mim mesmo nunca fazer essa figura publicamente desde que vi um terceiro fazer-lo :D :D :D

Como estive o dia e noite todo no hospital foi impossível ver o video, tentarei amanha ouvir o barulho.

___________________________________________________________

Referente à tua pergunta do funcionamento do tensor dos veios de equilíbrio, no meu motor é assim:


Legenda:
Verde: Rodas dentadas veios de equilíbrio
Vermelho: Local do sensor, o furinho é por onde sai a pressão do óleo que faz abrir o sensor


Legenda:
Verde: Rodas dentadas veios de equilíbrio
Vermelho: Sensor montado dos veios de equilíbrio
azul: roda dentada da transmissão

Nas imagens não vês as guias dos veios de equilíbrio nem as rodas dentadas das árvores de cams.

____________________________________________________________________

Perguntaste se era possível seguir o caminho do óleo, ser é... mas é preciso desmontar...
Esses motores com problemas propícios a oil sludge têm sempre a probabilidade de entupimento do sistema... é uma questão de medires a pressão do óleo para ver se é a correcta, pode estar baixa... culpa da bomba ou algo entupido :(

Espero ter ajudado :|

Quando vieres cá em cima traz carro e avisa.

Abraço
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2013, 05:45 por TesZero »
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #17 em: 16 de Janeiro de 2013, 05:15 »
Estive a ler agora um pdf que me enviaram de tarde sobre um problema semelhante ao teu em outro fórum e....

Imagina que te dizem que o óleo 5wXX não seja recomendado para o teu carro... bem... tira tu conclusões sobre isso mesmo sem que penses assim só porque eu direi o contrario...

1º O inicio de venda concreta de óleos sintéticos, especialmente para veículos de uso diário teve inicio desde há 10... 15 anos...
logo é muito difícil a Saab (ou qualquer outra marca) venha recomendar no manual usar um óleo que não existe à venda ou dificilmente se encontra à data do lançamento...
Se repares agora, mesmo nos 9-5 mais recentes (mesmo antes do novo modelo de 2010) com o mesmo motor 4 cyl já é recomendado óleo 5wXX. Até o peugeot 1.4 hdi recomenda 5wXX...

1970´s - A Mobil lança pela primeira vez o seu Mobil 1 Systético, devido ao preço deixaram de fabricar, ficava mais barato para os clientes mudar o óleo mais vezes com mineral / semi-sintético do que comprar 100% sintético

1990 - 1996 - Voltaram a aparecer e começou a ser bastante usado, desapareceu novamente em 1996 devido às apertadas normas de emissões aplicadas nesses ano, logo todas as formulas tiveram que ser alteradas.

1998 - saiu o teu carro

2000 - Voltou "à moda" e a ser mais comercializado embora com preços altos, foi descendo ao longo dos tempos sendo que marcas de renome mantêm à data de hohe o preço/qualidade perto dos 70€...100€ 4 litros.

2º Os óleos sintéticos quando vendidos (e mesmo hoje) eram extremamente caros, o que elevaria em muito o custo de manutenção da marca, óbvio, esse não era o interesse... ninguém iria comprar um carro em que fosse recomendado usar um óleo com valor superior a 20 contos 4 litros... Ainda hoje o preço de 4 litros ronda os 70€ - 100€, imagina em 1998 (ano do teu carro)....

3º O teu carro usa a primeira geração dos motores B2x5x... logo é "vitima" propícia para Oil Sludge....
Como sabes é extremamente recomendado o uso de óleo de qualidade 100% sintética neste tipo de motor para evitar sujar / entupir as tubagens/canais do motor... Eu pelo menos não conheço nenhum óleo 100% sintético que seja 10wXX conforme recomenda o manual. Não só a qualidade importa, mas também o tempo de manutenção é mais reduzido, sendo que neste é apontado para 10.000 km +/-

e... não sou só eu a dizer-to:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

"Preventative Maintenance
Always use fully synthetic oil
Always use a genuine saab oil filter
Always drain the oil via the sump plug (renew the washer)
Change the oil every 6,000 miles (or sooner if very short journeys are undertaken)
Check the condition of the PCV system (Breather Pipework)
Owners of cars without a meticulous history may wish to have the sump removed and the oil strainer and pick up tube cleaned"

_________________________________________

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

"The sludge problem on the 9-3 can be dealt with by dropping the sump, cleaning the oil strainer, using fully synthetic oil and fitting the modified crankcase breathing system."

_________________________________________

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

"The service intervals crucially, were also revised from 6,000 to 12,000 miles. Although the Aero service schedule specifies fully synthetic oil, there appeared to be no such stipulation for lesser models - even though every new SAAB had left the factory filled with fully synthetic oil since 2000."

"As stated previously, SAAB acted on the problem as long ago as 1999 by issuing a bulletin advising dealers to check sumps and strainers during oil changes. This was followed up by changes to the recommended lubricant specification from semi-synthetic to fully synthetic engine oil."

" the use of fully synthetic oil, changed more frequently than the original schedule of 10,000 miles (6,000 mile intervals are recommended) is essential."
________________________________________

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

"The B205 & B235-based 9-5 models have suffered a high rate of engine failures due to engine oil sludge. This primarily affected the 1999–2003 models.Saab refined the engine's positive crankcase ventilation system (PCV) for the 2004 and later model years and required use of fully synthetic oil."

________________________________________

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

"i recommend that EVERY saab owner switch to full synthetic oil and change it every 5k miles."

________________________________________

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

"Synthetic oil was required for oil changes."

________________________________________

Quanto ao óleo e recomendações penso que tenha ficado tudo esclarecido, especialmente por ter sido eu a recomendar-te esse mesmo óleo (como a muita gente dentro e fora da Saab)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #18 em: 16 de Janeiro de 2013, 13:04 »
Sempre defendi bom 100% sintético.... Nunca me arrependi
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #19 em: 16 de Janeiro de 2013, 16:58 »
Só vi agora o video.
não é que vá acrescentar mais ao que escrevi, porque o som era o que eu imaginava ser +\-...
mas só mesmo ouvindo ao vivo para tentar perceber de onde vem...

podem ser as touches a baterem (pouco), como a transmissão ou até injectores...
tem que se perceber de onde vem mesmo o barulho...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #20 em: 16 de Janeiro de 2013, 18:21 »
É no 2.0 a gasolina quanto ao caso Veloso ele disse-me que seria o tal esticador que mudei... Mas afinal não resolveu o dito barulho... Os filtros que ando a usar são os da marca e já troquei de filtro 3 vezes mas dia 25 volto à carga e vou ver um dos outros para ver se têm essa membrana.

Tenho é pensado é em trocar a bomba de óleo, sempre tirava a duvida!

O problema de quando levo o carro para ouvirem é que tenho de esperar muitas horas para aquela cena fazer um pouco do barulho! Imagina que leva o carro até ti, só no dia seguinte é que poderia dar à chave para ouvires! ;)
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #21 em: 16 de Janeiro de 2013, 19:44 »
"avarias" o SAAB e chamas o reboque, quando chegar ao mecanico ainda tem o motor frio.

Solução para o "avariar" desliga o cabo da centralina :D

Solução mais facil tira o fusivel da bomba de gasolina, e se o "profissional" do reboque quiser andar a verificar dizes simplemente que ja ligaste para o mecanico e que pelos sintomas é um problema tipico de avaria de bomba de gasolina. Portanto o "profissional" do reboque so tem mesmo que que levar o carro para o mecanico e pronto :D

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #22 em: 17 de Janeiro de 2013, 08:53 »
"avarias" o SAAB e chamas o reboque, quando chegar ao mecanico ainda tem o motor frio.

Solução para o "avariar" desliga o cabo da centralina :D

Solução mais facil tira o fusivel da bomba de gasolina, e se o "profissional" do reboque quiser andar a verificar dizes simplemente que ja ligaste para o mecanico e que pelos sintomas é um problema tipico de avaria de bomba de gasolina. Portanto o "profissional" do reboque so tem mesmo que que levar o carro para o mecanico e pronto :D

Estava a ler isto e fizeste-me logo lembrar daquela noticia a 1 ou 2 anos atrás sobre o final de férias de alguns portugueses que para não terem despesas na volta simulam avarias nos carros e chamam a assistência.

No caso aqui em questão, como disse antes, a primeira coisa a descartar seria mesmo a questão do óleo na cabeça do motor para alimentação das touches, e volto a dizer isto pelo facto de ser um barulho que se ouve apenas a frio e que desaparece.

Não deverá de ser muito complicado veres isso, é o nível do óleo e talvez os canais que alimentam óleo a cabeça do motor, que no teu motor costumam ficar sujos mas para isso penso que nem precisas de desmontar nada, acho que existe um produto para isso que adicionas ao óleo.

A bomba de óleo penso que só deverias colocá-la na equação se o barulho fosse persistente (mesmo a quente), ai sim poderias por em causa se estaria a ter o desempenho necessário.

Não estou a tirar relevância nenhuma as outras hipóteses, mas como isto já não é uma situação nova, tens tempo para resolver uma a uma.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #23 em: 17 de Janeiro de 2013, 10:05 »
"avarias" o SAAB e chamas o reboque, quando chegar ao mecanico ainda tem o motor frio.

Solução para o "avariar" desliga o cabo da centralina :D

Solução mais facil tira o fusivel da bomba de gasolina, e se o "profissional" do reboque quiser andar a verificar dizes simplemente que ja ligaste para o mecanico e que pelos sintomas é um problema tipico de avaria de bomba de gasolina. Portanto o "profissional" do reboque so tem mesmo que que levar o carro para o mecanico e pronto :D


Impec é tudo à grande!!!
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #24 em: 17 de Janeiro de 2013, 11:16 »
"avarias" o SAAB e chamas o reboque, quando chegar ao mecanico ainda tem o motor frio.

Solução para o "avariar" desliga o cabo da centralina :D

Solução mais facil tira o fusivel da bomba de gasolina, e se o "profissional" do reboque quiser andar a verificar dizes simplemente que ja ligaste para o mecanico e que pelos sintomas é um problema tipico de avaria de bomba de gasolina. Portanto o "profissional" do reboque so tem mesmo que que levar o carro para o mecanico e pronto :D

Estava a ler isto e fizeste-me logo lembrar daquela noticia a 1 ou 2 anos atrás sobre o final de férias de alguns portugueses que para não terem despesas na volta simulam avarias nos carros e chamam a assistência.

No caso aqui em questão, como disse antes, a primeira coisa a descartar seria mesmo a questão do óleo na cabeça do motor para alimentação das touches, e volto a dizer isto pelo facto de ser um barulho que se ouve apenas a frio e que desaparece.

Não deverá de ser muito complicado veres isso, é o nível do óleo e talvez os canais que alimentam óleo a cabeça do motor, que no teu motor costumam ficar sujos mas para isso penso que nem precisas de desmontar nada, acho que existe um produto para isso que adicionas ao óleo.

A bomba de óleo penso que só deverias colocá-la na equação se o barulho fosse persistente (mesmo a quente), ai sim poderias por em causa se estaria a ter o desempenho necessário.

Não estou a tirar relevância nenhuma as outras hipóteses, mas como isto já não é uma situação nova, tens tempo para resolver uma a uma.

Sabes o nome do liquido que se poderia usar no óleo?
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #25 em: 17 de Janeiro de 2013, 11:56 »
Sabes o nome do liquido que se poderia usar no óleo?

Não sei o nome ao certo, qualquer coisa relacionada com "stop fumos", "doutor fumos", por ai.
Sei que serve entre outras coisas como um agente de limpeza.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #26 em: 17 de Janeiro de 2013, 12:05 »
Eu no meu pus um produto da "Liqui Molly" que custou 17eur e era para adicionar ao óleo antes da muda do mesmo durante 15min... O que aconteceu foi acabar de vez com a junta da colassa :D Por isso, tem mesmo a certeza que tens os "internos" do motor a 100% antes de usares produtos do género.
Mas que funcionam, é verdade! Quando "drenámos" o óleo (com água, claro, devido á junta ter "morrido") vinha lá cada  "côdea"  :D

Abraço

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #27 em: 17 de Janeiro de 2013, 12:44 »
Não é algo tão agressivo como o que tu falas, até porque neste caso em questão não é preciso tanto, o que falo e tenho pena de não saber o nome junta-se após uma muda de óleo e aquilo com o passar dos kms vai fazendo o seu serviço.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline Nicodemus

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 360
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #28 em: 17 de Janeiro de 2013, 17:48 »
Eu não punha a bomba de óleo em questão, porque o óleo a frio é mais viscoso e mais fácil de bombear.

A tal borracha da tampa de válvulas é que custuma fazer uns barulhos estranhos quando é velha, até porque ela não apresenta desgastes, ou quase nenhuns, mas o problema é que ela fica mesmo muito rija e quando a corrente roça nela faz barulho. Quando é nova é tenra como borracha.

O kit de distribuição vem com os pinhões todos (exepto o de veio de equilibrio lado admissão), por isso acho que quem mudou a distribuição deve ter metido tudo novo. o kit SAAB não tras o esticador de óleo.

Se tudo começou quando se trocou a distribuição, acho que o problema vem daí.

Mas o andamento mantem-se igual ou notas algo de diferente?
  • Saab 9000 CSE 1995

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #29 em: 17 de Janeiro de 2013, 19:27 »
Boas.

Realmente existe um lubrificante / detergente para as válvulas. Mas nenhum fabricante de óleos aconselha a mistura de aditivos... A mobil inclusive tinha ou tem mesmo no site isso expresso.

Kamuma, a tua junta foi a vida porque estava podre, mal abriste o capô disse-te isso, acho que foram as primeiras palavras que te disse quando te conheci... que a junta ia rebentar... Coincidiu por teres colocado isso nessa altura.

O que acho esquesito nisto tudo é que quando o problema é a corrente gasta ou mal esticada... faz sempre barulho e não só a frio...

Apontava mesmo para a tal almofada ou para as válvulas...

Pelo video, tu filmaste na zona dela, penso que tenhas filmado o mais próximo possível do local que te parece ter visto o barulho...

Se quiseres fazer isso bem feito, é quando trocares a junta de novo rodares válvulas e limpares as touches.

As touches recebem o óleo por uma conduta com menos de 1 mm de diâmetro na lateral da mesma e sai por baixo o excesso de óleo, mantendo-se assim afinadas. Podes ter essas condutas com residos ou as touches sujas.

Quanto à bomba de óleo é uma questão de testares a pressão do óleo... penso que o veloso tenha como fazer-lo...
No caso dos 9-5´s, atendendo à probabilidade de falha das mesmas, eu não hesitaria em colocar um sensor de pressão do óleo com ligação a manómetro, nem que fosse para consultar de longe a longe... (pergunto-me se no Sid não tem essa informação...)

Nicodemus, quando o óleo está frio o óleo é mais espesso... torna-se mais liquido a quente...
A pressão de óleo é maior em todos os motores a frio do que a quente por esse mesmo motivo... para compensar a maior viscosidade. Com mais pressão, é levado mais rapidamente onde é preciso...
Motivo pelo qual não devemos de abusar com o carro a frio... o óloe não está quente, logo mais espesso...

Abraço




SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL