Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

23 de Abril de 2024, 16:38

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

211 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Problema na ignição  (Lida 14656 vezes)

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Problema na ignição
« em: 18 de Abril de 2013, 10:47 »
boas, quando meto o carro a trabalhar de manhã, a frio, normalmente pega à primeira assim que dou à chave ou faz mais "um ciclo".

À tarde e depois de ter circulad com o carro ou quando está mais calor, custa bastante mais, chega a fazer 5-6 ciclos até pegar e quando pega é um pegar estranho, nem sei como descrever, ...baixo e sem força?

Bomba da gasolina, bateria, k7 de ignição?
« Última modificação: 18 de Abril de 2013, 10:50 por Reaper »
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Problema na ignição
« Responder #1 em: 18 de Abril de 2013, 11:44 »
Isso é o sintoma tipico do sensor da cambota, quando esta quente deixa de funcionar.

Sem os dados do sensor de cambota o motor nao trabalha pois a centralina não tem informação da posição da cambota e por consequinte nao pode gerir os valores de ignição.

Testa com outro usado no Serra, ou compra um para teres de reserva como eu fiz para o 9-3 da minha mulher.

É relativamente comum o sensor de cambota avariar nos motores B2x5x

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Problema na ignição
« Responder #2 em: 18 de Abril de 2013, 11:50 »
Eu comprei o que tenho de reserva na skandix

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

mas podes ver noutro sitio qualquer.

PN 55557326

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Problema na ignição
« Responder #3 em: 18 de Abril de 2013, 13:26 »
Eu comprei o que tenho de reserva na skandix

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

mas podes ver noutro sitio qualquer.

PN 55557326


#$%&#& espero que não seja isso...
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Problema na ignição
« Responder #4 em: 18 de Abril de 2013, 14:14 »
Começa por testar com outras velas e verificar a folga das mesmas.
Depois testa com outra D.I...
Caso não resolvas o problema então... testa com outro sensor de cambota...

No teu motor é fácil trocar o sensor da combota, fica na parte da frente do bloco... pior se fosse no modelo anterior de 9000 anterior a 1993.

Mas, tal como o smap... também aponto para o sensor de cambota.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Problema na ignição
« Responder #5 em: 18 de Abril de 2013, 14:19 »
Começa por testar com outras velas e verificar a folga das mesmas.
Depois testa com outra D.I...
Caso não resolvas o problema então... testa com outro sensor de cambota...

No teu motor é fácil trocar o sensor da combota, fica na parte da frente do bloco... pior se fosse no modelo anterior de 9000 anterior a 1993.

Mas, tal como o smap... também aponto para o sensor de cambota.

Abraço

curiosamente a unica coisa que posso experimentar é com outra k7 de ignição, não tenho velas a mais nem bateria extra :(

  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Problema na ignição
« Responder #6 em: 18 de Abril de 2013, 14:29 »
Tira as velas fora e vê o estado das mesmas, ha quanto tempo não as trocas?

quanto ao sensor de cambota encontrei isto, mas não tenho tempo para traduzir e explicar em português:

Teste de lâmpada 1:
"Failing crankshaft sensors will often cause intermittent missing from the engine and can be difficult to diagnose because they usually ocurr intermittently. A good way to test the crank sensor is to put a timing light one the number 1 plug wire (or the number 1 wire for the DI systems which is usually orange but check your wiring schematic first). On a properly functioning ignition system the timing mark will stay reasonably still when looking at it with a timing light or strobe tool. If the mark on the flywheel is moving erratically you may have a crankshaft sensor issue or a possible issue with the reluctor in the ignition distributor (if your car has one) causing a problem."

Teste de lâmpada 2:
"Ignition OFF
Pop connector off DI cassette � connect a test lamp between pins 10 and 6 of the cable side of the connector.
Remove fuse 23 for 5 seconds (or more), then re-insert.
Turn the key to START (from ON) to run the starter motor after the test lamp has gone out. It should light up again.
Does it light up?
YES � Crankshaft position sensor is OK.
NO � A problem with the Crankshaft sensor or connection to the control module."

Sei que existe um valor de resistência que podes medir, mas não sei de côr e de momento não encontrei :|
Com o Tech II do SCPC também podes testar.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Problema na ignição
« Responder #7 em: 18 de Abril de 2013, 14:42 »
860ohm +/- 10%

Entre o pino 1 e 2. Com o carro frio.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Problema na ignição
« Responder #8 em: 18 de Abril de 2013, 15:24 »
as velas são novas, têm 6 meses ou assim. Uma outra coisa que pode ser importante é o carro ir-se abaixo quando ligo o A/C, a GPL...a gasolina vou experimentar daqui a bocado. Nota-se uma quebra "electrica" quando ligo o A/C e o ralenti fica irregular , até que desliga mesmo...

  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Problema na ignição
« Responder #9 em: 18 de Abril de 2013, 15:33 »
É perfeitamente normal sentires uma quebra ou menos força de motor quando ligas o A/C, de noite ate parece que as luzes ficam mais fracas, mas tambem não se se a quebra é muito grande no teu caso (so tu podes avaliar)

O compressor de A/C roda por movimento da correia de elementos que tambemé a mesma que movimenta o alternador. Quando tens o A/C desligado a roda que passa movimento ao compressor esta a rodar livre, quando ligas o A/C uma embraigem acionada electricamente faz com que a roda que esta na correia de elementos passe a fazer rodar tambem o compressor (ja nao roda livre).

Por norma qualquer A/C tira entre 5% a 10% da potencia ao motor, se o teu sistema de GPL nao esta bem afinado ao relanti essa perca pode original que o motor se vá abaixo.

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Problema na ignição
« Responder #10 em: 18 de Abril de 2013, 23:45 »
Reaper... não sei porque raio... estava a associar que tu tinhas um 9000 t5.5...
Vim aqui de tarde a correr, queria ajudar e precepitei-me na resposta :P
o teste das luzes é para trionic 5 e não para 7 como o teu.

Mas o Filipe já deu a resposta sobre o valor da resistência, arranja um voltímetro e testa.

Não me acredito que seja bateria ou sistema de combustível, isto porque referes que acontece a quente...

A bateria carrega com o carro ligado, logo, durante a noite, embora descarregue pouco com o relógio e sistema electrónico do carro... ela descarrega... Logo, seria mais lógico que custasse a pegar quando está parado à mais tempo do que quando desligas o carro e tentas ligar passado pouco tempo...

Quanto ao sistema de combustível a mesma coisa... poderia ser problemático se fosse a frio. Por norma a válvula anti-retorno do combustível ao depósito perde estanquecidade baixando a pressão nas tubagens. Ou... se os vedantes dos injectores deixassem entrar ar para o sistema, também custaria a pegar mas... em ambos estes casos seria a frio, quando perde pressão durante a noite ou algumas horas com o carro parado, nunca a frio.

Testa o Sensor de cambota, segue o cabo e encontrarás uma ficha do lado direito do motor.
O cabo tem cerca de 40 ou 50 cm´s, por isso darás facilmente com a ficha para testares.

Esse problema é muito comum.
No 9-3 da minha irmã o carro a quente desligava-se mesmo e não pegava...

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Problema na ignição
« Responder #11 em: 19 de Abril de 2013, 10:35 »
Sim, concordo com a ideia do CPS.
Extremamente facil de testar, mesmo sem trocar a peça.

Os sintomas são diversos, no meu caso tive:
 - Pegava bem de manha, e demorava imenso a pegar depois de quente;
 - Quando o carro aquecia e chegava por exemplo aos 94º, desligava-me o motor; (mesmo em andamento!  :|@ )

Tambem já vi casos similares aos teus.

Depois dá noticias.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Problema na ignição
« Responder #12 em: 19 de Abril de 2013, 10:45 »
ontem experimentei andar a GPL e gasolina. Em ambos os casos, assim que ligo o A/C no máximo , não chegou a ir abaixo mas o ralenti baixou das 1000 para  as 800-900 rpm. Hoje vou experimentar com mais coisas ligadas, A/C, aquecimento dos bancos, luzes, rádio, desembaciador, e ver o que acontece :)

vou ver se dou com esse sensor e arranjo um voltimetro.
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Problema na ignição
« Responder #13 em: 19 de Abril de 2013, 11:52 »

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Problema na ignição
« Responder #14 em: 19 de Abril de 2013, 13:41 »
ajuda, thx O0
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004