Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

24 de Abril de 2024, 00:09

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

221 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: 2.8 V6 turbo - Casmurrice/estupidez/imposição ou inteligência/razão  (Lida 18057 vezes)

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Atenção.. existem 2 casos e... nunca me dei ao trabalho para saber qual dos dois é no motor do SAAB.

caso 1: ter um motor v6 com um turbo só em 3 cilindros que alimenta um coletor dos 6 cilindros. (tem mais lógica)

caso 1: ter um motor v6 com um turbo só em 3 cilindros que alimenta um de dois coletores para 3 cilindros cada


Se tivesses lido o que escrevi percebias que é o 1 caso


Ha tempos andei a ver uns "turbos mecânicos"....
ou seja... é um "turbo" autentico mas usa o principio mecânico do compressor...

temos o coletor e compressora do turbo, mas em vez do coletor quente e turbina... temos uma polie ligada à cambota :P


Isso é uma opção excelente, pois é relativamente facil de implementar. O nome tecnico é "Centrifugal-type Supercharger" e podem ler informação sobre o mesmo na wikipedia -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


penso que seja o modelo usado pela koenigsegg (ou outra marca de renome... não me recordo bem...)


koenigsegg não sei, mas sei que a G-Power (preparador de BMW) -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - usa-os com excelentes resultados
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 10:44 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Sim... também presumi que fosse o primeiro caso... logo o desgaste devido à pressão é o mesmo...

Quanto à tecnologia do compressor, é exactamente isso.

mas estamos a falar de carros perto dos 1000 cv :P
por isso terá bons resultados...

Alem do espaço diminuto que ocupa...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Só mais um pouco de informação, o turbo usado pelos BMW é um - Borg Warner B03 Twin Scroll turbo

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
É pá, isso de o turbo no motor v6 só alimentar 3 cilindros não está certo.

Reparem na foto do dito motor e só tem um filtro de ar.

A trubina do turbo tem que obrigatoriamente ser alimentada pelos 6 cilindros e o compressor tem que alimentar os 6 cilindros também.

Nunca vi um motor em v turbo em que só se alimentassem metade dos cilindros pelo turbo.

Não levem a mal mas precisam de ler um livro sobre sobrealimentação para perceberem melhor.

Com o manual do dito motor tira-se a prova.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
reparem na imagem e no que diz o título:

"B284 Exhaust Manifolds and Crossover Pipe"

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Lá pelo turbo estar mais perto de um colector do que de outro naõ significa que seja só esse lado a alimentar o turbo.

Nem sei onde foram buscar a ideia de que em motores em V turbo só metade dos cilindros alimentam a turbina do turbo.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
É pá, isso de o turbo no motor v6 só alimentar 3 cilindros não está certo.

Reparem na foto do dito motor e só tem um filtro de ar.


O que tem isso de anormal? só ter um filtro de de ar? o Turbo puxa o ar do filtro de ar para o comprimir, se só existe 1 turbo porque razão avaria de haver mais que um filtro de ar? Alem de que o filtro de ar é no sistema de admissão. A alimentação do turbo é feita no colector de escape (não colector de admissão).

A trubina do turbo tem que obrigatoriamente ser alimentada pelos 6 cilindros e o compressor tem que alimentar os 6 cilindros também.

Nunca vi um motor em v turbo em que só se alimentassem metade dos cilindros pelo turbo.


Marco as tuas questões levaram-me a ver melhor este motor e neste caso especifico tens razão o B284 tem o turbo alimentado pelos 6 cilindros. Mas não é verdade no motor B308 que equipava os 9-5 com um turbo alimentado só por 3 cilindros.

O motor B284 é tão raro em PORTUGAL que muito poucas pessoas até hoje viram 1. Obrigado por questionares esta questão do B284, pois fez-me perceber que é alimentado pelos 6 cilindros e a SAAB abandonou o erro (em minha opinião) cometido no B308.

O meu erro até hoje sobre os B284 é que sempre pensei que este motores estivessem montados longitudinalmente, mas na realidade estão transversalmente. Quando olhava para a foto do B284 e pensava que estava longitudinal pensava que o turbo estava logo ligado ao colector de escape (como no B308) mas na realidade ambos os colectores de escape tem 2 tubos que ligam directamente ao turbo.

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Fotos do motor onde é possivel ver um dos tubos que que liga a um dos colectores e depois ao turbo
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


Turbocharger part number MHI 49389-01700 / SAAB 55557012

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Foto do turbo onde é possivel ver as 2 entradas onde ligam cada um dos tubos que sai do colector.
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)



Pagina do EPC com as peças dos colectores de escape do B284
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Pagina do EPC com as peças do sistema de turbo do B284
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


Não levem a mal mas precisam de ler um livro sobre sobrealimentação para perceberem melhor.

Com o manual do dito motor tira-se a prova.


Tu precisas de ler um livro sobre SAABs para perceberes que os SAABs são diferentes dos outros veiculos, e por mais que nós lessemos um livro sobre sobrealimentação temos a prova de que a SAAB sabe fazer motores sobrealimentados e já fez um V6 com turbo só alimentado por 3 cilindros.

Turbo B308

SAAB PN 5955182

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Pagina do EPC com as peças dos colectores de escape e turbo do B308
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


Conclusão que me deixa muito contente: Já posso comprar um SAAB (9-3SS ou NG9-5) com motor B284, que usa um TD04-15T (diferente dos usados nos motores B2x4x ou B2x5x) que como é obvio pode ser hibridado para 19T como já fiz anteriromente num 15T
« Última modificação: 24 de Junho de 2014, 14:17 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Smap, se tiveres um turbo alimentado apenas por metade de um motor em v, quando chegar o tempo de admissão dos cilindros em que o colector de escape não alimenta o turbo, o que é que vai acontecer?

Como existe cruzamento de valvulas, entre as de escape e admissão, parte da mistura de ar combustível vai sair pelo escape, e vai arder no catalizador em vez de ser na câmara de combustão, devido à pressão de sobrealimentação.

Se o colector de admissão fôr partilhado por todos os cilindros, é isto que vai acontecer quase de certeza, a não ser que não haja cruzamento de válvulas.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Smap, se tiveres um turbo alimentado apenas por metade de um motor em v, quando chegar o tempo de admissão dos cilindros em que o colector de escape não alimenta o turbo, o que é que vai acontecer?

Nada, é um V6. Mesmo que fosse o 6 em linha em que só 3 cilindros mandassem ar para a turbina, o turbo roda livremente, quer os cilindros estejam no tempo de admissão, quer estejam no tempo de escape.

Como existe cruzamento de valvulas, entre as de escape e admissão, parte da mistura de ar combustível vai sair pelo escape, e vai arder no catalizador em vez de ser na câmara de combustão, devido à pressão de sobrealimentação.

Se o colector de admissão fôr partilhado por todos os cilindros, é isto que vai acontecer quase de certeza, a não ser que não haja cruzamento de válvulas.

Achas mesmo que aquilo que dissetes está correcto? ora pensa la bem os cilindros nunca tem o tempo de explosão ao mesmo tempo. Podemos ate ver o caso do motor do teu 9000, 4 cilindros e um turbo. Cada um dos 4 cilindros explode por uma ordem e não todos ao mesmo tempo. O colector é "partilhado" na zona em que liga ao turbo.


Acho que tu ainda não entendeste o conceito:

=> tens um v6  => 3 cilindros de cada lado do V
=> de um lado do V tens 3 cilindros que mandam ar para um turbo
=> de um lado do V tens 3 cilindros que mandam ar directamente para o escape

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Smap, se tiveres um turbo alimentado apenas por metade de um motor em v, quando chegar o tempo de admissão dos cilindros em que o colector de escape não alimenta o turbo, o que é que vai acontecer?


Nada, é um V6. Mesmo que fosse o 6 em linha em que só 3 cilindros mandassem ar para a turbina, o turbo roda livremente, quer os cilindros estejam no tempo de admissão, quer estejam no tempo de escape.

Quando digo turbo alimentado por um lado, refiro-me a que apenas um colector de escape de um dos lados é que está ligado à turbina do turbo. Não tava a falar do turbo rodar ou deixar de rodar.


Como existe cruzamento de valvulas, entre as de escape e admissão, parte da mistura de ar combustível vai sair pelo escape, e vai arder no catalizador em vez de ser na câmara de combustão, devido à pressão de sobrealimentação.

Se o colector de admissão fôr partilhado por todos os cilindros, é isto que vai acontecer quase de certeza, a não ser que não haja cruzamento de válvulas.

Achas mesmo que aquilo que dissetes está correcto? ora pensa la bem os cilindros nunca tem o tempo de explosão ao mesmo tempo. Podemos ate ver o caso do motor do teu 9000, 4 cilindros e um turbo. Cada um dos 4 cilindros explode por uma ordem e não todos ao mesmo tempo. O colector é "partilhado" na zona em que liga ao turbo.


Acho que tu ainda não entendeste o conceito:

=> tens um v6  => 3 cilindros de cada lado do V
=> de um lado do V tens 3 cilindros que mandam ar para um turbo
=> de um lado do V tens 3 cilindros que mandam ar directamente para o escape

Quando falei do cruzamento de válvulas não tava a falar da ordem de explosão. Tava a perguntar no que acontece na câmara de um dos cilindros que não alimenta a turbina do turbo, quando está no seu tempo de admissão. É claro que só pode estar um dos cilindros no tempo de admissão, mas este tempo de admissão apesar de ocorrer em alturas diferentes para cada um dos cilindros, vai acabar por acontecer em todos os cilindros.

Não é preciso saber muito para deduzir que quando um dos cilindros qque não alimenta o turbo, estiver no tempo de admissão, que parte da mistura vai sair pelas válvulas de escape desse cilindro, pois a restrição de escape é menor para esse cilindro.

Agora o que a saab fez para compensar ou anular isto não sei.

Devia ter explicado melhor o que disse no post anterior, mas parti do princípio que sabiam que eu sabia que existe ordem de explosão, mas para não baralhar resumi.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
O cruzamento de válvulas é uma coisa e quando se está a ver a folga de válvulas, se diz que um cilindro contrabalança o companheiro é outra coisa. O contrabalanço é para saber em que tempo está um cilindro em relação ao companheiro.

Cruzamento de válvulas é a duração em graus, do tempo em que as válvulas de admissão e de escape de um mesmo cilindro estão abertas. Claro que todas as válvulas não estão totalmente abertas, só tão ligeiramente abertas, praí com 1 mm de lift. Mas o que isto quer dizer é que há um momento em que a valvula de escape e de admissão estão ligeiramente afastadas das respectivas sedes.

Nos motores atmosféricos faz-se isto para melhorar a admissão da mistura, devido ao vácuo criado pelos gases de escape a saírem a grande velocidade pela conduta respectiva.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
« Última modificação: 26 de Junho de 2014, 22:37 por Marco Gonçalves »
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Não é preciso saber muito para deduzir que quando um dos cilindros qque não alimenta o turbo, estiver no tempo de admissão, que parte da mistura vai sair pelas válvulas de escape desse cilindro, pois a restrição de escape é menor para esse cilindro.

Mas isso é um problema que existe quer seja um motor de 4 cilindros e um turbo alimentado pelos 4 cilindros, quer seja um V6 em que só 3 cilindros alimentam o turbo. Para o caso tem relevância 0, e como ja te disse anteriormente

=> tens um v6  => 3 cilindros de cada lado do V
=> de um lado do V tens 3 cilindros que mandam ar para um turbo
=> de um lado do V tens 3 cilindros que mandam ar directamente para o escape

Cada bloco de 3 cilindros tem um colector de escape que não é partilhado pelo outro bloco de 3 cilindros, como podes ver neste pdf

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Sim, eu tentei ou dei a perceber que há dois colectores de escape.

E os cilindros que alimentam pelo lado de escape o turbo têm mais restrição no lado de escape, enquanto que os cilindros qu descarregam o escape para o catalizador têm menos restrição no lado do escape.

Mas não esquecer que como só há um filtro de ar, isto significa qua a pressão no colector de admissão será a mesma para todos os cilindros, e que há só um colector de admissão partilhado por todos os cilindros.

Não é preciso muito para ver que se a pressão de alimentação de ar é a mesma para todos, e se a back-pressure não é a mesma para todos os cilindros, os gases de admissão vão escapar mais facilmente para o colector de escape dos cilindros que não alimentam a turbina, se houver cruzamento de válvulas.

E quando falo de turbina do turbo, tou a falar da parte do turbo que é alimentada pelos gases de escape, logo quando digo turbina implica gases de escape.

O compressor é a parte do turbo que alimenta o colector de admissão, e que comprime o ar de admissão.

Pensei que tivesses percebido a minha linguagem, que usei para não haver tanta baralhada de nomenclatura.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Eu nunca considerei que a SAAB tivesse feito algo bom/inteligente com um V6 com um só turbo alimentado por 3 cilindros, mas a SAAB apenas o fez para o motor 3.0 V6 (B308) que equipou os 9-5.

Que até a tures questionado eu pensava que era o caso do 2.8 V6 dai o titulo do topico, alias eu nunca quis comprar um SAAB com um motor V6 porque pensava que o turbo no 2.8 era apenas alimentado por 3 cilindros. Neste momento já não descarto a hipotese de comprar um SAAB com o motor 2.8 V6 Turbo :D