Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 de Março de 2024, 01:41

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

304 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: [DIY] - Saab 9-3 98-02 - Reparação de rolamento da embraiagem do ar condicionado  (Lida 9728 vezes)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Este DIY exemplifica como podem reparar um problema comum nos 9-3 1998 - 2002.
O que costuma acontecer é que a poly do compressor do ar condicionado começa a fazer barulho com o motor a trabalhar que vai aumentando drasicamente.
Se virem com atenção a poly começa a rodar torta e a tremer.

normalmente é comum proceder-se de uma das três formas:
- comprar-se a embraiagem do compressor completa e nova, cerca de 470€
- comprar-se um compressor original por mais de 1000€ ou um da concorrência por aproximadamente 300€
- comprar-se um compressor usado na sucata sem qualquer garantia por aprox 150€

Esta opção fica por aproximadamente 25€ no total.

Este DIY contem 70 fotos...
Mas isso não representa que a tarefa seja difícil, muito pelo contrario.
Tirei muitas fotos para que seja o mais detalhado possível para que qualquer pessoa o consiga fazer facilmente e sem dúvidas.

Tempo de trabalho: 2 horas

Ferramenta necessária:
Chave de roquete pequeno 8mm
Chave de roquete pequeno 10mm
Chave Torx T25
Chave de roquete 14mm
Pelo menos 2 extensões de roquete 3/4
um chave de umburaco ou algo similar com 3...4 mm
Alicate de freios aprox 19-60
Saca-rolamentos

Dados do rolamento, vão precisar para comprar o novo:

Marca: Nsk (pode ser outra marca de qualidade similar
Referência: 358D5020DUK
Altura: 20mm
Diâmetro exterior: 50mm
Diâmetro interior: 35mm

Eu comprei o meu no porto, rua da alegria, casa dos rolamentos por 23€

Segue as instruções de reparação:

1- levantar o carro, colocar-lo seguro com 1 ou 2 preguiças e tirar a roda da frente, lado do pendura fora:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

2- Tirar a primeira protecção da cava da roda desapertando 2 parafusos (8mm e 10mm) e tirando a mola que o suporta:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Para tirar a mola basta empurrar para dentro o pino central e puchar a mesma. Apanhem depois o pino e voltam a fazer o oposto para a colocar no sitio:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Para sair completamente esta protecção, basta desapertar o parafuso 8mm de baixo do carro conforme a foto:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Com a blindagem já tirada o aspecto é este:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

3- Tirar as blindagem inferiores (como o dono deste carro é um baldas, falta as blindagem de baixo laterais... mas é só seguirem os parafusos e desapertar). Usam sempre a chave de 8mm à excepção do parafuso no canto superior direito da foto que é de 10 mm:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Retirando a blindagem inferior ficamos com bom acesso ao compressor:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

4- Para conseguirem aceder e desmontar o compressor devem de retirar a caixa do filtro de ar que está mesmo ao lado do compressor. Essa caixa está fixa a uma placa de plástico facilmente removível:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Para a tirarem basta desapertarem os dois parafusos representados pelas setas verdes da imagem e desencaixar o suporte dentro do circulo verde. Depois é só tirar a placa de plástico que ficará a estorvar o trabalho na mesma após remover a caixa. Para retirar a placa basta desapertar o parafuso na seta vermelha e desencaixar a mola no circulo vermelho:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

e facilmente têm a caixa e placa fora do carro em menos de 1 minuto:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

5 - A razão pela qual ainda não tiramos a correia dos elementos tem haver com a remoção da porca do veio do compressor.
Se estiver muito presa vão ter que prender a poly para a conseguirem desapertar.
Com a correia ainda no sitio torna-se mais facil.
basta ligarem o ar condicionado com o carro desligado e isso vai activar o magnético, logo o veio fica preso à correia podendo agora desapertar a porca caso esteja muito apertada...
Para desapertar a porca usam uma chave de 14mm
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Após desapertarem a porca podem tirar o disco da embraiagem que sai facilmente só puxando para fora.

Aqui já fora do compressor:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

fotografia do outro lado:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

6- Com o parafuso já desapertado vamos retirar a correia dos elementos para podermos retirar a poly. Antes de mais com uma chave de fendas ou uma chave de roquete ou de punho 7mm devemos de tirar o tubo de ar que liga à maf, para assim vermos e acedermos à correia:

(falta foto - tubo montado)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Depois temos que localizar o tensor da corrente para fazer força ao ponto de soltar a correia. Basta procurarem junto do alternador por uma peça com um encaixe quadrado:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

localizado o suporte do tensor encaixam lá 2 extensores de roquete 3/4. Isso servirá para fazer alavanca e abrir o tensor:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Por norma desaperto a barra anti-aproximação para ter mais espaço para fazer esta operação.
Encaixando os extensores, fazem força com o mesmo para a frente do carro de maneira ao tensor se comprimir:

(falta foto - movimento para comprimir tensor)

depois de terem o tensor comprimido devem de inserir uma chave de umburaco ou algo similar não com mais de 3 mm de espessura mas resistente.
O tensor tem um orifício na lateral que introduzindo lá essa chave faz como freio, mantendo o tensor preso e comprimido:

(falta foto - freio do tensor comprimido)

Tendo o tubo do ar removido e a correia aliviada basta retirar a mesma fora:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

e passamos a ter acesso desimpedido à poly do compressor do ar condicionado de onde removemos a correia:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aproveitando que a correia está desmontada vejam se não precisam de uma nova... foi o meu caso conforme podem ver o seu estado:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

7 - Após a correia fora podemos agora tirar a poly do compressor.
para isso precisamos de retirar o freio metálico que prende a poly:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Para isso usamos um alicate de freios metálicos:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

convém ter abertura entre 19 a 60 mm para poderem usar nos dois freios que temos que tirar:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Após retirarem o freio basta usarmos um saca rolamento e tirar toda a poly e rolamento em conjunto:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

poly já fora do compressor:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

8 - Este passo não é obrigatório mas se querem limpar tudo direitinho e já que temos tudo desmontado... podemos também tirar o magnético da embraiagem do compressor, limpar tudo e perceber como o sistema funciona.
Para retirar o magnético devemos retirar e guardar uma pequena anilha que fica no veio após retirarmos a poly do compressor.
mais uma vez usamos o alicate de freios para tirar o freio metálico que prende o magnético no sitio:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

os dois feios fora, o do magnético e da poly:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Depois de tirarem o freio o magnético fica simplesmente solto e só precisam de desencaixar a fixa para o retirar fora completamente:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

A seta verde indica a localização da ficha para desligar o magnético:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

9- Passo mais importante e os únicos passos que diferem das outras opções de reparação mais caras... sendo que para trocar a embraiagem por uma nova ou usada os passos até aqui são os mesmos. Tendo a poly já cá fora este é o aspecto da mesma:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Do outro lado:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Como podem ver, a razão pela qual não se costuma trocar simplesmente o rolamento é porque o mesmo está preso por estes bocadinhos de metal prensado:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

são pontas muito, muito pequenas, visto que o rolamento é ali metido à pressão não seriam praticamente necessárias.

A nossa próxima tarefa é usar um Dremel e cortar essas pequenas saliências para podermos tirar fora o rolamento. Como eu não tenho prensa em casa optei por ir a um torneiro. lá ele cortou as saliências no torno e retirou-me o rolamento da poly na prensa hidráulica.

E... rolamento já fora da poly:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Poly sem rolamento:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Rolamento:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Rolamento antigo do lado esquerdo e rolamento novo do lado direito:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Novo rolamento e poly:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Novo rolamento já na poly:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

embora seja por precaução, decidi prender o ralamento da mesma forma como estava o antigo. Por pressão do metal fiz uma abas que o seguram no sitio... Como se não tivesse custado a entrar lá dentro :P
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Agora que a poly já tem um novo rolamento, está tudo reparado e basta montar tudo no sitio novamente...

10 - Montar tudo novamente. Para montarmos temos que ter atenção a um pormenor caso tenhamos retirado o magnético do compressor. A saliência do magnético tem que bater certo com o buraco no compressor. O magnético tem um orifício e esse orifício fica sempre em baixo do lado direito, tal como mostra as próximas fotos:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

depois de colocado no sitio... é só colocar de novo o freio a prender o magnético.

para colocar a poly, não esquecer de colocar primeiro a pequena anilha que referi para guardarem. Esta fica entre a poly e o magnético.

para colocar a poly no sitio vão ter que fazer algum esforço, pois o rolamento entra mesmo à medida.

Para colocar a poly eu encaixei a mesma e peguei em um pouco de madeira que tinha em casa e fiz-lhe um furo no meio por causa do veio do compressor:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Encaixei a poly no sitio, coloquei a madeira por cima da mesma e bati-lhe uniformemente no centro até a poly estar totalmente encaixada no sitio:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Poly já no sitio totalmente encaixada:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

para finalizar e prender a mesma é só colocar o freio metálico novamente:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

para voltar a colocar a embraiagem do compressor, só temos que ter atenção a que a mesma tem posição.
O veio é estreado mas numa das partes é liso, tornando possível encaixar unicamente em uma posição a embraiagem no veio.
Tanto colocar-la como retirar-la não faz força alguma... se estiverem a colocar no sitio e custar, é porque não estão a colocar direito:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Para finalizar a montagem da embraiagem do compressor basta colocar a porca final. Não é apertada com muita força.
A porca tem um sistema de anti-desaperto mas mesmo assim eu preferi colocar um bocadinho de Locktite para colar parafusos:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Basta montar novamente a correia no local, montar blindagens, caixa de ar, colocar a roda no local e testar :D

para colocar de novo a correia, não esquecer a posição da mesma, deixo aqui o esquema:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Colocar mediante o esquema do lado direito, visto que estamos a trabalhar numa versão com ar condicionado.

__________________________________________________________________________

Para os mais curiosos deixo foto a explicar o funcionamento e componentes do sistema de embraiagem do ar condicionado:

A foto representa os 3 componentes da embraiagem, do lado esquerdo para o direito, o magnético, a poly e o disco da embraiagem:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Como podem ver pela foto a seguir, do magnético, este sistema de embraiagem precisava mesmo de um rolamento novo visto que a poly estava exentrica e coçava em alguns pontos (os roçados) no magnético:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Montados os três elementos, entrando o magnético dentro da poly, é este o aspecto:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Como funciona?

O magnético está preso ao compressor com um freio, e não roda pois está encaixado.
A poly está encaixada no veio do compressor, presa por um freio, mas tem um rolamento para rodar através da correia dos elementos.
o disco da embraiagem está unicamente encaixada no veio com uma porca no final. Tem movimento horizontal percorrendo as estrias do veio.

Ou seja. Quando o magnético recebe carga positiva faz força magnética, o disco de embraiagem é atraído pelo magnético que se encontra do outro lado da poly. Quando o disco de embraiagem é atraído junta-se à poly. A poly estando a rodar o disco da embraiagem fica a rodar também passando essa rotação pelo veio até ao compressor.

_________________________________________________

Para verem que não é complicado...
Demorei mais tempo a escrever este DIY do que a fazer o trabalho em si... grrrrrr

Abraço








« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 20:25 por TesZero »
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Faltam-me 3 fotos que postarei assim que possível.
Não são necessárias pois explico em texto, contudo ficará bem mais clara a explicação :D


caraças... deu-me mais trabalho escrever o DIY do que ter mudado o rolamento...
Se algum de vocês me pede para eu fazer isto em vez de lerem e fazerem vocês... mato-vos...
lololol
Só o trabalho que tive... espero que ajude alguém...
ando a exagerar no DIY´s... lol

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Faltam-me 3 fotos que postarei assim que possível.
Não são necessárias pois explico em texto, contudo ficará bem mais clara a explicação :D


caraças... deu-me mais trabalho escrever o DIY do que ter mudado o rolamento...
Se algum de vocês me pede para eu fazer isto em vez de lerem e fazerem vocês... mato-vos...
lololol
Só o trabalho que tive... espero que ajude alguém...
ando a exagerar no DIY´s... lol

Abraço

Eu ja troquei compressor, ja troquei correia ...

E tinha o esquema das correias no antigo forum quando fiz isso, mas nao tinha DIY

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
no antigo fórum não tinhas muita coisa que agora tens (tal como o dIY, lol)

Agora com o DIY escusas de andar a comprar compressores novos / usados quando o compressor não tem problema algum...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
no antigo fórum não tinhas muita coisa que agora tens (tal como o dIY, lol)

Agora com o DIY escusas de andar a comprar compressores novos / usados quando o compressor não tem problema algum...

Abraço

Eu nao tinha a poli nem a embraigem, precisava mesmo de um compressor visto que o preço do compressor er a o mesmo da embraigem/poli

Offline guedesrj

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
Peço desculpa a minha ignorância (que de mecênico sou zero).

Podem-me or favor esclarecer se este problema pode fazer com que as mudanças não entrem am rotações mais altas (a partir das 2500rpm, não conigo nem subir nem baixar a mudança, tendo que puxar o pedal para cima, pois o meu fica-me preso....E se é esta a solução?

Abraço
  • SAAB 93 - 1998

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Peço desculpa a minha ignorância (que de mecênico sou zero).

Podem-me or favor esclarecer se este problema pode fazer com que as mudanças não entrem am rotações mais altas (a partir das 2500rpm, não conigo nem subir nem baixar a mudança, tendo que puxar o pedal para cima, pois o meu fica-me preso....E se é esta a solução?

Isto é a embraigem do compressor de ar condicionado, não tem nada que ver com a caixa de velocidades

Offline mferraz

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 555
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Obrigado por estas explicações, são muito esclarecedoras O0 O0 O0
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

Offline Dhc

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 763
  • Actividade:
    0%
Pequeno pormenor, o rolamento tem aquelas ''amolgadelas'' simplesmente para evitar que o anel exterior do rolamento rode, pois quando o ar condicionado ''atraca'' faz um esforço enorme sobre o rolamento, se este não tivesse aquelas ''amolgadelas'' ao fim de algumas vezes iria rodar todo o rolamento e nunca deixaria a embraiagem ''atracar''... palavra de escuteiro!! :D :D
Por vezes e sempre que necessário vejo fazer isso na indústria metalomecânica pelos motivos que descrevi.