SAABsPORTUGAL

Oficina => Travagem / Ligação ao solo => Tópico iniciado por: Marco Gonçalves em 29 de Maio de 2014, 21:27

Título: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 29 de Maio de 2014, 21:27
Tive a ver e o pessoal muitas vezes é induzido em erro e opta por furar os discos ou mesmo trocar os discos e as pinças por outras maiores.

O meu conselho é abrir rasgos, e não são precisos muitos, e também um rasgo no meio de cada pastilha, mas isto não recomendo, pois apesar de já ter feito, é preciso ter cuidado.

Explico melhor no seguinte esquema, feito por mim:
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Aprendi algumas cenas como modificar o sistema de travagem lendo um livro deixado na net por alguém... Se quiserem o título depois deixo, mas está escrito em inglês.

Fiz a experiência no fiesta da minha mãe, usando 4 rasgos em cada face do disco, e passou a travar melhor. Mas entretanto esse carro deixou de andar e por isso não sei muito acerca da durabilidade e eventuais problemas como o aparecimento de fissuras.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 29 de Maio de 2014, 21:35
O livro era fixe mas nada dizia sobre as dimensões e posição relativa dos rasgos, por isso recomendo profundidade máxima de 1mm pois esse é o limite de desgaste indicado pela maioria dos fabricantes, mas deve sempre ser igual ao desgaste máximo permitido para o disco, dividindo o valor por dois pois são sempre 2 faces.

Nos discos que modifiquei abri apenas os rasgos principais indicados na figura anterior, e o desenho que mostro é um melhoramento da ideia inicial.

Os rasgos devem ser inclinados para trás, em relação à rotação da roda, por varias razões, entre elas reduzir vibração (penso eu) e melhorar de forma mínima o arrefecimento.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 29 de Maio de 2014, 21:57
este e é o sistema para o meu 9000 :P

novo vs original:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

:D

355mm :)

Abraço

Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: joseglv em 29 de Maio de 2014, 23:23
Essa é a ideia base para a travagem do 9-3 Viggen...
Os discos de origem do Viggen tb são renhurados ( slotted em Inglês ) e tb prefiro os rasgos em vez dos perfurados....
Pela minha investigação, os perfurados têm tendência a partir...
E na minha opinião, o desenho do Marco Gonçalves só peca por uma coisa:

Tanto os rasgos ( como os furos ou ambos no caso do Teszero ), não devem chegar muiro perto do diâmetro exterior do disco...

Mais uma vez... vejam os discos do Viggen... É o melhor exemplo para peças Standart.

Não podemos comparar desenhos, especificações e materiais de competição e aplicar em peças Standart

Outra coisa...
Marco, Sabes o que os rasgos ( e os furos ou ambos ) fazem??
Porque é que a travagem é mais eficiente?
 ;)
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 30 de Maio de 2014, 08:17
Estes discos que tenho para o meu 9000 são do 9-3 Aero X.
:)

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: darioglv em 30 de Maio de 2014, 09:25
Bem bonitos tez
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: lppainco em 30 de Maio de 2014, 21:35
Sim Tez, mas o disco novo também tem um diâmetro maior que o original, logo a maxila aplica força numa área maior. Logo deverá travar melhor. :) Ainda por cima Porsche.

Reduz a distência de travagem? Sei que os 911 da Porsche tem um dos melhores índices de travagem.

Questiono é se com o disco original com rasgos/furações o sistema trava assim tão melhor. Será que se nota tanto? Como não sei estou a pedir a opinião dos entendidos.

Eu não me queixo dos discos originais acho que o 9000 já trava bem demais em comparação com os outros 2 carros que tenho. Nem falo no factor psicológico (TENHO UM SAAB !!!) mas a fundo nem foge para o lado, e não se queixa de nada. Se travar com a minha C-Max ou a Megane parecem uma pandeireta... em comparação, e com tecnologia de cerca de 15 anos a menos.

Aconselham mesmo a ranhurar os discos?

Já agora Marco se puderes colocar link do livro acho que falo com todos para dizer que "o saber não ocupa lugar"

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 30 de Maio de 2014, 22:26
Antes demais aconselho é a se utilizar UMAS BOAS PASTILHAS com os discos originais...
Penso que saibam, mas o sistema de travagem original dos 9000, pelo menos, é bastante fraco a alta velocidade... acima dos 200...

Claro que trava... e trava bem... mas numa descida em que chegue aos 230 e queiram travar para sair numa saida... os calços aquecem, começas atremer, a fazer barulho e perde MUITA eficacia na trvagem...

Não é caso para criar acidente, se não for exagerado, assim como não é coisa que se faça todos os dias... mas pode acontecer...

Umas boas pastilhas minimizam em muito isso, por norma uso da Bosh, que alem de um bom preço trazem muito mais pastilha do que as concorrentes.

Quanto a usares discos perfurados ou ranhurados o principal objectivo dos mesmos é dissiparem o calor da melhor forma, assim como impurezas da travagem (ferodo) permitindo uma melhor travagem...

Mas... as pastilhas gastam MUITO mais rápido :P

É uma questão de ponderar os prós e contras e ponderar se é isso que queres / precisas.

Travões e pneus é daquelas coisas em que a qualidade nunca é demais :P

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Guest em 31 de Maio de 2014, 02:33
Furavas as pastilhas e ranhuravas os discos ::P ::P :)))

Abraco
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: joseglv em 31 de Maio de 2014, 11:44
Furavas as pastilhas e ranhuravas os discos ::P ::P :)))

Abraco
::P
 :(||
 :>S

 :)))

 O0
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Aero74 em 01 de Junho de 2014, 10:28

Claro que trava... e trava bem... mas numa descida em que chegue aos 230 e queiram travar para sair numa saida... os calços aquecem, começas atremer, a fazer barulho e perde MUITA eficacia na travagem...

Não é caso para criar acidente, se não for exagerado, assim como não é coisa que se faça todos os dias... mas pode acontecer...


OLHA QUE TU... Agora deixaste-me de boca aberta  >:(

Quando circulamos a 230 e pretendemos sair (o que costuma fazer-se por uma saída! ;D) abrandamos com a devida antecedência e pronto!

Quando circulamos a 230 e de repente nos apercebemos que aquela é a saída que pretendemos mas circulamos a uma velocidade dessas, pensamos "Oops! Distraí-me!" e saímos noutra mais adiante...

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 01 de Junho de 2014, 12:18
hipoteticamente....

tu vens de alfena....

e queres sair para a maia (vermoim) ....

nessa descida mesmo com curvas dás facilmente 250 km/h

começas a travar a meio da  descida, obviamente... não é lembrares-te e carregares a fundo, se for esse o caso... esqueçam... ficam sem travões em 3 segundos...
Estou a falar travar "atempadamente" de 250 km/h para 100 ou 120 km/h...

o sistema de travagem original é muito ineficaz... aquece, treme e faz um barulho louco, parecem martelos...

Depois, como dizem grande parte dos gps... sais na saída :D

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: castelar em 01 de Junho de 2014, 12:21
Resumindo o que o Pedro queria dizer é:
Vais numa estrada a 230, olhas para o lado e vês no descampado uma miúda a apanhar melões com a saia um pouco mais acima do que deveria estar aí tens que aplicar os travões ao máximo para poderes apreciar a coisa. Percebeste agora!  :(|| :(|| :(|| :))) :))) 
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 01 de Junho de 2014, 12:33
LOLOLOLOLOL

não... não é ao maximo...

é simplesmente querer reduzir para 100 ou 120... não precisa de ser à bruta...

àquela velocidade os discos vão a rodar a tamanha velocidade que basta encostrar o pé durante 10 segundos no travão que eles começam logo a queixar-se...

Mas... é mais ao menos essa a ideia... com saia curta e tal.. :P

(http://twilightlounge.files.wordpress.com/2012/03/girl-with-melon.jpg)

Pronto... descambou....

TRAVÕES PESSOAL... MELÕES... UPS!!! TRAVÕES!!!!!!

Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Nicodemus em 01 de Junho de 2014, 13:12
(https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/t1.0-9/10409471_10203827078948419_1740651286117248262_n.jpg)

 ;D ;D ;D

Número máximo de rasgos: 7, servem apenas para evacuar os detritos criados pelo calço, muito útil quando em condução desportiva, fora disso cria mais desgaste do calço e menos área de contacto com o disco.

Os discos furados foram iniciados pela Porsche, se não estou em erro, e serviam para reduzir peso ao disco (fazendo com que a suspensão tenha que mover menos peso, basicamente o peso de um disco pequeno, com a poder de travagem de um maior) e aliviar os gases criados pelo calço sobre forte pressão e temperatura.

Os rasgos e os furos são QUASE obsoletos, sendo que um bom calço moderno não cria gazes e os detritos são suficientemente pequenos e porosos para serem evacuados pela deslocação do ar.

Mas cada um é livre de fazer o que quer, desde que não caia em asneira de fazer 50 rasgos ou furos muito grandes, tirando isso podem melhorar  a travagem com pouca coisa e sem grandes custos.

Sem entrar em grandes detalhes, as maxilas são as principais culpadas pela falta de endurance quando se solicita muito os travões, podem por uns bons calços e discos, mas as maxilas vão continuar a falhar.

Na minha opinião, discos lisos, com "curved vents", e uma maxila monobloco. Isto SEM A PORCARIA DOS EBC RED STUFF!  :||

Abraços
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 01 de Junho de 2014, 13:26
Os discos do Aero-X foram um bocadinho de nada asneira...
Depois de ter visto uns da bmw de 365mm (ideal mesmo para jante 18 e com metade do peso dos meus é que me apercebi...

Sim, buracos e rasgos fica bonito e "parece" racing...

Que pastilhas estás a usar com a maxilas da porsche? Pagid?

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Nicodemus em 01 de Junho de 2014, 16:07
Nao, estou a acabar com a porcaria dos ebc, depois passo para brembo, nao vou novamente para calços "racing" porque para o dia a dia é mesmo muito mau, alem de nao travar as fazes chiam, mas depois de (bem) quentes a travagem é abismal, é mesmo algo de outro muito, muito bem doseado, nao é duro e a potência de travagem multiplica-se.

Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Guest em 02 de Junho de 2014, 00:13
É pah... E será que essas maxilas nao cabem nas minhas jantes de 17? Era gajo para apostar nisso depois de ter o carro em condiçoes e a andar. Onde se arranja disso e a que preços? >:D Acho que ja vi algures, mas nao sei onde anda, ando preguiçoso... Que tenho de mandar vir e comprar?  >:D se calhar era melhor discutir isso no meu topico... Nao sei :-\

Abraco
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 02 de Junho de 2014, 09:02
Sim, cabem nas jantes 17 com os discos do mitsubishi evolution (como tem o nicodemus)...

Mas... se fosse a ti porderava primeiro os custos de ter o carro a andar... e depois mais tarde lia os tópicos que tanto eu, como o nicodemus escrevemos sobre o assunto...

No fórum da porsche eles costumam vender isto na casa dos 400€ as duas maxilas... foi quanto dei pelas minhas.

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Guest em 02 de Junho de 2014, 09:23
Sim, cabem nas jantes 17 com os discos do mitsubishi evolution (como tem o nicodemus)...

Mas... se fosse a ti porderava primeiro os custos de ter o carro a andar... e depois mais tarde lia os tópicos que tanto eu, como o nicodemus escrevemos sobre o assunto...

No fórum da porsche eles costumam vender isto na casa dos 400€ as duas maxilas... foi quanto dei pelas minhas.

Abraço

Isso foi o que eu disse aqui:

É pah... E será que essas maxilas nao cabem nas minhas jantes de 17? Era gajo para apostar nisso depois de ter o carro em condiçoes e a andar. Onde se arranja disso e a que preços? >:D Acho que ja vi algures, mas nao sei onde anda, ando preguiçoso... Que tenho de mandar vir e comprar?  >:D se calhar era melhor discutir isso no meu topico... Nao sei :-\

Abraco

Nunca iria fazer nada disso sem ter tudo o resto tratado e resolvido...
Alem de que vem la mais um passageiro ;)

Abraco
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: darioglv em 02 de Junho de 2014, 09:43
Epá Parabens!!!!!!!!! Mais um puto para te ajudar na garagem!!!!! :D
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Guest em 02 de Junho de 2014, 09:46
Lol...Nao sei se é puto ou o contrario ainda... So sei que é do Benfica :D

Abraco
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: darioglv em 02 de Junho de 2014, 09:52
Mai nada!!!
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 03 de Junho de 2014, 21:08
Onde isto já vai...

Bem, respondendo a uma questão anterior, os rasgos servem para libertar os gases criados pelo calço quando este aquece bastante, além de mover o ar que está bastante próximo da superfície do disco. E ainda ajudam a que os calços não fiquem vidrados por causa do calor excessivo. Os rasgos como disse devem ter as esquinas ao longo do seu comprimento chanfradas ou arredondadas, para não comerem a pastilha depressa.

O que li nesse livro é que qualquer pastilha cria gases, mesmo as semi-metálicas, mas sei que já existem outras. O livro foi escrito por um engenheiro e publicado nos anos 80, sei que a tecnologia evoluiu bastante desde então mas alguns conselhos daquele livro ainda se aplicam a travões convencionais, em ferro fundido ou aço, e a pastilhas normais.

O livro se calhar faço upload para o fórum, mas primeiro vou procurar na net, pois não quero problemas por causa de pirataria....

Eu não aconselho furos em discos de ferro fundido ou aço pois devido ao arrefecimento mais rápido na zona do furo, este diminui de tamanho muito ligeiramente, e criam-se tensões (de tracção) nessa zona que mais tarde levam ao aparecimento das fissuras.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 03 de Junho de 2014, 21:53
este e é o sistema para o meu 9000 :P

novo vs original:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

:D

355mm :)

Abraço


Teszero, tens que chanfrar as esquinas dos rasgos, pois senão o desgaste das pastilhas vai ser maior.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 04 de Junho de 2014, 07:20
obrigado pela dica.

eu penso que sejam arredondadas.. mas vou confirmar mwlhor quando estivwr em casa e tiro fotografia mais proxima.

abraxo
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: darioglv em 04 de Junho de 2014, 08:22
São lindos estes discos!
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 04 de Junho de 2014, 22:53
Aqui fica o link para o livro:

http://uploaded.net/file/7308nvm8/Brake (http://uploaded.net/file/7308nvm8/Brake)


Espero que não esteja a infringir regras.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 11 de Junho de 2014, 10:21
Não consigo abrir :(

O computador do serviço bloqueia 80% da internet :P

é Pdf?

Se sim, e se possivel, aloja no nosso servidor :)
https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?action=media (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?action=media)

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: SMAP em 11 de Junho de 2014, 10:27
Não consigo abrir :(

O computador do serviço bloqueia 80% da internet :P

Não consegues abrir pois o link está errado. O Marco podia era ter dito o nome do livro.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 11 de Junho de 2014, 10:29
ele fez o upload do mesmo para o site, o link é que está errado. :)

Marco, faz o upload se poderes antes para este servidor :)

Não disse o nome porque ninguém lhe perguntou, lol

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 11 de Junho de 2014, 21:29
O livro chama-se "Automotive - Brake Handbook", e arranjei-o no filecrop, mas o site de busca foi fechado pela polícia britânica.

Eu posso pôr o livro cá, mas tenho algum receio pois o ip fica registado. O que eu vou fazer é mandar mail com o livro para a administração do fórum e depois a administração faz o upload.

Teszero, 400€ por duas bombites? Acho que é mesmo por terem a marca porsche, e a porsche não as fabrica de certeza.

Por acaso sei que há uma marca inglesa ou americana que faz bombites de 4 e 6 pistons e chama-se willwood, e são feitas para muitos carros, antigos e modernos, incluindo muitos ford's europeus clássicos (sierra, scorpio e escort cosworth, com a furação igual à da saab, 4x108, se não me engano, e nestes carros há pessoal que monta discos do wrc com 320 mm ou 340mm, não sei bem, mas para jantes de 18''). Mas no uk vendem-nas de certeza, pois soube na publicidade numas revistas inglesas de ford's, fast ford uk e classic ford.

E outra coisa, que aprendi no referido livro, manter o mesmo disco mas passar de uma bombite flutuante de 1 pistão para outra fixa e com 2 ou mais pistões, já melhora a travagem, por isso procurem umas para os discos originais e não sejam roubados à descarada/gastem os valiosos euros sem necessidade.

http://www.wilwood.com/ (http://www.wilwood.com/)

www.wilwood.com/Calipers/CaliperList.aspx?subname=Forged%20Narrow%20Dynalite (http://www.wilwood.com/Calipers/CaliperList.aspx?subname=Forged%20Narrow%20Dynalite), penso que umas bombites deste tipo servem...

O que podem fazer é mandar mail para eles pra saber preços e recomendações para o saab que tenham.

Mas não esquecer que há vendedores autorizados no uk e talvez noutros países europeus! Por isso nada de dar de comer ao nosso estado chulo (nomeadamente alfândegas).
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 12 de Junho de 2014, 11:50
Achas 400€ por 2 maxilas brembo de 4 bombites caro??? :P

Procura então lá preços :P

Quando vires que um kit de travões fica acima dos 2000€... já vais achar barato :P

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 12 de Junho de 2014, 18:17
A wilwood pede 200 dólares por duas bombites de 4 pistões cada, em em euros deve dar 150. Mas o preço depende das dimensões, mas ao menos são novas.

As porsche são usadas, certo?

E como já disse, lá por terem a marca porsche não as faz melhores que as outras, pois são feitas por uma empresa qualificada e apenas leva o carimbo da porsche. Se calhar até são feitas pela brembo.

Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 12 de Junho de 2014, 18:39
Não as comprei por serem usadas por um porsche, comprei-as por serem monoblock e por serem brembo :)

Não conheço a marcar Wilwood, mas Brembo conheço e sei que posso confiar.

Vou ler mais sobre a Wilwood, mas... neste momento, faria o mesmo :P

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 12 de Junho de 2014, 20:09
Eu só apresentei alternativas mais baratas, para ajudar.

E vê lá o link que deixei pois parece que a wilwood tem bombites para aplicar em carros que tenham de origem bombites flutuantes, o que pode tornar mais fácil a adaptação.

Eu não tou a fazer nem quero fazer publicidade a qualquer marca.

Também existe uma outra marca de travões e acessórios, APracing.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 12 de Junho de 2014, 20:19
Obvio... nem eu intrepetei como tal...

Alias, só agradeço a informação que tens postado neste e em outros tópicos :)

Estive a ver a página por alto e fiquei surpreendido...

Não sei se para o tamanho que tenho se ficaria mais barato, mas vi lá algumas de 6 bombites porreiros (por alto)

Outra coisa que reparei é que ocupam muito menos espaço na jante que as minhas, ou seja, consigo ter um disco maior na mesma jante... ou colocar uma jante mais pequena no mesmo disco :)

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: SMAP em 12 de Junho de 2014, 21:12
Também existe uma outra marca de travões e acessórios, APracing.


Nós conhecemos, mas o kit deles de travões é mesmo o mais caro e exige jante 18"

http://www.abbottracing.net/product.php?id_product=105 (http://www.abbottracing.net/product.php?id_product=105)
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 12 de Junho de 2014, 21:37
Têm é de falar directamente com a AP racing, não com um revendedor, pois o kit que mostras é completo e até traz pastilhas, e é aí que o revendedor pode meter o prego. As pastilhas não sei quais são, mas penso que podem ser compradas em separado.

Ou perguntem ao revendedor se ele vende o kit mas sem as pastilhas.


Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: SMAP em 12 de Junho de 2014, 22:07
Têm é de falar directamente com a AP racing, não com um revendedor, pois o kit que mostras é completo e até traz pastilhas, e é aí que o revendedor pode meter o prego. As pastilhas não sei quais são, mas penso que podem ser compradas em separado.

Ou perguntem ao revendedor se ele vende o kit mas sem as pastilhas.


Isto é um kit feito pela Abbott Racing, a AP Racing não te vende nada. Abbott mandou fazer os apoios para as bombas compra as restantes partes a AP Racing e vende pelo valor que quer ...

E só comprando um kit daqueles é que irias saber os part numbers, pois a AP Racing não vende Kits específicos para SAAB.

Dou-te um exemplo os meus 2 kits de travoes, ambos foram comprados na speedparts - http://www.speedparts.se (http://www.speedparts.se).

O que esta no 9000 do meu Pai, tem umas bombas Brembo, uns discos de um 9-3 SS Aero de 314 mm e uns apoios que a speedparts mandou fazer. O outro kit é da WP Pro - http://www.wpprobrakes.com/ (http://www.wpprobrakes.com/) - mas que a speedparts encomendou a WP Pro.

Tens aqui um Kit semelhante mas da maptun - http://www.maptunparts.com/brake-system/brake-upgrade-kits/1290/maptun-brake-kit-336-mm-17.html (http://www.maptunparts.com/brake-system/brake-upgrade-kits/1290/maptun-brake-kit-336-mm-17.html)

A speedparts ja nem vende os kits que tenho - http://shop.speedparts.se/en/prod/9000-85-98/brakes/brake-caliper/ (http://shop.speedparts.se/en/prod/9000-85-98/brakes/brake-caliper/)

Tambem encontras o kit da WP Pro a venda na PFS - http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=52_432_437&products_id=2380 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=52_432_437&products_id=2380) - mas é diferente, o tamanho do disco é mais pequeno e as bombas são inferiores embora de 6 pistons

A questão é que estes revendedores são os únicos com capacidade financeira para fazer encomendas em grande numero. Não penses que se vendem muitos Kits destes, portanto só são fabricados em pequena escala.

A Abbott por exemplo tem o exclusivo dos LSD da Quaife - http://www.abbottracing.net/product.php?id_product=109, (http://www.abbottracing.net/product.php?id_product=109,) pois ha uns tempos comprei um e quando falei com a NeoBrothers - http://www.neobrothers.co.uk (http://www.neobrothers.co.uk) - eles disseram-me para falar com a Abbott. Eles deixaram de vender os LSD da Quaife porque tinham que comprar sempre a Abbott para poder vender aos seus clientes.

Repara que no site da quaife nao tens preço para o LSD para o 9000

http://shop.quaife.co.uk/SAAB-9000-1996-98-quaife-atb-helical-lsd-differential (http://shop.quaife.co.uk/SAAB-9000-1996-98-quaife-atb-helical-lsd-differential)

Mas tens para outros diferenciais

http://shop.quaife.co.uk/differentials (http://shop.quaife.co.uk/differentials)
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 12 de Junho de 2014, 22:45
Ok. Podiam tentar arranjar mais informações em sites ingleses da saab, se é que já não o fizeram.

Mas antes têm de ler o tal livro que já mandei para o mail geral.

A minha opinião continua a ser que se modifica o sistema de travagem por passos, para poupar dinheiro e maçada.

Primeiro é abrir os tais rasgos nos discos ou comprar uns já com eles, mudar  os tubos por outros em malha de aço, comprar pastilhas melhores. Se ainda fôr preciso mais poder de travagem, e antes de mudar o disco, ver primeiro se existe uma bombite com um pistão maior, mas cuidado pois em casos extremos a bomba principal tem de ser mudada por uma que desloque mais volume de óleo, para um mesmo deslocamento axial.


E quase de certeza também tem de ser mudada quando colocam essas bombites maiores.

Talvez a bomba de travão das versões automáticas ajude, pois acho que o diâmetro é maior. E é ver se quem vende o kit completo dos discos maiores e bombites fixas aconselha mudar a bomba principal ou cilindro principal, se vendem uma.

Por acaso o corvete C5 usa uma bombite flutuante de dois pistões, algo raro num veículo ligeiro, e também alguns veículos comerciais usam, como algumas versões da transit dos anos 90. Fica apenas o exemplo.

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Flgmotorsports.com%2Fgallery%2Falbums%2Fuserpics%2F10001%2FRED_Z06_Calipers.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.lgmotorsports.com%2Fproduct_info.php%3Fproducts_id%3D1623&h=550&w=550&tbnid=QqlDOagBi-UjdM%3A&zoom=1&docid=RzJdQQOxXDFE8M&ei=7h2aU-K2G4Gg0QXgjYHABg&tbm=isch&client=firefox-a&ved=0CGcQMyhBMEE&iact=rc&uact=3&dur=1135&page=4&start=60&ndsp=21 (http://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Flgmotorsports.com%2Fgallery%2Falbums%2Fuserpics%2F10001%2FRED_Z06_Calipers.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.lgmotorsports.com%2Fproduct_info.php%3Fproducts_id%3D1623&h=550&w=550&tbnid=QqlDOagBi-UjdM%3A&zoom=1&docid=RzJdQQOxXDFE8M&ei=7h2aU-K2G4Gg0QXgjYHABg&tbm=isch&client=firefox-a&ved=0CGcQMyhBMEE&iact=rc&uact=3&dur=1135&page=4&start=60&ndsp=21)

Exemplo de kit's wilwood vendidos na américa:

http://www.carid.com/2005-chevy-corvette-brakes/wilwood-6-pistons-caliper-kit-15992494.html (http://www.carid.com/2005-chevy-corvette-brakes/wilwood-6-pistons-caliper-kit-15992494.html)

neste tópico o user muda as bombites originais da frente pelas do corvette flutuantes também mas de dois pistons:

http://www.regalgs.org/topic/46435-geforcextremes-supercharged-2000-buick-regal-gse/ (http://www.regalgs.org/topic/46435-geforcextremes-supercharged-2000-buick-regal-gse/)
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 12 de Junho de 2014, 23:19
E encontrei agora ao pesquisar pelas bombites do corvette, umas para este carro, flutuantes mas com 3 pistons e com uma pastilha err pastilhona (também eu tou sempre a aprender.):

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fi.tfcdn.com%2Fimg2%2FgsUzFFkABcFLCoAwDAVAceVpGlwpXqbEGvz2Q16keBxXXtOZ9nu7JrCi2czKRFRrdZyWB3xbRslqLuRIe-RVQDDe0yWAh4lcflY-BT5kLQTMwXM_DuqOsv4 (http://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fi.tfcdn.com%2Fimg2%2FgsUzFFkABcFLCoAwDAVAceVpGlwpXqbEGvz2Q16keBxXXtOZ9nu7JrCi2czKRFRrdZyWB3xbRslqLuRIe-RVQDDe0yWAh4lcflY-BT5kLQTMwXM_DuqOsv4)*%2FfvUG-v8A.B&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.thefind.com%2Fcars%2Finfo-corvette-brake-calipers&h=250&w=250&tbnid=9eimbGO8wEfxfM%3A&zoom=1&docid=Ax4fCRciB7QNgM&ei=7h2aU-K2G4Gg0QXgjYHABg&tbm=isch&client=firefox-a&ved=0CHcQMyhRMFE&iact=rc&uact=3&dur=1998&page=5&start=81&ndsp=23

e o site de busca de peças americano que aloja a foto:
http://www.thefind.com/cars/info-corvette-brake-calipers (http://www.thefind.com/cars/info-corvette-brake-calipers)

Tentem pesquisar estas peças de travagem na terra do tio sam, pois lá o "automóvel" move milhões por ano só por causa de peças melhoradas.

Se calhar já ouviram falar do SEMA.

Enquanto escrevia pesquisei sobre o saab 9000 no site que acabei de descobrir (http://www.thefind.com (http://www.thefind.com)) e vejam o que encontrei:

http://www.thefind.com/search?query=saab+9000+brake+calipers&filter (http://www.thefind.com/search?query=saab+9000+brake+calipers&filter)[query]=saab+9000+brake+calipers&filter[qpcookie]=showpagetype%3D1%2C&filter[pagenum]=2

http://www.jcwhitney.com/centric_posi-quiet_loaded_brake_caliper/p3007041.jcwx?VSID=d50151y1998j1&TID=LC00004&JCW_SRC=AFF&lc=1&asid=237085&lid=3&lcid=LC001402610100.22030 (http://www.jcwhitney.com/centric_posi-quiet_loaded_brake_caliper/p3007041.jcwx?VSID=d50151y1998j1&TID=LC00004&JCW_SRC=AFF&lc=1&asid=237085&lid=3&lcid=LC001402610100.22030)

http://www.performancedepot.com/newcatalog/pdproductdisplay.php?sku=317513, (http://www.performancedepot.com/newcatalog/pdproductdisplay.php?sku=317513,) não sei sequer se é para o saab 9000.

http://www.amazingsavingsautoparts.com/index.php?action=item&id=13544725&adv=pricegrabber, (http://www.amazingsavingsautoparts.com/index.php?action=item&id=13544725&adv=pricegrabber,) esta diz que é para o 9000, mas como diz que é uma peça reconstruída não sei.

http://www.ebay.com/itm/like/370937638607, (http://www.ebay.com/itm/like/370937638607,) pastilhas bendix para o 9000

http://www.ebay.com/itm/like/151198700686 (http://www.ebay.com/itm/like/151198700686) kit wilwood de bombites de 4 pistons + suportes + pastilhas + discos de 13'' por 700€ e transp por 170€; este penso que interessa.

e num fórum também encontrei isto sobre a bombite do corvette, e é de notar o pouco offset que existe entre a face do disco onde a jante encosta e a superfície de atrito do disco:

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fi6.photobucket.com%2Falbums%2Fy217%2Flemanster%2FC5%252520BRAKE%252520UPGRADE%2FIMG_0181.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fperformanceforums.com%2Fforums%2Fshowthread.php%3F67266968-Is-there-an-Aussie-version-of-Corvette-C5-calipers&h=600&w=800&tbnid=oTBHxNi5drFJ_M%3A&zoom=1&docid=704gPzwRl6JlwM&ei=rR6aU7f2CYGV0QWvxYHIDg&tbm=isch&client=firefox-a&ved=0CAwQMygEMAQ4ZA&iact=rc&uact=3&dur=285&page=6&start=104&ndsp=21 (http://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fi6.photobucket.com%2Falbums%2Fy217%2Flemanster%2FC5%252520BRAKE%252520UPGRADE%2FIMG_0181.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fperformanceforums.com%2Fforums%2Fshowthread.php%3F67266968-Is-there-an-Aussie-version-of-Corvette-C5-calipers&h=600&w=800&tbnid=oTBHxNi5drFJ_M%3A&zoom=1&docid=704gPzwRl6JlwM&ei=rR6aU7f2CYGV0QWvxYHIDg&tbm=isch&client=firefox-a&ved=0CAwQMygEMAQ4ZA&iact=rc&uact=3&dur=285&page=6&start=104&ndsp=21)
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: SMAP em 13 de Junho de 2014, 08:32
Não querendo dizer mal do que tu encontraste, pois na realidade tem um preço bem bom tens que levar em conta o que pagas de alfandega

http://www.ebay.com/itm/Big-Brake-Kit-SAAB-9000-84-97-13-034-4-piston-Wilwood-calipers-/151198700686 (http://www.ebay.com/itm/Big-Brake-Kit-SAAB-9000-84-97-13-034-4-piston-Wilwood-calipers-/151198700686)

No mínimo pagas 23% e repara que ele diz que devido a restrições de peso tem que ser enviado em 2 encomendas.

Preço 700€
Portes 145€

Preço dividido 2 encomendas
Preço 350
Portes 72,5
Total 422,5

Alfandega 23% 97,1
Total em PORTUGAL 519,60 por encomenda

Preço total das 2 encomendas 1039€ e estas a pagar em Portes/alfandega 145€ mais 194,2€ = 339,2€

Sinceramente no meu caso preferia juntar um pouco mais e comprar o Kit da maptun - http://www.maptunparts.com/brake-system/brake-upgrade-kits/1290/maptun-brake-kit-336-mm-17.html, (http://www.maptunparts.com/brake-system/brake-upgrade-kits/1290/maptun-brake-kit-336-mm-17.html,) pois a qualidade dos materiais é superior (basta veres os discos). E com 50€ (portes) ou menos tens o kit a tua porta.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 13 de Junho de 2014, 08:37
Desculpem a pergunda...

mas o que são bombites flutuantes?

Quanto aos kits que apresentaste até agora...
vês... não paguei assim tanto...

eu paguei
maxilas - 400€
discos aero 355mm - 300€
adaptadores em aluminio - 50€
Total: 750€

Outra coisa que tens que ter noção... é que se vais fazer um compra no valor de 900€ vindos da América... prepara-te para pagares cerca de 300€ de taxas e impostos alfandegarios...

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: SMAP em 13 de Junho de 2014, 08:41
Ok. Podiam tentar arranjar mais informações em sites ingleses da SAAB, se é que já não o fizeram.

Mas antes têm de ler o tal livro que já mandei para o mail geral.

Ja recebemos o livro, mas tenho que o alojar fora do saabsportugal por uma questão de direitos de autor, depois ponho o link.

E quase de certeza também tem de ser mudada quando colocam essas bombites maiores.

Talvez a bomba de travão das versões automáticas ajude, pois acho que o diâmetro é maior. E é ver se quem vende o kit completo dos discos maiores e bombites fixas aconselha mudar a bomba principal ou cilindro principal, se vendem uma.

O lógico seria pensar que pondo bombas com pistons maiores a bomba central também teria que ser mudada para uma com um pistão com maior diametro, mais é exactamente o contrário. Lê este topico - Sistema Hidraulico de Travagem (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=855.0) - para perceberes
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: SMAP em 13 de Junho de 2014, 08:42
Desculpem a pergunda...

mas o que são bombites flutuantes?

Bombas de travão como as originais, que só tem pistons de 1 dos lados
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 13 de Junho de 2014, 20:54
Não não levo a mal, só deixei como indicação pois não vou pôr discos maiores no meu.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 13 de Junho de 2014, 21:23
E quase de certeza também tem de ser mudada quando colocam essas bombites maiores.

Talvez a bomba de travão das versões automáticas ajude, pois acho que o diâmetro é maior. E é ver se quem vende o kit completo dos discos maiores e bombites fixas aconselha mudar a bomba principal ou cilindro principal, se vendem uma.


O lógico seria pensar que pondo bombas com pistons maiores a bomba central também teria que ser mudada para uma com um pistão com maior diametro, mais é exactamente o contrário. Lê este topico - Sistema Hidraulico de Travagem ([url]https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=855.0[/url]) - para perceberes


Smap, tás um pouco enganado. E vi os cálculos que fizeste no outro tópico, mas os cálculos fazem com base no volume de fluido deslocado. Quando leres o tal livro também o autor realiza cálculos mas no final tens que chegar ao volume deslocado, e não ao curso. Para uma determinada bomba central, o que determina o volume de fluido que esta desloca, é o curso. Pois o volume de um cilindro é a área da base (igual à do círculo) vezes a altura, que neste caso é o curso ou deslocamento axial do cilindro.

Ao meteres uma bomba central de menor diâmetro, o que acontece é que para deslocares o mesmo volume de fluido, tens de fazer o cilindro percorrer maior distância (pois o diâmetro tem um valor fixo), e aumentas o curso do pedal de travão também.

Mais informação aqui:

http://www.hoppers.com.au/basics.htm (http://www.hoppers.com.au/basics.htm)

http://www.e30m3project.com/e30m3performance/installs/installs-1/25mc/25mc.htm (http://www.e30m3project.com/e30m3performance/installs/installs-1/25mc/25mc.htm)

http://www.calverst.com/articles/Brakes%20-%20How%20they%20work.htm (http://www.calverst.com/articles/Brakes%20-%20How%20they%20work.htm)

http://www.hoppers.com.au/articles/Guide%20for%20Designing%20Brakes%20for%20Modified%20Cars.pdf (http://www.hoppers.com.au/articles/Guide%20for%20Designing%20Brakes%20for%20Modified%20Cars.pdf) (aconselho a ler, pois dá indicações sobre como construir os suportes)
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: SMAP em 13 de Junho de 2014, 21:31
Smap, tás um pouco enganado. E vi os cálculos que fizeste no outro tópico, mas os cálculos fazem com base no volume de fluido deslocado. Quando leres o tal livro também o autor realiza cálculos mas no final tens que chegar ao volume deslocado, e não ao curso. Para uma determinada bomba central, o que determina o volume de fluido que esta desloca, é o curso. Pois o volume de um cilindro é a área da base (igual à do círculo) vezes a altura, que neste caso é o curso ou deslocamento axial do cilindro.

Ao meteres uma bomba central de menor diâmetro, o que acontece é que para deslocares o mesmo volume de fluido, tens de fazer o cilindro percorrer maior distância (pois o diâmetro tem um valor fixo), e aumentas o curso do pedal de travão também.

Até posso ter cometido algum erro de calculo, mas o que tu dizes eu também o disse. Provavelmente não leste foi tudo.


Resumindo:

Quando se poem bombas com 4/6 pistons em que a area conjunta dos pistons é maior que a area do piston da bomba original, tem as seguintes consequencias.

- Pela mesma força de "input" no pedal de travagem tem maior força de "output" nos pistons
- Sendo que o curso do pedal de travagem não muda, perdem sensibilidade de travagem visto que por cada milimetro de curso tem mais força

Ou seja se mudam as bombas de travões por umas de 4/6 pistons (com maiores dimensões) devem mudar tambem a bomba central de travagem por uma que contenha um piston de menores dimensões.

Ou seja quando digo para porem uma bomba com um piston de menor diâmetro, é unicamente para ficarem com o curso que tinham anteriormente. Ou seja para terem a mesma sensibilidade do pedal, pois se não o fizerem ficaram com um pedal mais duro ao toque e que trava com um curso menor.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: SMAP em 13 de Junho de 2014, 21:47
Estive a ler este link - http://www.e30m3project.com/e30m3performance/installs/installs-1/25mc/25mc.htm (http://www.e30m3project.com/e30m3performance/installs/installs-1/25mc/25mc.htm) - que puseste e la dizem isto

The one thing about brake pedals is that they can never really be too stiff. Anything that can be done to reduce brake pedal travel is going to improve sensitivity and confidence under heavy braking.

Eu que tenho experiência de ter trocado os travões do meu 9000 por 2 kits (o kit que esta no 9000 do meu Pai anteriormente esteve no meu) garanto-te que, pessoalmente, prefiro um curso mais longo pois da-me maior sensibilidade.

A força de travagem eu ja ganhei quando mudei os discos e as bombas, mas perdi curso de pedal. E como estava habituado ao curso anterior não gosto tanto do curso actual do pedal, a unica forma de conseguir o curso que tinha anteriormente é meter uma bomba com um piston com menor diâmetro.

No caso do link que publicaste, o que fazem é por um uma bomba com um piston de maior diametro para ganhar mais poder de travagem. Mas não mudam as bombas nas rodas. Se fizeres o mesmo num 9000 garanto-te pôs os discos em brasa e perdes poder de travagem. Os discos originais são subdimensionados para o peso do 9000 e facilmente perdem eficácia . E no meu caso com umas jante 17" mais pesadas que as 15" e com mais atrito dos pneus mais largos ainda se sente mais que os discos originais estão subdimensionados, por isso melhorei o sistema de travagem.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 13 de Junho de 2014, 22:28
Esse link que leste foi o do bmw E-30.

Tens de ler os outros na totalidade.

O problema de um curso maior, é quando as coisas correm mal. Se por acaso o líquido aquecer demasiado, ou por alguma razão houver ar no sistema, é preciso lembrar que nestas condições o pedal ainda vai afundar mais e pode atingir o curso máximo, sem que se consiga obter um poder de travagem que dê para parar a tempo.

Não esquecer que é preciso sempre ter margem de segurança.

E temos que fazer o que os fabricantes fazem. Uns travões minimamente decentes nunca ficam perto do curso máximo em condições normais, para que exista uma margem de segurança para quando os travões sobreaquecem ou mesmo um tubo rebenta, há ar ou o óleo começou a criar bolhas de vapor.

Eu só disse isto pois um sistema de travagem tem de ser pensado pra poder funcionar com uma eficácia mínima quando há avarias nos componentes, é feito a pensar na pior situação que venha a ocorrer.

Exemplo disto é o sistema de travagem em diagonal e em duplo circuito, que todos os carros a partir dos anos 70 (penso), foram obrigados por lei a o ter montado de série.

Antes desta exigência legal, se um tubo rebentasse ou houvesse uma grande fuga, esta afectava todo o sistema de travagem e este simplesmente deixava de funcionar. Hoje em dia se isto acontecer, perde-se eficácia de travagem, mas o circuito não afectado continua a fazer o seu trabalho, mesmo que isso implique uma grande força no pedal.

E o circuito em diagonal foi implementado para melhorar a estabilidade em travagens de emergência, entre outras coisas. Mas geralmente um circuito em diagonal tem dois circuitos separados.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: SMAP em 13 de Junho de 2014, 23:00
Esse link que leste foi o do bmw E-30.

Tens de ler os outros na totalidade.

O problema de um curso maior, é quando as coisas correm mal. Se por acaso o líquido aquecer demasiado, ou por alguma razão houver ar no sistema, é preciso lembrar que nestas condições o pedal ainda vai afundar mais e pode atingir o curso máximo, sem que se consiga obter um poder de travagem que dê para parar a tempo.

Não esquecer que é preciso sempre ter margem de segurança.

E temos que fazer o que os fabricantes fazem. Uns travões minimamente decentes nunca ficam perto do curso máximo em condições normais, para que exista uma margem de segurança para quando os travões sobreaquecem ou mesmo um tubo rebenta, há ar ou o óleo começou a criar bolhas de vapor.


Tu ainda não entendeste, porque digo para por uma bomba com um piston de menor diâmetro.

Com o sistema de travagem de origem o curso de pedal era de 3 cm (valor exemplificativo), quando instalei o kit de travões da speedparts o curso do pedal passou para 2 cm. No entanto nesses 2 cm tem mais poder de travagem que nos 3 cm originais.

Ao mudares a bomba central para uma com um piston de menor diâmetro passas a ter novamente os 3 cm de curso do pedal original, mas visto que tens umas bombas de 6 pistons e discos de maior diâmetro tens muito mais poder de travagem nesses mesmos 3 cm.

Se não mudares a bomba central de travões ficas com 2 cm de curso de pedal que te é muito mais difícil de dosear pois perdeste 1 cm de sensibilidade.


Em relação ao oleo de travões o meu sistema tem Motul RBF660 - http://www.ebay.co.uk/itm/Motul-RBF660-100-Synthetic-Race-Racing-Rally-DOT-4-Brake-Fluid-500ml-/301149062246 (http://www.ebay.co.uk/itm/Motul-RBF660-100-Synthetic-Race-Racing-Rally-DOT-4-Brake-Fluid-500ml-/301149062246)
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 13 de Junho de 2014, 23:50
A informação que aqui deixei foi para informar e ajudar quem quer ou já modificou o sistema de travagem.

Smap, quando ao que dizes não digo que não tens razão no que dizes em relação ao cilindro principal original.

Só mais uma cena, ao colocar um cilindro de maior diâmetro, não te esqueças que a pressão aplicada por este no fluido diminui, logo ao mínimo toque no pedal não se deve notar os travões a "responderem logo". P = F/A
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: SMAP em 16 de Junho de 2014, 07:34
Eu habituei-me ao novo curso de pedal, não cheguei a trocar a bomba central de travões. Uma coisa que também faz imensa diferença é o servo-freio que no caso do 9000 podia ser melhor, mas ainda não encontrei nenhum que seja plug and play e com melhores características ...
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 16 de Junho de 2014, 08:40
Não sei que porra de discos / calços tenho no 9-3ss aero...
Mas estou mortinho que acabem para colocar uns bons...

Quando fui à figueira ver as coisas para o encontro atrasei-me... maldito leitão...
tive que vir "lançado" para o porto...

fiquei a saber duas coisas...

O carro afinal até anda... deu 250 várias vezes... (em pista fechada, claro, lol)
e... o carro não trava...

Em plena A1, com 3 faichas de rodagem, um imbecil lembrou-se de se meter à minha frente...
Coloquei o pé ao travão...
carreguei, carreguei, carreguei e... chegou ao fim do curso e o carro sempre a andar em frente...

o azelha saiu-me da frente e ultrapassei-o com o pedal do travão encostado no fundo...

lolol

tem piada porque não lhe toquei na trazeira.. .senão deixava de ter...

travões por vacuo.... grrrrr... para quê???

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 17 de Junho de 2014, 21:29
O pedal foi ao fundo? Ou tás na brincadeira?

Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 17 de Junho de 2014, 21:37
foi ao fundo....

Depois em teste... com o carro parado... verifiquei que vai sempre ao fundo...

obviamente tenho que fazer força... mas toco no fundo do curso do pedal.... mesmo parado..

na condução do dia a dia trava bem, imobilizo bem o carro, mas nunca tive que carregar com tanta "vontade"...

Tenho que comparar com outro igual a ver se é feitio ou defeito....

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 17 de Junho de 2014, 21:59
Penso que quase de certeza não é normal.

Podem ser borrachas da bomba principal, ou ar, ou alguma fuga de òleo no sistema.

Tens de ver o nível de òleo de travão, mas se tiver baixo penso que acende uma luz, e o tubo de travão de cada uma das rodas.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 17 de Junho de 2014, 22:14
foi a primeira coisa que fui ver...
tudo ao nível e tudo normal...
como te referi, no dia a dia não notas qualquer anomalia...

não sei se os tids usam o mesmo sistema de travagem... porque a gasolina não conheço mais nenhum com quem me relacione...  :( ...

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 17 de Junho de 2014, 22:35
Então podem ser as borrachas da bomba principal ou mesmo um ponto de corrosão no cilindro principal.

Por acaso o óleo de travão tá preto ou com partículas pequenas em suspensão?
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 17 de Junho de 2014, 22:56
ainda não o troquei desde que tenho o carro...
é das coisas que "ando para fazer"... nem sei o estado do mesmo...
sei que está ao nível...

Vou ver se troco mal possa.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 18 de Junho de 2014, 19:55
Mudar o oleo de travão a tempo é uma cena básica, e eu não devia saber isto pois nem tenho carta..... Tou a brincar pois já há alguns anos que mexo em carros.

O oleo de travão até ao DOT 4 deve-se mudar de dois em dois anos, ou é de 4 em 4, não sei bem, independentemente da quilometragem. Isto deve-se ao facto de absorver água.

O DOT 5.1, por ser sintético, acho que dura mais por absorver menos água.


Sobre um sistema de travagem que se sabe que está a 100%, quando o pedal fica duro deve-se ao calor excessivo (de uma travagem brusca ou descida muito longa) que faz as pastilhas terem menos atrito com o disco.
Para não voltar a acontecer deve-se colocar pastilhas com material de atrito melhor. E/ou melhorar o arrefecimento dos travões, trocar disco sólido por um ventilado, colocar condutas para canalizar ar, mas isto é mais complicado.

Quando o pedal fica esponjoso é devido ao óleo que atinge o ponto de ebulição. Pode ser por ter absorvido muita água (ou seja, não ter sido mudado a seguindo o intervalo recomendado), ou pelo sistema de travagem aquecer demasiado regularmente. Para resolver o primeiro caso, é mudar o oleo e colocar o recomendado, para o segundo, é colocar óleo com um ponto de ebulição superior, talvez um sintético, e melhorar o fluxo de ar para os travões, mas pode-se trocar o oleo de origem logo por um de melhor desempenho, desde que seja compatível com os componentes do sitema e com o oleo recomendado pelo fabricante

Se as soluções anteriores não resolverem os dois problemas é aumentar o tamanho dos discos e colocar bombites com mais pistons ou com pistão de maior diâmetro. Mas esta solução é a mais cara.

Há quem diga que as pastilhas são todas o mesmo mas não é verdade. Há umas mais moles e outras mais rijas. As moles aquecem mais e gastam menos o disco, e o pedal fica menos duro. As mais rijas provocam o oposto, mais ou menos.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Guest em 19 de Junho de 2014, 02:47
Entao o Dot 4 muda-se de 2 em 2 ou de 4 em 4? Nao entendi...
Pastilhas mais duras ou mais moles? Interessa travar melhor, nao entendi quais recomendas...

Abraco
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 19 de Junho de 2014, 08:19
Sim, eu sei disso. :P

https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=579.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=579.0)

Mudo em todos os carros / motas de 2 em 2 anos...

este 9-3ss está a falhar... não é costume...

cá em casa são 3 saabs e 2 motas...
no meio disto tudo ainda trabalho :P
lol

Abraço
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 20 de Junho de 2014, 22:16
Entao o Dot 4 muda-se de 2 em 2 ou de 4 em 4? Nao entendi...
Pastilhas mais duras ou mais moles? Interessa travar melhor, nao entendi quais recomendas...

Abraco

Eu só disse o que se sente no pedal quando a pastilha é dura ou mole. Recomendar, não recomendei, pois depende da utilização.
As pastilhas de competição são as melhores para altas temperaturas mas só travam quando estão quentes, e até nem são legais para a via pública. E não as recomendo para uso em estrada pois a frio travam mal, além de serem ilegais.
A recomendação deve ser pedida a quem vende ou ao fabricante.

A ferodo sei que tem umas pastilhas de baixa gama, e depois há ferodo premier, e acima há as DS qualquer coisa.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Aero74 em 22 de Junho de 2014, 02:17
Sim, eu sei disso. :P

https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=579.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=579.0)

Mudo em todos os carros / motas de 2 em 2 anos...

este 9-3ss está a falhar... não é costume...

cá em casa são 3 saabs e 2 motas...
no meio disto tudo ainda trabalho :P
lol

Abraço

Imagina se tivesses uns piriquitos e o cão para passear  :D Não te safavas...
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 22 de Junho de 2014, 21:40
agora tenho cão pah... :P

estou tramado :P
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: Marco Gonçalves em 23 de Junho de 2014, 18:39
agora tenho cão pah... :P

estou tramado :P

Treina-o para ir buscar ferramentas ou peças.

O cão pequeno que agora tá na casa da mãe do meu pai também faz de mecânico de vez em quando.

Uma vez o meu pai tava a mudar uns casquilhos da suspensão, pôs o casquilho velho no chão e nunca mais o viu...

O cão tirou-o do chão para fazer daquilo um osso para roer. Como a borracha é difícil de roer para o cão, ele deve ter feito da peça um míssil dispare e esqueça... O míssil deve ter ido parar à casa do vizinho ou evaporou pois nunca mais foi visto.

E depois o mais fácil foi ir comprar as peças novas sem a velha.
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: darioglv em 24 de Junho de 2014, 14:09
com um gato ja nao tinham esse problema!
Título: Re: modificar discos de travão
Enviado por: TesZero em 24 de Junho de 2014, 18:07
o meu cão é mais pequeno que um casquilho :P

tem uma cabeça tão pequena que dificilmente conseguiria se lembrar das peças depois do treino :P

Abraço :P