Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

23 de Abril de 2024, 09:50

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

224 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Perda de Potencia saab 93 2.2 tid 2004  (Lida 11979 vezes)

Offline amadeumir

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
Perda de Potencia saab 93 2.2 tid 2004
« em: 19 de Novembro de 2012, 14:54 »
Boas pessoal

Tenho notado perda de potencia no meu carro, no plano até anda mais ou menos mas a subir nota-se que esta muito lento a desenvolver.
Antes sentia-se o turbo a puxar, agora não se sente nada, vai mas demora bastante a desenvolver.
Fiz uma leitura com o opcom e não detecta nenhum erro, não parece ter tubos rachados, sei que perde alguma pressão na wastegate, mas mantem a pressão do turbo em cerca de 1 bar, medido no tubo do colector de admissão.
Estranhei o facto de os valores da maf estarem sempre a oscilar entre 100 e 180, e os valores da voltagem idem aspas, isto ao ralentim.

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Será que o problema está na maf? existe alguma forma de verificar?, tanto a maf como a map foram limpas e parece estar igual.

Um abraço.
  • saab 93 sportsedan 2004 2.2tid
Saab 93 SS 2.2 Tid :)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Perda de Potencia SAAB 93 2.2 tid 2004
« Responder #1 em: 19 de Novembro de 2012, 15:30 »
já abriste alguma vez a admissão para limpares?

esses carros costumam acumular muita sujidade no colector de admissão e praticamente entope a mesma...
Se fosse a ti dava uma vista de olhos nisso...
Sem ar, o carro não anda...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline amadeumir

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
Re: Perda de Potencia SAAB 93 2.2 tid 2004
« Responder #2 em: 19 de Novembro de 2012, 19:04 »
boas

Já foi limpo a uns meses quando levou a egr, levou vedantes dos injectores juntas todas novas e foi descarbonizado.
Julgo que o problema não será por ai.

abraço
  • saab 93 sportsedan 2004 2.2tid
Saab 93 SS 2.2 Tid :)

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Perda de Potencia SAAB 93 2.2 tid 2004
« Responder #3 em: 19 de Novembro de 2012, 20:02 »
vai dar uma volta com alguem ao lado para ir vendo os valores da MAF e do boost (vai gravando em 4ª a várias rotações/velocidades e uma série em WOT)

se normais já sabemos que não é daí, se for da MAF antes de comprares experimentas uma que eu tenho ali na garagem a ver se fica melhor ;) (ou então tentas tu limpar a resistencia com limpa travões)

apareces no veloso no sábado?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline amadeumir

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
Re: Perda de Potencia SAAB 93 2.2 tid 2004
« Responder #4 em: 20 de Novembro de 2012, 14:50 »
boas

Infelizmente este fim de semana não estou em braga, senão teria todo o prazer em ir, ando mortinho por ir ao veloso fazer uma revisão, tenho uns pequenos problemas no carro e ele sem duvida é a pessoa ideal para resolve-los.
Curiosamente retirei a maf para limpar e verifiquei que a minha não tem resistencia exterior, alias o local onde ele geralmente é fixada aparente nunca ter lá tido nada, isto será normal?
Desconfio da maf porque ela supostamente deveria apresentar valores com pequena variação, mas a minha tanto no valor do ar como na voltagem está sempre a oscilar, e a variação dos valores é enorme, será isto normal?
O ar dá de 100 a 190 kg/h e a voltagem de 1,00 a 1,9 volts sempre a oscilar nesta gama de valores.

Um abraço
  • saab 93 sportsedan 2004 2.2tid
Saab 93 SS 2.2 Tid :)

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Perda de Potencia SAAB 93 2.2 tid 2004
« Responder #5 em: 20 de Novembro de 2012, 15:58 »
deixa ver no meu e depois digo qq coisa.

mas faz um favor, põe em matriz velocidade e rpm e nas celulas quanto ar e que voltagem

abraços
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Perda de Potencia SAAB 93 2.2 tid 2004
« Responder #6 em: 20 de Novembro de 2012, 22:40 »
pode ser muita coisa... o melhor será mesmo ligar o carro à maquina...

para teres ideia.. um amigo nosso tinha um problema de falta de pressão de turbo...

imaginem o que possa ser!!!

nop... turbo bom!!!

nop... valvula apc boa...

nop... valvula wastegate boa...

yup... tubos de vacuo todos direitos e novos...

nop... a centralina também foi trocada e estava em condições...

SIM!!! isso... isso mesmo eram as válvulas sujas :D também demoraram tanto tempo como nós a chegar lá :D

he he he

a câmara de combustão e válvulas estavam tão sujas devido à gasolina de má qualidade... que como não fechavam direito o turbo fazia pressão... mas essa fugia logo para o escape por falta de vedação das válvulas...
Só com teste de compressão lá chegamos...

Portanto, se vais ao Veloso e já fizeste os normais testes de despistagem... o próximo passo talvez seja mesmo ligares o carro a um Tech II e fazeres um teste de compressão.

Seria suposto teres lá a egr... se não a tens deveria acusar erro :|

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Perda de Potencia SAAB 93 2.2 tid 2004
« Responder #7 em: 31 de Dezembro de 2012, 02:13 »
boas

Infelizmente este fim de semana não estou em braga, senão teria todo o prazer em ir, ando mortinho por ir ao veloso fazer uma revisão, tenho uns pequenos problemas no carro e ele sem duvida é a pessoa ideal para resolve-los.
Curiosamente retirei a maf para limpar e verifiquei que a minha não tem resistencia exterior, alias o local onde ele geralmente é fixada aparente nunca ter lá tido nada, isto será normal?
Desconfio da maf porque ela supostamente deveria apresentar valores com pequena variação, mas a minha tanto no valor do ar como na voltagem está sempre a oscilar, e a variação dos valores é enorme, será isto normal?
O ar dá de 100 a 190 kg/h e a voltagem de 1,00 a 1,9 volts sempre a oscilar nesta gama de valores.

Um abraço

Como estas a medir estes valores?
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998