Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 de Abril de 2024, 21:33

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

722 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: [DIY] SAAB 9-3ss/sw 1.9 tid - Limpeza de EGR  (Lida 9735 vezes)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
[DIY] SAAB 9-3ss/sw 1.9 tid - Limpeza de EGR
« em: 28 de Setembro de 2013, 20:24 »
Serve o presente tópico para exemplificar como desmontar e limpar o sistema de Exhaust Gas Recirculation - denominado EGR - de um 9-3ss 1.9 tid. (ou opel vecta 1.9 para o caso do vidinha)
Tal como o próprio nome o indica, este sistema faz a recirculação de gases do escape.
A grande vantagem do sistema é a queima de gases provenientes do escape diminuindo assim as emissões poluentes.
As desvantagens são:
- Temperatura do ar mais elevada, consequentemente ar menos denso (menos o2 por cm3)
- a sujidade proveniente do escape acaba todo na admissão, sujando e até bloqueando a entrada de admissão.
- Como é óbvio, com temperaturas mais baixas e com o motor mais limpo este de forma mais eficiente, com consumos mais baixos alem de ser mais fiável.

Tanto a EGR como todo o colector de admissão devem de ser limpos com alguma frequência.
Desta forma evitamos ver a luz do motor acessa ou até em casos extremos (caso as borboletas da admissão partam) termos o motor na sucata...

Então, o que fazemos para desmontar e limpar a EGR:

1- Temos que retirar a tampa protectora do motor desencaixando-a e identificar o local onde se encontra a egr:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

2- Desligar a ficha da mesma:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

3- Desapertar as duas porcas que seguram um dos apoios de encaixe da tampa protectora do motor:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Apoio do encaixe já desmontado:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

4- Desapertar os 4 parafusos laterais e os 2 parafusos superiores.
A Egr ficará livre, cuidado para não deixarem cair as duas juntas que vedam nas duas ligações.
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aqui já sem a EGR no sítio e as duas ligações à vista (como podem ver... sujas):
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

a entrada de gases da Egr, este é o estado em que muitos motores têm toda a admissão a circular:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

5- Já com a EGR fora, separamos a parte eléctrica que faz mover o pistão da abertura da EGR. Para isso desapertamos os 4 parafusos torx que a prendem:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aspecto da parte eléctrica separada da parte mecânica:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Como podem ver a parte eléctrica somente empurra um pino que faz abrir a válvula. Depois através de um mola a válvula é novamente fechada.
O problema que costuma activar o erro no motor é a dificuldade em abrir a válvula ou falta de estanquecidade. Ambos os problemas criados por excesso de sujidade.

Aspecto da válvula fechada, visto da entrada de gases da válvula:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aspecto da válvula aberta:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

6- Lavar muito bem a parte mecânica com descarburizante / anti-desengordurante especialmente na zona da válvula para criar boa estanquecidade e fácil abertura.
Montar tudo na ordem inverso depois de limpo e seco.
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Qualquer dúvida é por favor colocarem neste tópico.
Qualquer informação extra ou correcção podem também colocar que actualizo este primeiro tópico.

Abraço
« Última modificação: 28 de Setembro de 2013, 21:18 por TesZero »
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: [DIY] SAAB 9-3ss 1.9 tid - Limpeza de EGR
« Responder #1 em: 28 de Setembro de 2013, 20:39 »
Bom post pah... bom trabalho O0

Abraco

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: [DIY] SAAB 9-3ss 1.9 tid - Limpeza de EGR
« Responder #2 em: 28 de Setembro de 2013, 20:54 »
Está porreiro, muito bom mesmo, parabéns. O0 O0 O0
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: [DIY] SAAB 9-3ss 1.9 tid - Limpeza de EGR
« Responder #3 em: 28 de Setembro de 2013, 21:17 »
Obrigado :)

Depois de ter visto o lixo dentro da EGR fiquei com vontade de desmontar toda a admissão para limpar...

Depois deixo DIY da limpeza e eliminação das borboletas.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline 26fatboy

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 626
  • Actividade:
    0%
Re: [DIY] SAAB 9-3ss/sw 1.9 tid - Limpeza de EGR
« Responder #4 em: 28 de Setembro de 2013, 21:51 »
Fantástico post... já tinha visto a fazerem isso á minha... è o que eu digo estás a tomar-lhe o gosto pelos diesel o que é uma ótima noticia. Será sempre bom ter alguém que perceba um pouco destes motores.. afinal existem cá no fórum muitos tid´s.

Parabéns Pedro!
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150Cv (2004)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150CV kit AERO (2005)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TTID 180CV (2010) Pag 13/16
  • Saab 93 Vector TID 150CV Carrinha
  • Saab 95 NG Tid4

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: [DIY] SAAB 9-3ss/sw 1.9 tid - Limpeza de EGR
« Responder #5 em: 28 de Setembro de 2013, 22:51 »
Gosto por ajudar, sim :P
Gosto pelos diesel... huumm.... nem por isso :P
um aero a gpl nunca sujaria assim a admissão :D

Não sou contra o diesel....
mas é mais provável verem-me com um mercedes a gasolina do que com um saab a gasóleo :P

isto... claro... se tivesse dependente disso a nivel de empresa ou algo do género...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline 26fatboy

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 626
  • Actividade:
    0%
Re: [DIY] SAAB 9-3ss/sw 1.9 tid - Limpeza de EGR
« Responder #6 em: 30 de Setembro de 2013, 01:29 »
Como já te disse... se fosse hoje e teria um AERO. Mas é sempre bom ter alguém que perceba um pouco dos tid´s e como é este que tenho...olha aguenta :))) :)))
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150Cv (2004)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150CV kit AERO (2005)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TTID 180CV (2010) Pag 13/16
  • Saab 93 Vector TID 150CV Carrinha
  • Saab 95 NG Tid4