Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

24 de Abril de 2024, 08:28

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

221 Visitantes, 1 Membro

Autor Tópico: [DIY] - Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994  (Lida 14800 vezes)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
[DIY] - Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« em: 06 de Fevereiro de 2013, 23:55 »
Serve o presente DIY para explicar como mudar o óleo.

É um procedimento básico mas que muita gente evita com receio de não ser bem sucedido.

é comum ser este o primeiro procedimento que os iniciante de "bricolage" usam para iniciarem coisas mais complexas :)

pelo menos foi o meu caso.

Deixo então as dicas que devemos usar com fotos.

Antes de mais, deixar o carro aquecer bem, ou depois de chegarem a casa de um passeio.
O óleo deve de estar quente quando sai do carro, assim estará mais fino e facilitara o escoamento.
Se estiver à temperatura ambiente estará muito mais viscoso.

1º - Levantar o carro, existem apoios para macaco hidráulico próprios, neste 9000 tem um em forma redonda própria para encaixe no braço da suspensão. Em outros casos tento sempre usar este mesmo local:



2º - Para nossa segurança aplicar uma preguiça de cada lado que se levante o carro (para mudar o óleo basta um, o lado mais próximo do cárter). Podem apoiar a preguiça no apoio do macaco original:





3º - Colocar um recipiente e desapertar o bojão do óleo, deixar pingar até ao fim.



4º - Usar um bom filtro de óleo... Exemplo este da Man Filter. Podem ler sobre filtros de óleo na secção de "motores/escape/admissão".





5º - usar uma nova anilha no bojão de óleo. Nunca reutilizar a mesma... pode ou não vedar e por 15 ou 20 cêntimos não vale a pena ter que repetir tudo de novo... Podemos usar anilhas de cobre de esmagamento ou destas com borracha vedante:





6º - Utilizar uma chave de remoção de filtros de óleo para remover o antigo:





7º - O filtro deve de ser SEMPRE mudado... para alem do facto de reduzir a capacidade de filtragem quando usado mais que durante uma muda, sai bastante óleo do filtro e radiador de óleo.
Para escoar a maior parte de óleo possível devem de baixar o carro neste ponto, ainda sairá algum do óleo antigo:



8º - Quando colocarem o novo filtro, utilizando a ponta do dedo passem um pouco de óleo velho na borracha vedante do filtro. Isso irá permitir que esta deslize vedando na perfeição. Se não for feito poderá encavalitar a borracha e não vedar, depois teremos que tirar todo o óleo e recolocar novamente.
O filtro deve de ser bem apertado, mas à mão... nunca com a chave, caso contrario não o vão conseguir tirar na próxima vez:

´

9º - Utilizar um bom óleo Sintético....





Espero que tenha sido esclarecedor.

Qualquer dúvida / critica é favor postar.

Abraço
« Última modificação: 29 de Março de 2013, 10:29 por TesZero »
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2013, 02:28 »
E a pressão para apertar o bujao sem moer?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2013, 12:20 »
E a pressão para apertar o bujao sem moer?
É sempre um bocadinho antes de acontecer isso! :))) :)))
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro de 2013, 14:50 »
E a pressão para apertar o bujao sem moer?
É sempre um bocadinho antes de acontecer isso! :))) :)))

Para quem tenha chaves adequadas, saber a pressão seria util

Junto outro comentário visível mas não escrito USAR LUVAS Óleo queimado é óptimo para um cancrozinho

Por último, entreguem numa garagem ou qq coisa adequada o óleo queimado, um ligeiro que seja consegue contaminar uma quantidade assustadora de águas subterrâneas.

TES! Eu a tentar ser sério, ora junta lá estes comentários e da a informação sobre força de aperto.
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2013, 16:00 »


1 - não sei o valor em Nm... mas aperto o parafuso até encostar e depois dou 1/4 de volta para finalizar aperto.

2 - Não vou colocar a indicação das luvas... assim como não vou colocar a indicação de que não se deve de beber o óleo ou mergulhar lá a cabeça... são coisas óbvias....

3 - entregar o óleo usado vai de cada um, eu entrego sempre num ecoponto... mas fazer reciclagem, entregar óleo ou usar catalisador no carro... vai da consciência de cada um... não pertence ao DIY propriamente procedimentos de como se deve viver.

Adicionada dica de aperto do parafuso e realçado a negrito partes importantes.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2013, 18:55 »
"O silencio é a melhor resposta." Concordas Tez?  O:-)
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro de 2013, 19:03 »
Em cada 10 posts ele costuma acertar em 1... por isso não descuro as respostas dele :)

olha o exemplo do aperto... realmente existe o risco de partirmos o cárter, pois este é em alumínio...
não é muito comum... mas há sempre aquelas pessoas que apertam tudo com força máxima para não desapertar :)

Não é imprescindível, mas ao fim de 10 ou 15 postas que ninguém percebe o que ele quer dizer... acaba por ter razão nesta :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline guerreiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 216
  • Actividade:
    0%
Re: [DIY] - Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #7 em: 22 de Abril de 2014, 19:01 »
Qual é o diametro da anilha do bujão de óleo num 2.0T16? São de tamanho padronizado ou são todos iguais? Qual o material que essa anilha deve ser? Estou para mudar o óleo do meu Saab... mas fui à Norauto e eles têm lá "dezenas" de anilhas diferentes..
Já agora haverá muita diferença entre um óleo Mobil One e um de marca branca? Considerando que têm ambos as mesmas especificações?

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: [DIY] - Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #8 em: 22 de Abril de 2014, 19:26 »
Qual é o diametro da anilha do bujão de óleo num 2.0T16? São de tamanho padronizado ou são todos iguais? Qual o material que essa anilha deve ser? Estou para mudar o óleo do meu SAAB... mas fui à Norauto e eles têm lá "dezenas" de anilhas diferentes..
Já agora haverá muita diferença entre um óleo Mobil One e um de marca branca? Considerando que têm ambos as mesmas especificações?


Não vás a Norauto fazer isso, porque vão por-te um filtro de oleo da treta que te pode dar cabo do motor.

Lê este tópico sobre filtros de oleo -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Não uses oles de marca branca, pois mesmo que tenhas as mesas especificações não tem a mesma qualidade

Lê este tópico sobre oleos de motor -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

O filtro, o bujão e a anilha indicada são estes

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 19:48 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline guerreiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 216
  • Actividade:
    0%
Re: [DIY] - Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #9 em: 23 de Abril de 2014, 11:50 »
Obrigado SMAP.
Eu não ia à Norauto fazer, penso fazer em casa essa mudança, estava a pensar era em comprar lá o material. Vou ver estes links.

Offline guerreiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 216
  • Actividade:
    0%
Re: [DIY] - Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #10 em: 23 de Abril de 2014, 14:54 »
Ainda em relação ao óleo... no manual aconselhe 5W30, 5W40 entre outros... estava a pensar usar um sintético 5W30... agora a questão é que o Mobil 1 que pensava usar é considerávelmente mais caro que a maioria. É mesmo aconselhado esse ou poderei usar um Shell, um GM aprovado, ou outra marca que embora seja de qualidade seja também um pouco mais barato? É que este motor muda o óleo a cada 10000km...

Sei que não é o post mais adequado para fazer esta pergunta mas tenho de mudar o liquido anticongelante (que neste momento é água!!!) Estava a pensar neste...
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Será adequado ao motor? Ou terei de ir mesmo para o da GM?

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: [DIY] - Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #11 em: 23 de Abril de 2014, 15:05 »
Ainda em relação ao óleo... no manual aconselhe 5W30, 5W40 entre outros... estava a pensar usar um sintético 5W30... agora a questão é que o Mobil 1 que pensava usar é considerávelmente mais caro que a maioria. É mesmo aconselhado esse ou poderei usar um Shell, um GM aprovado, ou outra marca que embora seja de qualidade seja também um pouco mais barato? É que este motor muda o óleo a cada 10000km...


É a típica roubalheira dos Oleos, eu aqui em Munique as vezes encontro Mobil 1 a 22€ por litro. No entanto quando vou ao ebay resolvo o problema facilmente.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

6,68€ por litro (33,40€ por 5 litros) mais 5,95€ de portes.

O TesZero arranjou a uns anos Mobil 1 0w50 a 35€ (5 litros) não sei se ele ainda consegue arranjar a esse preço.

Mas acho que se devia fazer um "groupbuy" entre vários membros e falar com algum fornecedor/revendedor de Oleos para conseguir um preço aceitável desde que se comprassem muitos litros entre varios membros.

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: [DIY] - Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #12 em: 23 de Abril de 2014, 15:17 »
Sei que não é o post mais adequado para fazer esta pergunta mas tenho de mudar o liquido anticongelante (que neste momento é água!!!) Estava a pensar neste...
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Será adequado ao motor? Ou terei de ir mesmo para o da GM?

A motul é uma marca de qualidade, nas motos que tive usava oleo motul. E no sistema de travões do meu 9000 uso oleo de travões motul para competição.

Acho que podes comprar a confiança.

Podes sempre ler este topico -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - para ficares mais informado sobre as características dos anticongelantes, mas não me parece que faça diferença usares o motul.

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: [DIY] - Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #13 em: 26 de Abril de 2014, 16:37 »
Boas.

Fui hoje comprar óleo para o Cabrio.
O que é uma chatise visto que gasta 6 litros... lol

Ha muito tempo que andava para experimentar óleo da COMMA, marca que fornece a SAAB em grande parte dos países.
Que como podem ler num post que já publiquei ha tempos, fornece também a Mobil (mesmo grupo)

Comprei hoje 10 litros (2x 5lt) e ficou perto de 65€.

Estive para trazer Mobil 1 que está aprox a 50€ 5 litros, mas trouxe este para experimentar.

Já usei em tempos e fiquei satisfeito :)

Nos vídeos sobre a COMMA podem ver as embalagens da Mobil 1 serem enchidas nas suas fabricas :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline guerreiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 216
  • Actividade:
    0%
Re: [DIY] - Mudar Óleo - exemplo SAAB 9000 1994
« Responder #14 em: 28 de Abril de 2014, 17:28 »
E onde se compra esse óleo Comma?