Serve o presente DIY para explicar como mudar o óleo.
É um procedimento básico mas que muita gente evita com receio de não ser bem sucedido.
é comum ser este o primeiro procedimento que os iniciante de "bricolage" usam para iniciarem coisas mais complexas
pelo menos foi o meu caso.
Deixo então as dicas que devemos usar com fotos.
Antes de mais,
deixar o carro aquecer bem, ou depois de chegarem a casa de um passeio.
O óleo deve de estar quente quando sai do carro, assim estará mais fino e facilitara o escoamento.
Se estiver à temperatura ambiente estará muito mais viscoso.
1º - Levantar o carro, existem apoios para macaco hidráulico próprios, neste 9000 tem um em forma redonda própria para encaixe no braço da suspensão. Em outros casos tento sempre usar este mesmo local:
2º - Para nossa segurança aplicar uma preguiça de cada lado que se levante o carro (para mudar o óleo basta um, o lado mais próximo do cárter). Podem apoiar a preguiça no apoio do macaco original:
3º - Colocar um recipiente e desapertar o bojão do óleo, deixar pingar até ao fim.
4º - Usar um bom filtro de óleo... Exemplo este da Man Filter. Podem ler sobre filtros de óleo na secção de "motores/escape/admissão".
5º - usar uma nova anilha no bojão de óleo.
Nunca reutilizar a mesma... pode ou não vedar e por 15 ou 20 cêntimos não vale a pena ter que repetir tudo de novo... Podemos usar anilhas de cobre de esmagamento ou destas com borracha vedante:
6º - Utilizar uma chave de remoção de filtros de óleo para remover o antigo:
7º - O filtro deve de ser SEMPRE mudado... para alem do facto de reduzir a capacidade de filtragem quando usado mais que durante uma muda, sai bastante óleo do filtro e radiador de óleo.
Para escoar a maior parte de óleo possÃvel devem de baixar o carro neste ponto, ainda sairá algum do óleo antigo:
8º - Quando colocarem o novo filtro, utilizando a ponta do dedo
passem um pouco de óleo velho na borracha vedante do filtro. Isso irá permitir que esta deslize vedando na perfeição. Se não for feito poderá encavalitar a borracha e não vedar, depois teremos que tirar todo o óleo e recolocar novamente.
O filtro deve de ser
bem apertado, mas à mão... nunca com a chave, caso contrario não o vão conseguir tirar na próxima vez:
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9º - Utilizar um bom
óleo Sintético....
Espero que tenha sido esclarecedor.
Qualquer dúvida / critica é favor postar.
Abraço