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Autor Tópico: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme  (Lida 11323 vezes)

Offline SMAP

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[DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« em: 11 de Maio de 2014, 17:17 »
Para conseguirem chegar ao alarme em si vejam este -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - que também tem a forma de forma de substituir a pilha, mas não os condesadores/capacitadores

Aqui tem um DIY publicado pelo joseglv no diário de bordo do 9-5 (prata) dele:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Bem... como não tinha nada programado para fazer no sábado, "atirei-me" a um conhecido problema que tinha nos dois carros: o alarme.
Como sabem, quando o alarme começa a disparar sem razão aparente, suspeitamos logo das pilhas do mesmo... mas segundo relatos dos mais entendidos, o problema pode não residir só nas pilhas mas também nos capacitadores.
Assim sendo mandei vir do ebay.UK (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn ) 2 kits para reparar as minhas buzinas de alarme. Aqui fica o trabalho de um "tosco" que não entende nada de electrónica. Como sempre disse, mais de 3 fios e eu já me baralho todo!!  :D
Este é o trabalho de quem fez isto pela 1ª vez... ok? Fui "maçarico" nisto. ( nota-se pelas soldaduras, eu sei!! )  :-[
Cá vai:

As buzinas no 9-5 estão localizadas na cave de roda F.Esq. Para aceder, tem de se tirar a roda e no mínimo afastar o plástico da cave de roda. Para estar á vontade o melhor é retirá-lo mesmo. Não coloco fotos disso pois é a parte mais básica.
As unidades de alarme têm este aspecto:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

De notar que os anos 98 e 99 são exactamente iguais. Os modelos seguintes já não têm os 6 parafusos. Para aceder ao interior têm de cortar (com um dremel) a caixa a toda a volta e abrir.
Ao abrir, encontramos este aspecto:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

As 3 setas laterais são os capacitadores que temos de trocar. A primeira coisa a fazer é desligar o jumper vermelho das baterias.
E depois desligar estas duas fichas:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Este é basicamente o material que devem utilizar ( mais uma chave de fendas pequenina e um x-acto para cortar a cola das baterias que as fixa ao circuito impresso )

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

A ideia é derreter o estanho...

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

E imediatamente a seguir e enquanto em estado líquido "suga-lo" ...

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Para ficar com este aspecto:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

O uso daquela ferramenta é imprescindível para soldaduras em circuitos impressos. Podem encontrar facilmente num AKI a 5 euros e dá um jeitão que nem queiram saber.

Avançando e depois de desoldar as 5 peças ficamos com este aspecto:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Não retirei a cola das pilhas que é para as novas poderem assentar em cima da mesma... ao mesmo tempo assim garanto que não faço estragos ao circuito impresso!  ^-^
Este é o material retirado:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Atenção que os capacitadores e as pilhas têm sinal + e -   ... e o circuito impresso também.  NÂO TROCAR OS POLOS!!!!!

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Se os capacitadores que comprarem não tiverem marcação, a "perna mais comprida" do contacto é a positiva... ok?

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Depois de tudo soldadinho....

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Há que cortar os excessos dos contactos no verso do circuito...

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

e montar tudo de novo. Não esquecer do jumper vermelho e das 2 fichas.
Para finalizar e garantir uma boa selagem da caixa, coloquei uma volta de fita cola a toda a volta da caixa... resultou na perfeição!

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

E já está. Demorei cerca de 2 horas com cada uma correndo todas as precauções possíveis. Lembrem-se de que mais que 3 fios e eu já me troco todo!
Como isto não tinha fios... foi acessível!
 :)
Depois do trabalho feito é só montar outra vez no sítio!

Espero que tenha ajudado alguém tb!!
 O0
« Última modificação: 12 de Maio de 2014, 08:25 por TesZero »
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Offline darioglv

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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #1 em: 13 de Maio de 2014, 13:00 »
a minha próxima aventura....
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Offline joseglv

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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #2 em: 13 de Maio de 2014, 13:04 »
mano, eu faço-te isso na boa...
( eu esqueci-me de ti... é o mínimo para compensar... )
 O:-)
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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #3 em: 13 de Maio de 2014, 13:37 »
e tb me compras os capacitadores????;D
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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #4 em: 13 de Maio de 2014, 13:52 »
Queres que te mande ou vais sozinho?  :)))
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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #5 em: 13 de Maio de 2014, 13:55 »
vai tu!
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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #6 em: 02 de Dezembro de 2015, 21:31 »
Também já fiz a substituição do meu...
Depois de selado com vedante, braçadeiras e tudo no sitio, ao chegar a casa reparei que esqueci do jumper! :(|| :(|| :(|| :(|| :(|| :(|| :(||
Funciona tudo okay, CHECK OK, apita ao teste da chave, apenas acho que quando o carro não tiver bateria o alarme não vai soar...



Ps: Não, não vou reabrir aquilo tudo :( :( :( :( :(

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« Última modificação: 02 de Dezembro de 2015, 21:42 por razmatazz »
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Offline karter

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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #7 em: 21 de Fevereiro de 2017, 15:09 »
Porque achas que sem bateria não vai tocar o alarme.
Conferes que a troca das pilhas originais (CR17335) pelas CR123A, resulta no mesmo?
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Offline razmatazz

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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #8 em: 21 de Fevereiro de 2017, 21:53 »
Sim, não te esqueças é de rapaspar as pilhas antes de soldar, caso contrário, não pega e só vai dar trabalho...
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Offline darioglv

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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #9 em: 22 de Fevereiro de 2017, 10:00 »
Eis algo que tenho de olhar no futuro.....bom trabalho!  O0
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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #10 em: 22 de Fevereiro de 2017, 10:03 »
Eis algo que tenho de olhar no futuro.....bom trabalho!  O0

Estás a ver, ainda há tempos dizias que tinhas tudo feito no 9-5  :)|

Abraço,
Tiago
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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #11 em: 22 de Fevereiro de 2017, 10:20 »
Pois  :D e esta so que agora lembrei-me que estava nessa hipopeia antes do motor do 9-5 berrar lembras-te? E como ele apita quando o fecho esse promenor passou-me ao lado....  ;)
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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #12 em: 03 de Julho de 2017, 23:51 »
olá pessoal sabem-me dizer se todos os carros tem alarme???
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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #13 em: 04 de Julho de 2017, 10:18 »
olá pessoal sabem-me dizer se todos os carros tem alarme???

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Viva, penso que não. O meu 9-5, por exemplo, não tem.

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Offline schmith

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Re: [DIY] 9-5 - Substituir pilhas e condensadores no Alarme
« Responder #14 em: 04 de Julho de 2017, 13:20 »
OK existe algum site como o ecat 24 k é para a opel e para a marca Saab?
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