Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 16:59

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

316 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Consequencias da retirada do catalizador.  (Lida 14517 vezes)

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Consequencias da retirada do catalizador.
« em: 14 de Maio de 2013, 14:00 »
Boas pessoal,

Se eu tirar o catalisador do meu carro, e o substituir por uma panela oca, quais são as consequências?

A sonda lambda vai trabalhar mal, certo? O mais certo é que a luz do motor acenda, correto?

De certeza que já alguém aqui do fórum já o fez, o ganho em potencia, é significativo?

Obrigado.
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #1 em: 14 de Maio de 2013, 14:38 »
Que eu saiba só apartir de 1993 é obrigatorio o uso de catalizador em PORTUGAL, portanto todos os carros anteriores (1992 para tras inclusive) a isso que tenham catalizadores podem tirar que nao chumbam na inspecção.

Adiciona o ano do teu 9000 na tua assinatura, e ja agora no teu topico de apresentação pois mesmo dando-me ao trabalho de ir verificar nao estava la o ano.

Não te vai acender luz nenhuma de motor pois o tue 9000 não tem sonda lambda no catalizador, a  sonda lambda que tem é logo a saida do turbo.

O teu carro tem catalizador porque a SAAB vendia para varios mercados com diferentes limites ambientais, como tal ajustava os carros para cumprir os limites mais restritivos de alguns mercados.

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #2 em: 14 de Maio de 2013, 14:52 »
Boas SMAP,

Tenho 2 Saab´s

O carro que estou a falar é um 2.3i de 1992, e tem a sonda lambda imediatamente antes do catalisador.
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #3 em: 14 de Maio de 2013, 15:15 »
O carro que estou a falar é um 2.3i de 1992, e tem a sonda lambda imediatamente antes do catalisador.

Os trionic 1994 a 1998 tem a sonda lambda a saida do turbo, excepto os do mercado americano de 1996 que tinham uma 2ª sonda lambda antes do catalizador.

No teu caso continua a dizer o mesmo, podes tirar o catalizador sem problemas.

O AlexSAAB rem um 900 T16 de 220 CV de origem ao qual tirou o catalizador sem problema algum para a gestão de motor e sem qualquer chumbo na inspecção.

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #4 em: 14 de Maio de 2013, 21:12 »
Ao retirares o catalizador, os gases vão circular um pouco melhor, logo o turbo vai funcionar ligeiramente melhor e fará um pouco mais de pressão. O ideal era pores linha directa ou pelo menos fazeres o downpipe de 3" :D

Abraço

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #5 em: 15 de Maio de 2013, 05:07 »
A diferença é bastante...

Quando o meu T16 estava original... o carro do ChicSaab não me ultrapassava...
logo após de tirar o catalisadores testamos de novo e... nunca mais o apanhei eu...

portanto nota-se bem...

O que vais sentir é similar à alteração do escape para maior diâmetro mas... em menor escala... claro.
Quanto às inspecções e funcionamento da sonda lambda é como o smap referiu.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2013, 11:11 »
Ok,
acho que vai ser esse o meu trabalho no sábado
depois digo como ficou

Abraço.
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #7 em: 31 de Maio de 2013, 20:51 »
Boas pessoal,

No sábado passado tirei o catalisador ao carro, ficou muito melhor, sem duvida alguma, o carro puxa ligeiramente melhor e desenvolve mais, mas também gasta mais  :(

Andei muito bem com o carro, mas na quarta feira puxei muito por ele, fiz algumas ultrapassagens em que o conta rotações chegou bem perto do vermelho( o carro é de mudanças automáticas, por isso nunca entra mesmo no vermelho), gostei, o carro está melhor, mas agora tenho um problema, não sei se tem alguma coisa a ver com isto, mas o carro agora demora a pegar(só depois de quarta feira). Este carro, como todos os 9000 demora sempre a pegar, faz tá , tá , tá , tá, tá e vrummmm
mas agora faz muito mais...faz tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá vrummm

alguém sabe o que possa ser?

Obrigado
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #8 em: 03 de Junho de 2013, 14:50 »
No sábado passado tirei o catalisador ao carro, ficou muito melhor, sem duvida alguma, o carro puxa ligeiramente melhor e desenvolve mais, mas também gasta mais  :(

Gasta mais? tens a certeza? deve gastar menos, tu é que andaste a fazer testes e como anda mais puxaste mais que o normal :D

Andei muito bem com o carro, mas na quarta feira puxei muito por ele, fiz algumas ultrapassagens em que o conta rotações chegou bem perto do vermelho( o carro é de mudanças automáticas, por isso nunca entra mesmo no vermelho), gostei, o carro está melhor, mas agora tenho um problema, não sei se tem alguma coisa a ver com isto, mas o carro agora demora a pegar(só depois de quarta feira). Este carro, como todos os 9000 demora sempre a pegar, faz tá , tá , tá , tá, tá e vrummmm
mas agora faz muito mais...faz tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá,tá vrummm

alguém sabe o que possa ser?

Obviamente que o retirar do catalizador não influencia em nada com o motor de arranque.

Portanto tens 3 opções
- o motor de arranque esta com problemas, pode estar a precisar de escovas ou ter problemas com a bobine de chamada, dar precisar de mais voltas para o motor trabalhar.
- a bateria esta a ficar gasta
- o alternador esta com problemas, pode estar a precisar de escovas, e não carrega bem a bateria dai ser necessario mais voltas para o motor trabalhar.

Acredito que o problema esteja na bateria ou no alternador.

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #9 em: 04 de Junho de 2013, 12:47 »
Boas SMAP,

a bateria é quase nova, tem 1 ano e é de 65 amperes, o alternador acho que também está bom, pois aparece no mostrador do carro que está a carregar, por vezes chega aos 14V, e também não sinto a bateria fraca, o motor de arranque roda bem e depressa, nunca rodou mais depressa.
Eu acho que o carro já apanhou os vícios do dono, bebe que se farta, pega tarde a trabalhar...e qualquer dia começa a deitar fumo branco :)))
Agora a sério, aquilo parece que a gasolina demora a chegar ao motor, ou que a K7 DI demora a dar corrente ás velas, não sei... o carro vai andar assim até a próxima semana, depois vou ao Sr.Veloso e talvez ele me diga o que se passa com aquilo.

Já agora SMAP, tu és capaz de ser a pessoa certa para me ilucidares.
O carro tem um B234i, e eu vou lá meter um turbo TE05, mas com uma wastegate com uma mola de apenas 5Psi (0,3Bar). Para já é só isso que vou fazer, mas queria a tua opinião sobre lá meter os injectores vermelhos, pois os que lá estão são amarelos, e queria saber se o remapeamento da centralina para os injectores vermelhos pode ser feito simplesmente substituindo o chip por um destes:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Para já não estou a pensar em meter a ACP, pois os pistões não estão preparados para isso, nem eu os quero trocar agora, mais tarde sim, quero lá por uns de um B202L, mas só quando tiver forçosamente de abrir o motor.
Achas que vale a pena comprar os chip´s?
Já agora(não querendo ser muito chato) desde quando é que os 9000 deixaram de ter DI/APC e passaram a ter Turbo/APC no mostrador?

Muito Obrigado.
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #10 em: 04 de Junho de 2013, 13:16 »
a bateria é quase nova, tem 1 ano e é de 65 amperes, o alternador acho que também está bom, pois aparece no mostrador do carro que está a carregar, por vezes chega aos 14V, e também não sinto a bateria fraca, o motor de arranque roda bem e depressa, nunca rodou mais depressa.
Eu acho que o carro já apanhou os vícios do dono, bebe que se farta, pega tarde a trabalhar...e qualquer dia começa a deitar fumo branco :)))
Agora a sério, aquilo parece que a gasolina demora a chegar ao motor, ou que a K7 DI demora a dar corrente ás velas, não sei... o carro vai andar assim até a próxima semana, depois vou ao Sr.Veloso e talvez ele me diga o que se passa com aquilo.


Eu nos meus 9000 sempre usei baterias de 73ah ou mais

Já agora SMAP, tu és capaz de ser a pessoa certa para me ilucidares.
O carro tem um B234i, e eu vou lá meter um turbo TE05, mas com uma wastegate com uma mola de apenas 5Psi (0,3Bar).Para já é só isso que vou fazer, mas queria a tua opinião sobre lá meter os injectores vermelhos, pois os que lá estão são amarelos, e queria saber se o remapeamento da centralina para os injectores vermelhos pode ser feito simplesmente substituindo o chip por um destes:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


Tu queres fazer um B234E (LPT - Low Power Turbo) do teu B234i (Injecção), a minha opinião é que vais partir isso, só não sei quanto tempo o levaras a fazer.

Para pores o Turbo devias tambem por um intercooler para o ar chegar frio (pelo menos mais frio do que sem o intercooler) a admissão. Quanto mais quente for o ar menos comprimido sera e claro mais facilmente teras knock (detonação). Se tiveres muitos knocks (detonações) dentro do teu B234i rapidamente das cabo desse motor.
Não sei como serão os mapas da centralina de um B234i, mas duvido que tenhas mapas de Knock (detonação) que por norma a centralina usa quando detecta  knock ao inves de usar os mapas normais. Portanto mesmo com knocks no motor ele vai continuar a trabalhar sem mudar mapas e criando cada vez mais problemas.
Mas tendo em conta que só queres por isso com 0,3 bar não deveras ter grandes problemas de knock desde que não tenhas overboost. Mas não te entusiasmes e e ponhas mais pressão na wastegate depois.
Em relação aos injectores nao faço a minima ideia, mas se o hardware da centralina for igual eu tentava trocar de centralina. Mas duvido porque centralinas de motores turbo tem conecção para detector de knock que duvido que os motores não turbo tenham sequer o sensor quanto mais a cablagem.


Para já não estou a pensar em meter a ACP, pois os pistões não estão preparados para isso, nem eu os quero trocar agora, mais tarde sim, quero lá por uns de um B202L, mas só quando tiver forçosamente de abrir o motor.


Os pistons de motores 2.0 nunca daram num motor 2.3


Achas que vale a pena comprar os chip´s?


Na minha opiniao não vale ate por que provavelmente não serão compativeis

Já agora(não querendo ser muito chato) desde quando é que os 9000 deixaram de ter DI/APC e passaram a ter Turbo/APC no mostrador?


Não faço a minima

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #11 em: 04 de Junho de 2013, 15:00 »
Ok, Obrigado
Mas os pistões de um B202L não dão porquê? não são ambos de 90mm?
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #12 em: 04 de Junho de 2013, 16:20 »
Ok, Obrigado
Mas os pistões de um B202L não dão porquê? não são ambos de 90mm?

Porque a altura dos pistons é diferente e o local onde liga a biela fica numa posição diferente. Não é por terem 90mm que da se não punhas uns pistons de 90mm de outro qualquer motor (mesmo não SAAB) :D

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Motor B202

Cilindrada = 0,7854 x (0,90)^2 x (0,78) x (4) [Pistons STD 0,90 mm]
Cilindrada = 1,98486288


Motor B234

Cilindrada = 0,7854 x (0,90)^2 x (0,90) x (4) [Pistons STD 0,90 mm]
Cilindrada = 2,2902264

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #13 em: 05 de Junho de 2013, 14:08 »
Boas,

Sinceramente, não sei o que faça a isto....
O carro assim anda pouco, mas acho que não tenho alternativa a não ser comprar outro. Mas eu gosto mais deste modelo, e comprar outro para trocar tudo para este...acho que não vou encontrar ninguém capaz de me fazer a troca da cablagem, senão até era capaz de comprar um 2.3 de 1993 com trionic 5.2.
Para já vai andar assim, só com o turbo  a 5Psi, depois quando partir o motor , vou ter forçosamente de me decidir.
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Consequencias da retirada do catalizador.
« Responder #14 em: 10 de Junho de 2013, 17:49 »
não metas um turbo num sem turbo, tinhas me mudar N tubagens e os mapas iam andar todos pobres...

lixas em 2 tempos
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16