Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 12:04

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

318 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Problemas na Direcção  (Lida 7390 vezes)

Offline Miguel_82R

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 10
  • Actividade:
    0%
Problemas na Direcção
« em: 10 de Agosto de 2015, 17:51 »
Boa tarde

Há uns dias para cá tenho vindo a sentir uns problemas na direcção, gostava que alguém me ajudasse a perceber o que poderá ser.

Sintoma 1:

Quando viro a direcção para um dos lados, de vez em quando dá um estalido metálico que vem do eixo da frente, o mesmo acontece se for mesmo a pouca velocidade, em manobras por ex, e travo de repente.

Sintoma 2:

Sinto a direcção às vezes, não sempre, mais pesada, e sinto uma vibração quando viro para ambos os lados que parece vir do próprio volante. Serão os casquilhos da direcção com folga?

Alguém me pode ajudar?

Obrigado
  • Saab 9-3 2.0T Vector Cabrio 2005

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: Problemas na Direcção
« Responder #1 em: 11 de Agosto de 2015, 14:15 »
Essa dos estalos acho que acontece a todos, os meus desde sempre o fizeram e a fazer marcha atrás com a direcção toda virada para o lado direito faz sempre.
Já pedi para me apertarem todos os parafusos mas ficou na mesma, chego a conclusão que não é defeito é feitio.
Abraço
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline Miguel_82R

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 10
  • Actividade:
    0%
Re: Problemas na Direcção
« Responder #2 em: 11 de Agosto de 2015, 18:02 »
Castelar

E em relação ao sintoma 2, nada que possa ser? Eu hoje fui por ar nos pneus a 2.4 bar e já não senti tanto a vibração, amanhã provalvelmente vou mandar alinhar e calibrar. Também me parece que os pneus já não estão famosos. Vou ver se desaparece com estas coisinhas, se não desaparecer há-de ser outra coisa qualquer, espero que nada muito caro.

Abraço e Obrigado ;)
  • Saab 9-3 2.0T Vector Cabrio 2005

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Problemas na Direcção
« Responder #3 em: 17 de Agosto de 2015, 12:45 »
Há quanto tempo faz isso?
No 93 cá de casa, tive de meter uma direção nova aos 180.000 km.
Começou a estalar em manobras, até que foi ficando cada vez mais pesada e por vezes o volante como que contrariava a condução.
Se fôr o teu caso, em 2 ou 3 semanas a coisa deve agravar-se bastante, porque os retentores internos vão começar a deixar passar pressão de um lado para o outro.
Espero que seja algo mais simples.

RR
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline Miguel_82R

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 10
  • Actividade:
    0%
Re: Problemas na Direcção
« Responder #4 em: 17 de Agosto de 2015, 13:01 »
Os estalidos já fazem há bastante tempo, cerca de 4 meses, mas há cerca de 3, 4 semanas notei realmente que a direcção está um pouco mais pesada e inclusivé o problema que relataste do volante contrariar a direcção aconteceu há uma semana talvez. Será que também precisa de levar direcção nova? Já agora que peças meteste ao certo e em quanto é que isso ficou? Obrigado
  • Saab 9-3 2.0T Vector Cabrio 2005

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Problemas na Direcção
« Responder #5 em: 17 de Agosto de 2015, 13:15 »
Pois, esses sintomas são muito parecidos com os meus.
A solução foi substituir a caixa de direção. É uma chatice porque é uma das peças que não podemos mandar vir de Inglaterra, uma vez que a caixa dos carros com volante à direita é diferente. Compensa comprar usado, mas tens de procurar na Alemanha, ou Suécia.
Eu acabei por comprar nova na marca, mas já não me recordo em quanto ficou. Se me lembrar hoje à noite já procuro a fatura.
O PVP da peça nova no importador, segundo vi no ficheiro que está no grupo do facebook, é de 1400 euros, mas eu não dei tanto, embora tenha sido há uns 3 ou 4 anos.
Pelo sim pelo não, vai pesquisando online as alternativas. A direção tem o part number 52 38 720.
Boa sorte com isso!

RR
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline Miguel_82R

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 10
  • Actividade:
    0%
Re: Problemas na Direcção
« Responder #6 em: 17 de Agosto de 2015, 18:04 »
Ok, vou ver se consigo achar alguma, a peça não dá para levar arranjo já agora?
  • Saab 9-3 2.0T Vector Cabrio 2005

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Problemas na Direcção
« Responder #7 em: 18 de Agosto de 2015, 10:49 »
Não conheço ninguém que faça isso. É uma caixa selada e se o problema fôr idêntico ao meu - retentores que começaram a deixar passar pressão de um lado para outro - teria de ser toda reconstruída.
Na altura que andei a ver, acho que existiam algumas empresas que vendiam as caixas reconstruídas e valorizavam a tua se a entregasses. Mas tenho ideia que eram nos USA, e os custos alfandegários poderiam anular a diferença de preço relativamente à nova. Mas procura com calma pode ser que na Europa alguém já faça isso. Seria uma alternativa interessante...

RR
  • Saab 93 2.2TiD 2001