Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 12:51

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

312 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Homologação de Jantes e Pneumáticos  (Lida 31896 vezes)

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
« Responder #15 em: 01 de Abril de 2016, 18:18 »
Vai depender de cada velocímetro e a sua calibração original vs parâmetros actuais.... Mas normalmente nunca superior a 5Km/h de diferença.
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline sapoverdeclaro

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 8
  • Actividade:
    0%
  • Antes de inventada a justiça, o mundo era injusto!
  • Localização:
    Albufeira
Homologação de Jantes e Pneumáticos
« Responder #16 em: 12 de Setembro de 2017, 14:31 »
Boas, saudações!

Alguém sabe informar se em termos de IPO posso usar no meu 2.2 tid 2 jantes 17" originais do lado esquerdo (em cinco braços) do 93 aero (ET 41) e duas do lado direito 17" em tridente viking (ET 49) originais do 2.3 aero?
Com 4 pneus mesma marca, modelo, indice de carga e velocidade, e medida 225 45 17.
Pode haver diferença de peso entre os dois modelos!

Agradecido, cumprimentos, Carlos Lourenço.
  • Saab 9-5 2.2 tid
  • Ford Fiesta 1.8 d

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
« Responder #17 em: 12 de Setembro de 2017, 15:16 »
Para não implicarem ctg, o que a lei diz é que os pneumáticos têm de ser iguais no mesmo eixo.
Se os 4 pneus são iguais, não deverias ter problema algum.... mas para não implicarem contigo, metes jantes iguais no mesmo eixo. Assim mesmo que haja diferenças no peso, nunca vais ter desiquilíbrio logo nem tens problema no IPO.

Agora nos centros apanhas com cada um... ui ui ui

Mas se fizeres como digo não tens problema.... supostamente... ;)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline sapoverdeclaro

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 8
  • Actividade:
    0%
  • Antes de inventada a justiça, o mundo era injusto!
  • Localização:
    Albufeira
Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
« Responder #18 em: 12 de Setembro de 2017, 16:40 »
Caro JOSEGLV,

Obrigado por responder. Otimo mas era essa precisamente a questão que queria evitar. Como só tenho 2 jantes tridente viking se puser as duas à frente estéticamente o carro fica estranho porque fica com jantes diferentes de cada lado. O objetivo era colocá-las do lado direito e assim evitar o desfasamento estético, caso não comprometa a segurança, como é evidente.

Mais uma vez saudações, sapoverdeclaro.
  • Saab 9-5 2.2 tid
  • Ford Fiesta 1.8 d

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
« Responder #19 em: 12 de Setembro de 2017, 17:44 »
sapo...
Nem que seja só para a IPO... mas como os pneumáticos são os mesmos... se implicarem, defenda-se... em lado nenhum está escrito que deve andar com jantes iguais... pode ter uma jante de cada nação... desde que os pneus sejam iguais...

Agora se quer evitar chatices... se fizer como disse em cima eles não implicam!
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
« Responder #20 em: 12 de Setembro de 2017, 23:32 »
Tal como está, não devem reparar que o carro tem jantes diferentes😉
Se questionarem, diga que é uma questao de look!🚘🚖
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
« Responder #21 em: 05 de Setembro de 2019, 22:04 »
Boas,

Só um update ao post: o meu SAAB, sempre rodou com pneus 205/50RE16, que é uma das 3 medidas que consta do DUA. Mas nos últimos anos está cada vez mais difícil arranjar pneus desta medida, porque muitas marcas os descontinuaram devido a haver pouco utilizadores. Isso faz também com que sejam mais caros do que outras medidas mais vulgares. Por exemplo na terça feira, na casa onde mudei pneus só havia Mabor e BFGoodrich, e não gosto de nenhum dos 2.

Portanto, recorri à TDS para poder homologar 205/55R16, que tem imensa oferta e mais baratos. Já tenho comigo a declaração emitida pelo importador oficial SAAB (SEMASA) para apresentar no IMTT, o que farei na próxima semana. O custo foi de 61,50 euros e passados 3 dias de ter pago tinha a declaração no correio.
E portanto já rolam uns Primacy4 205/55R16 :)

Rui Ribeiro
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
« Responder #22 em: 06 de Setembro de 2019, 09:43 »
Podias ter aproveitado para ver se os 215/55R16 eram mais baratos/acessiveis no mercado e alteravas o DUA....
Mas se está resolvido....   FIXE!
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
« Responder #23 em: 06 de Setembro de 2019, 15:50 »
Achei que os 215/55 já seriam muito altos; esteticamente gosto dos pneus o mais baixo possível; para a utilização que o carro tem, não vejo grande vantagem em aumentar de 205 para 215, e a altura do pneu seria um ponto contra a mudança.
Ainda creio que tomei a melhor opção, dentro das condicionantes que tinha...

Rui
  • Saab 93 2.2TiD 2001