Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

24 de Abril de 2024, 19:29

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

213 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: CUSTA A PEGAR  (Lida 17415 vezes)

Offline Pedro Neves

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
CUSTA A PEGAR
« em: 06 de Fevereiro de 2014, 19:23 »
Boa tarde.

Não é que seja um problema sério, mas é um problema e gostava de saber a sua resolução. Todos os dias de manhã o carro custa a pegar. De manhã e quanto mais tempo estiver parado. Caso se por alguma razão se ponha a trabalhar e desligar, não andar com ele e daí por algum tempo voltar a pegar ainda lhe custa mais a pegar. E quanto mais lhe custa a pegar mais sai fumo branco. No ano passado o meu mecânico limpou ou colocou novos injetores (já não sei) e fez mais uma ou outra coisa e o assunto ficou melhor mas a meu entender nunca completamente resolvido. Por isso pergunto se é normal, caso contrário qual seria a possível resolução.

Obrigado!
  • Saab 9-3 SS Vector 2.2 tid

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #1 em: 06 de Fevereiro de 2014, 19:24 »
O fumo branco é falta de gasóleo. O meu Punto faz igual... Ganha ar nos tubos.
Custar a pegar pode ser das velas.

Abraço

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #2 em: 06 de Fevereiro de 2014, 19:58 »
Tens aqui a resposta do TesZero noutro topico em que o user se queixa do mesmo com um motor igual ao teu

Nesse modelo por norma são os vedantes dos injectores...

Quando paras o carro durante longos períodos as tubagens de gasóleo ganham ar pelos vedantes...
Ganhando ar tens que dar à chave até o sistema ferrar...

Isso não te acontece quando deixas o caro parado pouco tempo, pois não?

E quando deixas o carro com inclinação, estando a traseira mais baixa, também deve de pegar melhor, pois o ar fica perto dos injectores e não em toda a tubagem, facilitando o sangramento do sistema ao pegar.

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #3 em: 06 de Fevereiro de 2014, 22:27 »
pode ser também a válvula de anti retorno do combustível...

que cria o mesmo problema que acima "referi" :P
ou seja... falta de pressão de combustível nas tubagens na altura de se colocar a trabalhar...

Se o teu mecânico te tivesse colocado injectores novos... tu terias dado bem f+e disso na factura... e ainda te lembrarias aos dias de hoje :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #4 em: 06 de Fevereiro de 2014, 23:09 »
Boas.

1º Para ajudar nas respostas, podias indicar directamente que carro/motor tens.
2º Evita escrever tudo em maiusculas.

Pela descrição do teu problema, parece-me ser alguma tubagem de combustível com fuga.
Normalmente, quando são os vedantes da bomba, o carro continua com combustível nas linhas entre a bomba e os injectores. Fazendo com que o carro pegue, e mais tarde acaba por ir abaixo.

O fumo acontece pela razão oposta, excesso de gasóleo, o mais certo é teres algumas velas de ignição avariadas.

Não há receita certa, apenas a paciência do mecânico para eliminar potenciais motivos para a falha.

Apesar de não ser grave, qualquer uma das causas é problemática para o motor.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline MAIUCAO

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 105
  • Actividade:
    0%
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #5 em: 06 de Fevereiro de 2014, 23:23 »
ora boa noite a todos .

ca venho eu uma vez mais apresentar algo que tive parecido na minha já conhecida carrinha saab 93 ttid

todas as manhas pegava mal pra burro , troquei velas , limparam os injectores com um liquido qualquer , ate de bateria troquei e...um dia no eletricista falei no assunto e ele...fez uma limpeza ao motor de arranque e...ate assobia ao pegar .

o fumo ...esse aperece e muito desde que retirei o fap mas nada de especial , tirando o facto de que saio da garagem de manha e quando chego á noite parece que o bob marley saiu da garagem há uns minutos atras , nada que deixar o portão aberto todo o dia não resolva  :)
  • SAAB 9.3 S.COMBI 1.9 TTID 180 CV 2009
  • ALFA ROMEO GT 150 CV 2005

Offline Pedro Neves

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro de 2014, 14:36 »
Ahahahahah soltei uma gargalhada sem querer com esta ultima resposta! Sim, o mecânico trocou as velas (1 ou duas) e não os injetores (que para isso) deram-me um líquido muito bom xpto e tal, mas ficou tudo exatamente igual. Eu acho que na altura chegaram a falar desses vedantes e do tal retorno de gasóleo, mas não sei. Vou ter de voltar a falar no assunto.

Obrigado a todos pela ajuda! Ah e já agora o meu motor é o 2.2 tid...
  • Saab 9-3 SS Vector 2.2 tid

Offline MAIUCAO

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 105
  • Actividade:
    0%
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #7 em: 07 de Fevereiro de 2014, 14:48 »
Ó Pedro ignora o resto da malta s.f.f.  :)

se queres saber de problemas saab é comigo que falas  :))) :)))

se queres saber de soluçoes falas com o Tes e ja sabes a resposta : desliga os cabos da bateria , espera 10 minutos e volta a ligar  :))) :))) :))) :))) :))) :)))
  • SAAB 9.3 S.COMBI 1.9 TTID 180 CV 2009
  • ALFA ROMEO GT 150 CV 2005

Offline celso

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 231
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Matosinhos
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #8 em: 08 de Fevereiro de 2014, 00:13 »
Ahahahahah soltei uma gargalhada sem querer com esta ultima resposta! Sim, o mecânico trocou as velas (1 ou duas) e não os injetores (que para isso) deram-me um líquido muito bom xpto e tal, mas ficou tudo exatamente igual. Eu acho que na altura chegaram a falar desses vedantes e do tal retorno de gasóleo, mas não sei. Vou ter de voltar a falar no assunto.

Obrigado a todos pela ajuda! Ah e já agora o meu motor é o 2.2 tid...

Custa a pegar só a frio ou a quente também? Se for só a frio pode ser a bomba injectora.
  • Saab 93 Sport Sedan 2.2 TId

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #9 em: 08 de Fevereiro de 2014, 01:12 »
Se vais a uma oficina... mais vale ires a quem perceba do modelo em questão :P

Como podes ver pelo caso do maiucao é escusado andar-se a perder tempo e dinheiro :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline MAIUCAO

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 105
  • Actividade:
    0%
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #10 em: 08 de Fevereiro de 2014, 01:59 »
pois...verdade seja dita perder tempo e dinheiro mesmo , porque nas oficinas e especialmente nas que de nada percebem de modelo nenhum arranjam sempre umas soluções milagrosas para ...tudo ficar igual .

no meu caso andei muito tempo mesmo com a carrinha a pegar mal e em conversa com um eletricista bastou ele olhar e dizer.me que o motor de arranque parecia estar ou ter sido bastante forçado .

dias antes tinha andado a trocar velas e ate uma bateria tinha mudado , o eletricista disse que nao era nada disso , fez uma limpeza e desde esse dia que ela a frio ou a quente passou a pegar bem .

portanto é como o Tes diz e eu cada vez mais sou a prova viva disso mesmo , quem quer que te faça algo no carro que o faça com conhecimento ou que esteja quieto pois 90 % das vezes é só mesmo perder tempo e dinheiro

saabraço
  • SAAB 9.3 S.COMBI 1.9 TTID 180 CV 2009
  • ALFA ROMEO GT 150 CV 2005

Offline Pedro Neves

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #11 em: 08 de Fevereiro de 2014, 14:57 »
Obrigado amigos. Vou então ver no que isto dá...

Abraço a todos!
  • Saab 9-3 SS Vector 2.2 tid

Offline Ricardo

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 90
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Santo Tirso
Re: CUSTA A PEGAR
« Responder #12 em: 11 de Maio de 2016, 18:50 »
Boas Pedro

Sempre conseguiste resolver o problema do carro custar a pegar quando está parado por um longo período?

Agradeço o feedback porque o meu saab também custa a pegar principalmente de manha.

Cump.
  • SAAB 93 2.2 TID (2004)
  • SAAB 93 CABRIO 2.0t (2001)