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Oficina => Travagem / Ligação ao solo => Tópico iniciado por: pjplopes em 04 de Novembro de 2012, 10:46

Título: Upgrade Travões 9000
Enviado por: pjplopes em 04 de Novembro de 2012, 10:46
Vou iniciar um projecto de melhoramento de travões no 9000. Primeiro vou adaptar um servo-freio e bomba central do 9-5. Já tenho o material do 9-5 e do 9000 incluindo pedais para fazer a comparação fora do carro. Queria tb a vossa ajuda em relação à adaptação das bombas de travão da Porsche, quais as melhores para o efeito e onde arranjar discos e adaptadores para as bombas?
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: Nicodemus em 04 de Novembro de 2012, 12:05
olá.

Para o que estas a pensar fazer, vais ter que começar tudo do 0 tendo em conta que tudo terá que ser adaptado.

Para as maxilas, mete conforme o preço ou o que vais querer. As minhas São as 4 pistões maiores que a Brembo produziu, a partir daquelas, só mesmo 6 pistões. E o preço não é muito convidativo comparando as maxilas do 996 base que são mais pequenas.

os discos terão que ser conforme as maxilas e as jantes. eu tenho jantes 17'' e as maxilas estão a 3mm desencostadas da jantes. Os discos que eu usei foram os do Mitsubishi Evo 7, 320x32mm, escolhi estes porque são os discos com o diâmetro indicado com o menor E.T. os discos são os usados no Grupo N de rally's. Juntamente com o preço  :-\

Os calços são a escolha do cliente. Eu tenho os EBC red stuff... levam muito tempo a aquecerem, mas depois de aquecer começam a fazer falar a pólvora. (ainda hoje azulei os meus discos lol)

A pata de deporte para poder fixar a maxila a manga de eixo foi feita num alumínio específico, mas uma coisa feita num bom aço faz o mesmo efeito. Os pernos têm que ser  indicados para o efeito (têm uma referência específica)

Para fazer algo mais fácilmente, já com uns discos plug and play e só uma pata de deporte para fixar as maxilas, opta pela travagem do Peugeot 406 V6 (Brembo 4 pistões). são maxilas que não custam muito e os discos tambem não...
Se fosse agora talvez tinha poupado umas coroas ao ter metido essa travagem.

O custo total da operação foi:
Maxilas 300€ (pomba)
Discos, pata de deporte, mão de obra: 800€ (aíí homem!)
Calços EBC 150€.

para o eixo traseiro, não há milagres... só usando dupla maxila, uma para travagem geral e uma só para o travão de mão.

Tambem estou a ponderar mudar o servo freio e a bomba segundária... estou a optar pela Porsche porque até se encontra barato.

Boa leitura!  ;)

Abraço
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: Nicodemus em 04 de Novembro de 2012, 12:27
hum... não tenho grandes fotos, mas aqui vai:

(http://i48.servimg.com/u/f48/11/58/70/59/fotogr15.jpg) (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=373&u=11587059)

(http://i48.servimg.com/u/f48/11/58/70/59/fotogr16.jpg) (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=374&u=11587059)
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: Guest em 04 de Novembro de 2012, 12:28
Até me assustei com o preço...  :o :o :o :o :o

Abraço
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: pjplopes em 04 de Novembro de 2012, 12:51
Estive a analisar os travões do peugeot 406 V6 e parece uma boa hipótese com discos 305mm 4x108 e bombas 4 pistões brembo que custam cerca de 150£.
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: Guest em 04 de Novembro de 2012, 13:00
 ;)
Fica bem mais em conta  ;D

Abraço
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: Nicodemus em 04 de Novembro de 2012, 14:02
Não sei se 305mm cabe numa jante 16. Pois era perfeito para quem queira manter um aero com look original.

http://www.mister-auto.pt/pt/disco-de-trav-o-dianteiro/peugeot-406-coupe-8c-3-0-v6-24v-190ch_v8407_g900007.html (ftp://www.mister-auto.pt/pt/disco-de-trav-o-dianteiro/peugeot-406-coupe-8c-3-0-v6-24v-190ch_v8407_g900007.html)

juntamente com

http://www.mister-auto.pt/pt/jogo-de-4-pastilhas-de-trav-o-dianteiro/brembo-p-61-057_g900005_a065P!61!057.html (ftp://www.mister-auto.pt/pt/jogo-de-4-pastilhas-de-trav-o-dianteiro/brembo-p-61-057_g900005_a065P!61!057.html)

e talvez uns 50€ para o torneiro fazer os deportes, mais 10 ou 15€ de óleo DOT 5.1...  deve dar por volta de 500€ total com alguns portes, com tudo novo exepto as maxilas. Caso metam discos usados e uns calços mais baratos, mais em conta fica.

significativamente mais barato que o kit maptun:
http://www.maptun.com/shopProduct.php?pid=2000&hl=30&cg=719&car=9000 (ftp://www.maptun.com/shopProduct.php?pid=2000&hl=30&cg=719&car=9000)
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: pjplopes em 04 de Novembro de 2012, 19:53
Há um problema em colocar um servo-freio de outro modelo. No 9000 temos um sensor de posição do pedal no próprio servo-freio (peça 40 no EPC) que dá informação à centralina da posição em que se encontrava o pedal antes de haver um bloqueio duma roda. Isso deve ser um problema...
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: Nicodemus em 04 de Novembro de 2012, 23:41
Hum... não sabia... mas deve haver maneira de contornar..
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: Guest em 05 de Novembro de 2012, 00:59
Não sei se 305mm cabe numa jante 16. Pois era perfeito para quem queira manter um aero com look original.

[url]http://www.mister-auto.pt/pt/disco-de-trav-o-dianteiro/peugeot-406-coupe-8c-3-0-v6-24v-190ch_v8407_g900007.html[/url] ([url]ftp://www.mister-auto.pt/pt/disco-de-trav-o-dianteiro/peugeot-406-coupe-8c-3-0-v6-24v-190ch_v8407_g900007.html[/url])

juntamente com

[url]http://www.mister-auto.pt/pt/jogo-de-4-pastilhas-de-trav-o-dianteiro/brembo-p-61-057_g900005_a065P[/url]!61!057.html ([url]ftp://www.mister-auto.pt/pt/jogo-de-4-pastilhas-de-trav-o-dianteiro/brembo-p-61-057_g900005_a065P[/url]!61!057.html)

e talvez uns 50€ para o torneiro fazer os deportes, mais 10 ou 15€ de óleo DOT 5.1...  deve dar por volta de 500€ total com alguns portes, com tudo novo exepto as maxilas. Caso metam discos usados e uns calços mais baratos, mais em conta fica.

significativamente mais barato que o kit maptun:
[url]http://www.maptun.com/shopProduct.php?pid=2000&hl=30&cg=719&car=9000[/url] ([url]ftp://www.maptun.com/shopProduct.php?pid=2000&hl=30&cg=719&car=9000[/url])



Ainda bem que tenho jante de 18 ;D ;D ;D ;D
Se mais tarde fizer algum upgrade ja nao tenho problema de tamanho  :P :P :P

Abraço
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: pjplopes em 05 de Novembro de 2012, 16:34
Hum... não sabia... mas deve haver maneira de contornar..


Estive a medir o sensor com o multimetro e verifiquei que trata-se dum reóstato, varia conforme a posição. Uma solução será tentar adaptar o sensor cá fora no pedal mas devidamente afinado.

Vejam este link com informações e esquema sobre o ABS:

http://www.saabscene.com/forum/threads/142858-Intermittent-ABS-light (http://www.saabscene.com/forum/threads/142858-Intermittent-ABS-light)


Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: SMAP em 05 de Novembro de 2012, 18:10
Em relação ao sistema do Peugeot 406 V6 nao me parece que seja plug and play.

O disco embora tenha a mesma furação 4x108 nao tera o buraco central com a mesma medida onde encaixa no rolamento do SAAB 9000

Se for mais estreito o buraco do disco um torneiro alarga sem problemas, se for mais largo um torneiro tera que fazer um anel para por no meio do buraco a centrar aquilo.

Em relação as bombas propriamente ditas, é muito mais dificil fazer um suporte para as bombas dos 406 V6
(http://i1243.photobucket.com/albums/gg558/carbon89/pinzas-brembo-406-coupe.jpg)


Do que para as bombas dos porsche 996 (996.351.425 / 996.351.426)
(http://forum.e46fanatics.com/attachment.php?attachmentid=465422&stc=1&d=1345268229)

(http://forum.e46fanatics.com/attachment.php?attachmentid=465421&stc=1&d=1345268229)

(http://forum.e46fanatics.com/attachment.php?attachmentid=465420&stc=1&d=1345268229)
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: SMAP em 05 de Novembro de 2012, 18:34
Tambem podem procurar bombas da AP Racing (mas vao ser caras) tipo estas

http://www.ebay.co.uk/itm/AP-Racing-GP-A-Prodrive-SWRT-Subaru-World-Rally-Car-Front-Calipers-EVO-5-6-7-/200843101848?pt=UK_Cars_Parts_Vehicles_Other_Vehicle_Parts_Accessories_ET&hash=item2ec32e8698 (http://www.ebay.co.uk/itm/AP-Racing-GP-A-Prodrive-SWRT-Subaru-World-Rally-Car-Front-Calipers-EVO-5-6-7-/200843101848?pt=UK_Cars_Parts_Vehicles_Other_Vehicle_Parts_Accessories_ET&hash=item2ec32e8698)
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: Nicodemus em 05 de Novembro de 2012, 20:00
O anilho é fácil de fazer, agora o pior é fazer furação de 4x108 num disco com furação de 5 (que tambem precisa do anilho para centrar o disco)

em relação a maxila, quando for ter com o gajo do delta, vou tirar fotos ao que ele fez, que foi meter as maxilas da frente originais do meu 9000, na manga de eixo do delta, num disco de 300mm de um(a) Hyundai. lol. por isso tambem é fácil fazer isso nos nossos carros. acho que ele pagou 30€ ou algo parecido para fazer as patas de deporte.

Tambe andam algumas engraçadas por aí:
http://bragacity.olx.pt/maxilas-alfa-166-de-4-embolos-iid-432817695 (http://bragacity.olx.pt/maxilas-alfa-166-de-4-embolos-iid-432817695)

http://barcelos-braga.olx.pt/userlistings/1387370 (http://barcelos-braga.olx.pt/userlistings/1387370)

2000€ o kit mercedes!!! credo!!!
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: teco em 05 de Novembro de 2012, 20:16
desculpem uma pergunta imbecil, mas uma das coisas bem boas do 9000 são os travões não são (especialmente com calços bons)?

uma coisa destas so se justifica se colocarem a bomba de 300 cvs para cima ou é imprassão minha?
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: SMAP em 05 de Novembro de 2012, 20:45
desculpem uma pergunta imbecil, mas uma das coisas bem boas do 9000 são os travões não são (especialmente com calços bons)?

uma coisa destas so se justifica se colocarem a bomba de 300 cvs para cima ou é imprassão minha?

Se ha coisa que o 9000 tem falta são travoes ... poes umas jantes 17 (mais pesadas que as de origem) e começas logo a ver que se tivesses uns travoes maiores talvez fosse melhor
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: pjplopes em 05 de Novembro de 2012, 21:09
Junta-lhe +- 350CV e cerca de 600Nm de binário e ficas com travões equivalentes a uma carroça!!!
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: Nicodemus em 05 de Novembro de 2012, 21:51
Originais travão bem... uma vez a fundo.
depois são abrandadores  :-\
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: Guest em 05 de Novembro de 2012, 22:00
Ou "abanadores"  ::) ::) ::) ::)

Abraço
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: teco em 05 de Novembro de 2012, 22:39
ora bem, acho que apesar de tudo é um bocado o que disse, stage 2 ou+ com jantes maiores precisa, senão... nem tanto

eu so estou a discutir até 280cvs
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: SMAP em 05 de Novembro de 2012, 22:45
Estive a medir o sensor com o multimetro e verifiquei que trata-se dum reóstato, varia conforme a posição. Uma solução será tentar adaptar o sensor cá fora no pedal mas devidamente afinado.

Vejam este link com informações e esquema sobre o ABS:

[url]http://www.saabscene.com/forum/threads/142858-Intermittent-ABS-light[/url] ([url]http://www.saabscene.com/forum/threads/142858-Intermittent-ABS-light[/url])


Acho que isso não sera a melhor solução, pois vais ter que fazer um acrescento ao cabo para o por dnetro do habitaculo podendo criar problemas nas leituras do sensor por causa disso.


Acho que o caminho é procurar um servo-freio que tenha as mesmas caracteristicas que o servo-freio do 9000 inclusive o local para o sensor. Mas claro com caractericticas tecnicas melhoradas.
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: teco em 05 de Novembro de 2012, 23:46
nisso do servo vi um comentário que dizia que se puseres um servo diferente o abs anula o pé mais pesado MAS que as mesmas alterações de suspensão que permitem melhores acelerações dos 0 aos 100 tb podem reduzir o afundar do focinho que estraga a travagem do 9000
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: pjplopes em 06 de Novembro de 2012, 12:34
Acho que isso não sera a melhor solução, pois vais ter que fazer um acrescento ao cabo para o por dnetro do habitaculo podendo criar problemas nas leituras do sensor por causa disso.


Acho que o caminho é procurar um servo-freio que tenha as mesmas caracteristicas que o servo-freio do 9000 inclusive o local para o sensor. Mas claro com caractericticas tecnicas melhoradas.

O tamanho do cabo não deverá diferir muito se o passares da centralina do ABS (está ao pé do trionic) logo para dentro do habitáculo por onde passa o tubo do manómetro do turboe não te esqueças que o pedal está à mesma altura do servo.
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: pjplopes em 06 de Novembro de 2012, 12:36
Este sistema é o Mark IV, logo podemos começar a procurar carros que usavam este sistema...

Podemos ver no link as marcas que o usavam:

http://aficionadosalamecanica.com/sistema_abs3.htm (http://aficionadosalamecanica.com/sistema_abs3.htm)
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: SMAP em 06 de Novembro de 2012, 23:18
Acho que isso não sera a melhor solução, pois vais ter que fazer um acrescento ao cabo para o por dnetro do habitaculo podendo criar problemas nas leituras do sensor por causa disso.


Acho que o caminho é procurar um servo-freio que tenha as mesmas caracteristicas que o servo-freio do 9000 inclusive o local para o sensor. Mas claro com caractericticas tecnicas melhoradas.

O tamanho do cabo não deverá diferir muito se o passares da centralina do ABS (está ao pé do trionic) logo para dentro do habitáculo por onde passa o tubo do manómetro do turboe não te esqueças que o pedal está à mesma altura do servo.

Tu é que tens isso a frente, é mais facil para ti avaliar essa questão
Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: TesZero em 07 de Novembro de 2012, 09:15
Teco... comparativamente com qualquer outra marca...
a travagem original vs potência original é soberba...

Estamos a falar de carros que já usam discos no eixo traseiro desde 1985...
quando ainda hoje há carros a saírem com cintas a trás...

Conheço poucos carros que com o mesmo peso travem tao bem...

Agora... se podes melhorar a potência... porque não melhorar a travagem?
consegue-se facilmente incremento de 50% e 100% de potência nestes motores...
o certo é redimensionar a travagem para tal também...

também tenho que pensar neste assunto num futuro próximo... até à data so havia visto à frente a solução da maptun/abbott... há que ponderar outras...
mas 6 pistões eram 6 pistões :D :D :D

Abraço

Título: Re: Upgrade Travões 9000
Enviado por: Fred em 06 de Fevereiro de 2017, 21:57
Boas alguem sabe como sangrar bomba de freio com abs e tcs com servo freio hidráulico de um saab 9000?