SAABsPORTUGAL
Oficina => Electricidade / Electrónica => Tópico iniciado por: amreal em 02 de Fevereiro de 2013, 19:18
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Boas,
Serve este tópico para perceber como posso colocar um kit de fecho central com comando. Não quero colocar alarme devido preferências pessoais:
Este kit apenas terá de interceptar a leitura da unidade do fecho central.
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3280)
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=3282)
Alguém me pode dar umas luzes para "eu" instalar isto?
Obrigado
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desenfardar portas e mala, substituir pistolas, passar cablagem...
tenho o mesmo problema em breve para enfrentar, o que aprenderes documenta...
lembrei-me que o kamuma andou a fazer qq coisa do genero não foi?
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Esse kit traz já pistolas ou serve apenas de interruptor para as pistolas que tens no carro?
Tens que ver esquema eléctrico... não deverá ser nada de mais... não passa de um interruptor activado por wireless...
Se poderes coloca fotos do manual / esquema eléctrico.
Deve de ligar alimentação e massa a cada pistola somente e alimentação à unidade.
Abraço
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Ainda não tenho o KIT, aliás, o kit vem para o Lancia Y da condutora aqui da casa!
Vou ver o funcionamento e a fiabilidade e depois talvez sim, aplique no 9000.
O kit não trás pistolas, é só o comando à distancia (wireless) e custa $12.98 - Portes de envio Grátis
NOTA: Sós os comandos valem o preço, porque penso que sejam comandos clonáveis (capazes de receber outros códigos)
Para os + curiosos, podem encontrar o produto aqui:
http://www.ebay.com/itm/110999725168?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649 (http://www.ebay.com/itm/110999725168?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649)
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Lembro-me de quando tinha o 9000 CSE de 1993 ter tentado instalar algo assim, mas não consegui. Agora no Aero Kamuma instalei tudo de raíz, pistolas, alarme e fecho central. Não recomendo andar a mexer na instalação eléctrica de origem pois é muito "esquisita" (no CSE por andar a tentar descobrir em que fios ligar a central dos comandos queimei uns fusíveis e um relé ::P).
Se é só a central podes sempre usar a cablagem debaixo do volante e "descobrir" os fios certos ou então sacas a forra da porta do condutor e vês se ligas aos fios de comando dos fechos ou vês a cor e ligas na cablagem que para lá vai.
Abraço
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Eu bem disse que o kamuma podia ajudar
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Durante a proxima semana, penso que chega a encomenda ... assim que tenha o esquema, coloco disponivel para poderem participar.
Obrigado´s
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Boas AMREAL,
Este topico é interessante, não tens mais desenvolvimentos???
Obrigado.
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mandei vir o que julgo ser o mesmo, 9 libras e qq coisa porte é oferta
se te adiantares coloca DIY PLEASE ;)
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Tambem já mandei vir um para mim, mas sem ajuda, acho que aquilo vai dar um lindo pisa papeis O0
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Tambem já mandei vir um para mim, mas sem ajuda, acho que aquilo vai dar um lindo pisa papeis O0
calma, quando um fizer, depois é mais fácil
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Eu no meu carro tenho alarme, será que aquilo vai estorvar? como posso desligar o alarme?
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Eu no meu carro tenho alarme, será que aquilo vai estorvar? como posso desligar o alarme?
espero que não afecte...
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Em principio não tens problemas...
O teu alarme está ligado a chave, não tem controlo remoto (ou pelo menos não tens os comandos)...
O fecho central vai te abrir as portas e o alarme vai pensar que as estas a abrir com a chave...
Não deve de haver problema :D
Contudo... mantém um extintor perto de ti :P
:P :P :P
Abraço
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Em principio não tens problemas...
O teu alarme está ligado a chave, não tem controlo remoto (ou pelo menos não tens os comandos)...
O fecho central vai te abrir as portas e o alarme vai pensar que as estas a abrir com a chave...
Não deve de haver problema :D
Contudo... mantém um extintor perto de ti :P
:P :P :P
Abraço
O meu já chegou, mas acho que a pistola da porta do condutor morreu...
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Boas,
Teco, não sei se as de um 9000 de 1989 servem, se servirem, posso te arranjar uma, temos é de a desmontar
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são todas iguais e como tu és de gaia ;)
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Na boa Teco, mas não tenho o carro dadar aqui, o carro está em Braga, mas se quuiseres vamos lá, tem de ser é a um Sabado, pois é o unico dia que tenho +- livre.
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Teco... Eu tenho aqui as pistolas que eram do meu. Dia 6 se aí for levo-tas O0 eu não preciso delas.
Abraço
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Teco... Eu tenho aqui as pistolas que eram do meu. Dia 6 se aí for levo-tas O0 eu não preciso delas.
Abraço
Muchas gracias!
Se não vieres há sempre a hipótese de por uma num envelope de correio verde, mas tem tempo.
abraços
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Boas,
O meu pisa papeis acabou de chegar... O0
Não tenho aqui scaner, mas na proxima semana digitalizo o esquema eletrico daquilo
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E já tens o do teu carro?
Abraço
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NOP
Nada de carro, ando a pé para fazer a vontade aos médicos
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... este tópico nao foi actualizado por mim, mas no entanto ja tem bastantes desenvolvimentos da vossa parte!!
O kit que mandei vir ja esta instalado. Como referi anteriormente, ele foi colocado num Lancia Y e não foi feito por mim, mas sim por um amigo em casa dele,por isso não tenho DIY!
Depois de montado, o resultado foi surpreendente, aquilo funciona muito bem, podendo destrancar / trancar as portas a cerca de 10 metros de distancia! Os comando são um pouco pesados, mas robustos.
A montagem é relativamente simples, devendo ser interceptado o sinal do modulo das portas, no caso do Y é um rele que faz este comando, no 9000 é um modulo rectangular que fica por baixo do volante, podem consultar a info no EPC.
Basicamente:
1 x fio vai ao positivo (ligação à bateria polo positivo) [esta ligação pode ser feito no modulo]
1 x fio vai ao Negativo (ligação à bateria polo negativo) [esta ligação pode ser feito no modulo]
1 x fio vai ao modulo do carro (comando de fecho)
1 x fio vai ao modulo do carro (comando de abertura)
1 x fio rele de piscas (opcional) - fica com a função de piscas PANIC (os 4 piscas ligados)
Vou tentar amanha colocar o esquema!!
Espero q a vossa experiência tenha corrido bem!
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5 fios :D
Parece fácil :D
faz o esquema e publica. Abraço
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Boas pessoal,
Eu estou tentado em fazer isto sozinho, ou existe algum voluntário da zona de Gaia que me queira ajudar?
Já alguem o fez?
Eu acho que nem o modulo das portas vou conseguir encontrar ::)
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Voltei ao trabalho, tenho pouco tempo disponível e algumas coisas para reparar no meu...
mas se tiveres enrascado apita :P
vê a disponibilidade do... TECO :P (aposto que torna isso divertido... lol)
Abraço
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Vou tentar falar com o TECO
Alô...TECO O0
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Depois conta-nos ao detalhe como correu :P :P :P
Abraço
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Depois conta-nos ao detalhe como correu :P :P :P
Abraço
desconfio é de 2 coisas ou 3
1. que vou comprar uns scotch lock (ou qq coisa assim) para não andar a cortar fios
2. tenho de ver ali em baixo quais os fios com +-12v ... quanto mais não seja há os da ignição
aceito outras sugestões
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Verificar a orientação do vento... ouvi dizer que ventos vindos do norte não são bons para os scotch lock :P
e... de resto não estou a ver assim mais nada que te falte :)
wisky? :P
Abraço
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Boas pessoal,
Não sei se deveria colocar isto neste tópico, mas tambem não é OT...
Alguem conheçe um electrecista aqui para os lados do grande Porto, que esteja habituado a SAAB´s ,para poder montar o fecho central ao meu carro?
Não é por vaidade, é que aquilo faz mesmo falta, principalmente quando está a chover e tenho de tirar o miudo a dormir de dentro do carro...
Tenho tambem a caixa de cd´s, que está na mala a enfeitar, não sei se aquilo está avariado, ou se não está ligado, pois o radio que o carro tem foi montado em 10 minutos, e não foi por nenhum electrecista, por isso queria mesmo conhecer um electrecista, mas que já conhecesse os SAAB´s.
Alguem conhece algum ?
Obrigado.
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Caraças..
Disse-te que não conhecia... mas ando a nanar...
Conheço um e barato...
:|
Agora é que me "bateu"...
Vê a tua disponibilidade...
e esse gajo é que é menino para te mudar a instalação da gestão electrónica sem problemas...
Vê disponibilidade e avisa-me :P
Abraço
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Ora bem, o meu já está!
Se forem da zona do porto indico um lugar simpático, provavelmente custa 2 ou 3 X o preço do comando mas ainda da trabalho e precisa de um relê se quiserem a mala a abrir.
A mim saiu mais caro mas teve-se de colocar uma pistola ausente e desbravar caminhos....
Quem quiser, e eu aconselho, ignorar a função das luzes...
Cabe tudo na porta do condutor
Não precisa de fios que não estejam na porta
Fica a abrir e fechar portas/alarme + mala
Em breve fotos para a malta decidir se se atreve
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Obrigado Teco,
Assim já não se perde tanto tempo, já sei que fica tudo na porta do condutor, não vou ligar a abertura da mala nem o controle das luzes, por isso deve ser mais fácil.
Hoje á tarde, vou ver se faço isso ao meu.
Abraço.
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O do teco tem abertura de mala eléctrica.
Os T16 não têm.
Tira fotos da montagem também :)
(que as do teco não sei se algum dia vão aparecer, lol)
Abraço
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Boas pessoal,
O D.I.Y. está feito
Agora é só irem a um eletricista montar aquilo... :)))
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bem... isto agora que o pessoal ja tem todo fecho central funcional... ha que fazer um encontro comemorativo do fecho central :D
lolol
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Boas pessoal,
Tenho uma novidade que quero partilhar...
Quando fui instalar o fecho central, pedi opinião sobre uma caixa de CD´s que tenho montada na mala, e que não funciona.O conselho que o electrecista me deu, foi para tirar aquilo fora, e comprar um radio com PEN.
Ora bem... A novidade é que andei a mecher na caixa dos CD´s para tentar perceber como é que aquilo sai fora, é sabem o que encontrei??? sabem? Olha adivinhem. ^-^
O COMANDO DO ALARME ORIGINAL
Chissa eu ando mesmo com uma sorte...
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é pena...
Podia ser um cd dos Excesso!!!
Ao menos ainda dava para ouvires... :P
que agora depois de teres instalado um fecho central novo... esse comando não deve de servir de muito :P :P :P
Abraço
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Não serve para nada mesmo, está avariado... já o limpei todo com wd-40 e já experimentei com uma pilha nova, e aquilo nem a luz piloto acende.
Vá lá, assim estou mais contente, de qualquer maneira, tinha de instalar um O0
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Se o Pedro te desligou o sistema original... não funciona mesmo que esteja bom...
que é o mais provável :P
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Boas,
O meu carro não tinha fecho central ligado ao alarme, por isso é que a pistola da porta do lado do condutor funcionava só como interruptor, aquilo não abria a porta, a não ser com a chave.
O comando que encontrei deve ser só para ligar e desligar o alarme, mas aquilo nem a luz piloto acende, está mesmo avariado. Só vai fazer falta, quando o alarme avariar, ou acabar a bateria daquilo( não sei como é que aquilo é alimentado).Nessa altura, pego num Martelo, e dou porrada em tudo que apitar, aquilo irá ter de se calar.
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mas...
a tua porta faz de interruptor, certo?
e o novo fecho central instalado faz o interruptor da porta trabalhar... certo?
Então... quando fechas o carro o alarme activa, certo?
Abraço
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Sim, agora com a nova pistola, aquilo já fecha e abre com o comando, e também activa o alarme, mas tem uma coisa curiosa, se eu fechar o carro com a chave, e se o barir com o comando (ou vice versa) o alarme toca :|@
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O sensor do canhão não está ligado à pistola...
está mesmo encaixado por trás do canhão...
e o alarme deve de estar ligado a esse interruptor.
não sei se ao fechares a porta com o fecho central se mecanicamente ele te roda o canhão da chave...
pelo menos totalmente.
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Já não mexo mais naquilo, fica assim, até porque os ladrões iram ter uma surpresa... :)))