Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 22:16

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

291 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: consumo óleo motor b204l  (Lida 6696 vezes)

Offline valerios

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 182
  • Actividade:
    0%
  • Saab bem ter um Saab !
consumo óleo motor b204l
« em: 16 de Agosto de 2018, 21:11 »
Boa tarde,

fiz a uns meses a troca da junta da cabeça, com rectificação de cabeça, troca vedantes válvulas, rodar as válvulas, enfim o que de deve fazer aquando da troca da junta da cabeça.

Costumo ver o óleo, mas como a vareta não é muito fácil de perceber, nem sempre percebo o nível de óleo. Umas das vezes em que andei com o carro, o mesmo em algumas curvas, dava o sinal sonoro de perigo, e acendia a luz do triângulo no quadrante, mas mais nenhuma... Até que a luz do óleo também acendeu.
Ver nível de óleo, e estava baixo. Desde ai que ando mais atento, e já levou cerca de 2 litros.
Na passada segunda feira fiz cerca de 1000 kms, e consumiu um litro.
Estive no feriado entretido a limpar o motor, tinha óleo recente na zona da junta do cárter, que fui avisado a 2 semanas aquando da troca do retentor da combota e o-ring da bomba de óleo.

Para a semana levo o carro para a troca da junta do cárter, e disseram-me que o consumo de óleo é normal nestes motores. Em 10000 kms levou 2 litros de óleo, parte dele perdeu-se por vedante do sensor de combota, e retentor da mesma.

É normal o consumo de óleo ?  Poderá ser o turbo a deixar passar óleo ?

Com 222000 kms esta na altura de fazer uma manutenção preventiva ao turbo ? Onde e quanto me custaria ?

Obrigado
  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Offline TechDrift

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 103
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto/Aveiro
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #1 em: 17 de Agosto de 2018, 01:19 »
Boa noite. Por acaso desconhecia que acendia o triângulo quando está com falta de óleo... O meu ainda não chegou a esse ponto (ainda bem!) mas também faço poucos KMs embora tenho andado com ele todos os dias...

Se ele deitar fumo branco a dar uma aceleradela, apontava para o turbo estar a passar óleo... Há várias oficinas que lidam com turbos em específico, não sei ao certo quanto fica... É um bocado mas sempre é menos que um turbo novo... Um amigo meu teve que fazer manutenção ao turbo da carrinha dele. Eu até perguntava onde ele fez mas eu estou cá para cima
  • Saab 900 II Turbo Coupe '94
Sierra Alfa Alfa Bravo

Tiago

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #2 em: 18 de Agosto de 2018, 11:58 »
"Manutenção preventiva" ao Turbo é na volta dos 300 a 400 euros...
Se tratar disso tarde demais pode ser mais caro.

Consumo de óleo normal é 1/4 litro ou 1/2 litro em cada revisão... e num motor gasto.
2 litros em 10000km é anormal, mas como foi em coisas que entretanto já forma reparadas, troque a "junta" do carter e mantenha-se atento.
Nota: "junta" ? Não é só silicone? Como não sei qual dos 900 está a falar... ;)

Quanto ao óleo...
Não sei que tipo de trabalho foi feito ao carro... nem quais as condicionantes do trabalho... ou a qualidade de quem fez o serviço...
Mas pode ser o Turbo, tb pode ser segmentos...

Pode ver uma coisa ( se quizer sujar as mãos )... Com o carro frio, tire o tubo de admissão do turbo e com a ponta dos dedos, agarre a compressora do turbo e veja se tem folga transversal e longitudinal ( ou lateral e axial ).
A folga máxima antes de ser catastrófica é de 1.0mm no plano axial, e nesse caso é melhor mesmo desmontar. Folga lateral a existir tem de ser mínima.

Para não existir dúvidas...
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
;)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline TechDrift

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 103
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto/Aveiro
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #3 em: 18 de Agosto de 2018, 16:37 »
B204L portanto trata-se de um 900 NG
  • Saab 900 II Turbo Coupe '94
Sierra Alfa Alfa Bravo

Tiago

Offline valerios

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 182
  • Actividade:
    0%
  • Saab bem ter um Saab !
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #4 em: 18 de Agosto de 2018, 20:46 »
Boa tarde,

obrigado por a ajuda !

O carro é o 900 ng, turbo, tenho-o na apresentação.
A troca da junta da cabeça foi feita no gasparauto, tenho-os como bastantes profissionais, e não pedi contenção de gasto, tudo o que precisasse naquela zona levou novo. Aquando da troca foi-me dito que o motor parece estar bastante bom, e por a falta do barulho da corrente, creio que se confirma !

Não tenho bem certeza do gasto de óleo, pois perdeu por várias zonas, vedante da tampa do óleo, sensor de combota, e retentor da combota. Levou vedantes novos.
Sim, a junta é de silicone.

Quando tive por baixo do carro a lavar a zona do cárter vi óleo fresco ao pé de um tubo que creio que sai do turbo ao motor, será sinal de algo no motor ?

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn sou a favor da manutenção preventiva, já que se tem que fazer, que se faça antes de mais gastos !

Irei averiguar em quando fica a manutenção do turbo, se andar por volta desses valores será sempre inferior a deixar o turbo chegar a um ponto em que estragues mais coisas !

Em 5 meses fiz 10000 kms, calha bem agora a troca do cárter pois assim faz-se logo a troca do óleo.

Quando tiver novidades darei.

Cumprimentos
  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #5 em: 18 de Agosto de 2018, 21:32 »
Sim... tb tenho-os por profissionais.
O meu comentário prende-se com por ex. fazer trabalhos na cabeça e não fazer nada no bloco...
Ou donos que pedem contenção de gastos....

Mas já vi que ese saab está bem entregue a um dono cuidadoso...
:)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline valerios

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 182
  • Actividade:
    0%
  • Saab bem ter um Saab !
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #6 em: 21 de Agosto de 2018, 21:01 »
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn obrigado ! O carro é para manter, e andar com ele o mais possível, gostava de o ver com mais de 500 000 km !

Em relação ao consumo, já consegui "medir" o consumo de óleo, em 500 kms "perdeu" 500 ml de óleo ! Nunca desejei tanto ver um mancha de óleo por baixo do carro, mas nada, tudo seco !

Agora a minha questão prende-se com o facto de antes de mudar a junta da cabeça, ele não perdia óleo, aliás cerca de 1000 kms antes tinha troca do óleo, e em 10 000 km não perdeu nada significativo.
Terá sido coincidência e os segmentos terem cedido aquando da troca da junta, ou terá sido algum vedante das válvulas que saltou for do sitio ? Será o turbo por ventura que deu de si ?

Quinta vou deixar o carro na oficina para a troca da junta do cárter, e ver se consegue determinar a perda de óleo !

  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #7 em: 21 de Agosto de 2018, 21:04 »
Já viste o turbo como te disse? Tinha/tem folga?
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline valerios

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 182
  • Actividade:
    0%
  • Saab bem ter um Saab !
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #8 em: 26 de Agosto de 2018, 12:39 »
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn não cheguei a ver o turbo, não tenho grande condições em Lisboa para o fazer !

Lá deixei o carro na oficina, na sexta fui o buscar. Não conseguiram perceber por onde "bebe" o óleo, mas esta a queimar óleo, sente-se o cheiro no fumo que sai do escape, mas não sai fumo azul, nem branco !
Experimentaram o carro, e quando puxaram por o mesmo saiu algum fumo, mas não branco !

A opinião da oficina é de que serão os segmentos, pode ser o turbo, mas não lhes parece. A opinião é a de começar a procurar um motor novo !
Não sei o que fazer, tirar o turbo para uma manutenção, gasto 400/500€ e depois não é, seria uma ajuda para outro motor !

A minha dúvida é o que já tinha comentado, terá sido uma infeliz coincidência a troca da junta da cabeça e o aparecer a folga nos segmentos ?
Já pensei em tirar a tampa das válvulas para ver se consigo perceber se há algum vedante de válvula visivelmente danificado.

Alguém sabe de algum motor B204L para venda ?

Entretanto é andar com um garrafão de óleo e de 500 kms em 500 kms meter óleo !

Obrigado por a ajuda.
  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #9 em: 27 de Agosto de 2018, 13:06 »
Para mudar uma junta da cabeça nem é obrigatório mexer na cabeça nem no bloco... é só trocar juntas... mas isso não é fazer um bom trabalho....

Para testar segmentos peça para lhe fazerem um teste de compressão...
Isso determina se os cilindros estão a manter a compressão e consequentemente vê-se o estado dos segmentos. Se houver valores abaixo do normal num cilindro ou em mais, os segmentos precisam de ser mudados.

Ver o turbo... é só mesmo desapertar um tubo... não é nada de complicado.... mas quem não sabe é como quem não vê... Não conhece ninguém relacionado com carros  perto de si que possa ver isso do turbo?

Comprar um motor usado.... mesmo que consiga fazer um bom negócio... mete um motor usado sem gastar dinheiro nele? Então porque é que não utiliza esse mesmo dinheiro para fazer a revisão ao motor que tem?

Valerios é de onde mesmo? Veja lá se quer que lhe dê um contacto de um mecânico da Saab que trabalha "por fora" para a zona de Tires (+/-) ...
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline valerios

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 182
  • Actividade:
    0%
  • Saab bem ter um Saab !
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #10 em: 25 de Setembro de 2018, 20:36 »
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn desculpe a demora a dar uma resposta, mas desde essa altura até agora, já tive que fazer obras na casa de banho !
Vivo em Lisboa, creio que sei o mecânico que falha, teve no último track day no estoril, não esteve  ?

Em relação ao carro, continua com o consumo de óleo, ando sempre com óleo para repor, e antes de uma viagem grande, ou de 500 kms em 500 kms vou vendo e atestando ! Devia ter mudado o óleo a cerca de 2000 kms, mas como anda a levar óleo novo aos poucos, ainda não fiz a troca do mesmo.

A compreensão ainda não consegui ver, mas na semana passada consegui ir ao alentejo, e lá tenho espaço e condições para mexer a vontade no carro.
Lá tirei o tubo do turbo, andei a ver e tirei um tubo de metal da admissão. Vi logo uma boa "pinga" de óleo no interior do tubo junto ao turbo, e em relação ao estado deste, tem uma folga considerável, agarrando no pino central do turbo o mesmo mexe bastante para um lado e outro.

Poderá ser esta folga a razão do consumo do óleo ?

Na zona de Lisboa, qual o lugar que poderia recomendar para uma manutenção e reparação do turbo ? 

Depois de ter visto o estado em que o turbo se encontra, já não puxei muito pelo carro, tendo o cuidado de não deixar o turbo entrar no vermelho.

Obrigado e cumprimentos
  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #11 em: 25 de Setembro de 2018, 21:59 »
Então é mesmo daí....
Turbo novo... pois andar com esse com a folga que tem está a comer o caracol de admissão (ou de escape) por dentro.
Para ter ideia, a folga máxima tolerável é 1mm...

Está descoberto o problema. O mecânico é esse mm: o Coelho. Andou no Trackday a estragar embraiagem!! LOL
Este fds vai lá estar outra vez... mas desta vai andar mais "mansinho"  :D

Turbos... A comprar, evite os "Made in China" São baratos mas de pouca qualidade.
Veja se quer aproveitar e já que mexeu no motor, pode fazer um upgrade para dar mais póneis ao carro... já que se vai comprar um turbo... ;)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline valerios

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 182
  • Actividade:
    0%
  • Saab bem ter um Saab !
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #12 em: 06 de Dezembro de 2018, 20:15 »
Boa noite,

a ausência de noticias, desta vez não é por estar tudo bem. Desta vez tratou-se de "digerir" o ainda presente consumo de óleo !

Troca de turbo, por um recondicionado, troca de óleo, filtro, como manda a lei, e passados 500 kms ver níveis, estava a meio, ainda dei a "desculpa" de poder ser falha minha e não o colocar a nível aquando da troca do óleo. Passados mais 500 kms e esta de novo a meio ! Boa, boa m****, o consumo afinal não era do turbo ! Não foi em vão, pois o turbo era de origem, com 220000 kms iria mais cedo ou mais tarde de manutenção.

O consumo de óleo vem mesmo de falha de segmentos, ah e tal, motores Saab, blocos b204 e anteriores, fazem 500000 kms e mais apenas trocando juntas de cabeça, o bloco b204 ainda não sofre do mal dos blocos mais recentes, ... pois, pois a mim calhou-me um patinho feio !

Fazendo uma abordagem a que será necessário para reparar todo o motor, e o jaques juntado-se a festa, com disco de embraiagem e sistema hidráulico a brincadeira anda por volta dos 1400€ !

Pensando no assunto, na teoria seria possível apenas trocar segmentos e capas de bielas, pois a distribuição, por o barulho parece estar ainda boa, e de repente a brincadeira passa para os 150€ !

A reparação apenas nos segmentos poderei fazer em breve pois tenho t€mpo para tal, a dos 1400€ teria que ficar para mais tarde !

De referir que é carro do dia-a-dia, está a gpl, parar o mesmo seria sinónimo de começar a andar no 900 2,3i, o que se torna complicado, aguardar para a grande reparação e andar com o carro e de  500 em 500 kms colocar 1/2 litro de óleo ?

Neste momento e já tendo falado com um amigo que é mecânico e costuma fazer algumas coisas nos meus carros, voltou-me para apenas reparar segmentos e capas de bielas, até porque além do dinheiro gostava de "testar" a durabilidade destes motores, e um dia ter um com mais de 500000 kms sem grande reparações !

Cumprimentos
  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Offline valerios

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 182
  • Actividade:
    0%
  • Saab bem ter um Saab !
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #13 em: 02 de Março de 2019, 20:11 »
Boa noite,

uma vez a ausência de noticias não é bom sinal !

Há novidades, o saab encontra-se de motor aberto ! Foi uma necessidade, o consumo de óleo mantinha-se e a decisão de trocar apenas segmentos e capas de biela sem tirar motor estava tomada, após várias opiniões, é normal fazer-se tal reparação. A necessidade advém de o saabzão numa das vindas do alentejo, começa a falhar por volta das 2000 rpm, estava a trabalhar a 3 cilindros, os mesmos sintomas de uma cassete DI estragada!  Como bom homem prevenido tenho uma boa na caixa do carro, não ocupa muito espaço, e com uma chave na arrumação da porta do condutor, 10 min e esta trocada, assim fiz, continuo na mesma ! Chegada a Lisboa, no dia seguinte, o mesmo, fui comprar as velas e troquei, logo na primeira que tiro, cilindro 4, estava completamente encharcada em óleo ! O problema esta identificado, troca de velas, e problema mantém-se, experimenta-se outra cassete, e o problema continua, boa ! Assim faz-se já a reparação, várias opções de quem fazer o trabalho, numa das situações não faziam o trabalho sem tirar o motor! Entrego o carro a um Amigo mecânico, nunca me deixando mal, e já tendo experiência com o outro 900 que tenho, e ainda por cima posso ajudar e arranjar eu as peças necessárias, óptimo !
O consumo de óleo podia ver de várias coisas, mas na pior das hipóteses o cilindro podia estar danificado ou o piston, felizmente não !
O ponto de situação após tirar o cartér e a cabeça, é bom e mau !
A combota, capas de bielas, pistons, cilindros ainda sem estarem polidos, apenas os segmentos do óleo já não estão a 100%, boas noticias, o bloco está impecável ! As outra noticias, uma válvula de escape queimada, a do cilindro 4, e aparente passagem de óleo nos vedantes de válvulas.
As fotos do ponto de situação :















E agora é aguardar a conclusão dos trabalhos !

Espero ter novidades em breve.

Cumprimentos
  • Saab 900 GLs 1982
  • Saab 900 S , 2.3i 1994
  • Saab 900 SE, 2.0 Turbo 1996

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: consumo óleo motor b204l
« Responder #14 em: 05 de Março de 2019, 12:23 »
Essa válvula tem ventilação!!!
Isso é que é o verdadeiro Tuning!! :D

Toca a fazer as coisas com calma e bem feitas...
O carro dá a vida por ti... se tratares dele... e uma vida não tem preço!

força valérios...
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93