Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 11:11

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

308 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Trionic 5 - Conversão para APC T7  (Lida 9947 vezes)

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Trionic 5 - Conversão para APC T7
« em: 06 de Novembro de 2012, 15:15 »
Existem varias razões para efectuar esta modificação

1. Valvula de APC T7 é mais fiavel e raramente avaria
2. Valvula de APC T5 mesmo novas tem comportamentos diferenetes entre elas
3. O preço da valvula de APC T7 é cerca de 1/4 do preço da valvula de APC T5


Peças necessárias

SAAB
Article : Solenoid valve
PartNo : 55557331
Usage : 2009
Order Quantity : 1

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Article : Connector housing
PartNo : 4113205
Usage : JOINT PIECE ABS UNIT SPEED SENSOR, VACUM PUMP ABS, HORN, KNOCK SENSOR, TEMP SENSOR TEMP SENSOR COOLANT THEFT ALARM PRESSURE MONITOR AC, NLS-USE 12788933
Supplementary Description : 2-pin, female
Order Quantity : 1

Peça branca no lado direito da imagem
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Article : Cable terminal
PartNo : 4061586
Usage : AREA, 1, 0-2, 5 MM2
Order Quantity : 2

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

BOSCH

Junior Power Timer (JPT) Bosch / Amp male body, 3 pole
Part Number1928402452-000

Peça preta no lado direito da imagem
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

JPT (Junior Power Timer) male pin for Bosch and AMP male connectors. Wire size 0,5-1,5 mm2. Can be used with one wire sealing system.

JPT (Junior Power Timer) male pin for Bosch and AMP male connectors. Wire size 1,5-2,5 mm2. Can be used with one wire sealing system.

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


Depois de termos todas as peças tem que as montar da seguinte maneira

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Este é o resultado final e como podem tem um cabo para ligar no conector do vosso SAAB Trionic 5 (sem ser preciso cortar cabos)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


Mudanças no Hardware e Software da ECU

Trionic 5.5

1. desliguem o pino 5 do componente 74HC123 e façam um "bridge" nas conexões disponiveis.

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

2. Mudem os seguintes valores no binario da ECU:
Frek_250!=32 ; stock value is 70
Frek_230!=50 ; stock value is 90


Trionic 5.2

1. desliguem o pino 5 do componente 74HC123. Em Trionic 5.2 não existem conexões disponiveis para efectuar a "bridge" pelo que temos ligar um cabo entre o pino 11 e o pino 5 (garantam que o pino 5 não esta em contacto com o componente 74HC123)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

2. Mudem os seguintes valores no binario da ECU:
Frek_250!=1900 ; stock value is 935
Frek_230!=630 ; stock value is 728

Aqui podem ver a valvula montada num 9000

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
« Última modificação: 06 de Março de 2016, 08:57 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #1 em: 06 de Novembro de 2012, 18:49 »
então não obriga a colocar um T7... tinha percebido mal
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #2 em: 06 de Novembro de 2012, 20:56 »
então não obriga a colocar um T7... tinha percebido mal

Os 280 CV que tu querers no teu 9000 obriga a por APC T7 pois com APC T5 tens quase de certeza problemas

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #3 em: 06 de Novembro de 2012, 21:42 »
Teco, se não vais fazer a repro, faz tudo de uma vez. Eu fiz... Poupei uma repro... E montei tudo duma vez.

Abraço

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #4 em: 06 de Novembro de 2012, 22:15 »
esquilo reflectindo....
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #5 em: 08 de Março de 2013, 13:54 »
Boas pessoal,
Desculpem a intrumissão, mas este topico já estava quase morto >:D
Então é assim..eu não percebo nada disto, mas gostava de saber o minimo, para que quando vir um carro na sucata, ter conhecimentos suficientes para saber se é trionic 5.2 ou não, e que peças é que devo comprar para poder fazer a alteração no meu 9000 t16 com DI de 1989.
Não é que eu queira fazer já a transformação, pois tenho mais onde gastar o dinheiro, mas poderia andar á procura nas sucatas para ver se encontro algum a um preço de saldo, mas TENHO DE SABER o que procurar :)))

Obrigado.
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #6 em: 08 de Março de 2013, 14:24 »
Boas pessoal,
Desculpem a intrumissão, mas este topico já estava quase morto >:D
Então é assim..eu não percebo nada disto, mas gostava de saber o minimo, para que quando vir um carro na sucata, ter conhecimentos suficientes para saber se é trionic 5.2 ou não, e que peças é que devo comprar para poder fazer a alteração no meu 9000 t16 com DI de 1989.
Não é que eu queira fazer já a transformação, pois tenho mais onde gastar o dinheiro, mas poderia andar á procura nas sucatas para ver se encontro algum a um preço de saldo, mas TENHO DE SABER o que procurar :)))

Boas Contribuinte

Este topico é só sobre a conversão de uma simples valvula, nao de toda a electronica. Não sei se o TesZero tem em mente fazer um tópico com esse assunto, mas provavelmente terá visto que ele quer fazer essa conversão no "fosco"

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #7 em: 08 de Março de 2013, 20:53 »
Boas SMAP
Eu não percebo mesmo nada disto, mas com o tempo vou lá... O0
não me tinha apercebido que era só o upgrade da valvula, mas agora que estou mais esclarecido, ainda estou mais interessado, pois no meu 9000 já tive de trocar a valvula APC, e a que lá meti, tambem não está a funcionar a 100%, mas tambem não quero andar sempre a investir na mesma coisa.
É possivel fazer a alteração da valvula(como está neste topico) no meu carro?

Obrigado.
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #8 em: 08 de Março de 2013, 21:59 »
É possivel mas tens de alterar a centralina para funcionar com a apc7.

Abraco

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #9 em: 08 de Março de 2013, 23:22 »
Tenho uma de reserva, posso sempre tentar dar cabo daquilo, mas e o resto das fichas?existem novas ,ou o melhor é tentar num sucateiro?
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #10 em: 09 de Março de 2013, 01:41 »
ambas as fichas são amplamente usadas noutros componentes dos 9000/900 e 9-3/9-5

agora não me recordo bem, mas o Tes diz-te que componentes partilham essas fichas
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #11 em: 09 de Março de 2013, 01:42 »
É feito um cabo para ligar o que tens da apc5 para a apc7.

Abraco

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #12 em: 09 de Março de 2013, 09:44 »
Ok, mas o meu 9000 é dos antigos , aquilo acho que é  jetronic lh 4.???
mas para aprender a mecher na centralina, o melhor é falar com o TesZero, certo?

Abraço
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #13 em: 09 de Março de 2013, 11:37 »
Desculpa... nao tinha reparado nisso...  :-[
Sim, o Tes0 é a pessoa indicada para falar sobre o jetronic.

Abraco

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Trionic 5 - Conversão para APC T7
« Responder #14 em: 09 de Março de 2013, 16:02 »
Contribuinte, enquanto não tiveres um carro com trionic este tópico é inútil para ti.

A tua apc não é igual e nem funciona do mesmo jeito, é gerida por uma unidade independente que só gere apc e di.

Nunca vi uma válvula apc de um jetronic avariada... não vou afirmar que a tua não esteja... mas acho muito dificil.

Podes usar as secções próprias para colocar as tuas questões, para que não fique misturada a informação abre tópicos novos se necessário.

sobre a pergunta de como identificas o trionic instalado num 9000:
Trionic 5.2 só existiu no saab 9000 turbo 2.3 de 1993...
Trionic 5.5 1994 - 1998 / 9000, 900 e primeiros 9-3
(se quiseres desenvolver abre novo tópico sff)

Abraço


SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL