Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 de Abril de 2024, 16:26

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

508 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)  (Lida 21904 vezes)

Offline pedrolnmartins

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 19
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Bom dia a todos :)
Recentemente o meu 93 2.2 TID de 1998 decidiu entregar a alma ao criador. Tem 340.000Km e um cilindro "colou" depois de eu ter investido cerca de 4000€ em reparações (incluindo bomba injectora reconstruída).
A reparação promete ser bastante cara, o que me faz ficar com algumas dúvidas sobre o que fazer:

1 - Reparo?
2 - Instalo um motor usado/reconstruído?
3 - Compro um 93 1.8T e transformo-o para GPL?
4 - Compro o 93 2.2 TID (de 2004 com 230.000km) do pai de um amigo meu por 7500€ (tem as revisões todas em dia feitas na SAAB)

Antecipadamente grato pela ajuda :)
  • Saab 9-3 2.2 TID 1998
  • Saab 9-3 2.2 TiD 2004

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #1 em: 18 de Outubro de 2013, 12:07 »
Na minha opiniao se tens possibilidade, compra o 9-3 Turbo e poe a GPL. Vendes o TID para pecas se tiveres onde o ter para ires desmontando. Recuperas bastante dinheiro.

Abraco

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #2 em: 18 de Outubro de 2013, 12:23 »
Olá Pedro.

A minha opinião vai de encontro à do Kamuma...

Se tens a opção de comprares um a gasolina e converteres a Gpl... é de longe melhor opção..

Isto se não tiveres nada contra o gpl, claro.

Muito mais potência, muito mais carro/motor e os mesmos gastos ou até mesmo em litros/100 :D

Embora considere que os motores diesel instalados nos SAAB´s sejam bastante bons, sou da opinião de que hoje em dia um caro diesel que gaste mais de 5L/100 não tem qualquer vantagem...

A manutenção é mais cara, o carro por si só é mais caro por ser diesel... e o preço do gasóleo vai já quase em 1,40€ o litro...

Alem disso, como disse o kamuma e muito bem, se tiveres espaço podes sempre vender o carro às peças ou até vender-lo assim como está para peças e ainda ires buscar algum dinheiro para pagar o no 9-3.

é a minha opinião :D

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #3 em: 18 de Outubro de 2013, 13:31 »
E agora segundo parece os carros a gasóleo vão pagar mais IUC, o que me parece vai liquidar completamente o benefício na diferença de preço de litro gasóleo/gasolina.
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline pedrolnmartins

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 19
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #4 em: 18 de Outubro de 2013, 15:27 »
Obrigado a todos pelas vossas opiniões. :)

O único senão que vejo num carro a GPL é que faço com alguma regularidade viagens de cerca de 1.000Km seguidos entre o Porto e a zona leste de Espanha (Valência, Almeria), o que me obrigaria a fazer parte do caminho a gasolina ou conhecer postos de abastecimento específicos no percurso.

Em estrada, a 120Km/h de média, quanto vos parece o consumo provável deste carro (1.8T)?
  • Saab 9-3 2.2 TID 1998
  • Saab 9-3 2.2 TiD 2004

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #5 em: 18 de Outubro de 2013, 15:38 »
Não é muito problematico desde que tenhas o adaptador espanhol. Aqui tens o mapa de postos de abastecimento em espanha -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Eu ja fiz varias vezes a viagem entre Peniche e Munique (e vice-versa) a GPL, tendo sempre onde abastecer.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2013, 15:50 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline xchicox

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 62
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Vila Nova de Famalicão
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #6 em: 18 de Outubro de 2013, 18:07 »
Saab a GPL :) Tenho o meu aero a GPL ainda em afinação .... 12,7 L Gpl mas quando vou pagar dá 7€/100 km . Quero ver qual o Saab a diesel que faz essas médias :D Abraço
  • Saab 9-3 2.0T Aero 2003

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2013, 00:00 »
Quanto ao teu carro, se o reparares, sabes que vais gastar uma pipa de massa mas... sabes que está reparado e... SE... for bem reparado tens um carro novo... garantia que nunca vais ter a comprar outro...

Mas.. mesmo assim eu ia para o 1.8T...

O motor 1.8T é um motor 2.000 cm3 exactamente igual a qualquer outro saab 9-3ss a gasolina.
Difere nas várias versões de potência o mapa da centralina e o turbo (talvez injectores também) para o aero.

Quanto aos postos o Smap já te ajudou, mesmo que tenhas que fugir um poupo ao percurso, não tens que andar a gasolina....

Quanto a médias, a 120 constantes em viagem deves de fazer facilmente a baixo de 9 L/100 a gpl...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline pedrolnmartins

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 19
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #8 em: 19 de Outubro de 2013, 00:43 »
Muito obrigado pelas vossas opiniões (e link dos postos GPL :) ).

Vou investigar seriamente a hipótese do GPL. Tive um carro a GPL entre 1998 e 2004. Na altura os sistemas GPL eram menos bons em termos de performance do que os de hoje, segundo me é dado a entender.

Pedi hoje orçamentos para motor reconstruído, a ver se vale a pena dar mais uma hipótese ao meu lindo pópó :)

Ao mesmo tempo, vi hoje o tal 2.2 TID de que falei anteriormente. O dono é muito meticuloso com a manutenção do carro e, com 230.000Km, sempre o teve assistido na SAAB, mudando tudo o que era suposto ter mudado. O carro está com um aspecto excelente. Há menos de um ano mudou a EGR. Contou-me que a bomba injectora deverá ser mudada, uma vez que o carro só pega à 2ª vez (palavras dele) e identificaram-lhe um problema na bomba.

Se ele reduzir o valor de uma bomba nova - ou reconstruída - ao preço inicial (7500€), parece-vos algo muito arriscado? Não faço ideia de quais poderão ser os problemas típicos deste motor com este volume em Km. O senhor disse-me algo que me intrigou: "este motor dura 400.000Km" !?!?
Sendo uma quilometragem respeitável, sempre imaginei que um motor de uma marca destas durasse (bem assistido) bem mais do que 400.000Km! Acham que a afirmação dele tem algum mérito, ou ele percebe tanto de carros como eu? (hahaha) 

  • Saab 9-3 2.2 TID 1998
  • Saab 9-3 2.2 TiD 2004

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #9 em: 19 de Outubro de 2013, 11:12 »
Atualmente a duração do motor não depende só da manutenção, o fator sorte conta muito.
Tens motores "iguais" que um dura 50k e outro 300k.

E ao contrario do que era antigamente, os motores a gasóleo não duram mais que os a gasolina.

Mas percebo que a compra direta de um carro a gasóleo invés de um a gasolina e converter, seja mais aliciante.

Acho que podes ver isto desta forma:
 - Se és um utilizador automóvel que olha para o carro como um meio de transporte, compra a gasóleo. Se o carro para ti é mais que um meio de transporte, é algo que aprecias e gostas mesmo, compra um a gasolina. É muito mais divertido, tem um som muito mais apelativo e os consumos não são nada de extraordinário.
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #10 em: 19 de Outubro de 2013, 13:02 »
já vi motores 2.2 com 600.000 kms e a andarem perfeitamente...

Realmente as bombas injectores nesses carros são caras :P
e uma chatisse :P

Se te contentas com 125cv sem possibilidade de evolução e consumos de 6 l/100 (6 x 1,40€ litro de gasóleo = 8,4€ por cada 100 kms)

... segue para o gasóleo :P

Se queres um carro para manter e evoluir segue pelo de gasolina.  :)

A partir daí é uma escolha pessoal.

A minha seria sem dúvida a gasolina... :P

Se falares com mais membros do fórum com carros a gasóleo a grande maioria vai te dizer que se fosse hoje... teria ido para a gasolina :D

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline pedrolnmartins

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 19
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #11 em: 19 de Outubro de 2013, 13:08 »
:)
TesZero, focaste dois pontos interessantes no teu comentário: "manter e evoluir". Que características específicas têm os SAAB a gasolina que os gasóleo não têm que lhes permita evoluir? Fiquei muito curioso com isto :)
  • Saab 9-3 2.2 TID 1998
  • Saab 9-3 2.2 TiD 2004

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #12 em: 19 de Outubro de 2013, 13:48 »
Que características específicas têm os SAAB a gasolina que os gasóleo não têm que lhes permita evoluir? Fiquei muito curioso com isto :)

Ve este topico -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - para teres uma noção do que se pode evoluir num SAAB a gasolina :D

Offline pedrolnmartins

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 19
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #13 em: 19 de Outubro de 2013, 23:29 »
Que características específicas têm os SAAB a gasolina que os gasóleo não têm que lhes permita evoluir? Fiquei muito curioso com isto :)

Ve este topico -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - para teres uma noção do que se pode evoluir num SAAB a gasolina :D

:D Ok. Elucidado! :D
  • Saab 9-3 2.2 TID 1998
  • Saab 9-3 2.2 TiD 2004

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Compra Vs Reparação - Opiniões de peritos, precisam-se ;)
« Responder #14 em: 20 de Outubro de 2013, 00:58 »
antes de mais o carro que estas a pensar em adquirir é um modelo que usa uma bomba de injecção psg16.

Praticamente ninguém altera esse tipo de gestão electrónica. Já por si só a bomba de injecção não tem grande fiabilidade alem de ser cara... Depois todo o sistema de injecção está vulcanizado na mesma.

Podes procurar aqui pelo fórum e irás encontrar tópicos mais aprofundados sobre o tema.

Quando aqui falamos em evoluir... atenção que não falamos em tuning ou ganhar cavalos para corridas de semaferos....

Falamos em ganhar conforto de condução, em teres um carr perfeitamente potente para subires o marão sem trocares de caixa a cada mudança de inclinação... teres potência para ultrapassares sem teres que reduzir...

Este é um exemplo para os motores instalados em Saab 9000 e Saab 900, contudo para o 9-3ss não andarão longe os valores.
Sendo que a grande diferença é que acima dos 300cv é recomendado trocar os pistões originais dos 9-3ss.
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Se vires os meus diários de bordo quando conduzia o T16, com 300cv fazia médias de 8l \ 100 a gpl... isso daria menos de 6€ por cada 100 kms feitos...

Sem esquecer que as peças de manutenção são sempre mais baratas de arranjar num gasolina do que num diesel.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL