Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 12:50

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

312 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: CONHECEM ESTE CARRO  (Lida 10971 vezes)

Offline toze1

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 36
  • Actividade:
    0%
Re: CONHECEM ESTE CARRO
« Responder #15 em: 07 de Julho de 2014, 08:42 »
Celso muito obrigado pelo teu testemunho.
Gostaria que me respondesses ao seguinte.

Qual o tipo de andamento.
Quais os consumos.
Tipo de condução,
Sozinho ou carregado.
Quantos km fazes de cada vez, no dia a dia.

No que pesquizei , não deixa de ser curioso , que todos estão de acordo que o 1.9 é mais rápido e refinado.
Mas também que no dia a dia o 2.2 pode ganhar em conforto de utilização e os consumos em andamento normal não ficam nada longe do 1.9, podendo até ser mais económico em certas situações, pelo facto do seu binário aparecer muito cedo , logo ás 1500 enquanto no 1.9 só aparece ás 2000.

Na fiabilidade também dizem que se não houver o problema da bomba injectora, que a haver é caro o concerto, também é mais fiável que o 1.9.

Sim sei que é mais ruidoso a frio .

Agradeço desde já o teu testemunho.

Fica bem.
  • Alfa Romeo 156 jtd sport
  • Nissan terrano 2
  • Honda varadero 1000

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: CONHECEM ESTE CARRO
« Responder #16 em: 07 de Julho de 2014, 09:11 »
O motor 2.2 não deixa de ser fiável ou um bom motor.
Mas também não não será melhor / pior que o motor 1.9.

O binário máximo pode ser atingido 500 rpms mais cedo, mas o binário máximo do 1.9 é de 320 nm...

Em tudo será melhor e mais eficiente o 1.9, seja para utilização a curto ou longo prazo.

A grande diferença dos dois nem é a marca ou cilindrada, é mesmo a gestão electrónica.

Não é um mau motor... Se conseguires encontrar um bem estimado, é sempre boa compra.

A grande vantagem, a meu ver  do 1.9, é a possibilidade de eliminação da egr, fap e reprogramação. Eliminando logo 2 problemas com relativa facilidade.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline celso

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 231
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Matosinhos
Re: CONHECEM ESTE CARRO
« Responder #17 em: 07 de Julho de 2014, 13:26 »
O andamento do carro até e satisfatorio... Apesar dos 125cv o carro até tem um andamento aceitavel... Agora na minha opinião poderia ser carro com melhores recuperações.

Numa troca de mudança sente-se uma perda grande do carro... Em aceleração nota-se que o carro e um pouco lento.

Mais economico que o 1.9 não em situação alguma.

Consumo combinado de um 1.9 em cidade pode andar nos 5.9... no 2.2 não menos que 7.8...
Eu num percurso diario de 5km casa trabalho em nacional n fazia menos que 9.3... Agora 13 km em AE n faço menos que 7.1.
Se mandar o carro para a casa dos 180 a 200km/h bem é a subir a temperatura e a baixar o do diesel.
Numa velocidade constante de 100km/h pode chegar aos 4.8 mas nunca se anda  100 e já é preciso fazer percursos mais longos.

Na minha opinião é tao bom o 1.9 como o 2.2 e diferença o que para mim da vantagem ao 1.9 é o que o TesZero referiu efectivamente. ( é a possibilidade de eliminação da egr, fap e reprogramação. Eliminando logo 2 problemas com relativa facilidade).

2.2 Pode existir o risco da Bomba mas também pode nunca ter o problema.

Quanto ao resto do comportamento do carro... Torna-se uma paixão.

Um problema comum destes 2 motores e de outros também é o excesso de andamento em cidade pois já li e já tive a experiencia em ambos que as borboletas começam a ficar presas fazendo com que entrem em Safe mas isto ate a BMW e Mercedes sofrem esse mal.
  • Saab 93 Sport Sedan 2.2 TId

Offline toze1

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 36
  • Actividade:
    0%
Re: CONHECEM ESTE CARRO
« Responder #18 em: 07 de Julho de 2014, 14:04 »
Ok obrigado , cada vez estou mais esclarecido.

Agora a minha opinião.

A minha ideia é fazer um bom negocio ,seja 1.9 seja o 2.2 ou mesmo ainda GPL, apesar da minha mulher não gostar muito.

Não percebo nada de Saab, mas tenho já alguma experiencia em carros  e adoro mecânica, já tive 16 carros e 5 motos .
Por isso consigo achar coisas boas nos dois motores.

Tenho 49 anos , já andei muito depressa , já fiz circuito de moto varias vezes.
Mas agora , dou muito ,mas muito mais valor ao conforto, fiabilidade e qualidade de vida a bordo em família, não , não me sinto velho , nada disso é apenas outro estado de espirito, daí achar o 2.2 uma opção .

Para o Celso : esses consumos altos até nem são nada altos, daí as minhas perguntas lá atrás , nesse tipo de percurso o carro nunca atinge a temperatura de funcionamento ,podendo fazer consumos estupidamente elevados, até acho esses 9.2 bastante baixos.

O 2.2 penso que também não leva Bi-massa, fap, correia, tendo só que ter atenção á EGR que por sinal está bem a jeito de limpar.

O 1.9, claro que é outra filosofia, mais novo,mais rápido, menos ruidoso,mas depois do que li por essa net,  não tenho a certeza de que seja mais económico , nem que seja mais fiável, daí que toda a informação é vem vinda.

Contra argumentem que estou a gostar

Abraço

  • Alfa Romeo 156 jtd sport
  • Nissan terrano 2
  • Honda varadero 1000

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: CONHECEM ESTE CARRO
« Responder #19 em: 07 de Julho de 2014, 14:09 »
Não posso contra argumentar pois considero os teus pensamentos corretos :)

mas... mesmo assim iria para o 1.9 devido à gestão electrónica :)

e não é pela velocidade, eu ando sempre a 100 km/h :)

obviamente isto falando de diesel, coisa que muito dificilmente irei ter um dia...

por mim... a gasolina + gpl :)
óbvio :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline celso

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 231
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Matosinhos
Re: CONHECEM ESTE CARRO
« Responder #20 em: 07 de Julho de 2014, 22:07 »
2.2 N leva bi-massa correcto... Mas o problemas dos bi-massa geralmente deve-se ao pé em cima das embraiagens... Fap n leva correia n leva mas... EGR facil de limpar certo mas se avaria uma dificilmente se arranja por menos de 250€ para o 1.9 facilmente se arranja na casa dos 75€.
Para o motor e face ao 1.9 Consumos mais elevados e perdas maiores o que como eu digo não é pelo andar rapido mas o necessitar do carro e ele responder devidamente e responder perfeitamente ao toque do acelerador.

1.9 Consumos mais baixo... Sim em cidade facilmente faz-se 5.9 a 6.3 em AE consumos na casa dos 5.4. Bi- massa como referi o pe na embraiagem faz muita diferença sendo que para algumas marcas já existem kits mono-massa mas n sei se existe para este 1.9.

Depois temos outra coisa... 2.2 é opel o bloco e maioria dos componentes la agarrados mas por exemplo...

2.2 TID Direcção Hidraulica
2.2DTI dos vectra já é electrica... Ou seja nem tudo la serve...

O 1.9 francamente não sei se também é assim.

A fiabilidade de um motor também parte do principio do tratamento que lhe é dado...

É possivel que se leia na net que o motor 1.9 é menos fiavel mas é facil entender o porque.
2.2 Saab 93,95,Opel Zafira,Opel Vectra,Opel Signum talvez mais algum.
1.9 Saab 93,95,Alfa 159,Alfa GT,Opel vectra, Opel Zafira,Opel Signum,Lancia Delta,Lancia,Fiat Bravo,Fiat Croma etc... embora aqui saiam com 120 e 150cv.

Ora há mais existem tmb a probabilidade de existirem maior numero de queixas.

Mas resumindo...

O 2.2 Pode ter um gasto menos dispendioso na teoria por não levar algum material que normalmente no 1.9 avaria por mau ou falta de uso.
Mas na pratica o 1.9 Torna-se mais economico e com mais alternativas face ao 2.2 mas como existem mais 1.9 na pratica já se pode tornar menos dispendioso que o 2.2

Um aparte... Achando o motor 2.2 do Saab ruidoso... Quando pegar no 2.2 da Mercedes vai achar o do Saab bastante silencioso.
  • Saab 93 Sport Sedan 2.2 TId

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: CONHECEM ESTE CARRO
« Responder #21 em: 08 de Julho de 2014, 09:14 »
este teu post deu-me um nó no cérebro :P
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL