Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 09:54

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

305 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: SAAB pode vir a ter brevemente um novo dono ( maior accionista)  (Lida 6717 vezes)

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
SAAB pode vir a ter brevemente um novo dono ( maior accionista)
« em: 02 de Dezembro de 2014, 00:04 »
Pelas noticias ( que sao ate boas) a NEVS pode ser parcialmente comprada por um grande grupo Indiano...

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

O escrito sao boas noticias. Pode ser q o futuro da SAAB nao passe apenas por produzir para o resto dos seus tempos o 9-3 para mercado interno chines...

Com a Mahindra bases e plataformas para criar carros nao falta.
Mas será sempre um percurso muito lento mesmo o melhor se vier a acontecer. Concecionarios e clientes ...
  • saab 9-5

Offline RP78

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 26
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Azambuja
Re: SAAB pode vir a ter brevemente um novo dono ( maior accionista)
« Responder #1 em: 02 de Dezembro de 2014, 10:07 »
O problema é que os Indianos não são muito apologistas da qualidade mas sim do LowCost. Se o mesmo se vier a verificar com os Saab's a marca irá perder prestigio. Mahindra não é nem nunca foi exemplo a seguir (pelo menos aqui em Moçambique). :(||

Lógico que só o tempo o dirá, e ate podem aproveitar o mercado existente da Saab e nao baixarem os criterios de qualidade, esperar para ver. :)|

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: SAAB pode vir a ter brevemente um novo dono ( maior accionista)
« Responder #2 em: 02 de Dezembro de 2014, 10:12 »
O problema é que os Indianos não são muito apologistas da qualidade mas sim do LowCost. Se o mesmo se vier a verificar com os SAAB's a marca irá perder prestigio. Mahindra não é nem nunca foi exemplo a seguir (pelo menos aqui em Moçambique). :(||

Lógico que só o tempo o dirá, e ate podem aproveitar o mercado existente da SAAB e nao baixarem os criterios de qualidade, esperar para ver. :)|

Depois da mossa que a GM fez a SAAB em termos de qualidade, ao forçar SAABs no mercado com qualidade Opel ou mesmo depois destes anos todos em que a SAAB anda a levar pancada em falências sucessivas duvido que a Mahindra possa fazer mais estrago ...

Tenho sérias duvidas que a SAAB alguma vez na vida venha a ter a qualidade anterior a GM, mas um SAAB com qualidade Indiana é algo que também nunca gostaria de ver ...

Offline jcpdac

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 187
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Seia, PORTUGAL
Re: SAAB pode vir a ter brevemente um novo dono ( maior accionista)
« Responder #3 em: 02 de Dezembro de 2014, 10:40 »
Pode acontecer um caso idêntico ao que aconteceu à Jaguar e Land Rover com a entrada da Tata. Por aquilo que percebo, parecem ter injectado capital e não me parece que quer a Jaguar quem a Land Rover tenham diminuído de qualidade. Pelo contrário! Pode ser que a Mahindra adopte uma estratégia idêntica, pois devem ter alguém com inteligência suficiente para perceber que o mercado Indiano será muito diferente dos restantes, pelo que as exigências terão (ou deverão) que ser diferentes.
Esperemos para ver o que irá acontecer...
  • Saab 93 Sport-Hatch 1.9 TID Vector - 2006
  • Citroën Xantia 2.0 HDI - 1999

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: SAAB pode vir a ter brevemente um novo dono ( maior accionista)
« Responder #4 em: 02 de Dezembro de 2014, 11:31 »
Never, never, never give up, já dizia Winston Churchill.

Gostava que a situação actual se resolvesse, no entanto, sinto-me algo dividido. Se por um lado gostava de ver a SAAB renascer, por outro acho que o arrastar desta situação não é positivo e desgasta (não sei se de forma irreparável) a imagem da marca. Precisam urgentemente de sangue (dinheiro fresco para desenvolver produtos) injectado sem preocupações imediatas com o período de retorno, pois pegar na marca como está e torna-la rentável deverá ser um pesadelo. Confesso que se fosse investidor teria certas reticencias em avançar. Muitos já tentarem e falharam, talvez por decisões erradas.

Como fã quero uma SAAB viva com herança escandinava, não quero uma SAAB zombie, sem ADN e descredibilizada.

crossed fingers!!!
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, 11:32 por meteorologist »
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline mferraz

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 555
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: SAAB pode vir a ter brevemente um novo dono ( maior accionista)
« Responder #5 em: 02 de Dezembro de 2014, 17:20 »
 :-\parece-me ferida de morte
saab já fostes, é o que me parece :( :(
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB pode vir a ter brevemente um novo dono ( maior accionista)
« Responder #6 em: 02 de Dezembro de 2014, 17:49 »
Entre isto e o nada...Tambem parece-me muito morta ( é um facto). Mesmo com euro milhoes nao iria comprar um SAAB novo. Podia comprar uma colecção. Mas de usados ...

Se tentarem desenvolver um produto que compita com o rival indiano que tem o Range Rover e Jaguar, podemos vir a ter bons SAAB´s.

Tambem acho que somos sempre demasiado saudozistas. A SAAB teve alguns bons carros mas nunca foi nem perto um GIGANTE...Podem crussificar-me mas vejam q a marca sempre viveu com margens de lucro reduzidas ou regularmente prejuizos...E produzindo limitando custos usando plataformas comuns ( e nao falo na era GM). Nos anos 80 uma marca poderia viver com 2 modelos (será mesmo q podia ? nao se esqueçam q foi vendida a metade logo inicio anos 90) mas neste seculo uma marca comercial precisa de ter uns 5 ou 6 modelos pelo menos...

Mas sem duvida a qualidade antes era outra. Concordo . MAs eram tambem outros tempos. Era um mundo automovel diferente... Actualmente ja nao vivemos nos anos 80...
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, 22:29 por Ramess »
  • saab 9-5

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: SAAB pode vir a ter brevemente um novo dono ( maior accionista)
« Responder #7 em: 04 de Dezembro de 2014, 13:49 »
My 2 cents:

A SAAB sempre foi uma marca de nicho. Como referiram acima, nunca foi um gigante e sempre produziu um numero reduzido de modelos em simultaneo. Ou seja, nunca foi sua verdadeira vocação ganhar grande quota de mercado, uma vez que a sua marca era valiosa apenas em determinados nichos. A GM percebeu isto quando a adquiriu e passou a administrar, nunca tendo feito o mínimo esforço para tentar penetrar em novos mercados.  Poderão dizer que houve algumas novidades (com os SUV), mas isso eu considero que foi uma deriva para responder a uma tendência muito forte, sem nunca perder de vista que estava num segmento premium. Ou seja, o seu rival nunca foi o Qashqai e afins.
Alguém que pegue na SAAB atualmente, é pelo valor que a marca tem. O Goodwill, se quiserem. E seria um erro estratégico pegar numa marca como a SAAB e desatar a fazer carros low cost para mercados emergentes. Para isso, fica mais barato começar do zero, porque o cliente low cost não vai atrás da marca, vai atrás de value for money.
Dito isto, haver um investidor que quer investir na SAAB, para mim são boas noticias. Existem em mercados como o indiano empresas que geram hoje avultados fluxos financeiros e os gestores querem dividir os "ovos" por diversos cestos. Já têm o low cost. Falta o premium. E para aceder ao premium, é muito mais difícil e caro começar do zero do que adquirir uma marca já com pergaminhos neste tipo de mercado.  O que me leva a supôr que alguém que adquira a SAAB invista fortemente para a colocar de novo no seu mercado natural, que é o das viaturas de qualidade.
E não é isso que nós desejamos por aqui...?

Rui Ribeiro
  • Saab 93 2.2TiD 2001

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB pode vir a ter brevemente um novo dono ( maior accionista)
« Responder #8 em: 04 de Dezembro de 2014, 18:05 »
My 2 cents:

A SAAB sempre foi uma marca de nicho. Como referiram acima, nunca foi um gigante e sempre produziu um numero reduzido de modelos em simultaneo. Ou seja, nunca foi sua verdadeira vocação ganhar grande quota de mercado, uma vez que a sua marca era valiosa apenas em determinados nichos. A GM percebeu isto quando a adquiriu e passou a administrar, nunca tendo feito o mínimo esforço para tentar penetrar em novos mercados.  Poderão dizer que houve algumas novidades (com os SUV), mas isso eu considero que foi uma deriva para responder a uma tendência muito forte, sem nunca perder de vista que estava num segmento premium. Ou seja, o seu rival nunca foi o Qashqai e afins.
Alguém que pegue na SAAB atualmente, é pelo valor que a marca tem. O Goodwill, se quiserem. E seria um erro estratégico pegar numa marca como a SAAB e desatar a fazer carros low cost para mercados emergentes. Para isso, fica mais barato começar do zero, porque o cliente low cost não vai atrás da marca, vai atrás de value for money.
Dito isto, haver um investidor que quer investir na SAAB, para mim são boas noticias. Existem em mercados como o indiano empresas que geram hoje avultados fluxos financeiros e os gestores querem dividir os "ovos" por diversos cestos. Já têm o low cost. Falta o premium. E para aceder ao premium, é muito mais difícil e caro começar do zero do que adquirir uma marca já com pergaminhos neste tipo de mercado.  O que me leva a supôr que alguém que adquira a SAAB invista fortemente para a colocar de novo no seu mercado natural, que é o das viaturas de qualidade.
E não é isso que nós desejamos por aqui...?

Rui Ribeiro

Gostava muito q assim fosse. Mas repara q por exemplo os chineses compraram a SAAB e com a ideia de a usar como carros "medium cost" electricos na Asia nao digo low mas "good for the value". Seja como fôr a Mahindra me parece muito mais predisposta a fazer um plano com pés e cabeça. E o caminho premium faz muito mais sentido.
  • saab 9-5

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: SAAB pode vir a ter brevemente um novo dono ( maior accionista)
« Responder #9 em: 11 de Dezembro de 2014, 09:26 »
And the fight continues...

Plano de reorganização foi aprovado por mais 3 meses. Para o tribunal aceitar nova renovação é porque deve haver indícios de luz ao fundo do túnel, certo?

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.