Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 12:27

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

310 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina  (Lida 39220 vezes)

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #30 em: 10 de Março de 2015, 16:14 »
Obrigado a todos pelos sugestoes e cuidados

Em relacao aos espaçamentos das velas ja tinha pensado nisso.
Ja nao é 1 vez q troco de velas e sinto enorme acrescimo de potencia.
E isto em velas q troco com imensa regularidade .
Nao terei alteracoes de "folgas" nas velas. Ja tinha pensado nisso mas como nao percebo nada de mecanica...Nao acredito q se deva a velas gastas pq troco mesmo excessivamente com regularidade. Troco sempre q troco de oleo .

Existe alguma maneira de eu analisar folgas das velas . Eu sei q tenho de tirar cassete e ter uma ferramente de folga. E Chave dinametrica certo?
De qq modo brevemente vou trocar oleo mas queria ver isso das folgas

A pergunta é
è possivel devido a folgas de velas perder por exemplo 30% de potencia  num carro com retro?
Eu falo de repro pq apesar de eu andar devagar, por vezes nem q seja 1 ou 2 vez anos gostamos de puxar mais. E a potencia extra exigida pode se calhar promover alguma folga na vela ou mais gaste nela... Ou seja apesar de poder ser alguns segundos de mais potencia exigida ser suficiente para reduzir drastiamente sua vida util ou alterar folgas... Atencoa q estou a perguntar para perceber cenarios a analisar. Abraço a todos
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 16:16 por Ramess »
  • saab 9-5

Offline mferraz

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 555
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #31 em: 10 de Março de 2015, 16:36 »
ei ei ei, trocar de velas sempre que troca de óleo, parece-me excessivo, o melhor é não mexer e levar o carro a uma das oficinas aqui recomendadas no forum, ou então se poder fazer essas manobras com alguém daqui do forum que perceba, é bem melhor O0 O0
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #32 em: 10 de Março de 2015, 16:47 »
Eu falo de repro pq apesar de eu andar devagar, por vezes nem q seja 1 ou 2 vez anos gostamos de puxar mais.

Ramess,

Atenção a este pequeno pormenor, se andares sempre devagar a centralina do teu carro vai-se ajustar a esses mesmos andamentos por uma questão de consumos e ambiental. Se de repente puxares por ele, o carro não te vai responder com a potência que falas, precisas de lhe dar essa indicação antes, começares a aumentares as rotações um pouco para ele se aperceber que estás a ter outro tipo de condução, e ele alterar o mapa. A excepção para isto que falei é que no caso dos Aero's existe uma função que tu não dispões que é o overboost e numa emergência independentemente do tipo de condução anterior ele disponibiliza toda a potência se não me engano por 10 segundos.

Existe alguma maneira de eu analisar folgas das velas .

Sim, com a coisa mais simples que te possa parecer, um apalpa-folgas, compras por meia dúzia de euros.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline derekoliveira

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 59
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #33 em: 10 de Março de 2015, 20:32 »
Por acaso já verificaste os tubos do intercooler?A wastegate pode estar presa ou mesmo o turbo a dar as últimas!?
  • opel astra H 2005
  • opel zafira B 2005

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #34 em: 10 de Março de 2015, 23:19 »
Por acaso já verificaste os tubos do intercooler?A wastegate pode estar presa ou mesmo o turbo a dar as últimas!?

A Wastegate esta aparentemente engatada. Parece ter lá a fixa

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Eu ao mexer nela parece preza.
Estando encravada (presa) nao sei, mas mexendo com a mão sinto ela a abrir (movimento paralelo à barra simulando movimento dela).
Nao tentei abrir tudo mas mexia alguns centimetros.
Mas isso tambem nao criaria error no check engine ?
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 23:22 por kamuma »
  • saab 9-5

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #35 em: 10 de Março de 2015, 23:21 »
Já vi a foto da wastegate... Está presa e mexe para dentro e fora. Não é daí problema.
-Tira o tudo de arque engata na parte fria do turbo e vê a folga dele.
-Vê se não tens nenhum tubo de vácuo com alguma fuga/corte ou desligado.
-Vê a folga das velas.
-Alguma vez trocaste bronzes? Se estiverem riscados podem estar a causar mais fricção e a fazer com que o motor faça mais esforço.

Não me lembro de mais nada agora...  :(

Abraço

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #36 em: 10 de Março de 2015, 23:23 »
Copia apenas este codigo "BBC embed code" nos detalhes da fotografia... Editei o teu post para a foto aparecer. Se carregares no botão modificar consegues ver o codigo.

Abraço

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #37 em: 10 de Março de 2015, 23:25 »
Copia apenas este codigo "BBC embed code" nos detalhes da fotografia... Editei o teu post para a foto aparecer. Se carregares no botão modificar consegues ver o codigo.

Abraço

OK. Obrigado. Normamente uso codigo < src=""> para aparecer foto logo

Quanto aos bronzes eu nunca mexi. Mas ja comprei carro com alguns kms e por burrice na altura nao contactei anterior dono (tinha sido confiscado o carro à senhora por dividas e tinha medo de levar um "vai para o caralh**"   ;D ;D Era explicadora de Ingles a 1 proprietaria.
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 23:27 por Ramess »
  • saab 9-5

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #38 em: 10 de Março de 2015, 23:28 »
Analisando como se eu não percebe-se nada disto.

Começa por fazer esta modificação:


Depois diz se notaste alguma melhoria ou não.

Podes também fazer uma inspecção visual na zona do corpo do acelerador e verificar se tens lá os tubos de vácuo ligados:


Em relação às velas, as PFR6H servem perfeitamente, apesar de durarem cerca de 40000Km, convém a cada revisão verificar a folga delas. Existem alguns casos em que a folga "diminui" tendo impacto direto na performance do motor.


Adicionalmente, nenhum destes problemas mencionados acima gera erro na centralina.

Boa pesquisa.


Apenas uma questao .
O meu tubo do meio é q esta ligado ao Wastegate ?
Esse tem um W inscrito na borracha do tubo (tubos de origem ) ???
Está correcto ?
Ou seja o Tubo com W inscrito (do meio) esta ligado aos Wastegate.
  • saab 9-5

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #39 em: 10 de Março de 2015, 23:36 »
C - Turbo
W - Wastegate
R - Admissão do ar

Abraço

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #40 em: 10 de Março de 2015, 23:38 »
C - Turbo
W - Wastegate
R - Admissão do ar

Abraço

OK
Estava a fazer confusao pq o teste era no tubo de cima. E pensei q esse é q ligado ao Wastegate.

Obrigado.
Assim sendo os tubos estao todos ok. E os silicone ja foram trocados faz tempo.

Irei ver as velas e valvulas evap. Salvo erro sao 2.
Conheço quem andasse com muita perda de potencia e era devido Às duas valvulas estarem avariadas. É possivel muita perda devido a elas ? Ou apenas dao perdas residuais ? Abraço e obrigado
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 23:41 por Ramess »
  • saab 9-5

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #41 em: 10 de Março de 2015, 23:40 »
Quantos quilometros tem o carro? Não procurei, mas alguma vez o motor foi aberto para trocar consumiveis? Como está de limpeza do carter»

Abraço

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #42 em: 10 de Março de 2015, 23:42 »
Quantos quilometros tem o carro? Não procurei, mas alguma vez o motor foi aberto para trocar consumiveis? Como está de limpeza do carter»

Abraço

Cerca de 300 mil.
Sim carter mal comprei foi limpo. O carro em termos de combustao aparenta estar OK pq consumos sao razoaveis  e as velas nas trocas saem limpas (sinal de queima correcta).  Embora ultimos tempos consumos ligeiramente piores (normal devido a perda potencia). Tambem pode ser da bomba combustivel. Embora nova nao é da marca e levou circuito para adaptar (disseram q era iguals mas para 9-3  ) ... Pois...
Na altura foi testado e indicaram-me q estava a andar bem. De facto tinha melhorado imenso. Nos irmaos Veloso . Nao gostei mas teve de ser. Nem o radio colocaram a trabalhar por desinteresse. Nao gosto nada como trabalham. Mas nao consegui ligar ao Veloso e estava de ferias Natal no Porto (vivo em Santarem). 
« Última modificação: 10 de Março de 2015, 23:45 por Ramess »
  • saab 9-5

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #43 em: 10 de Março de 2015, 23:45 »
Não sei porquê, mas o meu quando agarrou a cambota eu andava a sentir uma perda de potência. Cambota agarrada é sintoma de bronzes andarem riscados... 300000km está mais que na hora de trocar   :(

Abraço

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #44 em: 10 de Março de 2015, 23:49 »
Não sei porquê, mas o meu quando agarrou a cambota eu andava a sentir uma perda de potência. Cambota agarrada é sintoma de bronzes andarem riscados... 300000km está mais que na hora de trocar   :(

Abraço

300 mil se pensarmos bem nao é assim tanto ... Aqui "entre nós" Nao achas sinal de má fiabilidade saab. Basta ir ao stand virtual e vÊr carradas de carros com 600 mil e muitos acima de 300 mil (sem falar nos martelados).
Eu  por exemplo ja troquei as 3 bombas carro (ar , oleo , gasolina). Tudo perto 300 mil. Parecia feito para avariar tudo pre programado. Inclusive alternador ao mesmo tempo.
Os motores teem tendencia de babar lado esquerdo (de frente) e oil sludge (9-5 ).
Fiquei com má impressao. Conheço basicos Opel diesel turbinados q fazem mais e sem problemas. Quando metem uma bomba agua é logo um ai jesus. Um Saabista troca tudo  ;D ;D ;D Mas a minha experiencia é limitativa. Nao tem peso. Tem em outras marcas quem gaste fortunas ....

Tenho ficado com a impressao q SAAB (tenho um à quase 5 anos )é um bom carro em termos de potencia (se tudo em dia e como  novo) e segurança. Mas fiabilidade nao é referencia. Vejo todos os saabistas a terem problemas mais ou menos regulares.  O q se poupa com combustivel com tecnologia turbo perde-se em mecanica . Embora actualmente nao exista nas outras marcas muitos modelos fiaveis.

Era um desabafo. Gosto bastante do carro. Mas vejo-lhe defeitos
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 00:01 por Ramess »
  • saab 9-5