SAABsPORTUGAL

Geral => Detalhe e Fotografia => Tópico iniciado por: Guest em 21 de Março de 2015, 01:46

Título: Detalhe de Pintura
Enviado por: Guest em 21 de Março de 2015, 01:46
Bem, gostava de tratar a pintura do 9000. Tem muitos riscos e assim. Já vi trabalhos que parecem reparar isso ficando a pintura com uma espécie de camada transparente e brilhante. As casas de detalhe são caríssimas, não quer dizer que não valham o preço, mas já sabem como sou, gosto de ser eu a fazer as coisas O0

Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: joseglv em 21 de Março de 2015, 12:16
Não tem muito que saber... mas como tudo na vida, quanto mais souberes e fores ao detalhe das situações mais perfeito fica o teu trabalho...
Lê bastante, vê muitos vídeos e compra um capot na sucata para os testes do que queres fazer. Compra o material do detalhe e mãos-à-obra! Faz os teses nese capot.

Quando tiveres satisfeito com os resultados, já tens experiência para te aplicares no 9000 sem medos! O0

É o melhor conselho que tenho para te dar...  8))
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Guest em 21 de Março de 2015, 12:18
 O0
onde experimentar tenho... Queria era saber quais os produtos e materiais adequados. ^-^

Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: darioglv em 23 de Março de 2015, 08:08
Não haverá por ai blogs de detalhes onde podes aprender as tacticas e os produtos usados?
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Guest em 23 de Março de 2015, 08:51
Tenho tido pouco tempo. Mas a intenção era ficar informação aqui para quem quisesse consultar. Mal encontre algo, ponho por cá.

Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: RP78 em 24 de Março de 2015, 15:20
Boas,

Tem o forum detalhe la tem muita informação porreira.

http://www.detalhe.net/forum/ (http://www.detalhe.net/forum/)

Cump,
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Guest em 27 de Março de 2015, 21:36
Eu sei... Mas não queria lá entrar a "matar" a perguntar destas coisas... Estou sem paciência para procurar essas coisas por agora, mas gostava de o fazer e se alguém o tivesse já feito também era meio caminho andado  ;)

Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Ramess em 30 de Março de 2015, 14:17
Por acaso tenho ainda algum material de detalhe.
Desde varios Polish de marcas prof , a maquina proria e Bosch, discos, protectores, selantes, polish opticas, etc...

Sinceramente é mais uma questao de paciencia e logica inerente aos produtos (varios niveis de abrasividade e polimento) do que propriamente grande complexidade da arte. Sempre estranhei um detailer nem saber tirar uma pequena amolgadela na chapa... Só saber polir o q considero muito tribial. Polir por exemplo relogios exige mais conhecimento. Acho absurdo os valores cobrados pelos detalhes excepto quando é mesmo para ficar em nivel de carro de museu (leva muitas horas e fica totalmente vidrado). O meu pintor no porto levava 50e para polimento... Por esse preço nem me dava ao trabalho de aprender. Mas é mais o gosto de fazer de vez em quando...

Mas qual a tua duvida especifica ?


O meu conselho pessoal é :
Apenas fazer polimentos muito profundos 1 x na vida do carro. Tirar riscos profundos retira boa parte da camada do verniz. É preferivel fazer polimentos softs que fica espelhado na mesma e deixar lá esses riscos. Assim podes facilmente fazer 1 ou 2 polimentos ano que carro fica com pintura estilo nova e podes repetir muito mais. Polimentos muito abrasivos tiram verniz todo ( a malta do detalhe quer tirar os riscos todos se poder)...Mas ficas quase sem verniz (eles teem maquineta de ver espessura camada e tambem nao é cara)
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Guest em 30 de Março de 2015, 14:20
Há qualquer coisa que metem na pintura a seguir a um polimento que faz com que fique com uma camada protectora... Tipo uma pelicula. Aquelas fotos que se vêem cheias de swirls e assim e depois fica a 100% sem se ver nada disso. Que produto é? É que polir, até é facil...

Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Ramess em 30 de Março de 2015, 14:32
Isso sao as Glazes (tapa swirls e melhora brilho).
Referes-te aos swirls.
As glazes possuem a capacidade de se infiltrar nessas micro fissuras e tapar.

Mas nao sao o unico produto com essa capacidade. Uma boa cera faz mesmo efeito.

Difereça é q Glaze colocam antes do selante. E cera é tipicamente depois. Mas aí começas a ter q ter cuidado com as compatibilidades produto e as paneleiri*** associadas que demorar imensas horas .


http://www.detailstore.pt/loja/product.php?id_product=36 (http://www.detailstore.pt/loja/product.php?id_product=36)

http://www.detailstore.pt/loja/product.php?id_product=38 (http://www.detailstore.pt/loja/product.php?id_product=38)

Ao usares estes 2 polish (sao ambos finos sendo um deles acabamento) com uma esponja suave ja ficas com carro vidrado. Depois colocas um selante pintura (deixar actuar algumas horas ) e posteriormente se quiseres uma cera liquida .
Quando lavares o carro nas prox 3 ou 4 vezes o selante nao sai, ou seja só tens de recolocar a cera (mesmo esta nem sempre sai totalmente).

Tambem nao és obrigado a colocar selantes. Muitas ceras avançadas ja selam pintura e retiram os swirls. Saiem é mais depressa.


Selante de jantes é porreira para andarem limpas e bonitas (por acaso nao tenho) e sao boas tambem para aplicar nas opticas de plastico de modo a andarem limpas.
Eu tenho é um produto polidor plastico e opticas
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Guest em 30 de Março de 2015, 14:35
E qual é o selante que aconselhas? Depois de secar não fica manchado?
Não percebo mesmo nada disto... Daí estas duvidas talvez infundadas  :(


Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Ramess em 30 de Março de 2015, 14:40
E qual é o selante que aconselhas? Depois de secar não fica manchado?
Não percebo mesmo nada disto... Daí estas duvidas talvez infundadas  :(


Abraço


Compra o mais barato de uma marca minimamente respeitavel...
Nao se justifica "perder muito tempo" a pensar nisso. Um dia um carro fica na rua , apanha chuva grossa e os swirls aparecem a triplicar. Especialmente pintura SAAB q tem verniz "mole" q ate enjoa (no meu 9-5 qq coisa faz swirls).  Por isso falei em polimentos softs. Quando ouver uma concentracao de SAAB fazes um plimento soft no carro e fica como novo sem swirls. Um selante (ajuda a proteger de mais swirls como se verniz fica-se mais duro), cera e pronto. Numa hora e meia fica perfeito.

Eu cera uso uma cera liquida q se compra numa loja normal (aquela perto do continente para carros) e é da Turtle. Podes colocar nos plasticos exteriores, vidros e pintura. Deixas actuar uns 10 minutos e limpas excesso. Faz efeito de bolha de protecao (quando chove) e no vidro quase nem precisas de escovas. É muito bom e dura varios anos e barato.

Esta cera dura-me uns 2 anos ou mais
http://www.repincol.pt/loja-acessorios-auto/limpeza-manutencao/ceras-polish/art-64816/turtle-wax.aspx (http://www.repincol.pt/loja-acessorios-auto/limpeza-manutencao/ceras-polish/art-64816/turtle-wax.aspx)

Este selante oou similar dura uma vida ou 2 . Nunca mais compras mais (se trazeres um franquinho e passares aqui ate te dou metade). Muito pouca quantidade protege o carro.
 
http://www.detailstore.pt/loja/product.php?id_product=232 (http://www.detailstore.pt/loja/product.php?id_product=232)
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Guest em 30 de Março de 2015, 14:47
Pois... A minha pintura não é Saab... É "Spies-Hecker". Não tem verniz... É brilho directo. Penso ser o código "Rosso Corsa".
Queria ter o carro porreiro a esse nível para Junho  ;)

Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Ramess em 30 de Março de 2015, 14:48
Tambem esqueci referir.
Os selantes norma protegem de radiacao sol UV. Por isso na mudança estacao para primavera ou verao norma coloco para ajudar a proteger pintura no verao.
Mas só se faz isso uma vez ou 2 por ano. Nao é para andar sempre a colocar.

Ja a cera coloco sempre q lavo carro. Mesmo assim dura uns 2 a 3 anos cada frasco
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Ramess em 30 de Março de 2015, 14:49
Pois... A minha pintura não é Saab... É "Spies-Hecker". Não tem verniz... É brilho directo. Penso ser o código "Rosso Corsa".
Queria ter o carro porreiro a esse nível para Junho  ;)

Abraço
isso é como as pinturas antigas. Tambem nao tinham verniz. Sinceramente nesse caso nao sei pq nunca pesquisei. Mas deve dar para polir na mesma e colocar selantes...
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Guest em 09 de Abril de 2015, 20:26
Comprei isto:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Encontrei no Roady e foi-me dito que era bastante bom. Ainda não experimentei. Não tenho tido tempo e a meteorologia também não ajuda  :(
Comprei ainda pano para polir (tenho uma polidora, mas tenho ouvido que á mão fica melhor), uma esponja soft, uns panos micro-fibra...
Arranjei um compressor usado, limpei-o, pois vinha de pintores, pintei-o e fiz a manutenção. Comprei uma "pistola" que se liga ao compressor e a uma mangueira e deverá fazer de lavadora de alta pressão :) Comprei também um daqueles kits que trazem "sopradores", um com reservatorio para limpeza e assim. Mal tenha o 9-5 em condições para o Tuek o levar, dedico-me a isso.  :D

Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Ramess em 09 de Abril de 2015, 22:58
Atencao q se usares maquina para polir convem ser orbital. A rotativa tem tendencia a criar padroes no vernis e apesar de mais rapido pq norma superficie é maior do aparelho em contacto com pintura é preciso ter muita experiencia para nao deixar marcas...

A orbital tambem vejo muitas vezes a serem usadas a lixar chapa antes de levar primario e pintura e ate mesmo em fibra de vidro quando alguns chapeiros colocam, etc...
A totalmente rotativa tem q se ter muita experiencia (tem quem use mas ja teem muitos anos de experiencia).
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Guest em 09 de Abril de 2015, 23:16
Quando fizer vai ser a mão... Tenho uma manchas de quando esteve na Oficina.
Outra coisa, nos vidros e no tejadilho tem umas coisas tipo pó que se vêem apenas ao sol, que penso ser pó de tinta. Tem branco e vermelho. Como é que tiro aquilo?

Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: castelar em 10 de Abril de 2015, 12:11
Quando fizer vai ser a mão... Tenho uma manchas de quando esteve na Oficina.
Outra coisa, nos vidros e no tejadilho tem umas coisas tipo pó que se vêem apenas ao sol, que penso ser pó de tinta. Tem branco e vermelho. Como é que tiro aquilo?

Abraço

Para o pó de tinta já vi um pintor tirar isso com diluente, mas acho que se fosse eu a fazer sairia asneira.

Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Guest em 10 de Abril de 2015, 12:36
Eu também me lembrei disso, mas se o diligente remove o pó, não irá estragar a pintura?

Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: castelar em 10 de Abril de 2015, 13:04
Eu também me lembrei disso, mas se o diligente remove o pó, não irá estragar a pintura?

Abraço

Feito por quem sabe fica 100%, pois só dilui ligeiramente o verniz, nunca chega a tinta.
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Guest em 10 de Abril de 2015, 13:35
E as pinturas de brilho direto?

Abraço
Título: Re: Detalhe de Pintura
Enviado por: Dhc em 10 de Abril de 2015, 21:34
Com álcool a 96º resolves isso e não estraga a tinta, podes também usar uma lixa de água de grão 2800 para cima (3000 ?? ), são usadas para dar brilho em acrílico! único problema, por ser demasiado fina (o grão) demora tempo e a lixa fica lisa num instante, convém teres no mínimo 4/5 folhas de lixa. Finalizas com um polish fino! simples e eficaz  O0