Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 de Março de 2024, 00:36

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

304 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: [DIY] 9000 - Substituir Casquilhos traseiros da suspensão fontal  (Lida 6681 vezes)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Os casquilhos traseiros da suspensão frontal são os mais desgastados de toda a suspensão.

É usual haverem SAAB´s 9000 com barulhos vindos da suspensão quando passamos em paralelo.
Um "Tac - Tac - Tac" seco.

Isso é por norma sinal que é preciso substituir estes casquilhos ou da barra estabilizadora...

1 - Primeiro temos que retirar a tampa protectora onde fixa o apoio. Desapertar os dois parafusos traseiros com um chave 14, os dois frontais com chave 13. Dos lados tem 2 pequenos que servem de guias, muito úteis para montar de novo, por norma são parafusos torx T25. Não estão presentes em todos os modelos, por norma só os encontramos em SAAB´s 9000 entre 1985 e 1992.

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Este será o aspecto da chapa protectora fora:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

2 - Desapertar a porca que segura o apoio ao veio do braço da suspensão. Se for a porca original será necessário uma chave de bocas 18mm.

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Após desapertar a porca é só tirar a porca, a anilha de suporte e o casquilho fora.
Veio já sem o casquilho:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Quando desmontarem o casquilho, se for o original, podem ver que a parte côncava do casquilho (parte virada para cima na próxima foto) está montada de modo a que fique apontada para trás. É assim que deve de ser montada:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

3 - Colocar novo casquilho no sitio e apontar a porca apertando somente até encostar. Como referido em cima, o casquilho é montado com a parte da curvatura virada para a traseira do carro. Nunca usar a mesma porca. A porca tem um sistema de anti-desaperto que vai se desfazendo conforme a desapertamos. Portanto, usar sempre porcas novas caso estas tenham sistema anti-desaperto:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aspecto final de tudo já montado de novo:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Após baixar o carro, com as rodas já no chão sem macaco e preguiças devemos fazer peso na suspensão para que ela baixe e volte à sua posição normal.
Só depois, com a suspensão no lugar e com o carro no chão apertar totalmente a porca que prende o casquilho e que só apontamos no passo 3.
___________________________________________________

Caso tenham alguma das porcas moídas, nunca devem de fazer nova rosca trocando o parafuso.
Caso tenham atenção ao facto, o parafuso é oco e triangular, isto para se partir em caso de colisão poupando as pernas dos ocupante.

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

O que devem de fazer é:

1- levantar o tapete, retirando a tampa plástica da lateral:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

2 - E aceder à tampa dos respectivos parafusos. Se forem os da frente tiram a tampa em cima, caso sejam os traseiros, a tampa mais pequena de baixo:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

3- Retirar as porcas moídas e soldar novas. Assim podem usar novamente os mesmos parafusos que dificilmente ficam moídos.
Aqui o exemplo da chapa dos parafusos da frente:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

___________________________________________

Qualquer dúvida é só perguntar.

Abraço


« Última modificação: 29 de Março de 2013, 10:24 por TesZero »
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: [DIY] - - SAAB 9000 - Substituir Casquilhos traseiros da suspensão fontal
« Responder #1 em: 13 de Março de 2013, 14:46 »
Boas,
Isto ( é a unica coisa ) vá ajudei a fazer O0

Aos poucos vou lá... 8))
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: [DIY] - - SAAB 9000 - Substituir Casquilhos traseiros da suspensão fontal
« Responder #2 em: 14 de Março de 2013, 13:29 »
???

?

Não percebi?

única coisa o quê?

:P

foste tomar café com o teco? :D :D

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline contribuinte

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 194
  • Actividade:
    0%
  • Contribuinte
  • Localização:
    Vila Nova de Gaia
Re: [DIY] - - SAAB 9000 - Substituir Casquilhos traseiros da suspensão fontal
« Responder #3 em: 14 de Março de 2013, 18:19 »
Nada disso,
Mas já ajudei o Carlos Tavares a mudar os meus, pelo menos limpei as chapas dos apoios muito bem limpinhas :)))

Mas estive atento... ^-^
« Última modificação: 14 de Março de 2013, 18:23 por contribuinte »
  • Saab 9000 - T16
  • Ford Fusion
Contribuinte

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: [DIY] - - SAAB 9000 - Substituir Casquilhos traseiros da suspensão fontal
« Responder #4 em: 14 de Março de 2013, 18:36 »
Afinal foi tomar café mas foi com a gaja... Lol...

Abraço