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Oficina => D.I.Y - Do It Yourself => Tópico iniciado por: TesZero em 01 de Dezembro de 2012, 11:27

Título: [DIY] - SAAB 9-3 / 9.5 2.0/2.3 - B205/b235 - Troca de sensor de cambota
Enviado por: TesZero em 01 de Dezembro de 2012, 11:27
Troca de Sensor de Cambota - Motor b205 / b235

Ferramenta necessária:
Roquete pequeno com chaves: 7 e bite torx T27
Alicate grande

Tempo Necessário: 30 min (com carro frio - quente é possível, mas demoram mais e ganham mazelas)

Funcionamento:
O sensor de cambota é responsável por informar a ecu da posição e rotação do motor. Quando o motor gira, a cambota gira.
Ao girar a cambota, presa no seu veio, existe uma roda "dentada/perfurada". Através dessa roda dentada/perfurada o sensor através de sistema magnético determina a posição exacta do ponto do motor e a velocidade de rotação.

Sintomas:
Caso o carro soluce ou então se desligue a quente.
por norma o carro permite ligar a frio, mas a quente, como medida preventiva desliga-se e impede o arranque do motor

Custos médios de um sensor de cambota novo:
gasolina: +/- 75€ (da bosh ou 110€ original)

Como podem testar o vosso sensor:
Embora não seja garantido... é uma ajuda...
Usem um voltímetro e meçam a resistência entre o pino 1 e 2 do vosso sensor. O sensor deverá acusar aproximadamente 850 ohm.
Caso tenha uma discrepância grande... é sensor de certeza... caso não tenha... pode ser ou não.
O sensor pode estar danificado a nivel da resistência (em que podem medir desta forma) ou a nível de leitura de rotação que só sabemos com o carro em andamento... irá falhar e ir a baixo com o carro quente.

Como proceder à troca por um novo:

Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=892)

Desapertar a abraçadeira metálica que segura o tubo de admissão com o roquete e chave 7 (não usem chave de fendas pois danificam o parafuso). Depois na montagem apertar muito bem este tubo senão salta em andamento.
Com um alicate grande abrir abraçadeira metálica para desencaixar a dump valve e desligar ficha do sensor de temperatura do ar:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=893)

Modo de instalação do sensor, facilmente vêm o sensor e seguem o cabo. A ficha está mais escondida mas conseguem ver com alguma facilidade:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=901)

Com um roquete pequeno e com um bite Torx T27 desapertar a blindagem protectora do sensor. Esse parafuso segura tanto a blindagem como o sensor. Ao retirar o sensor garantir que o vedante vem junto:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=902)

Desligar a ficha. A ficha é uma ficha comum da SAAB tipo a da D.I. mas mais pequena. desencaixar e retirar a ficha por baixo. A própria ficha está encaixada em um suporte de cabos. Por apalpação percebem facilmente o sistema, pressionando a patilha a ficha sai facilmente e é só puxar:
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=903)

Se tiveram problemas no motor como por exemplo falta de compressão (segmentos danificados ou turbo estragado) é natural que o sensor nem esteja estragado, mas sim bloqueado com sujidade (limalhas). Sendo o sensor magnético ele apanha tudo o que seja metal. Neste caso.. limpeza imediata do carter e sistema de óleo...
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=904)

(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=905)

Sensor já fora e pronto a substituir por novo.
(https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=906)

Fazer todo o processo de forma inversa para voltar a montar.

Abraço
Título: Re: [DIY] - Saan 9-3 / 9.5 2.0/2.3 - B205/b235 - Troca de sensor de cambota
Enviado por: castelar em 01 de Dezembro de 2012, 20:26
Está porreiro O0
Parabéns