Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 13:02

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

314 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?  (Lida 17198 vezes)

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #15 em: 26 de Julho de 2015, 22:37 »
Décio, podes e deves comentar...
E sabes o que penso dos 9000 e dos 9-5
Continuo a dizer o que disse de principio:
Citar
Bananas a parte, o Décio perguntou-me uma vez o seguinte:
Se te desse a escolher um 9000 de 1998 com 0 km ou um 9-5 de 1998 com 0 km, o que levavas para casa?
Eu fiquei em silêncio.... e provavelmente na escolha pesaria bastante um modelo com  20 anos de produção ou um carro acabado de produzir... e o meu silêncio diz tudo.

Agora... "Gozo de condução"?!?!
Citar
- O 9000 dá mais gozo de conduzir que o 9-5
Errado... isso é subjectivo e pessoal. "Gozo de conduzir" mede-se em quê? cm? dB? Lt? E baseado nos teus 300cv?
Se calhar 98% do fórum recordam carros com metade ou 1/3 da potência que os Saab´s que têm agora mas que deram um gozo imenso!
O 9000 do dário dava tanto gozo tanto gozo que os 175cv de origem não chegaram...
E modificou o carro que tem até ter os 300cv que possui... e agora diz que lhe dá gozo.... depois da pedrada... das jantes... do tuning, sinoblocos mais rijos, barra estabilizadora dupla... blá blá blá
Pois.... Mas eu nasci ontem?!?!?
 :)

Um dos motivadores da vida do meu mano foi nunca suportar ser ultrapassado....
Até medições com vários pássaros fazia.... ( lembras-te mano?!? ) O0
Ou dizerem que é impossível... ou dizerem que "...TU não és capaz..."

Desdenha-se todo até conseguir provar a todos que ele tinha razão...
 ;)

Mano.... vou dar-te uma dica....
"Gozo de condução" não se mede.... logo tu nunca podes dizer que um carro dá mais que outro.
O que podes dizer é que o teu 9000 te dá mais gozo que o teu 9-5... e mesmo assim serás criticado porque comparas coisas diferentes...  um é um "Animal" e o outro é um atleta de topo com um fato.

"Gozo de Condução" obténs quando tu "overdrives your car" ou seja, quando as TUAS capacidades humanas fazem que um carro com potência a menos faça um figurão com máquinas superiores...
Do tipo quando eu tinha um 1.3 GTi e dava tareia nos Saxos Cup... e tinha que escolher onde o fazia pois em linha recta não dava para ultrapassar....
Ou quando tu fazias um figurão com um Opel Corsa A 1.5D... lembras-te?
Ou um motociclista com uma 600 consegue ser superior a outros que têm motos de 1000 de cilindrada...
 ;)
Agora se chamas "Gozo de Condução" quando tu com os teus 300 animais passas por um Bentley porque ele está limitado aos 250 e tu não.... Eh pá... desculpa lá mas isso não é "Gozo de Condução" e se for.... é só para ti.

O que te estou a dizer é para argumentares a tua decisão não com os teus sentimentos mas sim com factos e argumentos que não têm resposta... precisas de ajuda??

- O facto do 9000 ser um hatchback ( a mala levanta junto com o vidro ) faz do 9000 um dos melhores carros para carga de todos os modelos da Saab a par das carrinhas!
- O facto que o motor ser de construção mais resistente faz dele um óptima base para aumento de capacidades
( como nota sabemos de muitos tuner´s que vão buscar o motor dos últimos 9000 para o tuning nos 9-5 e até para a competição )
- O facto de o interior do 9000 é de qualidade superior
- O facto dos Bancos do 9000 Aero serem dos melhores bancos da Saab
- O facto da qualidade de montagem do 9000 é superior
- O facto de desde 1984 - 1998 foram produzidos 503087 carros ( 14 Anos )
( só como nota informativa o 9-5 teve 483593 desde 1997 a Fev 2010 sendo que 252236 foram carros e 231357 foram carrinhas )
Entre muitas outras já aqui ditas... sei lá... já chega??  ;)

Mas quem dá estes argumentos tb pode esperar que haja quem defenda os argumentos do 9-5.
Infelizmente há poucas pessoas por aqui a defender os 9-5 e as suas capacidades/evoluções... o que não quer dizer que eles não existem! Quer dizer apenas que há pessoas que não se querem dar ao trabalho de escrever.
Quem quer perder tempo com isto pode ver nos outros fóruns estrangeiros que há defensores aguerridos do 9-5 e dos outros modelos mais recentes tb!

Capiche mano??
« Última modificação: 26 de Julho de 2015, 22:40 por joseglv »
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #16 em: 26 de Julho de 2015, 23:04 »
Realmente e já tou como o décio....
E realmente pau que nasce torto....
Só duas coisas antes do 9000 ter as modificações que têm já nessa altura me dava gozo em conduzi-lo.
Segunda coisa, tenho pena que ainda não tenhas descoberto o que é ter gozo em conduzir um carro, quer seja um fiat uno ou um porshe.
Devido ao meu trabalho já me passaram máquinas bem potentes nas quais só conheces os nomes mas eu já tive opurtunidade em conduzi-los, porsches, gt500 e afins e chegares ao fim do dia e conduzires o teu 9000 para casa e pensares "mesmo que ganhasse a lotaria, este não o vendia"  por ser um mundo completamente á parte....
Tiveste 2 9000 e não chegastes á essencia deles....
Enfim....
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #17 em: 27 de Julho de 2015, 00:07 »
 ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???
Como é que é possível que digas uma coisa dessas é que eu fico abananado...
Deves ter lido na diagonal.... :)))

E só confirmaste o que escrevi desde o princípio....
Vieste logo puxar pelos galões de ter conduzido carros potentes...
 :|@
Embora tenha dito que normalmente o "Gozo de Conduzir" vem de carros fracos a fazer muito... 

Quem tem olhos para lêr, que veja o que escrevi...

( e eu é que sou torto... fonix! )  ::)

Enganem-se os restantes utilizadores de que estamos zangados....
Nada disso... isto é conversa típica de horas ao telefone e muitas vezes conversa durante o Almoço! :D

Mano... não te queria de outra maneira!!!  O0
« Última modificação: 27 de Julho de 2015, 00:11 por joseglv »
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline Dhc

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 763
  • Actividade:
    0%
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #18 em: 28 de Julho de 2015, 01:49 »
Vou ''abrir'' excepção... já tive SAAB 900 Turbo OG, Sierra Cosworth, Porche 924, Jaguar XJ6, F... 456 GT........ e vários outros... Prefiro um 9000, como qualidade um Lh, como potencial de programação um T 5.5, o ideal seria um 9000 Aero, só ainda não o tenho porque simplesmente os que estão vendáveis em PT são autênticos cadáveres para o preço inflacionado que pedem, se encontrar algum em bom estado (algo utópico...) compro na hora!! o carrito que mais gozo (medo) me deu até hoje foi o meu AX preto (tive 3 AX Sport), 181 cv's para 635 kg...
De todos os carros que já tive (mais de 40, só neste momento tenho 5...), o eterno eleito será sempre um 9000.
Abr.

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #19 em: 29 de Julho de 2015, 13:36 »
Com validade idêntica ao Azeite Gallo, 9000!!!!!! Concerteza :P

Abraço

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #20 em: 29 de Julho de 2015, 16:38 »
Claro que independentemente da resposta.... é uma boa escolha!
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline Aero74

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 334
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Maia
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #21 em: 29 de Julho de 2015, 17:07 »
Minha modesta opinião: O 9000 destacava-se da concorrência. O 9-5 não.
O 9000 faz-me virar a cabeça e o 9-5 um pouco menos.
Quanto ao prazer de condução é muito relativo por exemplo, há gente que não troca propulsão por nada e até há marcas a voltar à propulsão (vide Alfa Romeo por ex.). Há outros que não gostam...

Abraço Saabista.
  • Audi A4 Cabriolet 1.8T S-line 11/2004
  • Smart cdi 07/2002
  • Fiat 500 Lounge

Offline rodinhas

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 260
  • Actividade:
    0%
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #22 em: 29 de Julho de 2015, 23:01 »
Concordo que o 9000 em relação ao 95 é superior, mas são carros de épocas diferentes  com concorrentes de segmento diferentes, e nisto o 9000 destacasse do 95 .......ainda hoje comparado com alguns carros novos continua a ser superior, tanto em conforto, performance e equipamento.

O 9000 quando saiu era algo muito acima da média do comum dos carros da altura, já o 95 nem por isso.

quanto ao prazer de condução não posso falar pois nunca conduzi um 95..... 
  • Saab 9000 CDE 1995 LPT  stage I
  • Ford Puma 1.7 vct 1998
  • Citroen AX 1.5d
  • Honda CB 600 Hornet
  • FIAT BRAVO JTD 100    1XX cv

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #23 em: 04 de Agosto de 2015, 02:54 »
Realmente... ao menos podias ter a decência de fazer perguntas de maneira imparcial...
Comentas... comparas, vais buscar tópicos de ouros fóruns... secção dos 9000, influencias a resposta e depois fazes a pergunta??
 :)))
E já vi que perdi 1.5h ao  :)T para nada porque o que falei, para ti foi só "Blá blá blá whiskas saquetas..."
Enfim... não me surpreendeste em nada: igual a ti próprio.
 :))) ::) ;)

Vamos lá "meter carne no grelhador"
Resumidamente, o Dário tem a opinião que o 9000 é melhor que o 9-5.
Se a frase ficasse só por aqui eu digo que a opinião que tem ( e tem direito a tê-la ) está mal fundamentada e por consequência ERRADA.
As opiniões valem o que valem... são à borla...
Seja quem for... se quizer têr razão na opinião, o melhor é fundamentar bem a sua opinião.

Há aspectos em que o 9000 é superior ao 9000. Isso é ponto assente. Mas tb há o oposto... e tem de ser aceite.
E o que o Dário defende, depois de bem fundamentado/argumentado pode ser a opinião de algumas pessoas. Mas tb há o oposto... e tem de ser aceite!
Não podemos caír no ridículo de sermos fanáticos do 9000 nem fanáticos da Saab!. A indústria automóvel tem muita coisa melhor que a Saab e que nos deixa completamente envergonhados!

O que falámos foi:
- O 9000 é o último verdadeiro/puro Saab
Falso. O 9000 foi resultado de um acordo entre 4 constructores ( Alfa Romeu, Fiat, Lancia e a Saab ) em redução de custos em 1978 (!!)
Os efeitos desse acordo só foram vistos mais tarde... na Saab, o 9000 começou a ser produzido em 1984 e claro que a mesma base durou até ao fim da produção em 1998.

- O 9000 transmite mais segurança e é mais responsivo de direcção que o 9-5
Baseado em quê? Num 9000 com 300cv vs um 9-5 com 235cv?
Além disso se vires o vídeo do 9000
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

E o vídeo do 9-5
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Podes ver que a segurança do 9-5 é muito maior... basta ver que o boneco do 9000 parte o volante e bate no tablier...
E não só... uma das limitações do 9000 é a sua suspensão traseira e o seu eixo sólido. E quem não concordar com isto simplesmente não sabe de suspensões...

- O motor do 9000 é muito melhor que o do 9-5
Mais uma vez errado.... Que seja mais resistente e que possas extrair mais potência... até concordo porque é a realidade... mas dizer que é melhor por causa disso é não saber argumentar. Posso contrariar dizendo que os motores do 9000 no seu pico tiveram 225cv  e os motores do 9-5 tiveram 259cv... com maior eficiência e melhores resultados de CO2 ( o que sabemos que restringe muito os motores ).
Dizer que é melhor? Depende da argumentação.

- O 9000 dá mais gozo de conduzir que o 9-5
Errado... isso é subjectivo e pessoal. "Gozo de conduzir" mede-se em quê? cm? dB? Lt? E baseado nos teus 300cv?
Se calhar 98% do fórum recordam carros com metade ou 1/3 da potência que os Saab´s que têm agora mas que deram um gozo imenso!

- O 9-5 é um "produto diluído" da Saab! O 9000 é muito melhor!
Lá está... falta de argumentação... Se dizes isso por causa da GM, não e esqueças que a GM está envolvida na Saab desde 1989 com a compra de 50% das acções...
Sim, o envolvimento da GM se não existisse na altura, se calhar hoje não existia Saab... É óbvio que muita da qualidade "SAAB" que existia anteriormente foi-se perdendo sob o reino da GM... mas daí a dizer que o 9000 é melhor porque o 9-5 é "diluído"... Ainda bem que temos um 9-5 para comparar!

- No tempo do 9000 Airflow ou 9000 Aero, não havia nada no mercado melhor que a Saab!
Errado... por acaso o termo de comparação foi o BMW M3... mas o Pico do Airflow foram 204cv  por volta da época de 1990/1 do Kit de potência da Saab e o 9000 Aero teve 225cv por volta de 1993/4 sendo o "flagship" da Saab.
Tendo o tal termo de comparação, o BMW M3 E30 começou por ter 192cv, e sem Cat tinha 212cv. Mais tarde o EVO2 teve 217cv e o EVO3 ( ou Sport Evolution ) teve 235cv. Tudo isto versões de estrada sem kit´s de potência, sem sequer falar no peso, sua distribuição e tipo de tracção ( dianteira/traseira ).
E se quizermos falar do M3 de 1992 ( o E36 ) tinha 282cv ( 6 cilindros em linha, 2990cc ), e em 1994 saíu o M3 GT com 291cv
Já para nem falar da Mercedes da mesma época ( os 190E Evo 1 com 200cv e Evo 2 com 224cv )

Não se esqueçam que a Saab nunca foi adversário real aos modelos premium... embora fosse uma viável alternativa... e o facto do departamento de publicidade ter feito um excelente trabalho a anunciar que a Saab tinha carros mais rápidos que o Porsche Carrera 4 e o Ferrari Testarossa... se formos a ver era apenas em recuperação dos 80 aos 121 km/h (50 to 75 mph).  ;)


Bananas a parte, o Décio perguntou-me uma vez o seguinte:
Se te desse a escolher um 9000 de 1998 com 0 km ou um 9-5 de 1998 com 0 km, o que levavas para casa?
Eu fiquei em silêncio.... e provavelmente na escolha pesaria bastante um modelo com  20 anos de produção ou um carro acabado de produzir... e o meu silêncio diz tudo.

Não podemos estar a escolher/comparar entre dois modelos distintos de épocas distintas.
Para mim são ambos bons e da mesma marca ( GM´isses à parte sff ) pois ambos têm o mesmo símbolo. Gosto de ambos e podemos ver uma evolução de um modelo para o outro. Tive 2 9000... tenho 2 9-5... e a vida continua.
Quem gosta dos 9000 são meus amigos... e quem gosta dos 9-5 tb!

Por isso Dário...
Citar
  => Qual o carro que da mais gozo a conduzir...9000 ou 95?
 => Na vossa opiniao qual deles tem mais essencia da Saab? 9000 ou 95?


Resposta: O Saab!

Por isso é que tivemos 1.5 horas o telefone....
E podem ter a certeza que não acabou... é que ele não dá o braço a torcer...
 ;D


Estou completamente de acordo contigo Galvao

No entanto entendo o fascinio do 9000.
Porque o 9000 quando saiu era mais carro que o 9-5 quando saiu comparativamente com a concorrência.

Ou seja a SAAB foi perdendo competitividade. E quando um condutor conhecedor e apreciador conduz um 9000 é como andar com uma peça de engenharia de respeito . E esse respeito traduz-se em satisfacao e prazer.

Fora isso o Galvao tem toda a razao a meu vêr. Mas como este é um forum de essencialmente apaixonados de 9000 nem quero atirar lenha para a fogueira.  ;D Mas mesmo que aqui no forum em 10 , 9 digam q o 9000 é melhor isso nao faz com que tenham razao , ate pq alguem exterior q nao tenha saab´s  mas tenha experiencia autumovel e vá conduzir ambos os carros de serie poderiam dar ate opinioes mais claras sem paixoes e por isso valida.

Gostaria de deixar umas notas extras
- Tipicamente quem conduz 9000 é um grande apreciador de SAAB´s e do carro em si. Só neste aspecto adultera a percepçao do carro.

- Os 9000 por serem tipicamente carros de paixao por parte dos seus donos sao mais bem tratados  a nivel mecanica (até à poucos anos) que os carros dos clientes dos 9-5 . Parte da fiabilidade dos 9-5 esta associada a más utilizacoes e a final de vida de alguns componentes de desgaste (e nisso nao deve ser diferente do 9000 ou qq outro carro). Claro q existe a questao do KIT PVC mas isso é um caso um pouco aparte e ja debatido. E curiosamente ja vi sistemas identicos para muitos outros carros de outras marcas.

-Os 9000 que continuam a circular e em bom estado sao de apaixonados. O 9-5 só agora começou a entrar nessa fase. Ate à pouco tempo era um carro comprado por alguns por ser barato e nao era usado com respeito e manutencoes cuidadas por parte de muitos.


- Boa parte das mudança mecanicas que foram feitas nos blocos a partir de 98 na SAAB deveram-se a normas europeias de poluicao. Aconteceu em quase todas as marcas. Mesmo que o 9000 fosse vendido ate 2010 haveria uma dada altura que acabariam por ter de mudar mesmo componentes do bloco para poder circular (exemplo dos pistoes mais finos). Em relacao  a isto nao teria por onde fugir.

- A mala do 9000 mais usual apesar de um look antigo permite ter acesso a uma mala invejavel. Só comparavel à carrinha 9-5. O carro tem mala grande mas fora sacos nao se mete nada lá dentro...

- Os bancos dos 9000 sao superiores em certos aspectos como conforto e melhor pele, mas o conceito de pele grossa como usado na altura tem o problema q todos voces conhecem. Quebram toda. Exige enorme lubrificacao periódica. Todas as marcas que conheço abandonaram esse tipo de peles. Em termos de segurança para colisao tenho ideia que a partir do 9-5 e 9-3 ouve uma grande evolucao por ter a tecnologia de acompanhar o corpo. E por isso o redesenho dos bancos aumentou imenso a segurança dos saab mais recentes.

- Nao faz sentido comparar carros modificados.

- O chassis para colisao tanto do 9-5 como do ultimo 9-3 sao consideravelmente mais robustos que o do 9000. Arrisco-me a dizer 200 a 300% mais robusto (e falando do ultimo 9000).

- Considerar o interior do 9000 mais luxuoso que o 9-5 sao gostos...

- Fazendo uma comparacao à parte . Qual o melhor carro. O 900 cabrio ou o ultimo 9-3 cabrio. Naturalmente o ultimo é um produto muito mais recente e superior. No entanto qq apaixonado iria preferir o 900 cabrio. Eu por exemplo quando andei num 900 cabrio (tanto primeira como segunda geracao) senti um sentimento de respeito e prazer pelo carro que nao sinto num mais recente. Á uma sensacao de estar dentro de algo especial apesar de todas as manhas de carros de outros tempos. No entanto isso nao o faz produto superior pensando de modo nao emotivo.

Apenas algumas notas soltas...

Respondendo à pergunta :

Qual o melhor carro para o seu tempo : 9000
Qual o carro que representa mais pedigree : 9000
 Qual o melhor carro em termos gerais (superior): 9-5

O 9-5 mesmo para os padroes actuais é um bom carro e similar ao que sai nas marcas ditas prime. É um carro bonito e actual. Um 9000 já é um carro classico de apreciador e entendedor e disposto a gastar dinheiro para ficar 5 estrelas.

« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 03:44 por Ramess »
  • saab 9-5

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #24 em: 04 de Agosto de 2015, 03:34 »
Aproveito tambem para deixar uma provocacao.  :)| :)|

 "os SAAB sao melhores carros que a maioria das pessoas pensam. Mas tambem piores que a maioria dos SAABistas pensam".   ;D
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 03:39 por Ramess »
  • saab 9-5

Offline rodinhas

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 260
  • Actividade:
    0%
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #25 em: 04 de Agosto de 2015, 03:49 »
Todas as opiniões são validas e valem o que valem....... mas o que é certo e sabido é que o 9000 quando saiu para o mercado e ao longo de muitos anos foi um carro diferente pela positiva em relação a concorrência, tanto a nivel da qualidade, da segurança, da tecnologia , etc... foi um carro que marcou a SAAB e o mundo automobilístico pela positiva . já o 95 nem por isso....é apenas mais um carro para mercado, nada de relevante veio acrescentar a marca e ao mundo automóvel no geral ...... acho que só por ai podemos tirar conclusões, digo eu vá!

Pode ser ideia minha mas se tivesse um 95 não tinha tanta gente a felicitar me por ter um SAAB como me felicitam por ter um 9000. então pessoal na casa dos 40/50 anos que estão habituados a ver "jovens" da minha geração a andar de VAG`s .............

Mas se pudesse ter um 95 aero de 2006 neste momento , nem pensava 2 vezes  ;)

  • Saab 9000 CDE 1995 LPT  stage I
  • Ford Puma 1.7 vct 1998
  • Citroen AX 1.5d
  • Honda CB 600 Hornet
  • FIAT BRAVO JTD 100    1XX cv

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #26 em: 04 de Agosto de 2015, 14:05 »
Sim, o 9000 quando saiu era muito mais carro do que quando saiu o 9-5 face a concorrencia. Nao é isso q esta a ser falado. Isso todos concordam. Alias a maneira como os carros na SAAB eram feitos anos 70 e 80´s nas linhas montagem eram bem diferentes das epocas modernas. Mas esse universo acabou. Era epoca das vacas gordas nos EUA e Europa  e mesmo assim a SAAB mãe quis se livrar de boa parte de empresa pq dava prejuizo.  O 9-5 tambem nao veio trazer propriamente nada de novo pq o grande salto ja tinha sido dado no 9000. Apenas melhorias e a evolucao normal da industria automovel. Por isso o 9000 era emblematico.

Mas nao é isso q esta a ser falado.  Agora vou ser crucificado mas vou colocar lenha na fogueira.  ;D ;D As pessoas q teem o 9-5 sabem que é um bom carro mas digamos sabem que era comparavel aos premium da mesma altura. Nao propriamente melhor mas diferente. Em segurança melhor mas por exemplo qualidade construcao apesar de boa nao é melhor. Tem é a meu entender um charme especial por ser mais raro e por norma um cliente alvo mais culto. Mas digamos que é um bom carro dentro da sua classe mas sem se destacar como superior.  No entanto quem tem o 9000 acha q é o ultimate experience da industria automovel mesmo no seu tempo. Para esses apenas tenho a referencia Lexus LS400.  Ate basta ainda ver preços deles em usados E exactamente no mesmo campo onde o 9000 atacava. Ou seja segurança, luxo e tecnologicamente avançado. Quando foi lançado em 1989 era um carro muito avançado para a epoca.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 14:24 por Ramess »
  • saab 9-5

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #27 em: 04 de Agosto de 2015, 14:22 »
Um carro em todos os sentidos consideravelmente muito superior ao 9000. E exactamente no mesmo campo onde o 9000 atacava. Ou seja segurança, luxo e tecnologicamente avançado. NAquele tempo a ultimate experience em carros do genero ja era Lexus.

Ruben , mas ai discordo bastante, ja que vais ver os LS400 agora e estao bem mais acabados em termos de chapa e plasticos partidos , que os 9000 que por ai andam.
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #28 em: 04 de Agosto de 2015, 14:28 »
É pa...
A parte do consideravelmente superior ja tinha tirado.  ;D Mas ainda foste lêr.
Nao é o que penso. Era para provocar
Ate pq acredito que o 9000 dê muito  mas muito mais prazer de conduzir...

O Lexus era um carro para combater o classe S da mercedes. Era um produto de alto luxo naquela altura...

Ja agora. 9000 ou Vovlo 850 ? Acham q a qualidade dos 9000 é muito superior ?

A mim o que deixa-me mais triste é q a SAAB morreu e produziu sempre carros bonitos, razoavelmente bons, seguros e competitivos. Teve grande azar. Por exemplo a Volvo q é a marca directamente concorrente sao sempre carros mais feios, nunca propriamente superiores, envelhecem sempre pior, piores consumos e no entanto estao em grande força. A SAAB foi uma marca azarada... QQ SAAB é bonito (bem lembrei-me agora daqueles modelos horriveis feitos pela GM para o mercado americano  :(|| :(||).
 
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 14:32 por Ramess »
  • saab 9-5

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Eterna questao , qual o melhor Saab 9000 ou Saab 95?
« Responder #29 em: 04 de Agosto de 2015, 14:40 »
Digo mais quando , agora vêm um saab e dizem isso, que são grandes máquinas não é baseado com o 9-5 e seguintes, mas sim de toda a experiência que tiveram de 9000 para trás.

dai ter dito isto.....
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP: