Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

25 de Abril de 2024, 14:45

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

544 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Problema com Saab 1.9 TTID  (Lida 7616 vezes)

Offline Rafael1993

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 8
  • Actividade:
    0%
Problema com Saab 1.9 TTID
« em: 12 de Junho de 2016, 12:04 »
Bom dia companheiros,

Como referi no meu tópico de apresentação, um familiar comprou recentemente uma Saab 1.9TTID com 180 cv.

Depois de eu ter descoberto a marca Saab, e entre muitas outras coisas ue ainda faltam descobrir, reparamos ue o carro a frio, assim, ue pega faz realmente muito fumo.

A minha duvida é o ue poderá ser ?

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Problema com Saab 1.9 TTID
« Responder #1 em: 12 de Junho de 2016, 19:11 »
Pode estar a precisar de velas incandescentes
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Problema com Saab 1.9 TTID
« Responder #2 em: 12 de Junho de 2016, 23:23 »
Sim, Pode estar a injetar gasóleo e como não pega logo depois deita fora em fumo. Mas já agora, é fumo preto correto? É que se for azul é óleo a ser queimado  :(

Abraço

Offline Rafael1993

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 8
  • Actividade:
    0%
Re: Problema com Saab 1.9 TTID
« Responder #3 em: 04 de Agosto de 2016, 17:17 »
O carro não tem grande força para 180cv, sendo ue o meu vectra C de 120 anda e desenvolve razoavelmente mais.

Após ligar o carro á chamada máquina de diagnostico, nenhum erro.

Pensei na MAF e comprei uma nova, mas nada feito.
Andei a ler na internet sobre o sensor de pressão do turbo, e tenho uma uma referência no carro, 0281002576, mas quando vou até ao site da Bosch encontro a referencia, 0 281 002 770. Afinal, ual será a referencia correta ?

O problema poderá vir deste sensor ?

O mecânico disse-me, o tubo de retorno dos vapores do óleo do turbo, precisa de ser substituído, alguém me poderá ajudar qual é o tubo ?

Obrigado

Offline Rafael1993

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 8
  • Actividade:
    0%
Re: Problema com Saab 1.9 TTID
« Responder #4 em: 04 de Agosto de 2016, 17:17 »
Sim, Pode estar a injetar gasóleo e como não pega logo depois deita fora em fumo. Mas já agora, é fumo preto correto? É que se for azul é óleo a ser queimado  :(

Abraço

O fumo é preto mesmo

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Problema com Saab 1.9 TTID
« Responder #5 em: 04 de Agosto de 2016, 17:40 »
Já andou aqui um user a queixar-se de um 1.9 Tid com falta de potência que, à partida, estaria relacionado com a FAP. Todavia, as medições apresentaram valores razoáveis, mas após a sua substituição penso que o problema ficou resolvido.
Julgo que o post é recente, tente pesquisar para ver se os sintomas são semelhantes
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Rafael1993

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 8
  • Actividade:
    0%
Re: Problema com Saab 1.9 TTID
« Responder #6 em: 05 de Agosto de 2016, 09:03 »
O filtro de partículas foi limpo, e mesmo assim permanece igual

Offline Rui Henriques

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 308
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loulé
Re: Problema com Saab 1.9 TTID
« Responder #7 em: 05 de Agosto de 2016, 15:14 »
Boas Rafael.
Eu tenho um 9-3 1.9 TiD e também tenho alguns problemas com ele, que muito provavelmente são causados pelo filtro de partículas. Segundo o que sei a EGR funciona bem e foi limpa, já o filtro de partículas não está a fazer a regeneração sozinho. Os sintomas deste problema são a falta de potência a baixas rotações (até ás 1900 RPM), o carro parece um morto e depois acorda de uma forma parva e dispara feito maluco. Noto também um certo soluçar quando ele desenvolve. Dia 12 de Agosto vou levá-lo a limpar o filtro de partículas com um produto próprio para ver se melhora alguma coisa e depois conto-te como correu.

Cumprimentos,
Rui Henriques
  • Saab - 9-3 SS Vector - 2004

Offline Rpscavaleiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 181
  • Actividade:
    0%
Re: Problema com Saab 1.9 TTID
« Responder #8 em: 05 de Agosto de 2016, 16:39 »
Boas Rafael.
Eu tenho um 9-3 1.9 TiD e também tenho alguns problemas com ele, que muito provavelmente são causados pelo filtro de partículas. Segundo o que sei a EGR funciona bem e foi limpa, já o filtro de partículas não está a fazer a regeneração sozinho. Os sintomas deste problema são a falta de potência a baixas rotações (até ás 1900 RPM), o carro parece um morto e depois acorda de uma forma parva e dispara feito maluco. Noto também um certo soluçar quando ele desenvolve. Dia 12 de Agosto vou levá-lo a limpar o filtro de partículas com um produto próprio para ver se melhora alguma coisa e depois conto-te como correu.

Cumprimentos,
Rui Henriques

Tive um problema em tudo semelhante, contudo, além do FAP, também era EGR, tinha limpo e testado a solenoide e aparentemente estava ok, on-site, devia ter um comportamento estranho.

Uma coisa que notei quando tinha o cruise control ligado, era que por vezes desligava sem razão aparente, depois de resolvido a EGR e FAP (calhou ser as duas em simultâneo).

O meu FAP entupiu por completo por não estar a fazer as regenerações, resultado... parado na AE.

(não estou com isto a dizer que é efetivamente da EGR)
  • Mazda 6 SW 2.0D Sport '09
  • Mazda 3 1.6 MZ-CD
  • Vespa PK50 XLS - 1989