Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 15:08

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

310 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279  (Lida 8337 vezes)

Offline Rpscavaleiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 181
  • Actividade:
    0%
Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« em: 29 de Julho de 2016, 12:37 »
Depois de umas dores de cabeça com este assunto, quero partilhar uma experiência menos feliz que tive, mas quem sabe, possa servir (ou não) de guia..

Tudo começou com a luz de motor acesa e carro em limp home, com o erro "P2279 Intake Air System Leak" (só).
Passado 3 semanas, a dita volta a aparecer, passando o espaço de tempo a ficar mais curto, até que 1/2 vezes por semana aparecia e por norma, sem o pé no acelerador.
(nesta altura procurei perceber algo mais e existem tantos problemas que podem estar associados a esta avaria que, até mete medo ao susto, vi muitos problemas idênticos e muitos andaram meses a fio sem solução à vista, alguns com problema idênticos, outros nem tanto)
Num belo dia fui de viagem (500km) e depois dos primeiros 150kms percorridos, passou a acender num curto espaço de tempo.
Chegado ao destino, a luz e o carro em limp era quase uma constante, o turbo só entrava às 2500rpm com uma energia que até assustava, nessa altura, fiz a limpeza da EGR, MAP, MAF, fiz uma inspeção à tubagem e aparentemente tudo ok. A avaria foi sempre a mesma... até que, na auto estrada o carro parou.

Conclusão... FAP obstruído de tal maneira que não deixava o carro trabalhar, consequência ou não de um problema na EGR.
Até parar NUNCA deu um único erro alusivo ao FAP ou EGR, contudo, o problema estava nos dois lados.

O problema com estes dois, ficou resolvido definitivamente na PKE.
  • Mazda 6 SW 2.0D Sport '09
  • Mazda 3 1.6 MZ-CD
  • Vespa PK50 XLS - 1989

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #1 em: 29 de Julho de 2016, 15:24 »
Quando é erros desses é lixado.... podes dar a volta ao carro sem dar com "o gato"....
Ainda bem que está resolvido Rogério!
( cada vez mais receio os carros a diesel ... )
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline Rpscavaleiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 181
  • Actividade:
    0%
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #2 em: 29 de Julho de 2016, 15:35 »
Confesso que já estava a ficar com comichão, felizmente resolveu-se de forma célere.
Agora, que esteja a ver e para ficar mais descansado, só falta tratar das swirl flaps, que será na próxima revisão.

:)
  • Mazda 6 SW 2.0D Sport '09
  • Mazda 3 1.6 MZ-CD
  • Vespa PK50 XLS - 1989

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #3 em: 29 de Julho de 2016, 17:35 »
No motor 2.2 aconselha-se a tirar.... gasta mais a frio mas evitas que se partam com o carvão...
Não sei no motor 1.9 ...
Será a mm coisa?
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline Rpscavaleiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 181
  • Actividade:
    0%
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #4 em: 29 de Julho de 2016, 17:40 »
Sim, segundo percebi, pela fraca qualidade do veio onde elas trabalham.
  • Mazda 6 SW 2.0D Sport '09
  • Mazda 3 1.6 MZ-CD
  • Vespa PK50 XLS - 1989

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #5 em: 03 de Agosto de 2016, 10:46 »
Sim, segundo percebi, pela fraca qualidade do veio onde elas trabalham.


Nao é o veio, mas sim as pecas que seguram as borboletas ao veio

Em relação aos problemas deste motor, os mais comuns (comuns em qualquer motor diesel actual de qualquer marca) são:
1. EGR e colector de admissão sujos que podes eliminar (atenção que é ilegal, mas há muitos assim em PORTUGAL, terás que eliminar fisicamente e electronicamente), substituir ou limpar (que é o mais usual, convem limpares tambem o colector de admissão)
2. FAP sem regeneração possível que podes eliminar (atenção que é ilegal, mas há muitos assim em PORTUGAL, terás que eliminar fisicamente e electronicamente) ou substituir
3. Tubos de retorno dos injectores ressequídos/furados, basta substituir.
4. Borboletas da admissão com funcionamento deficiente devido as peças de plástico que accionam as mesmas partirem.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

podes substitui-las por umas de metal

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Offline Rpscavaleiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 181
  • Actividade:
    0%
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #6 em: 03 de Agosto de 2016, 11:02 »
Isso mesmo SAMP, obrigado!

Depois de tratar desta que está em falta, que é a mais importante, espero que com o conjunto consiga melhorar a longevidade/fiabilidade.. :)
  • Mazda 6 SW 2.0D Sport '09
  • Mazda 3 1.6 MZ-CD
  • Vespa PK50 XLS - 1989

Offline António Pirra

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Vila Real
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #7 em: 03 de Dezembro de 2016, 02:48 »
Boa noite. O meu SAAB 1.9 tid de 150 CV de 2005 começou a entrar em safe mode. Foi ao mecanico e estava tudo entupido.... Foi limpa Egr e colocada junta especial na Egr com 4 buracos (estrangula um pouco a passagem de ar na Egr), FAP limpo, limpo colector admissão e retiradas as borboletas Q estavam sem a haste de comando, e tapados os respectivos buracos das borboletas (Q dao para o exterior, claro). Acontece Q agora que a coisa devia tar bem apareceu a dito erro P2279. Pelo Q já vi por aqui  pode ser mt coisa..., mas alguém pode ajudar com alguma sugestão ou dizer como resolveu este problema? Obrigado V:
  • Saab 9-3 1.9 TID 150 CV -2005

Offline António Pirra

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Vila Real
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #8 em: 04 de Dezembro de 2016, 14:13 »
PF digam alguma coisa...ajuda precisa-se! Urgente!
Obg :(||
  • Saab 9-3 1.9 TID 150 CV -2005

Offline Rpscavaleiro

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 181
  • Actividade:
    0%
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #9 em: 04 de Dezembro de 2016, 14:27 »
Não respondi por não achar que fosse trazer valor acrescentado, no entanto, não havendo fuga nas tubagens, eu apostava em desativar egr numa primeira fase e depois fap off, contudo, cada caso é um caso.
  • Mazda 6 SW 2.0D Sport '09
  • Mazda 3 1.6 MZ-CD
  • Vespa PK50 XLS - 1989

Offline António Pirra

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Vila Real
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #10 em: 04 de Dezembro de 2016, 15:29 »
Obg pela resposta! Eu sou um amante de mecânica, e
tenho este carro a cerca de 1 ano, mas só agora qd ele deixou de puxar e dava erro de sensor de pressão do fap reparei Q as swirl flaps (borboletas ) estavam soltas, e que a haste Q as comandava já nao existia... Terá voado ou alguém a tirou...
Por isso mesmo as decidi eliminar... (isso pq vi que muita gente aqui faz isso é recomenda eliminar essas válvulas, que até são mts vezes chupadas pelo motor, e não fazem falta nem dão problemas se eliminadas). acha que fiz mal, e devo compra.las de novo? ( ou meter um colector admissão novo...) que custa caro....
 Ou esta avaria N tem nada a ver com isso?
Se possível envie me o seu tlm P Mail apirra@utad, ou  tmn 966625962 ou P msg privada pra Q possa tirar algumas duvidas (é Q tb se diz mt coisa errada aqui na net...) Obg mais uma vez.
  • Saab 9-3 1.9 TID 150 CV -2005

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #11 em: 04 de Dezembro de 2016, 22:12 »
Nunca tive um carro com esse motor, por isso desconheco os seus problemas. Porem, chamou-me a atencao o facto de ter instalado uma junta de reducao de fluxo na egr, sera que isso nao pode baralhar a leitura da centralina? Se as egr entupidas podem provocar perda de potencia, essa junta acaba por ter o mesmo efeito, penso eu!
Tambem tem sido reportados aqui no forum muitos casos de perda de potencia relacionados com a fap, é uma questao de dar uma vista de olhos nesses posts para ver se encontra mais alguma informacao
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2016, 22:17 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline António Pirra

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 9
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Vila Real
Re: Saab motor 1.9 TID 150cv - Erro P2279
« Responder #12 em: 11 de Dezembro de 2016, 00:01 »
Problema resolvido com limpeza admissão, egr, eliminacao borboletas e calibraçao borboleta admissao.
Agora ta melhor q nunca, ficou a gastar menos 1 litro/100!
obg pela ajuda!
  • Saab 9-3 1.9 TID 150 CV -2005