O sistema de alimentação destes motores, de origem Opel, são muito sensÃveis à entrada de ar, provocando problemas no arranque quando estão muito tempo parados. Esta situação agrava-se se o carro ficar estacionado numa zona inclinada em que o motor fique mais alto do que o depósito. A origem da entrada de ar pode estar nos tubos de retorno de combustÃvel dos injectores, devido à degradação dos mesmos, ou nas juntas tóricas existentes entre o injector e a barra de alimentação, vd video:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInNo video a intervenção parece ser simples, porém convém ser efectuada por um profissional porque exige desmontagem da árvore de cames.
A válvula anti retorno evita o retorno de combustÃvel para o depósito, mas pode não ser suficiente se existir uma fuga junto injectores.
Na maioria dos casos, estas duas intervenções resolvem o problema. No caso de não ficar solucionado, aà sim, é provável que seja necessário recorrer à reparação/substituição da bomba injetora, mas só em último recurso.
A bomba injetora que equipa estes motores (VP44 PSG16) é conhecida por ser muito problemática. Porém, existem vários motores da BMW, VW, Audi, entre outras marcas, equipados com esta bomba e julgo que não têm problemas de arranque. Normalmente, o que acontece, é que a componente electrónica (centralina) queima e os motores falham ou param. Para preservar a componente mecânica, convem evitar o funcionamento da bomba a seco, porque a lubrificação é assegurada pelo gasóleo, logo, é de evitar entradas de ar e na substituição do filtro de combustÃvel deve ser utilizado uma bomba para sangrar o sistema - tipo pêra. Na ausência de bomba para purgar, convém, pelo menos, deixar o copo do filtro atestado de combustÃvel.
Julgo que os problemas no arranque dos motores da Opel devem-se, essencialmente, à configuração utilizada na instalação dos injectores que é muito propicia à entrada de ar.
Existem relatos de que o recurso a uma bateria mais potente (80ah) pode ajudar a colmatar o problema
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Estes problema são muito comum nas motorizações diesel 2,0 e 2,2 da Opel, por isso qualquer técnico da Opel deve estar habilitado para identificar e resolver o problema.
Quanto à luz de pré-aquecimento, julgo que é normal não acender. Eu tenho o meu Saab à cerca de ano e meio e nunca vi a luz a acender, porque nunca esteve exposto a temperaturas inferiores a 5º.