Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 de Março de 2024, 12:25

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

487 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: aquecimento de velas de incadescencia  (Lida 10650 vezes)

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #15 em: 13 de Setembro de 2016, 00:06 »
A meu ver, a bomba injetora devia ser o último elemento a reparar, devido ao custo de reparação.
Como já referi, estes motores são conhecidos por terem problemas de arranque, devido a fugas de combustível junto dos injetores. Para confirmar esta situação, pode pesquisar alguns fóruns da Opel e vai ver a quantidade de posts sobre o assunto e verificar que a maioria dos casos são solucionados com a substituição das anilhas tóricas dos injetores, substituição dos tubos de retorno e uma boa limpeza da admissão e Egr. Eventuais retornos de combustível da bomba injetora podem ser retidos com uma válvula antiretorno.
Os problemas de electrónica destas bombas não costumam provocar falhas de arranque. Os sintomas passam por falhas no andamento ou param mesmo, normalmente ocorre em viagens longas devido ao aquecimento.
Segundo o manual técnico da Opel, estes motores de injeção direta não necessitam de preaquecimeto de combustível, por isso as velas incandescentes só acendem em temperaturas inferiores a 5*. Aliás, o próprio filtro de combustível está equipado com uma placa de aquecimento para assegurar uma temperatura amena do combustível.
O teste que o seu eletricista fez foi desligar o sensor de temperatura para forçar o acendimento das velas incandescentes. É provável que isso tenha ajudado a pegar, mas tem que ter em conta que as várias tentativas de por o motor a funcionar acaba por sangrar o sistema de combustível. Só após algumas horas é que o sistema volta a desferrar, por isso é que estes motores só custam a pegar passado umas horas de estarem parados, sendo indiferente a temperatura, e agrava se estiverem inclinados.
Por isso aconselho que recorra a um mecânico da Saab ou da Opel, porque já estão habituados a lidar com estas situações. Isto porque, na maioria dos motores a diesel de outras marcas, estes sintomas estão apenas relacionados com velas incandescentes ou então é a bomba injetora.

Para os mais ousados, aqui têm dois guias com o procedimento de substituição das anilhas tóricas dos injetores

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 00:54 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #16 em: 13 de Setembro de 2016, 08:05 »
Boa partilha!
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #17 em: 14 de Setembro de 2016, 09:30 »
Relativamente a este assunto, vejam o que encontrei no WIS, duas fichas técnicas com os procedimentos de reparação para problemas de arranque quando o motor fica parado por períodos prolongados. Como podem verificar, a solução proposta vai ao encontro do que tem sido discuto.

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Atenção às notas: se existerem indícios de óleo nos tubos de retorno, isso indica que há um vazamento das anilhas tóricas situadas entre o injector e as pontes. A drenagem do filtro de combustivel também pode indiciar se existe retorno de óleo.

Adicionalmente, anexo documento do WIS com a descrição do funcionamento das velas incandescente. Segundo o documento, o pré-aquecimento só é acionado para temperaturas inferiores a 5ª

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
« Última modificação: 14 de Setembro de 2016, 09:46 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Johnny

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 30
  • Actividade:
    0%
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #18 em: 15 de Setembro de 2016, 15:19 »
Olá a todos,

Tenho um Saab 9.3 2.2TID de 2001 ( 125CV ) e estou precisamente com o mesmo problema.
Quando está parado demasiado tempo ( uma noite por exemplo ) de manhã custa a pegar , chegando mesmo a descarregar a bateria de tanto tentar ....
 Mudei as velas e o módulo de controlo ( comprei no ebay usado mas em bom estado ) mas o problema mantem-se !!! Tenho medo que seja a bomba injectora , porque como toda a gente sabe uma bomba nova ou reconstruida é um " estouro" de €€€€
Vou verificar os tubos do gasóleo !!!
Aceito sugestões ...
Obrigado a todos
  • Saab 9.3 2.2 tid (125 cv ) de 2001

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #19 em: 15 de Setembro de 2016, 15:33 »
Olá a todos,

Tenho um Saab 9.3 2.2TID de 2001 ( 125CV ) e estou precisamente com o mesmo problema.
Quando está parado demasiado tempo ( uma noite por exemplo ) de manhã custa a pegar , chegando mesmo a descarregar a bateria de tanto tentar ....
 Mudei as velas e o módulo de controlo ( comprei no ebay usado mas em bom estado ) mas o problema mantem-se !!! Tenho medo que seja a bomba injectora , porque como toda a gente sabe uma bomba nova ou reconstruida é um " estouro" de €€€€
Vou verificar os tubos do gasóleo !!!
Aceito sugestões ...
Obrigado a todos

Johnny,
Como já disse no teu post,

O problema do carro a pegar a frio apenas se manifesta quando estacionado numa zona inclinada em que o motor fique mais alto do que o depósito?
Já ponderaste tentar colocar uma bateria mais potente? Os 2.2 são exigentes em termos de bateria.

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline Johnny

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 30
  • Actividade:
    0%
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #20 em: 15 de Setembro de 2016, 15:48 »
 Meteo,

  Qual a potência de bateria recomendada para os 2.2 ?
   Vou verificar a minha .

  Abraço
  • Saab 9.3 2.2 tid (125 cv ) de 2001

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #21 em: 15 de Setembro de 2016, 15:52 »
Meteo,

  Qual a potência de bateria recomendada para os 2.2 ?
   Vou verificar a minha .

  Abraço

Eu não tenho um 2.2 mas não deverá ser menos de 92Ah, acho.
Se for de 100Ah não fará mal.

Abraço,
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #22 em: 15 de Setembro de 2016, 16:16 »
Johnny,

Num curto espaço de tempo, já é o terceiro caso aqui reportado no forum e pode-se incluir mais dois com sintomas ligeiros. Por isso, já dá para perceber que a difuldade de arraque dos motores 2.2 DTI, após paragem prologanda, é problema comum nestes motores e a maioria dos mecanicos desconhece a sua origem.
Como já foi referido neste post, o problema deriva da entrada de ar no sistema de combustivel pelo que é conveniente efetuar o controlo/reparação dos seguintes pontos, partindo do mais simples:

Sintomas: Dificuldade em arrancar/pegar após paragem longa do motor. Esta situação agrava-se se a viatura ficar estacionada num local inclinado de modo a que o motor fique mais alto do que o depósito de combustivel.

Passos de reparação
1 - substituir os tubos de retorno de combustivel dos injectores e filtro de combustivel - ver também os tubos de vacum que ligam à EGR e válvula de admissão
obs. julgo que é preciso 1 metro de tubo de borracha com o diametro interno de 3.2mm. Os T devem também ser substituidos se apresentarem sinais de deteoração
Esquema dos tubos de retorno de combustível
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

2 - Substituição dos o-rings dos injectores (pode ser a principal causa) e proceder à limpeza da admissão e EGR.
A sua deteoração provoca vazamento de combustivel e pode dar passagem de oleo para o combustivel.
Se existirem indícios de óleo nos tubos de retorno, é sinal que existe vazamento das anilhas tóricas situadas entre o injector e as pontes. Na porca de drenagem do filtro de combustivel também se pode fazer o controlo da existência de óleo no combustivel
Ficha do WIS  - propõe a substituição dos tubos de retorno e O´rings dos injetores
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Substituição dos O´rings num motor Opel 2.2 Dti equiparado ao do Saad 2.2 Tid
A arvore de cames é retirada sem trancar a distribuição com ferramenta especifica

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Instruções para trancar a distribuição de um motor 2.2 Opel Dti/Saab Tid
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Instruções do WIS para retirar a arvore de cames para ter acesso aos injetores
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

3. Substituição da bateria por uma mais potente, porque estes motores exigem muita carga no arranque
Se o problema ficar aqui resolvido, poderá ser de resolução temporária, porque pode indiciar que o motor de arranque encontra-se preso, pelo que precisa de uma limpeza interna.
A potência recomendada penso que é 72ah/800. Se conseguirem colacar uma mais potente, dentro do espaço disponível, é aconselhável.

4. Instalar uma valvula antirertorno de combustivel entre a bomba injetora e o filtro
Esta função devia ser assegurada pela bomba mas pode não estar em perfeito funcionamento, dando origem a retorno de combustivel para o depósito e assim desferra a bomba.

5. Problemas com velas incandescentes é pouco provável, porque este motores só necesitam de preaquecimento para temperaturas inferiores a 5º
Esquema do funcionamento das velas incandescentes
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

6. Por último reparar/substituir bomba injetora

Boa sorte e vão dando feedback

« Última modificação: 15 de Setembro de 2016, 18:18 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Johnny

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 30
  • Actividade:
    0%
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #23 em: 15 de Setembro de 2016, 16:30 »
 Obrigado a todos pelas dicas,
 Vou falar com o meu mecânico e seguir as vossas sugestões.

  Depois dou feedback .... espero resolver o problema .. já ando a  :(|| 

  Abraço a todos
  • Saab 9.3 2.2 tid (125 cv ) de 2001

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: aquecimento de velas de incadescencia
« Responder #24 em: 15 de Setembro de 2016, 17:02 »
johnny,

Acrescentei o ponto 4)

O sistema de combustivel tem que ficar estanque entre o filtro de combustivel e os injetores. Qualquer entrada de ar vai retardar o arranque e pode danificar a bomba injetora ao trabalhar a seco ( a bomba é lubrificada pelo gasóleo).
O meu carro também já está a dar sintomas. Após muitas horas parado só arranca entre o 2/3 impulso.
A curto espaço, vou trocar os tubos de retorno (atenção ao diametro, tem que ser 3,2mm e não 3,5mmm. Têm que ficar justos porque não são apertados com braçadeiras)
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D