Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 de Março de 2024, 08:53

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

483 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Redline no Turbo  (Lida 6501 vezes)

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Redline no Turbo
« em: 26 de Setembro de 2016, 12:07 »
Boas, há uns dias fiz uma viagem até ao algarve e meti o Cruise control. Até aqui nada de novo, mas reparei que quando o CC entrava, depois de eu ter travado e eu re-activava, o ponteiro da pressão do turbo entrava no redline e o carro "gaguejava".

Optei por experimentar sem o CC e sempre que a aceleração é mais forte em 5 ou 6ª ele entra do redline e faz o tal "gaguejar". Se acelerar calmamente sem o deixar chegar ao redline ele vai sem problemas.

Em circulação normal não noto nada no andamento, é mesmo só quando se "pisa" a fundo. Nas mudanças mais baixas é menos notório.

O que poderá estar a causar isto? velas?
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Redline no Turbo
« Responder #1 em: 26 de Setembro de 2016, 17:55 »
Se suspeitas das velas.... quando foi a última vez que as viste?? E mudaste??
:)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Redline no Turbo
« Responder #2 em: 27 de Setembro de 2016, 10:57 »
Se suspeitas das velas.... quando foi a última vez que as viste?? E mudaste??
:)

Nunca as vi, não sei quando foram mudadas. Vou mandar vir 4 NGK Part Number PFR6D-10G, ver se resolvem a questão.
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Redline no Turbo
« Responder #3 em: 31 de Outubro de 2016, 16:49 »
Bem, este fds dediquei-me a trocar as velas do carro. Conforme esperava, as que lá estavam eram uma bosch completamente queimadas mas a surpresa não veio daí...
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Um dos "buracos" das velas, o primeiro logo em frente à tampa do óleo, estava...cheio de óleo, a vela afogada.
 Limpei o melhor que pude, no próximo fds vou abrir novamente e "aspirar" aquele óleo todo que lá esteja e ver o que vou fazer.
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Estive a falar com o Serra sobre possíveis causas e, dado que o carro tem um funcionamento normal, não treme nem se ouve nada metálico, após ver alguns sites, estou inclinado que o problema seja o-ring que tenha dado de si. Nesse contexto vou ver se consigo trocar aquilo de alguma maneira.

Alguém me sabe confirmar se a peça é esta?

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Preciso mandar vir mais alguma coisa? há uma "cola" ou uma porcaria do género que se põe quando se troca ...sabem-me dizer qual é e onde posso comprar?

De qq forma, quando arranquei com o carro depois de trocar as velas, fez uma fumarada do caraças mas foi durante 30 segundos ...depois ficou normal sem fumo azul.
 Ainda assim noto um andamento bem mais forte no carro mas imagino que esteja a trabalhar só a 3 cilindros...curiosamente não há luz de motor e o turbo deixou de entrar no redline quando acelero mais (o "tremer" tb desapareceu).

« Última modificação: 31 de Outubro de 2016, 16:54 por Reaper »
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Redline no Turbo
« Responder #4 em: 31 de Outubro de 2016, 17:19 »
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn,

Não consigo ver o link para o partsforsaab. Podes ver se foi colocado corretamente?

Obrigado!

 
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Redline no Turbo
« Responder #5 em: 31 de Outubro de 2016, 19:43 »
O link vai parar a um site de brasileiras, tambem ja vendem velas ;D
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Redline no Turbo
« Responder #6 em: 31 de Outubro de 2016, 22:18 »
o link será este -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
 
e acredito que seja o correcto.

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Redline no Turbo
« Responder #7 em: 31 de Outubro de 2016, 22:53 »
Reaper,
Hoje a tarde vi de seguida dois 9-3 cabrio nas Avenidas Novas. Ainda pensei que fosse o teu, mas nao, eram mais recentes. Nao ha duvida que o carro e lindo. Um dia destes perco a cabeca e compro um para preservar.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2016, 22:58 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Redline no Turbo
« Responder #8 em: 01 de Novembro de 2016, 20:35 »
Reaper,
Hoje a tarde vi de seguida dois 9-3 cabrio nas Avenidas Novas. Ainda pensei que fosse o teu, mas nao, eram mais recentes. Nao ha duvida que o carro e lindo. Um dia destes perco a cabeca e compro um para preservar.


O link é este :) (conforme o SMAP já colocou sim eheh obrigado)
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Pois a minha ideia com este cabrio tb era para ficar com ele,, eventualmente fazer um upgrade estético mas, esta história do motor já me deixou irritado...vamos ver como fica resolvido. Vai depender muito de qual é o problema.Já estive a ver motor novo na Neobros fica por 1000€ ou 420 por um usado.
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Redline no Turbo
« Responder #9 em: 03 de Novembro de 2016, 07:47 »
Tb em vez de comprares um motor novo . podes tirar a cabeca a esse e veres o que se passa....fica mais em conta do que comprares um novo....
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Redline no Turbo
« Responder #10 em: 03 de Novembro de 2016, 09:06 »
sim...mas isso é algo que já está para além das minhas capacidades mecânicas para fazer no meio da rua ehhe ;)

Para já vou trocar os vedantes e ver se era esse o problema...se não for então tenho que ver essa hipótese.
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1248
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: Redline no Turbo
« Responder #11 em: 03 de Novembro de 2016, 09:23 »
Mas a vela está com óleo no interior?
Para haver óleo dentro da câmara de combustão, o problema serão segmentos e não a junta.

Penso eu de que...
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Redline no Turbo
« Responder #12 em: 03 de Novembro de 2016, 09:51 »
sim...mas isso é algo que já está para além das minhas capacidades mecânicas para fazer no meio da rua ehhe ;)

Entao a alternativa sera comprar um motor para mudares no meio da rua.....  ;D  (estou a meter-me contigo   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn   O0

Tb podera ser a junta a dar passagem para dentro dos cilindros... mas so abrindo e que se ve....  :-\
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Redline no Turbo
« Responder #13 em: 03 de Novembro de 2016, 10:17 »
sim...mas isso é algo que já está para além das minhas capacidades mecânicas para fazer no meio da rua ehhe ;)

Entao a alternativa sera comprar um motor para mudares no meio da rua.....  ;D  (estou a meter-me contigo   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn   O0

Tb podera ser a junta a dar passagem para dentro dos cilindros... mas so abrindo e que se ve....  :-\

Estou inclinado para que seja o vedante que se foi, não há barulhos, não há trabalhar estranho nem a fazer tremer o carro e nem sequer há luz de motor acesa. Assim que vier lá me vou dedicar a isso...já tenho vizinhos a olhar para mim a pensar que sou mecânico em part-time :)

Enquanto não chover ou vier a polícia municipal mandar vir comigo, está tudo bem ehhehe
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline Rui

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 221
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guarda
Re: Redline no Turbo
« Responder #14 em: 03 de Novembro de 2016, 16:41 »
Suponho que se estivesse a trabalhar a 3 cilindros isso ia-se notar e muito: no trabalhar, no fumo e principalmente no "check engine". Tens a certeza que era óleo e não gasolina por queimar, por exemplo? Isso é realmente estranho...

RR
  • Saab 93 2.2TiD 2001