Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 16:21

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

316 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina  (Lida 39234 vezes)

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« em: 09 de Março de 2015, 03:19 »
Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina  com repro 210cv

Venho por este meio pedir ajuda a falta de potencia q tenho tido com meu carro.
Tenho open sid o que permite-me analisar que por exemplo Massa ar requerida e a disponivel se carregar a fundo no pedal
nao sao sempre iguais nos valores maximos, e mesmo esses maximos nao sao exactamente iguais aos supostos que deveria
ter em caso de ter as valvulas a 100%.

De qualquer modo nao acredito que a totalidade do problema resida aí. Nas baixas sinto falta de potencia creio que mesmo
quando nao existe grande diferença entre estes 2 valores. Nao sinto o kick do turbo a entrar como suposto. Parece muito linear.

Recentemente troquei bomba gasolina. Antes de dar a "vida ao criador" tinha aí sim mesmo muita falta de potencia ultimas semanas
antes de avariar de vez. Depois da troca melhorou imenso , mas nao esta como estava à 1 ano por exemplo. Ou
seja nao tenho carro a 100%. Nao digo que seja da bomba aftermarket mas achei de bem acrescentar ao conjunto de possiveis problemas.
Creio q era de era aftermarket para 9-3 e foi adaptada  :(

"Dump Valve" troquei no Veloso aproxidamente a 40 000kms por isso nao é e quando avariou ligou um erro. Eu tenho LIMP MODE
Filtro de ar e velas troquei faz aprox 10000kms

Preciso de ajuda no seguinte.
1 - Ajudar a perceber quais valores do open sid devo ver para equacionar o que nao está bem. Um deles é o PDIf que é a pressao do turbo
2 - Sei que existem 2 valvulas do lado esquerdo para quem esta de frente para o carro perto do tubo do ar condicionado. Dentro de uns tubos.
     Como poderei fazer para trocar, embora parte da perda da potencia possa ser isso nao acredito ser o principal responsavel. Estao ligadas ao sistema do turbo .
     Creio q descompressao.
3 - Eu troco de velas norma de 12 em 12 mil kms e estranhamente sinto aumento de potencia apos tal ? Será psicologico num stage 1 ?
     Uso as velas referenciadas pela marca . Um stage 1 pode "gastar" mais velas ? Por norma saiem limpas e claras com pouco sinal de uso.
4 - Em pesquisa na net vi que o selonoide tem umas ligacoes perto do turbo atraves de uns tubos. Gostaria que me ajudassem a perceber melhor o desenho que coloco
     para eu tentar entender o que devo ver. Recentemente troquei varias coisas no carro e podem sem querer ter mexido em algo.
5-  Existe alguma maneira no open sid de saber combustivel solicitado e combustivel adqirido. Aproveito para informar q filtro gasolina é novo.

6 - Poderia ser solenoide ?  Como saber ?  Tenho ideia q nao pq essa faz um erro  de check engine.

Na foto de baixo num forum internacional falam de um clip q em certos caso pode sair e pelo que percebi de algum modo gere fluxo de ar ao entrar no turbo (ou sair nao entendi bem)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Deiam dicas por onde deva começar . Vivo em Santarem o q  nao me permite ir facilmente ao Veloso de momento.
« Última modificação: 09 de Março de 2015, 10:29 por SMAP »
  • saab 9-5

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #1 em: 09 de Março de 2015, 08:22 »
3 - Eu troco de velas norma de 12 em 12 mil kms e estranhamente sinto aumento de potencia apos tal ? Será psicologico num stage 1 ?
     Uso as velas referenciadas pela marca . Um stage 1 pode "gastar" mais velas ? Por norma saiem limpas e claras com pouco sinal de uso.


Que velas usas tu? se tens um stage 1 devias de usar as NGK PFR6H-10 que são de platina e fazem no minimo 40.000 km -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

São as que tenho no 9-3 da Cristina desde que o comprei e lhe fiz uma revisão geral.

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #2 em: 09 de Março de 2015, 08:26 »
"Dump Valve" troquei no Veloso aproxidamente a 40 000kms por isso nao é e quando avariou ligou um erro.


As "dump valve" de origem avariam e trocaste por uma usada ou nova? eu quando comprei o 9-3 da Cristina pus logo uma "dump valve" de piston -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - que não avaria. As de origem são de diafragma e de vez em quando rompem o diafragma.

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #3 em: 09 de Março de 2015, 08:29 »
Eu tenho LIMP MODE
Filtro de ar e velas troquei faz aprox 10000kms


Queres dizer "tive" no passado? ou ainda tens? se tens o carro em LIMP MODE ele não anda é perfeitamente normal. E se tiveste em LIMP MODE, fizeste reset ao corpo do acelerador?


Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #4 em: 09 de Março de 2015, 11:53 »
em relacao as valvulas que tens de mudar junto a massa de ar do carro chamas a isso as valvulas evap.....convem muda-las quando se fazem repros....tens isso na saab tuners...
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #5 em: 09 de Março de 2015, 14:45 »
Eu tenho LIMP MODE
Filtro de ar e velas troquei faz aprox 10000kms


Queres dizer "tive" no passado? ou ainda tens? se tens o carro em LIMP MODE ele não anda é perfeitamente normal. E se tiveste em LIMP MODE, fizeste reset ao corpo do acelerador?

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


Ola nao
Esta normal . Nao esta com check engine ligado. Senao saberia problema :)
Ou seja Limp Mode está normal a zero ( 0 ) .

A damp valvue foi trocada no Veloso e era nova. Quando avariou ligava check engine por isso duvido q avariou outra vez.
Foi à 40 a 35000 kms atras. Eu ando pouco de carro. Cerca de 3 anos atras.

As velas ate mando vir mesmo da neobrothers. Ate vem na caixinha da saab. Sao as 9-5 BCPR6ES-11
Eu nao me importo de trocar regularmente de velas desde q tenha a 100% certeza q sao as indicadas. As platina sempre ouvi controversias acho eu.
  • saab 9-5

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #6 em: 09 de Março de 2015, 14:48 »
As velas ate mando vir mesmo da neobrothers. Ate vem na caixinha da saab. Sao as 9-5 BCPR6ES-11
Eu nao me importo de trocar regularmente de velas desde q tenha a 100% certeza q sao as indicadas. As platina sempre ouvi controversias acho eu.

As de platina não causa problemas com a K7 DI preta em Trionic 7, só mesmo em K7 DI vermelha em Trionic 5. A SAAB passou a recomendar as de platina há alguns anos para os motores B2x5x que é o caso do teu.

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #7 em: 09 de Março de 2015, 14:52 »
outra coisa
as velas no link q indicaste referem-se a modelo de 98 a 2002.
O meu carro é modelo 2001 mas pós 2002.
Isso tem importancia ?

As velas q uso poderam "cançar" rapido ?
Eu tenho essa impressao. Ja aconteceu-me ter essa impressao.
De qq modo AR ref e Ar que consegue obter no open sid se carregar a fundo nao sao iguais nem creio q chegue aos 1000 q é o que deveria dar aprox em maximo (mas isso tem de ser a malta das repros a vêr pq apenas baseio-me no que encontrei na net)
  • saab 9-5

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #8 em: 09 de Março de 2015, 14:54 »
Na foto de baixo num forum internacional falam de um clip q em certos caso pode sair e pelo que percebi de algum modo gere fluxo de ar ao entrar no turbo (ou sair nao entendi bem)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

Em relação a isto se realmente o problema for da wastegate abrir, podes fazer um teste facil. Desligas o tubo que sai da valvula apc para a wastegate (na valvula se desligares os tubos vais ver que no plastico está lá escrito "w" "r" e "c", portanto não há que enganar se desligares só um de cada vez) e tapas o mesmo (tubo de borracha) com uma chave de fendas e vais dar uma volta cocm o carro para ver se o "mReq" já fica igual ao "mAir" se assim for é simplesmente a porta da wastegate que precisa de ser apertada ou entao está torcida/estragada (acontece nso GT17 que são fracos)

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #9 em: 09 de Março de 2015, 14:55 »
As velas ate mando vir mesmo da neobrothers. Ate vem na caixinha da saab. Sao as 9-5 BCPR6ES-11
Eu nao me importo de trocar regularmente de velas desde q tenha a 100% certeza q sao as indicadas. As platina sempre ouvi controversias acho eu.

As de platina não causa problemas com a K7 DI preta em Trionic 7, só mesmo em K7 DI vermelha em Trionic 5. A SAAB passou a recomendar as de platina há alguns anos para os motores B2x5x que é o caso do teu.

OK. Achas q as velas q eu uso "cansam " depressa ? É possivel q apos 10 mil kms os 210 cv ja estejam indisponiveis devido às velas...De qq modo deve haver conjunto de factores
  • saab 9-5

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #10 em: 09 de Março de 2015, 14:57 »
As velas ate mando vir mesmo da neobrothers. Ate vem na caixinha da saab. Sao as 9-5 BCPR6ES-11
Eu nao me importo de trocar regularmente de velas desde q tenha a 100% certeza q sao as indicadas. As platina sempre ouvi controversias acho eu.

As de platina não causa problemas com a K7 DI preta em Trionic 7, só mesmo em K7 DI vermelha em Trionic 5. A SAAB passou a recomendar as de platina há alguns anos para os motores B2x5x que é o caso do teu.

OK. Achas q as velas q eu uso "cansam " depressa ? É possivel q apos 10 mil kms os 210 cv ja estejam indisponiveis devido às velas...De qq modo deve haver conjunto de factores

As velas não se "cansam" ou estão muito usadas/gastas ou não mas não explicam essa diferença de cavalos. O teu problema está relacionado com o sistema do turbo (tubagens, wastegate ou mesmo turbo ja com muitos kms a precisar de uma manutenção)

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #11 em: 09 de Março de 2015, 14:59 »
em relacao as valvulas que tens de mudar junto a massa de ar do carro chamas a isso as valvulas evap.....convem muda-las quando se fazem repros....tens isso na saab tuners...
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


Existe algum link onde possa vÊr a operacao para poder copiar ? É algo facil de modo a poder fazer certo
Eu ja tinha visto . Vou ver se encontro algo na net.
  • saab 9-5

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #12 em: 09 de Março de 2015, 15:03 »
outra coisa
as velas no link q indicaste referem-se a modelo de 98 a 2002.
O meu carro é modelo 2001 mas pós 2002.
Isso tem importancia ?


O link é para 9-3 modelo de 1998 a 2002, pois em 2003 saiu o 9-3 SS. Mas se reparares bem está la o motor B205L e B205R, o link para o 9-5 é este -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - de 1999 a 2010 (as carrinhas foram vendidas até 2010) mas dizem só que é para os AERO

A NeoBrothers por exemplo diz que são para Viggen e Aero -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - tanto eu como o lfteixeira usamos velas dessas e não conheço ninguém que tenha tido problemas com essas velas em motores B2x5x com K7 DI preta e Trionic 7

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #13 em: 09 de Março de 2015, 15:33 »
Na foto de baixo num forum internacional falam de um clip q em certos caso pode sair e pelo que percebi de algum modo gere fluxo de ar ao entrar no turbo (ou sair nao entendi bem)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

Em relação a isto se realmente o problema for da wastegate abrir, podes fazer um teste facil. Desligas o tubo que sai da valvula apc para a wastegate (na valvula se desligares os tubos vais ver que no plastico está lá escrito "w" "r" e "c", portanto não há que enganar se desligares só um de cada vez) e tapas o mesmo (tubo de borracha) com uma chave de fendas e vais dar uma volta cocm o carro para ver se o "mReq" já fica igual ao "mAir" se assim for é simplesmente a porta da wastegate que precisa de ser apertada ou entao está torcida/estragada (acontece nso GT17 que são fracos)

Qual deles devo tapar ?
Isso é por cima perto do motor certo ?
Aquele peça com 3 saidas de um dos lados...
  • saab 9-5

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina
« Responder #14 em: 09 de Março de 2015, 15:36 »
Qual deles devo tapar ?
Isso é por cima perto do motor certo ?
Aquele peça com 3 saidas de um dos lados...

o tubo que liga ao plastico com o "w" (wastegate), mas quando fores testar isso não exageres pois com esse tubo tapado a wastegate não abre e o turbo não para de rodar até desacelarares (quando a APC está a gerir isso a wastegate abre caso exista excesso de pressao)