Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 de Março de 2024, 08:21

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

458 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: SAAB 9000 - SpeedParts Brake Kit XB,33661  (Lida 7870 vezes)

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
SAAB 9000 - SpeedParts Brake Kit XB,33661
« em: 01 de Maio de 2013, 22:33 »
Este kit é feito pela -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - e embora a speedparts ja não venda este kit, fica aqui para terem uma ideia. Este kit esta neste momento montado no meu SAAB 9000

O kit continha:
- 2 - Bombas forjadas WP PRO de 6 Pistons -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
- 2 - jogos de pastilhas -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
- 2 - Discos WP PRO 336 x 30 x 46
- 2 - Tubagens de malha de aço
- 2 - Apoios para as bombas

Este kit é tambem é vendido pela Maptun -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - mas claro as bombas dizem Maptun e nao SpeedParts

Antes de montar no meu SAAB 9000

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Montado no meu SAAB 9000

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Comparação entre o disco original de 288mm e o do disco de 336mm do Kit

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
« Última modificação: 01 de Maio de 2013, 22:45 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 9000 - SpeedParts Brake Kit XB,33661
« Responder #1 em: 01 de Maio de 2013, 22:46 »
Bem fixe O0
Já agora, se não for indiscrição, isso fica pelo valor do carro, mas é um upgrade muito importante e muito bom.
Em relação ás da Porsche que o Nicodemus tem e o Tes0 também vai por, tem vantagens ou desvantagens? Fica mais caro?

Abraço

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: SAAB 9000 - SpeedParts Brake Kit XB,33661
« Responder #2 em: 01 de Maio de 2013, 23:01 »
Sendo que:
- As bombas são fojadas em aluminio 6010 com temperamento T6 -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
- Os Pistons são em feitos de aço inoxidavel

É bem mais leve e de tamanho muito mais reduzido do que as Brembo do Nicodemus ou Tes0, ou mesmo que as que estão no kit -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - que esta montado no 9000 do meu Pai.

As bombas brembo sao em ferro fundido e de 4 pistons, estao sao de 6 pistons (2 x 30m + 30m + 25m por bomba). Quanto mais pequenos forem os pistons mais facilmente se sao empurrados pelo liquido, sem de quem pôs umas bombas brembo tambem muito grandes num Nissan 350Z (ou algo do genero, nao me lembro bem) e teve problemas. O que acontecia é que as bombas traseiras enchiam muito mais facilmente que as frontais e por consequencia aquilo quase que fazia piao, teve que dpeois adaptar uns repartidores no sistema de travagem.

Em relação ao preço tive alguma sorte pois apanhei dos ultimos KITs da Speedparts e foi vendido a preço de "Saldo", "só" 1500 € (comparado com os 1 892.90€ que a maptun pede). Mas a questao aqui é para quê ter um carro com perto de 400 CV se depois não trava?
« Última modificação: 01 de Maio de 2013, 23:06 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline Nicodemus

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 360
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 9000 - SpeedParts Brake Kit XB,33661
« Responder #3 em: 02 de Maio de 2013, 16:04 »
Concordo plenamente, quanto mais cavalos, mais irão solicitar os travões. E não conto a velocidade de ponta na equação, porque para mim 250 já me deixa bem stressado  :(

mas pensem assim, num dia de pica, em que se quer fazer falar a pólvora, se entre duas curvas, há uma recta de digamos 100m, um 9000 aero stock irá dar a título de exemplo 120kmh, enquanto que um 9000 com um bom stage, diríamos 350cv, irá dar 140 ou mais, logo a velocidade extra atingida pelo carro terá que ser travada, com os travões stock, terão que travar mais cedo, com uns bons travões podem travar mais tarde, e sobre tudo, mais vezes, porque os originais cansam muito facilmente, enquanto que tanto o kit do Smap, ou o meu aguentam muito mas mesmo muito as travagens forte e repetidas.

Outro factor positivo será o desgaste, porque quanto maior forem os discos, menos esforço será preciso fazer para ter a mesma travagem do que com os travões de 280mm.

Os travões do Smap tem vantagens e desvantagens comparando com os meus:

Vantagens:

-Plug and play, não é preciso partir a cabeça para encontrar ideais e compromissos.
-As maxilas são mais baixas, logo cabem em jantes mais pequenas.
-discos flutuantes, porque são mais leves.
-tem 6 pistões.

O contra:

-tem 6 pistões
-as maxilas são bipartidas
-tanto os calços como os discos são exclusivos ao kit, logo o preço deverá ser mais caro.

Explico.
Num mundo perfeito, as maxilas seriam monobloco, porque o facto de ser bipartidos faz com que tenha pontos fracos, resumindo muiiiito rápidamente, quando a maxila está muito quente, ela vai "abrir" na parte inferior, o que irá fazer uma pressão não ideal nos calços. a vantagem é que são mais fáceis de fazer.
Dependendo do tamanho do calço, tenta-se meter o mínimo de pistões possíveis, porque é verdade que 4 pistões grandes exigem muito óleo para encher, 6 pistões mais pequenos exige mais ainda, a parte boa é que fazem pressão de maneira ideal no calço. 

os meus discos são dos evo's, e as maxilas porsche, logo não faltam marcas a fazerem tanto discos como os calços, como há bastante concorrência o preço tende a ser mais baixo.

As maxilas Porsche são sempre muito voluminosas, o que é chato, porque exigem sempre muito espaço entre o disco e a jante, asssim como ET de jante para caberem a metade exterior da maxila.

aconselho a lerem o que está escrito nesse site, foi assim que eu aprendi sobre tudo que toca aos travões, desde os tubos aos calços

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

vai dar trabalho, mas o conhecimento não ocupa lugar  ;)

Abraço
  • Saab 9000 CSE 1995

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: SAAB 9000 - SpeedParts Brake Kit XB,33661
« Responder #4 em: 02 de Maio de 2013, 21:04 »
Dependendo do tamanho do calço, tenta-se meter o mínimo de pistões possíveis, porque é verdade que 4 pistões grandes exigem muito óleo para encher, 6 pistões mais pequenos exige mais ainda, a parte boa é que fazem pressão de maneira ideal no calço.


Embora eu vá fazer um topico mais detalhado sobre este tema deixo-te ja aqui uma explicação para veres que não tens razão

Bomba originais tem 1 piston de um lado sendo que o outro lado é fixo

Bomba de 4 ou 6 pistons tem pistons moveis em ambos os lados

Ou seja nas bombas de 4/6 pistons, os pistons tem que percorrer metado do curso comparado com a bomba original que só tem piston de um lado. Valido desde que a area conjunta dos 4/6 pistons seja igual a area de 1 piston

Exemplo: Para um curso de 4 mm

Bomba original = piston percorre 4 mm

Bomba de 4/6 piston = cada piston percorre 2 mm (2 lados vezes 2mm = 4mm)


Agora um explicação matematica em que no resultado quanto menor for o valor menor é o curso. Curso do Piston = cpd


1 piston - Original SAAB - 1 * (57 mm) por bomba

2*cdp*(pi*0.057^2) => 2*cdp*pi*(0,003249)


6 pistons - WP PRO 6B36RF/LF (L6) - 2 * (30 mm + 30 mm + 25 mm) por bomba

2 * (cdp/2)*(4*pi*0,03^2 + 2*pi*0,025^2) => cdp * 2*pi*(2*0,03^2 + 0,025^2) => 2*cdp*pi*(2*0,03^2 + 0,025^2) => 2*cdp*pi*(0,0018 + 0,000625) => 2*cdp*pi*(0,002425)

Agora vamos fazer um exemplo com uma bomba de 4 pistons, em que o somatorio dos pistons do diametro é igual as bombas de 6 pistons (85 mm)

4 pistons - 85 mm - 2 * (43 mm + 42 mm) por bomba

2 * (cdp/2)*(2*pi*0,043^2 + 2*pi*0,042^2) => cdp * 2*pi*(0,043^2 + 0,042^2) => 2*cdp*pi*(0,043^2 + 0,042^2) => 2*cdp*pi*(0,001849 + 0,001764) => 2*cdp*pi*(0,003613)


4 pistons - Brembo 996.351.425 & 996.351.426 - 2 * (40 mm + 36 mm) por bomba

2 * (cdp/2)*(2*pi*0,04^2 + 2*pi*0,036^2) => cdp * 2*pi*(0,04^2 + 0,036^2) => 2*cdp*pi*(0,04^2 + 0,036^2) => 2*cdp*pi*(0,0016 + 0,001296) => 2*cdp*pi*(0,002896)


O valor mais baixo como podem verificar é o da bomba de 6 pistons, pelo que é esta a bomba que em que o curso dos pistons sera menor para obter o mesmo poder de travagem quando carregamos no pedal de travao.

A bomba "inventada" de 4 pistons e 85 mm seria a que seria preciso o maior curso.
« Última modificação: 12 de Julho de 2013, 15:36 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline Nicodemus

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 360
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 9000 - SpeedParts Brake Kit XB,33661
« Responder #5 em: 02 de Maio de 2013, 21:18 »
Chiiiiiii... Matemática? Não não não... Não gosto :-( lol.

Eu não vou contrariar a matemática, apenas disse que quanto menos melhor porquê foi o que aprendi. Mas nesse ponto dou-te total razão.

Só uma coisa, o tubo de óleo aperta pependicularmente na maxila, tipo a 90 graus em relação a jante?

  • Saab 9000 CSE 1995

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: SAAB 9000 - SpeedParts Brake Kit XB,33661
« Responder #6 em: 02 de Maio de 2013, 21:24 »
Só uma coisa, o tubo de óleo aperta pependicularmente na maxila, tipo a 90 graus em relação a jante?

sim como podes ver na foto

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 9000 - SpeedParts Brake Kit XB,33661
« Responder #7 em: 03 de Maio de 2013, 18:57 »
No meu caso:

Bombas brembo 4 pistons Porsche Tubo 4 - 400€
Adaptadores para bomba - 60€
Tubos de malha de aço goodrich - 60€
Pastilhas brembo para porsche Turbo 4 - 120€
Discos Saab Turbo X 345 mm - 270€

Total: 910€

METADE do custo das WpPro que a nivel de referência da travagem... bem... eu não conhecia a empresa antes de me meter na saab
quanto à Brembo... acho que toda a gente associa a bons travões... mesmo quem nao tenha carro...

E... tendo a Porsche equipado este sistema em SUPER DESPORTIVOS (4s, 4 turbo, gt2, gt3) de 450 cavalos originais... devem ( ?!?!? ) de ser boas...

Que marcas equipa a WpPro? :|

Se forem melhores...
tenho que avisar a Porsche que é melhor deixar de usar brembo nestes charutos :P

(brincadeira)

em nenhum dos casos estamos mal servidos...
eu arranjei uma opção mais barata...
resolvi-me por esse motivo :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 9000 - SpeedParts Brake Kit XB,33661
« Responder #8 em: 03 de Maio de 2013, 19:00 »
Sim, e nos dias que correm o melhor é a relação preço/qualidade.  O0 E depois há os que metem capas de bombas de travão para enganar os mirones >:D

Abraço

Offline Nicodemus

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 360
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 9000 - SpeedParts Brake Kit XB,33661
« Responder #9 em: 03 de Maio de 2013, 21:10 »

E... tendo a Porsche equipado este sistema em SUPER DESPORTIVOS (4s, 4 turbo, gt2, gt3) de 450 cavalos originais

996 Turbo, gt3, c4s e 997 c4s, o gt2 é um nível acima... esse gajo já tem maxilas amarelas, o que quer dizer que é carbo-cerâmicos =)

@kamuma, se tivesses uns discos maiores aposto que ias enganar muito menino com elas. loool

Abraço
  • Saab 9000 CSE 1995