SAABsPORTUGAL

SAABs - Modelos => Saab 9000 => Tópico iniciado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 18:30

Título: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 18:30
Perdoem-me este desabafo mas sinceramente, não vos entendo...
"Falam mal" dos 9000 antes de 94/93... Eh pá! Só vejo pós 94 a dar o estouro...!!
Podem ser muito bons a nível de "kitar" electronicamente e mais fiáveis, como dizem, a nível de mecânica mas uma vez mais o que vejo é isto!:
Os contra balanços ou que lá chamam, tiram-nos (colocam igual ao 202)
Abrem muito mais vezes o motor em relação ao 202
O Tes já assumiu que o 202 dele nunca deu tantos problemas como os outros blocos que têm aparecido...
Idade?! O meu tem 22 a caminho dos 23 e não tem tantos problemas como os mais recentes...
Perdoem-me mas tinha de desabafar...

P.S. Potência?!?!
Ó Tes, quantos cvs tem o teu 202?!... e é um LH2.2...
Problemas...?!
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 17 de Março de 2014, 18:36
Os anteriores a 94 não dão o estouro porque não são "kitados" como dizes e não andam, ficam parados em casa  :P :P :P :P

Agora a sério, se fores ver em quais se "mexe" mais, vais ver que é nos pós 94. E ninguem fala mal dos anteriores, pelo contrario, apenas sabemos que têm uma gestão electrónica mais complicada. A gestão trionic 5.5 é de longe melhor... Só isso. E há B204 anteriores a 94. Mudaram em 92 para eles :P


Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 18:46
Estás enganado Kamuma.
Tenho-vos deixado falar mas uma vez mais vejo que se deixam"encandear" pela "kitagem"!
Tudo bem que o Trinic é a evolução e tal, não digo nada contra.
O que tenho a dizer é que a injeccção LH não é assim tão "difícil" de mexer. O Tes tem umas das provas disso!

Todos os motores LH, ou B202 que foram alterados continuam a andar, a mexerem-se bem!
Ainda no outro dia o Décio (Dhc) mostrou que este bloco (B202) é o melhor bloco que a SAAB produziu (basta ser o último anterior ao GM), sim, porque a gestão Trionic, quer queiram ou não, é GM...!
Vejam as estatísticas... Se acham que estou enganado veja m ohistorial Saab e vejam quem "meteu a mão" nos motores e gestão electrónica nos Saabs a partir de 93. Vejam bem, mas mesmo bem, as diferenças na construcção dos motores. Não tem nada, mas nada mesmo a haver com os verdadeiros motores SAAB... Desculpa, é a minha opinião...
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 17 de Março de 2014, 18:55
Estás enganado Kamuma.

Se é a tua opinião, eu não estou enganado... Tenho é opinião diferente da tua.  :P E não troco o meu 9000 de 97 pelo teu de 92  :P :P :P Mesmo com o meu sem motor >:D >:D >:D >:D

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 19:03
É o que os adoradores de GMs costumam dizer... Facto é que aqueles 9000 que consideram "inferiores" ainda são os que mais duram e mais kms fazem...
É a minha opinião...  >:D >:D >:D 8)) 8)) 8))

Abraços!
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: SMAP em 17 de Março de 2014, 19:09
Catroia podes levar já a bicicleta da ignorancia :D

O meu 9000 esta modificado e não problemas.

O 9000 LH (não trionic) usam um veio primario na caixa que tem para ai metade do diametro dos 9000 trionic.

Trionic é gestão electronica desnvolvida por engenheiros da SAAB e unicamente SAAB. Não existe, nem existira nunca em nenhum motor de outra marca GM como por exemplo a OPEL, etc.

Motronic da LH é "lixo" comum entre Volvo, BMW, Porsche e 9000 não Trionic

Um B202 com 300 CV da tantos problemas como um B204 se não lhe derem a devida manutenção.
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 19:33
Obrigado Sérgio.
Respondeste ao que eu queria.
Principal e única razão pela compra de Trionic?!
"Kitagem"
Eh pá, eu gosto de um 9000 pelo 9000 não para o "kitar"
Plageando o Kamuma e mais alguns users daqui, a minha época de ter um SAAB para "azeitar" já era!
Quereis andar a competir? Arranjai um punto GT!
Quem realmente gosta tanto de Saabs como vós dizeis que gostam, não lhes mexem!
Para isso íam para a SAAB ensinar os engenheiros!!
Resumindo e antes que me insultem, eis o que quero deixar passar:
1º Quero um SAAB dos originais que andam para caraças, mas não tenho dinheiro. Compro um mais barato e fraco e "kito"o gajo; (eu sei, na minha ignorância fiz isso... Quanto me arrependo...);
2º Um SAAB é isto, é aquilo, é aquloutro... E vão e trocam tudo menos a carroçaria e interior... Eh pá! Acordem!! Deixa de ser o SAAB que os engenheiros construíram!! E um carro moldado ao vosso parecer! Só é um SAAB porque porque...;
3º ...

No fim só digo isto...
Não comprem 900 antiga geração!! Não valem nada!! Não têm sistema Trionic nem caixas reforçadas com veios XPTO!

Não comprem 9000 antes de 94 porque não foram eles que deram nome a uma geração de SAABS que todos nós aprendemos a gostar e a amar!

Comprem SAABS como se compra "qualquer lixo" hoje em dia (sem querer menosprezar marcas nem gostos pessoais) e "azeitem-nos" (alterem para parãmetros fora do fabricante)

Já sei, vão-me crucificar mas se colocarem a mão na testa vão refletir um pouco e vão ver o quanto estão a "assassinar" o espírito desta tão nobre marca...

Ao fim e ao cabo, vocês encontraram um carro que vos oferece velocidade, força, segurança e possibilidade de "kitar" por pouco dinheiro, e essa marca acabou por ser a SAAB.
Não passam de "corredores e kitadores" coo os das outras marcas. É verdade pois um verdadeiro amante da marca nunca na vida menosprezaria um modelo que fosse!!!
Porra!! Nunca vi tantos supostos amantes desta marca a dizer tão mal dos modelos!! Vocês já mostraram o amor que têm pela SAAB, desculpem não é pela SAAB. É pelos 9000 Trionics! Aqueles que podem colocar 500cv!!

Ainda não perceberam que o 9000 é a evolução dos modelos anteriores... Que os motores vêm de modelos anteriores que tanto prestígio deram à marca e são aqueles que fazem os milhões de quilómetros que vemos! Na sucata?!?! Vejo mais Trionics que LHs... Deve ser coincidência...

Quando realmente gostarem de um carro, uma marca, pelo que ela é, falem comigo, falem com o povo, com o mundo.
Até lá, na minha humilde consideração, não passam de "tuneiros". Não amam um SAAB de origem...

Tenho dito e mais nada direi.

Abraços Saabistas!
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: SMAP em 17 de Março de 2014, 20:05
Obrigado Sérgio.
Respondeste ao que eu queria.
Principal e única razão pela compra de Trionic?!
"Kitagem"

Completamente errado, mas sim concordo contigo para "kitar" é 100% melhor ...

Mas trionic é melhor em tudo, não preciso sequer de por os 9000 ao barulho ... Trionic 7 é um sistema que não existiu nos 9000 e tecnologicamente é dos mais avançados possiveis.

Eu tenho o meu 9000 como gosto, não sou uma pessoa que goste por ai alem de classicos ... esteticamente prefiro os 9000 CS aos outros modelos.

E para mim um 9000 com o kit estetico do 9000 Aero (seja Aero ou aniversario) é o mais bonito de todos.

Eu não compro SAABs baratos e gasto bastante dinheiro para ter os meus SAABs como gosto.

A questão que tu levantas dos 9000 LH darem menos problemas que os Trionic é uma falsa questão pois grande parte dos 9000 LH já não andam na estrada ... ou então andam na estrada a dar problemas eléctricos devidos as MAF.

O 9000 do tiroloco que foi anteriormente teu, dava rateres todos os dias.
O 9000 do amreal que tambem foi teu, parou um dia devido a um problema electrico e fico para peças.
O 9000 do gdinis quanto tempo andou ele até resolver o problema da MAF
E existem muitos exemplos desses, tal como existem exemplos de 9000 LH bem tratados e mantidos que não dão problemas (mas também existe nos 9000 Trionic)

Se queres falar dos 9000 que deram fama a SAAB, entao fala dos 9000 Turbo de 1985 ate 1988 com distribuidor como o fosco esses sim é que andavam não os outros com DIs e afins :D

Eu se queres saber ainda sou mais exclusivista em relação aos 9000, para mim só os de 1996 a 1997 ... Em 1998 eram feitos com o material que queriam despachar pois tinham lançado o 9-5. Eu bem vejo a qualidade de materiais entre o meu 9000 de 1996 e o 9000 do meu Pai de 1998.

E digo que tem que ser os de 1996 para a frente pois, levaram as ultimas inovações dos 9000 em termos electronicos como por exemplo:
- sistema ABS reformulado
- porta OBD para leitura de diagnostico
- Sem sistemas problematicos de TCS (a SAAB abandonou o TCS nos 9000 pois não era um bom sistema)
- etc

Ou mesmo em termos mecanicos
- melhoramentos em varios componentes da caixa de velocidades

Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 17 de Março de 2014, 20:11
Catroia... Isso vindo de ti? Só tenho uma coisa a dizer-te: Vai-te encher de pulgas pah!!!!!! :P :P :P

Todos os carros que tive, moldei-os a meu gosto e prazer. Logo, havendo poucos  Saabs e principalmente 9000, e sendo um carro que sempre gostei, tinha de o por a meu gosto. Sendo um carro com que se pode evoluir, porque não fazê-lo?

Mas que eu saiba isso existe em todas as marcas e modelos, até Ferraris são "kitados" como tu dizes... Que mal tem isso? Qual é a tua admiração? É não usarmos torneiras de pressão de turbo como nas outras marcas? Desculpa que te diga, mas pareces um politico indignado com a situação do país... Fizeste "m3rd4" e reclamas por os outros fazerem... :))) :))) :))) :)))

Olha, e sabes que mais... Um abraço pahhhhhh ;)
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 20:14
Os meus anteriores foram "mexidos" por quem sabes e daí eu já ter dito que me arrependi...
O meu primeiro, o JR foi o melhor SAAB que alguma vez tive e ainda hoje me arrependo de o ter deixado ser mexido.
Dei o exemplo do Tes, por alguma razão foi.
Para mim, o 9000 deveria ter parado no tempo em 88...
Agora em relação ao resto, o Aero é lindo!! Lindo de morrer! Mas o o Tes, o Carlsson, com as jantes Aero... Nem o Aero CS chega a ele!! É para mim o mais bonito Saab de todos!!
Agora em relação ao que já escrevi e nem a mim dou ouvidos, quem gosta de um Saab mantém-no! Não o altera ou recomenda "certas versões" só porque se "kitam" melhor...
Para manteres o que descreveste atrás, acho bem que aconselhes Saabs até 88 e só depois de 99...
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 17 de Março de 2014, 20:17
Então mas eles alteraram-te o carro, melhor, "kitaram-te" o carro sem tu quereres? :))) :))) :))) :)))

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 20:20
Kamuma, para tua admiração, amanhã vou tirar uma foto à casa das máquinas e verás que o carro está de origem!
Pois, a torneira foi-se! O espanta-gatos foi-se! Suspensão XPTO foi-se! Está de origem. Pergunta ao Tes...
Eu quero o meu 9000 como veio de fábrica o mais possível... E não desisti de um Carlsson...
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: SMAP em 17 de Março de 2014, 20:22
Agora em relação ao que já escrevi e nem a mim dou ouvidos, quem gosta de um SAAB mantém-no! Não o altera ou recomenda "certas versões" só porque se "kitam" melhor...
Para manteres o que descreveste atrás, acho bem que aconselhes Saabs até 88 e só depois de 99...

Tens razão, eu como mexo (kito-o) no meu SAAB não o mantenho ... tomará muita gente que tem SAABs tê-los em tão bom estado como o meu ...

E isso é por e simplesmente demagogia ... eu tenho o meu SAAB 9000 desde 2003 e nessa altura não mexia nem sabia que era possivel mexer em Trionic.

Tu compras os 9000 que gostas e aconselhas os que gostas ... eu tenho a minha opinião para mim SAABs 9000 só entre 1996 e 1997 ... não gostas, não comes  :)))
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 17 de Março de 2014, 20:24
Catroia... Aqui temos pessoal que gosta das coisas de origem e pessoal que gosta de fazer alterações. Não é por isso que deixamos de gostar da marca, não venhas com tretas.
E mais, viva o Benfica pah!!!! :D

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: SMAP em 17 de Março de 2014, 20:26
Os meus anteriores foram "mexidos" por quem sabes e daí eu já ter dito que me arrependi...

Olha que eu tenho memoria de elefante mal disposto ... os teus 9000 anteriores foram mexidos pelo showoff em termos mecanicos e mexidos em termos electronicos por ti ...

E lembro-me bem de tu venderes reprogramações de 9000 LH em que tu mexias em potenciometros ...
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 20:31
O JR foi para reparar de chapa e veio mexido em tudo.
Muito reclamei mas não adiantou...
SMAP quanto aos carros que vendi, vendi-os bem abaixo do preço e descrevi todo o mal que tinham! Nunca enganei ninguém! Se o JR parou não foi por culpa minha, e se o Airflow dava rateres foi de prévio aviso que não estava em condições! E mais, o preço dos dois de venda juntos, foram mais barato que o que paguei pelo JR só! Mesmo no Airflow perdi dinheiro. O Tes tem conhecimento, como mais alguns elementos do clube na altura. Deverias falar do que conheces, não do que te vão dizer.
E falas de situações isoladas... Aqui vêem-se mais 9000 acima de 94 parados que os anteriores... Eu pelo menos encontro vários de 92 para baixo a circular diariamente...
E sim Kamuma, mexeram-me no JR sem eu querer. A única coisa que fiz, eu fiz, foi alterar a centralina APC, tal como alterei para alguns elementos do clube e que saiba ainda hoje funciona. E já sei que vais dizer, e tal mandavas pôr como antes e acredita que o fiz mas foi coisa que nunca mais aconteceu.
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 17 de Março de 2014, 20:35
Benfica!!!!!!!! :D :D :D :D :D
Estamos a discutir o sexo dos anjos pá. Foste convertido ao classicismo, compreendo e aceito ;) Agora vires dizer que por alguem não querer as coisas originais não gosta da marca... Bahhhh... Balelas pah...

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 20:37
Vou finalizar apenas com isto.
EU ADORO SAAB!! Seja que modelo for!!
NUNCA na vida vou despristigiar que modelo ou versão seja!!
Este é o espírito Saabsita e que eu saiba é por isto que o clube existe!
Quanto às vossas opções, façam-nas vossas, não as incutam a outros... Deixem o livre arbítrio funcionar.
Apenas comecei por contrapôr o vosso repúdio pelos pré 94 e vê-se o resultado... Neste caso tenho tanto direito a repudiar a vossa opinião como vós tendes em repudiar o 9000 de 93 para baixo... Vós apresentasteis as vossas razões, eu apresentei as minhas.
Tenho dito

E vivó SPORTIIIIING!!!  :D :D :D :D :D :D O0 O0
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 17 de Março de 2014, 20:49
Ninguém desprestigia nada... Apenas falamos no que achamos melhor. Tu é nos comparaste com as outras marcas. E a "tuners" e afins... Se posso ter o carro com 300cv, porque o hei-de ter com 185cv?
E não conheço nenhum clube Saab... :P Apenas um forum de partilha de informação e entre ajuda a Saabistas e não só...

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: SMAP em 17 de Março de 2014, 20:50
Vou finalizar apenas com isto.
EU ADORO SAAB!! Seja que modelo for!!
NUNCA na vida vou despristigiar que modelo ou versão seja!!
Este é o espírito Saabsita e que eu saiba é por isto que o clube existe!

APOIADO

Quanto às vossas opções, façam-nas vossas, não as incutam a outros... Deixem o livre arbítrio funcionar.
Apenas comecei por contrapôr o vosso repúdio pelos pré 94 e vê-se o resultado... Neste caso tenho tanto direito a repudiar a vossa opinião como vós tendes em repudiar o 9000 de 93 para baixo... Vós apresentasteis as vossas razões, eu apresentei as minhas.
Tenho dito

E tens direito a tua opinião, tal como nós temos direito a nossa ... se nós gostamos de 9000 Trionic não vamos recomendar mercedes 190D ...
Mas olha que existe um pior que nós ... o catavares que diz que os melhores 9000 são os 2.3 de 1993 com trionic 5.2 (primeira versao de Trionic) e tudo o resto é "lixo"


E vivó SPORTIIIIING!!!  :D :D :D :D :D :D O0 O0

Se tivesse em PORTUGAL concordava contigo, mas como estou em Munique ... Viva o Bayern München :D
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 20:56
Que eu saiba, estou a falar para todos, e sei que há alguns piores e outros melhores.
Tens razão Kamuma não é um clube, clube é o Sporting Clube de PORTUGAL e o Bayern München!!
Nós somos uma colectividade, ou ajuntamento, ou amassamento de adoradores de SAABS!!
Deixo já o aviso!! Ai de mais alguém que diga mal de que modelo ou versão seja!!
É imediatamente excomungado pelo prior da SAAB!!
 O:-) O:-) C:-) C:-)
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: SMAP em 17 de Março de 2014, 21:00
amassamento de adoradores de SAABS!!

Promovido a lema do SAABsPORTUGAL ...

SAABsPORTUGAL - o site onde és (todos no geral, não estou a falar para ninguém em especial) amassado por adoradores de SAABs  :)))
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 17 de Março de 2014, 21:04
 
Já te disse o que somos. Quanto a clubes já não te posso dizer mais nada senão corro o risco de ser mal interpretado.
O SaabsPortugal foi fundado com base na entreajuda, partilha de informação, convívio saabista, etc, tudo de forma GRATUITA E LIVRE. Sem segundas intenções e sem utilização do fórum para proveito próprio... Se vires, eu partilho tudo, mas mesmo tudo o que faço ao meu 9000 para os outros aprenderem como eu aprendi e aprendo, quer seja bom, quer seja mau...
Espero que esteja esclarecido em relação a isso.

Quanto ao falar mal de outros modelos SAAB, não o faço, apenas falo menos bem. E sim, gostaria de ter um 99 turbo ou um 900 turbo 1ª geração, mas não para mexer esteticamente, para manter original e a 100%.
Se me perguntares que modelo gosto mais, respondo-te, o 99 turbo... Que modelo teria não tendo nenhum, tinha um 9000. Simples... adequa-se melhor ás minhas pretensões e objectivos...

Abraço

(Editado devido á edição do catroia :P )
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 21:04
amassamento de adoradores de SAABS!!

Promovido a lema do SAABsPORTUGAL ...

SAABsPORTUGAL - o site onde és (todos no geral, não estou a falar para ninguém em especial) amassado por adoradores de SAABs  :)))

 :))) :))) :))) :))) :))) :>S :>S :>S :>S :>S :>S

APOIADOOOO!!!!


Fogo! Ó Sérgio estás a ficar um Catroia do caraças!! Até parece idéia minha!!! >:D >:D O0 O0
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 21:10
Olha KAmuma, e sem mais mal entendidos, na primeira parte do teu texto, é algo que nem se coloca em questão. Escrevi clube, eh pá nem todos os clubes procuram tirar dividendos... Há clubes sem proveitos monetários... Se reparaste emendei!
Em segundo, AQUI NÂO SE DIZ MENOS BEM DE SAABS PÁ!!!
Que seja a primeira e última vez que te digo isto!! Diz-se bem e melhor!! OK?!?!

Abraço!

P.S.
Ora lê bem o que escrevi... Excomungado... Andas a ler demais pá!
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 17 de Março de 2014, 21:13
P.S.: Estás a falar de quê? Excomungado, onde? :P

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 17 de Março de 2014, 21:55
Na tua mensagem anterior estavas a corrigir a palavra "excomungado". Eu vi. Por isso escrevi o P.S.
O site anda a "comer" frases...
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 17 de Março de 2014, 21:56
Estava nada :P

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Dhc em 17 de Março de 2014, 22:14
Só para arreliar... ainda hoje andei todo o dia de Lh...  :))) :))) e... nada, simplesmente um 9000 com 185 cv's de origem !! amanhã já recupero o meu! dos meus 6 9000's, o 1º de 89 (175 cv's), grande máquina, poder de resposta brutal, consumos excelentes se pé leve, avassaladores se o meu 46 a fundo (chegava a passar alegremente dos 20l/100), problemas da maf levaram-me a desfazer-me dele (na altura não tinha/havia o conhecimento que há hoje), o 2º é o meu azulão de 96 (185 cv origem) que ainda hoje tenho, até agora poucos ou nenhuns problemas (os poucos que teve por descuido ou culpa minha), ''apenas'' tive um acidente com ele onde esmurrei a tinta ( :)))) uns vidros partidos e pouco mais (o que levou ''comigo em cima foi para a sucata, partiu a meio...), o 3º foi o ''famoso'' belga aniversário de 1997 (150 cv's), ainda fiz 850 km com ele e depois veio de reboque para casa por opção minha não por avaria, mas no decorrer da viagem só posso dizer maravilhas, o 4º um lh de fins de 1992 (também 185 cv's), acho que lhe fiz 2 ou 3 km's, na altura comprei-o por muito barato que estava, mas não precisava dele para nada. Entretanto veio o 5º, outro Lh do mesmo ano, este foi comprado por birra/capricho, nesse dia estava a tentar comprar outro belga, um aero, não concretizei a compra porque faltavam as chaves do carro tal como o comando (também era de 1996), aborrecido procurei num site português por 9000 para venda e encontrei o ''esquentador'' à minha espera, no mesmo dia o fui buscar, o motor estava num estado lastimável, tanto que foi para a sucata, ele era velas de 4 polos, pistões com 3mm a menos de diâmetro (derretido...), pasta cinzenta a servir de óleo etc. etc. , no entanto veio para casa pelos próprios meios, o que me leva a crer que se fosse menos resistente tinha ficado pelo caminho... como tal, GRANDE MÁQUINA!! finalmente o último, outro 9000 cd 1996 185 cv's origem (conheci-o finalmente no sábado  :D :D), outro que veio para casa com avaria, mais uma vez fico perplexo como é possível estragar um motor destes... mas: em lugar de óleo - pasta, em vez de anti-congelante - água!!, no lugar da tubagem original - algo proveniente sei lá bem de onde... enfim, de todos os meus 9000, apenas posso dizer que o mais confortável é o que ando em FR, simplesmente porque os bancos são fabulosos, eléctricos e com memória, pois os manuais além de não gostar da regulação, nunca chegam a ser tão confortáveis porque não permitem uma regulação tão precisa!! posto isto, qual é o melhor dos 9000?? todo e qualquer um que sendo bem tratado não dê problemas, independentemente se reprogramado, xipado, azeitado ou lá o que queiram!!!

Ps. Já agora, ainda tenho um 900 Turbo 5 portas 145 cv's de 1982, está e ficará para sempre original!!

Ps. 2 ......... Não gosto de gm's  :P :P >:D >:D O:-) O:-) :))) :)))
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: TesZero em 18 de Março de 2014, 08:39
Terminar já?

Agora? que eu cheguei e li isto? :P

Catroia, lendo isto visto de ti imagino apenas que tenhas dado com o dedo mindinho do pé na porta mal saiste da cama :P
Acontece a cada uma.

Mas... tendo apenas intenção de esclarecer alguns pontos que acho menos correctos, NUNCA COM INTENÇÃO DE ATACAR NINGUÉM... acho que há algumas coisas que estão menos corretas e devem de ser vistos por catalogar pessoas / comunidade de uma forma que... bem... considero menos próprias :)

Espero que não levem para ataques pessoais, sabem que o que tenho a dizer digo directamente, aqui ou pessoalmente e... cada vez mais :P Estou a ficar velho e com falta de sensibilidade (paciência) para ser delicado :P
lolol

De seguida vou citar e fazer os meus comentários... vem testamento... vai ser divertido :P

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: SMAP em 18 de Março de 2014, 08:44
Estou a ficar velho e com falta de sensibilidade (paciência) para ser delicado :P

Eu acho que me esta a acontecer o contrario com a idade vou tendo mais paciência ... isso ou a minha filha deu-me uma capacidade extra para ter paciencia :D
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: TesZero em 18 de Março de 2014, 10:32
Perdoem-me este desabafo mas sinceramente, não vos entendo...
"Falam mal" dos 9000 antes de 94/93... Eh pá! Só vejo pós 94 a dar o estouro...!!


Catroia, onde é que "Falam mal" antes de 94/93?
Cita-me sff alguns textos…

Podem ser muito bons a nível de "kitar" electronicamente e mais fiáveis, como dizem, a nível de mecânica mas uma vez mais o que vejo é isto!:
Os contra balanços ou que lá chamam, tiram-nos (colocam igual ao 202)


Se há pessoas que gostem de “kitar” porque não o haveriam de fazer?
Cada um sabe de si.
Qual o problema de retirarmos os veios e colocarmos igual a um b202?
Não viste ninguém a instalar uma MAF num pós 1994, pois não?

Abrem muito mais vezes o motor em relação ao 202


Esta história de “abrir motores” começou comigo e com o catavares e eu ABRO SEMPRE um motor após o comprar… Se bem te lembras fiz-lo no T16 mal o comprei…
Se há mais pessoas com motores pós 1994 que gostem de ter tudo com vedantes e juntas novas… é natural que o rácio aponte para isso…
Depois há outra coisa, há quem abra o motor e o diga, e há quem abra o motor e fique caladinho.

O Tes já assumiu que o 202 dele nunca deu tantos problemas como os outros blocos que têm aparecido...

Onde escrevi eu isso?
O meu T16 nunca deu problemas, o meu Trionic também não…
Mas a nível de problemas OBVIAMENTE tenho mais receio do T16…
Eu dou-te o part number da minha MAF e tu dás-me preços para a mesma…
Apresento-te o desafio de me encontrares uma que custe menos que todo o carro.
Com garantias de funcionamento obviamente....

P.S. Potência?!?!
Ó Tes, quantos cvs tem o teu 202?!... e é um LH2.2...
Problemas...?!


300cv – 400nm  (mais 3, menos 3)
Problemas – Zero

Mas não estamos a falar de um SAAB pré 1994… estamos a falar de um SAAB Pré 1989…
Ou seja… Não conheço NENHUM SAAB com jetronic lh 2.4 ou LH 2.4.2 alterado com esta potência com sucesso e a rolar diariamente…

Tenho-vos deixado falar mas uma vez mais vejo que se deixam"encandear" pela "kitagem"!
Tudo bem que o Trinic é a evolução e tal, não digo nada contra.
O que tenho a dizer é que a injeccção LH não é assim tão "difícil" de mexer. O Tes tem umas das provas disso!


Não é assim tão verdade como isso…
Gestão electrónica LH 2.2… É DIFÍCIL DE MEXER…
Precisas de um data logger porque não consegues saber qual o rácio de AFR que tens…
Fiz no meu e não faço em mais nenhum…
Foram semanas e vários depósitos de combustível para ter o resultado que tive.

LH 2.4 ou LH 2.4.2
Não sei alterar e não conheço ninguém que altere os mapas de Injecção, pressão de turbo e ignição.

Ainda no outro dia o Décio (Dhc) mostrou que este bloco (B202) é o melhor bloco que a SAAB produziu (basta ser o último anterior ao GM), sim, porque a gestão Trionic, quer queiram ou não, é GM...!


Motores B202 são BONS!!!! CONCORDO!!!!
A gestão electrónica NÃO!!!
Trionic GM?

A gestão electrónica é 100% SAAB, foi desenvolvida antes dos anos 90 e aplicada em 1993, ano em que a GM nem sonhava comprar a SAAB.
A gestão Trionic usa tecnologia Motorola / SAAB.
Alguma informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Trionic (http://en.wikipedia.org/wiki/Trionic)
“Trionic is an engine management systems developed by Saab Automobile”
Com permissão da SAAB, a Opel usou a tecnologia Trionic 8 nos modelos Vectra e Signium assim como nos Chrysler.
Não deixa de ser, contudo, tecnologia desenvolvida 100% pela SAAB!


Vejam as estatísticas... Se acham que estou enganado veja m ohistorial SAAB e vejam quem "meteu a mão" nos motores e gestão electrónica nos Saabs a partir de 93. Vejam bem, mas mesmo bem, as diferenças na construcção dos motores. Não tem nada, mas nada mesmo a haver com os verdadeiros motores SAAB... Desculpa, é a minha opinião...


Tanto a gestão electrónica com os motores, FELIZMENTE, são 100% saab.
Existiu o incremento dos veios de equilíbrio nos motores b204 / b234, contudo continuam a ser blocos H 100% SAAB… Desde as bielas aos sensores…
Felizmente… embora a gm tenha imposto a base dos chassis nos 9-3 e 9-5… há coisas que não conseguiu impor…

É o que os adoradores de GMs costumam dizer... Facto é que aqueles 9000 que consideram "inferiores" ainda são os que mais duram e mais kms fazem...


Qualquer fã GM sabe perfeitamente que está a comprar um SAAB bonito…
Sabem perfeitamente que têm um carro durável se não mexerem nele… ou se só mexerem até certo ponto…
Não os considero menos SAAB´s por isso…
MAS… mesmo que a gm não tivesse metido as mãos… o caminho era o mesmo devido às imposições nas reduções de CO2 da união europeia… era inevitável termos motores com pistões mais leves e fracos baixando o consumo… Seja com a GM, seja com a bmw ou com a PURA SAAB….
Não considero os GM´s inferiores a nível de carro em si…
Obviamente prefiro um motor b204 ou b202 a um b205 ou b207.. OBVIAMENTE!!!

Motronic da LH é "lixo" comum entre Volvo, BMW, Porsche e 9000 não Trionic


Motornic só é usado em SAABs atmosféricos e V6, todos os restantes usam Jetronic.
De resto é usado nas restantes marcas referidas por ti… Em toda a minha vida só toquei em um motor Motronic SAAB, um V6…

Principal e única razão pela compra de Trionic?!
"Kitagem"


Estás totalmente ERRADO!!!
Mas no final deste texto vou deixar bem claro o porquê de eu sugerir 9000´s pós 94 a pré 93, lê o final sff.

Quereis andar a competir? Arranjai um punto GT!


Isto vindo de ti Catroia :P
Nem sei o que diga…
:P
Lol

Podes ter-te deixado de “kitar”… mas sabes perfeitamente que eras dos primeiros a estagnar o tubo da apc mesmo antes de mudares o óleo ao carro ou trocar a água e usar anti-congelante …
Não me lembro de nenhum carro teu (excepto este ultimo) que não tenhas pensado em alterações ou tenhas andado a carregar-lhe a fundo…
E… se acho mal? Não!!! Cada um sabe de si. És livre de tratar o teu carro como pretenderes, assim como eu abro os meus motores e coloco tudo limpo para ficar logo sujo… pois sou livre de o fazer.

Quem realmente gosta tanto de Saabs como vós dizeis que gostam, não lhes mexem!
Para isso íam para a SAAB ensinar os engenheiros!!

Mais uma vez :P lol, vindo de ti, lol, nem sei que pensar :P
Essa dos engenheiros da SAAB, já a ouvi de várias pessoas e nunca sei o que pensar…

Se tivéssemos todos os mesmos gostos e se eu fosse engenheiro da SAAB.. Vocês andavam todos de carros foscos… e ninguém podia pintar o carro ou ter o mínimo de originalidade devido a eu ser engenheiro da SAAB…
Por muito respeito que tenha pelos engenheiros da SAAB, o carro é meu e faço dele o que bem entender. Assim como também tu o fizeste, fazes…
Os engenheiros da SAAB recomendam pneus em boas condições… os teus têm piso? Quantos anos têm? Queres um carro seguro e andas com pneus na hora da morte?
Cada um anda com o carro como quer e… mais importante, como pode… não podemos viver só para os carros e todos temos as nossas prioridades…

Quem realmente gosta de SAABs… mexe-lhes SIM!!!
Muda-lhes o óleo mal o compra, vê estado das juntas e troca-as, (como dizes e bem o teu carro tem 22 anos), nunca usa água mas sim anti-congelante, mesmo que esteja a verter, tem o motor limpo e sem babadelas, entre muitas coisas que muitos de nós não pode fazer e outros nem se interessam.
Pior... normalmente os que não se interessam andam a puxar por eles...

Ao fim e ao cabo, vocês encontraram um carro que vos oferece velocidade, força, segurança e possibilidade de "kitar" por pouco dinheiro, e essa marca acabou por ser a SAAB.
Não passam de "corredores e kitadores" coo os das outras marcas. É verdade pois um verdadeiro amante da marca nunca na vida menosprezaria um modelo que fosse!!!
Porra!! Nunca vi tantos supostos amantes desta marca a dizer tão mal dos modelos!! Vocês já mostraram o amor que têm pela SAAB, desculpem não é pela SAAB. É pelos 9000 Trionics! Aqueles que podem colocar 500cv!!

Não vou comentar sobre os kitanços e sobre os rótulos que aplicas aos membros da comunidade… Porque simplesmente nunca vi um carro teu estimado como deveria… e tens que admitir que tudo o que estas neste ponto a criticar, fazias ainda o ano passado…
Eu tenho um carro com 300 cv e outro com 240cv (ainda) e não me vês a fazer corridas… aliás, tal como sabes brincam comigo por conduzir SEMPRE A 100 km/h…

Nunca viste tantos supostos amantes a dizer mal?

Porque nunca tiveste numa comunidade honesta…

Existe a paixão e os fanatismos…

Paixão, exemplo: “Eu sou do Benfica quer ganhe quer perca”
Fanatismo: “o meu benfica é o melhor do mundo e ganha sempre, os outros são todos uma porcaria”

Eu sou apaixonado pela SAAB…
Mas não vou dizer que acho uma coisa melhor ou pior só por ser SAAB…

Queres exemplo?

Prefiro de LONGE a gestão electrónica trionic a jetronic (vou especificar no final deste texto).
Prefiro de longe o chassis do t16 aos sucessores CSs
DETESTO a suspensão traseira dos 9000 quando já existiam na altura suspensões independentes
Adoro a suspensão do OPEL 9-3ss
ADORO a caixa de 6 velocidades do 9-3ss

Estes “ADOROS” são em detrimento de todos os outros modelos SAAB.

SAAB é bom, mas obviamente é preciso perceber que mesmo dentro da SAAB todos temos direito a opinar sobre o que gostamos mais…
Se trionic é melhor que jetronic… dizer-lo não é dizer mal da marca ou dos modelos que não o usam…
E cada um tem a sua opinião… Quem não tiver simplesmente não está a ser sincero...

Ainda não perceberam que o 9000 é a evolução dos modelos anteriores... Que os motores vêm de modelos anteriores que tanto prestígio deram à marca e são aqueles que fazem os milhões de quilómetros que vemos! Na sucata?!?! Vejo mais Trionics que LHs... Deve ser coincidência...


Já viste que a maioria dos T16 encostam por problemas com a MAF?
Sabes que a MAF faz parte integrante da gestão Jetronic LH?


Trionic é gestão electrónica desnvolvida por engenheiros da SAAB e unicamente SAAB. Não existe, nem existira nunca em nenhum motor de outra marca GM como por exemplo a OPEL, etc.


Errado… Gestão Electrónica Motorolo SAAB Trionic 8 foi cedida à gm, tanto que tens modelos Não-SAAB a usarem Trionic 8:
Opel Vectra, Opel Signium, Chrysler…

Kamuma, para tua admiração, amanhã vou tirar uma foto à casa das máquinas e verás que o carro está de origem!


Coloca Catroia.
Coloca uma foto do teu motor e mostra-nos como está esse cofre de motor .
Sem alterações…
Mas também…
Sem água no vaso de expansão, sem óleo com 20 anos, sem junta original provavelmente podres, sem babadelas de óleo, sem problemas aparentes, sem lixos do depósito de reserva da gasolina a entrarem para o motor.

Depois eu coloco uma foto do meu trionic 5 kitado, o kamuma mostra o trionic 5 dele também kitado e até o smap mostra uma foto do motor dele trionic 5 kitado.

Depois, entre os 4 (ou mais se quiseres sugerir) vamos avaliar “a paixão” que aqui colocas em causa sobre os kitanços e vamos tentar perceber qual de todos nós mais estraga o nosso SAAB. Seja pela qualidade de tratamento que lhe damos, seja pelos “kitanços” e “correrias” a que os sujeitamos.

Não leias isto como um ataque pois não é isso... de longe… Mas eu pelo menos considero que seja bem pior andar com um carro sem manutenção do que com um carro alterado…

Mais uma coisa…
Quase me esquecia….
Falas de motores estragados / aberto / com problemas….
Chegamos à conclusão de que há mais trionics do que jetronics, certo?

Então vou te deixar alguns exemplos de jetronics com problemas para repensares as afirmações:
- O Teu JR
- O teu AirFlow
- O cd do Darioglv que partiu o motor
- o Cs LH 2.4.2 do Joseglv que partiu também o motor
- o T16 do gdinis que esteve ANOS parado por causa da Maf
- Cd do acalhanas com caixa partida
(posso pensar em mais exemplos) 

EU ADORO SAAB!! Seja que modelo for!!
NUNCA na vida vou despristigiar que modelo ou versão seja!!
Este é o espírito Saabsita e que eu saiba é por isto que o clube existe!
Quanto às vossas opções, façam-nas vossas, não as incutam a outros... Deixem o livre arbítrio funcionar.
Apenas comecei por contrapôr o vosso repúdio pelos pré 94 e vê-se o resultado... Neste caso tenho tanto direito a repudiar a vossa opinião como vós tendes em repudiar o 9000 de 93 para baixo... Vós apresentasteis as vossas razões, eu apresentei as minhas.


Em suma… vou te contrariar então em tudo…
Sim, eu também adoro SAABs, mas terei a sinceridade de dizer que gosto mais de um que outro e quais os motivos…
Não repudio de forma alguma os T16, senão nem tinha um, mas vou continuar a sugerir um de 94 para a frente… Não vou deixar a opinião para mim quando ma pedem ou simplesmente se estão numa comunidade por isso mesmo, para haver troca de opiniões. Sim, é para isso que a comunidade existe... Não é para "dizermos bem", é para todos aprendermos.
O que é deixar o livre arbítrio funcionar?
É eu recomendar um LH 2.4 a alguém e depois essa pessoa me vir perguntar porque é que a caixa partiu e onde arranja uma? Ou porque é que a maf coloca o carro a dar rateres e não consegue arranjar uma por menos de 1000€?
Se considero que os modelos 94-98 são mais estáveis, porque razão não os vou sugerir?
Nunca em parte alguma disse que os restantes eram maus…

________________________________________________________________________

Agora… porque razão sugiro a compra de um modelo 94-98 a um modelo pré 94????

1º a gestão electrónica trionic 5 é MUITO mais eficiente que uma versão jetronic.
2º é muito mais costumizavel, quem quer usa isso a seu favor, quem quiser não usa.
3º os sensores de cambota são MUITO MAIS BARATOS, fáceis de trocar e fáceis de encontrar
4º os veios das caixas são de longe mais resistentes, falamos NO DOBRO
5º Sistema trionic NÃO USA MAF, não existem MAF´s à venda, as que existem pedem sempre acima de 500€, nem todas são compatíveis
5º é muito mais fácil diagnosticar um problema em Trionic do que em Jetronic… Seja por CarPc, seja por tech II, seja por odbII, nas versões jetronic mais antigas nem TECH II se consegue ligar
(se me lembrar de mais alguma acrescento)

Em suma… só pela MAF já é uma razão mais que bastante para eu preferir e sugerir trionics…
Pode nunca avariar… (a minha nunca avariou), como podem nunca funcionar… todos conhecemos saabs encostados por este motivo…

AGORA!!!!
NUNCA me vou desfazer do meu T16, contudo está nos meus planos actualizar-lo para TRIONIC 5….
Sem dúvida os motores b202 são dos mais resistentes e nervosos alguma vez criados… mas a gestão electrónica fica a desejar…

Não repudio nenhum SAAB… mas sugiro para quem vá comprar um de 94-98…

Bem… é tudo a minha opinião…

E que fique bem claro…
Isto não é uma comunidade de “kitadores” e  “corredores” como rotulada erradamente.

Peço desculpas mas perdi 2 horas do horário do trabalho a escrever isto, não reli antes de postar :P
Peço desculpas por palavras trocas, erros, etc…
Estava a escrever e a trabalhar ao mesmo tempo…

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 18 de Março de 2014, 12:50
O meu está em manutenção >:D
Mas...
Aqui tens umas fotos do motor montado no carro:
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(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Tens aqui uma foto de quando agarrou a biela á combota no fim de Janeiro deste ano:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Não me parece um cofre em mau estado :P

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 19 de Março de 2014, 13:41
Quero aqui deixar claro que não fiz ataques pessoais, creio que ficou bem claro que nunca foi minha essa intenção.
Bom, agora deixo eu algumas coisas em reposta ao Tes:   ;)

1º - Os relatos históricos estão mal, uma vez que a GM adquiriu 51% da Saab Automobile em 1990, pelo menos é o que vi na net, mas já vi muita coisa incorrecta...
Também que o CS foi idealizado pela GM para o mercado americano e então depois feitas as alterações necessárias para a Europa, daí os modelos CS americanos terem sido lançados no início de 91 e na Europa e restantes nos finais de 91, início de 92. (Por acaso já se perguntaram, ou notaram, que os faróis de piscas dianteiros saem da linha da carroçaria, devido ao facto que na américa, quando se engrena a marcha-atrás acende uma luz para iluminar a lateral esquerda e direita frontal...?) ... etc...

2º - No próximo sábado vou tirar a dita foto sim, e salvo o "babanço" por falta de reaperto da culaça, que foi trocada por velhice sim senhor, e não foi na minha mão, lá estará. Quanto ao resto, agurado condições (€€) para o fazer mas poderás ver que já tenho em mão tudo o que é necessário. O carro tem estado parado.

3º - O mais importante: O JR sempre trabalhou bem até ir parar às mãos de quam sabes e a única coisa que realmente foi feita por mim foi a alteração das resistências da centralina APC, indicadas por ti e pelo Bruno, também o fiz para vós.
O que aconteceu, o que foi mexido, o que foi estragado enquanto o carro esteve para ser reparado de CHAPA!! eu não sei pois nunca me disseram, apesar da insistência!! Veio mal de motor, selector de velocidades e consumos! Nunca mais foi o mesmo e daí ter tomado a decisão de o vender, se te recordas disso. Ah!! Mudar o óleo e colocar anti-congelante, mudar óleo travões e óleo da caixa fiz mal aderi ao clube, até por aconselhamento teu e até me ajudaste a sangrar os travões...
Em relação ao tubo de vácuo, se te recordas, foi o Bruno que deu a idéia e foi o Lionbest que o fez! Por coincidência, no mesmo carro que hoje possuo.

Em relação ao Airflow já o comprei com os problemas todos, e comprei porque estava a um bom preço em relação à versão que era. Gastei quase tanto dinheiro nele como o quanto me custou.
Ainda comprei um T16 para peças,o dourado, e que até o coloquei à disposição do clube/comunidade, sem querer um tusto por nada.
Só soube que alguém tirou bem mais do que precisava na altura da venda ao Tiroloco. Mesmo o Tiroloco foi informado do que já tinha sido feito e do que mais poderia/havia a fazer.
Sei que não mencionaste mas menciono eu, o primeiro CS que comprei, também LH, também já vinha mexido. O óleo tinha sido mudado há pouco, via-se bem.
O carro tinha anti-congelante e não dava mostras de estar muito usado. Foi mexido por quem sabemos. A únicas coisas que fiz foi trocar os tubos de vácuo e colocar o manómetro de boost no painel de instrumentos, visto que era um LPT.
Como ele tinha que trocar os vedantes das válvulas e eu não tinha hipótese financeira para isso decidi vendê-lo. Ainda hoje rola. Se quiserem vão ao SCPC que ele está lá. (Só tenho tido chatices porque o carro continua em meu nome,mas já lá fui reclamar, para além de já o ter mandado apreender).

Em relação a tudo isto, e respondendo às tuas dúvidas, aproveito para vos esclarecer a todos.
ADORO Saabs, daí ter comprado o 4º. Demorei 1 ANO a comprá-lo. Não porque tenha sido caro.
Se eu tivesse a vossa disponibilidade monetária, poeds ter  a certeza que teria o carro a 110% no mais breve espaço de tempo possível, mas o que acontece é que o que a maior parte de vós consegue disponibilizar num mês ou dois para o carro, eu demoro um ano, hipoteticamente falando claro, mas não anda longe da verdade.
No que tenho actualmente farei as coisas com todo o tempo do mundo, pois assim a carteira manda. Não pode andar, temos pena, espera que possa...
Quanto aos pneus, está calçado sim senhor! Não gastei 500 ou 600€ em pneus XPTO mas tenho uns que foram bem mais baratos e que se têm mostrado à altura. Também não descurei esse facto, apesar de que os que lá vinham ainda serem do tempo do Lionbest.
Ao fim e ao cabo é isto, se tens dinheiro para abrir, fechar, mudar, alterar, colocar do bom e do melhor, também tens para uma MAF e creio que não é necessário trocar uma de 5 em 5 anos...

Pode faltar uma coisa ou outra mas com tempo colocarei.

Abraços!
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 19 de Março de 2014, 13:43
Ahhh!! Tens razão Tes!! Quer dizer, não vou andar a procurar todos os posts, mas já vi algo sim.
Mas pronto, dizer mal ninguém diz, dizem menos bem...
 :D :D O0 O0
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 19 de Março de 2014, 20:13
Blá, blá, blá... whiskas saquetas...
É só tretas...

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: TesZero em 20 de Março de 2014, 09:48
Quero aqui deixar claro que não fiz ataques pessoais, creio que ficou bem claro que nunca foi minha essa intenção.
Bom, agora deixo eu algumas coisas em reposta ao Tes:   ;)

Todos nós sabemos isso.
Mas eu conheço-te bem ao ponto de perceber isso e tu conheces-me bem ao ponto de saberes que não te estou de forma alguma a atacar-te.
Mas quem não nos conhece pessoalmente lê e interpreta de forma diferente., daí a minha resposta.

1º - Os relatos históricos estão mal, uma vez que a GM adquiriu 51% da SAAB Automobile em 1990, pelo menos é o que vi na net, mas já vi muita coisa incorrecta...
Também que o CS foi idealizado pela GM para o mercado americano e então depois feitas as alterações necessárias para a Europa, daí os modelos CS americanos terem sido lançados no início de 91 e na Europa e restantes nos finais de 91, início de 92. (Por acaso já se perguntaram, ou notaram, que os faróis de piscas dianteiros saem da linha da carroçaria, devido ao facto que na américa, quando se engrena a marcha-atrás acende uma luz para iluminar a lateral esquerda e direita frontal...?) ... etc...
Tens razão, também fui ler e realmente a GM adquiriu parte da SAAB em 90/91.
Mas penso que as versões em que sairam os piscas fora e que implementaram emprimeiro lugar as luzes de marcha a trás ainda não eram "Cs´s" mas sim as segundas versões dos T16, com os farois inclinados, como a frente do tiroloco.
Mas até te digo... Embora tenha certezas que a tecnologia trionic seja 100% SAAB... mas, na eventualidade se tivesse sido GM não vejo problema algum... É melhor 10 vezes, é mais eficiente e fiável. Portanto, continuaria a sugerir fosse ela SAAB ou GM...

2º - No próximo sábado vou tirar a dita foto sim, e salvo o "babanço" por falta de reaperto da culaça, que foi trocada por velhice sim senhor, e não foi na minha mão, lá estará. Quanto ao resto, agurado condições (€€) para o fazer mas poderás ver que já tenho em mão tudo o que é necessário. O carro tem estado parado.
Dificuldades económicas todos temos e todos gostaríamos de fazer mais e melhor. Nem é aí que quis chegar...
É muito pessoal "ter um SAAB" e andar contente a assapar sem sequer mudar primeiro o óleo e rolar com água em vez de anti-congelante.

3º - O mais importante: O JR sempre trabalhou bem até ir parar às mãos de quam sabes e a única coisa que realmente foi feita por mim foi a alteração das resistências da centralina APC, indicadas por ti e pelo Bruno, também o fiz para vós.
O que aconteceu, o que foi mexido, o que foi estragado enquanto o carro esteve para ser reparado de CHAPA!! eu não sei pois nunca me disseram, apesar da insistência!! Veio mal de motor, selector de velocidades e consumos! Nunca mais foi o mesmo e daí ter tomado a decisão de o vender, se te recordas disso. Ah!! Mudar o óleo e colocar anti-congelante, mudar óleo travões e óleo da caixa fiz mal aderi ao clube, até por aconselhamento teu e até me ajudaste a sangrar os travões...
Em relação ao tubo de vácuo, se te recordas, foi o Bruno que deu a idéia e foi o Lionbest que o fez! Por coincidência, no mesmo carro que hoje possuo.
Dei o exemplo do JR por ser um T16, não por seu teu....
Dei o exemplo pelo facto de dizeres que os trionics davam mais problemas, o que não considero verdade....
Acho que chegamos a uma conclusão... Os SAABs não se estragam... sejam jetronic ou trionic... quem os estraga é quem os conduz.

Em relação ao Airflow já o comprei com os problemas todos, e comprei porque estava a um bom preço em relação à versão que era. Gastei quase tanto dinheiro nele como o quanto me custou.
Ainda comprei um T16 para peças,o dourado, e que até o coloquei à disposição do clube/comunidade, sem querer um tusto por nada.
Só soube que alguém tirou bem mais do que precisava na altura da venda ao Tiroloco. Mesmo o Tiroloco foi informado do que já tinha sido feito e do que mais poderia/havia a fazer.
Sei que não mencionaste mas menciono eu, o primeiro CS que comprei, também LH, também já vinha mexido. O óleo tinha sido mudado há pouco, via-se bem.
O carro tinha anti-congelante e não dava mostras de estar muito usado. Foi mexido por quem sabemos. A únicas coisas que fiz foi trocar os tubos de vácuo e colocar o manómetro de boost no painel de instrumentos, visto que era um LPT.
Como ele tinha que trocar os vedantes das válvulas e eu não tinha hipótese financeira para isso decidi vendê-lo. Ainda hoje rola. Se quiserem vão ao SCPC que ele está lá. (Só tenho tido chatices porque o carro continua em meu nome,mas já lá fui reclamar, para além de já o ter mandado apreender).
Esse Cs não foi um que colocaste o intercooler?
não estou recordado dele :|
Mais uma vez mencionei o teu Airflow por ser um LH com problemas, não por ser teu.
Ha tantos Lh´s como trionics com problemas... um não é melhor que o outro... depende de quem os conduz...
Voltando ao tema inicial, não desprezo de forma alguma os LH´s mas pelas razões acima citadas recomendarei SEMPRE um trionic.

Em relação a tudo isto, e respondendo às tuas dúvidas, aproveito para vos esclarecer a todos.
ADORO Saabs, daí ter comprado o 4º. Demorei 1 ANO a comprá-lo. Não porque tenha sido caro.
Se eu tivesse a vossa disponibilidade monetária, poeds ter  a certeza que teria o carro a 110% no mais breve espaço de tempo possível, mas o que acontece é que o que a maior parte de vós consegue disponibilizar num mês ou dois para o carro, eu demoro um ano, hipoteticamente falando claro, mas não anda longe da verdade.
No que tenho actualmente farei as coisas com todo o tempo do mundo, pois assim a carteira manda. Não pode andar, temos pena, espera que possa...
Quanto aos pneus, está calçado sim senhor! Não gastei 500 ou 600€ em pneus XPTO mas tenho uns que foram bem mais baratos e que se têm mostrado à altura. Também não descurei esse facto, apesar de que os que lá vinham ainda serem do tempo do Lionbest.

Nunca esteve em causa o teu gosto por SAABs, mas sim a prova de que quem sugere Trionics também gosta de todos os SAABs.
Não é chamada a disponibilidade económica, pois todos nós temos a nossa vida, eu não invisto nos meus carros ha 3 anos, só manutenção mesmo. E... por essa mesma razão... Não é que me chateie andar com o carro todo riscado... estou-me nas tintas para o que os outros pensão... Mas é obvio que o gostava de ter direito... E mais me preocupa o Turbo que tenho "todo desfeito"

Ao fim e ao cabo é isto, se tens dinheiro para abrir, fechar, mudar, alterar, colocar do bom e do melhor, também tens para uma MAF e creio que não é necessário trocar uma de 5 em 5 anos...

não tenho disponibilidade assim tanto como dás a entender...
Fiz-lo em ambos os meus carros e embora tenha feito tudo eu no segundo, custou-me muito e tive que sacrificar outras coisas por isso...
Poderia ter mais SAABs mas não tenho, mesmo porque não tenho disponibilidade para lhes fazer o mesmo... e ter um SAAB com juntas com 20 anos... é escusado... já este está com o turbo a assobiar e isto anda-me a chatear a sério...
Se sei que posso ter um SAAB que não usa MAF´s... Que mesmo que tenha dinheiro de lado para gastar na mesma, muito provavelmente não vou conseguir arranjar quem ma venda... porque razão vou preferir um LH? (quem fala na maf fala no sensor da cambota por exemplo... arranja-me onde e por quanto comprar um se encontrares... ha tempos tentei ajudar um amigo e não encontrei...)
Mais uma vez... são bons... MUITO BONS... mas se pelo mesmo preço posso ter um trionic... prefiro.

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: TesZero em 20 de Março de 2014, 09:53
Ahhh!! Tens razão Tes!! Quer dizer, não vou andar a procurar todos os posts, mas já vi algo sim.
Mas pronto, dizer mal ninguém diz, dizem menos bem...
 :D :D O0 O0

Não vejo mal NENHUM em dizer-se menos bem de um modelo em desterimento de outro...

Até te digo mais.... O desneho das cavas das rodas, na minha opinião... nos SAAB´s é HORRIVEL...
quando os bmws e mercedes têm imenso cuidado nisso...
É uma coisa que quase ninguém repara e a mim tira-me do sério....

E agora? só por ser apaixonado SAAB não posso dizer mal (dizer mal mesmo, não é menos bem) das cavas de roda dos saab?
Se acho isso e dissesse o contrário não estaria a ser sincero com a comunidade e comigo próprio...

É a única coisa que não gosto no 9-3ss a nível de desenho... e as minhas do fosco foram alteradas para terem a mesma distancia da chapa - pneu em todo o contorno da cava...

Ha mais coisas que gosto mais em outras marcas do que na SAAB, mas no total é a SAAB que me satisfaz... e não é por ser um carro barato, seguro e rápido que me dê oportunidade de kitar. :P
Nunca faria os sacrifícios que fiz/faço pelos meus carros e por pessoas que mal conheço em que a unica coisa que tenho em comum é um carro :P

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: ciber007 em 20 de Março de 2014, 14:17
Depois de ler todos os post do amigo catroia, era para responder mas não tive vontade depois de ver tanta ignorância.

De qualquer forma e já que estamos numa de extremismos, há uma coisa no mundo dos clássicos que se chama "modificações à época" e aconselho-te a ler os PDF's do ACP sobre a homologação como clássico, só para citar um exemplo.

Tenho o meu carro com a manutenção em dia e tenho a gestão TRIONIC alterada. Nunca fiz alterações com torneiras e bloqueamento de tubos da APC. Se fiz alterações, fiz-las dentro do mundo SAAB e com material adequado.

E sim, o SAAB 9000 pós 94 é um produto mais maduro com índices de conforto maiores além de ter gestão electrónica actualizada e que por acaso é fantástica, não para alterar mas no desempenho das suas funções. Chama-se a isso evolução.

Cumprimentos.
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: TesZero em 20 de Março de 2014, 14:40
Ciber, o jmcatroia não escreveu com a intenção que interpretaste.

Era este o meu receio, quem não se conhece cria complicações escusadas.

posso te garantir que o Catroia é tudo menos ignorante.

Contudo... lá deu de manhã com o dedo mindinho na porta e saiu aqueles posts iniciais.

As opiniões divergem, tem é que haver margens de aceitação de opiniões...
Cada um tem a sua.
A minha também vai de acordo com a gestão por trionic... Mas temos que respeitar quem a tenha diferente..

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 20 de Março de 2014, 15:09
O "radiador da chauffage" devia estar mesmo com uma fuga grande... para isto tudo ter vindo de lá... :P

Desculpa por isto tudo Rogério :-[
Se quiseres, os últimos posts são divididos da intenção inicial do tópico...

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 20 de Março de 2014, 16:21
Quem dera que fossemos todos ricos! Espero bem que o sejas, que todos sejamos! Mesmo! Pelo menos somos de espírito e de experiência em automóveis a sério!! >:D >:D >:D >:D

Vamos lá esquecer isto.
Está visto que quer sejamos dos vermelhos, verdes ou azuis, gostamos todos do mesmo!
Por isso vamos beber um copo e comer uma francesinha! Nós todos!

(já agora se quiseres/puderes mudar isto de sítio/apagar... é mesmo um grande off-topic)  O:-) O:-) :)| :)| :>S :>S
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 20 de Março de 2014, 16:30
Aqui nao se apaga nada... pode è mudar-se de sitio. Isso é com o Rogerio ;)

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 20 de Março de 2014, 16:34
Muito bem sr. Deputado! Muito bem!!
 :))) :))) :))) :))) :))) :))) O0 O0
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Dhc em 20 de Março de 2014, 17:05
Meus caros, eu como os conheço a todos, quero reforçar a ideia para quem não conhece um ou o outro que nada disto são ataques à inteligência ou capacidades de cada um, apenas pontos de vista diferentes. Eu como possuidor actual de cada um dos modelos em causa, apenas tenho a dizer que:
Os 9000 Cs podem ser iguais na carroçaria, no interior não, os que tem bancos eléctricos são no meu entender mais confortáveis, os Lh são (comparando carros completamente de origem) mais espevitados, os trionic mais amorfos no arranque.
Pessoalmente tenho a experiência de ter comprado ambas as versões uns em pleno funcionamento, outros com problemas de motor (daí o preço quase simbólico a que os compro), apenas fico espantado com o estado quase criminoso a que alguns ''artistas'' deixam chegar o carro...
Moral da história: quem quer alterar mais facilmente compre trionic, quem os quer de origem compre Lh's (subsistindo o problema das Maf's), são bastante melhor acabados de interior, e aqui ninguém me pode contrariar, eu tenho ambas as versões  >:D >:D, e só para tirar dúvidas basta ver o revestimento de alcatifa por baixo do banco traseiro!!
Espero ter ajudado a dissipar algumas dúvidas.
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: castelar em 20 de Março de 2014, 21:36
Amigos
Depois de analisar com calma todos os posts chego a uma conclusão:

EMPATE TÉCNICO

Mas que foi e é interessante até concordo, agora devem passar tudo para um tópico onde podem continuar a desenvolver todas as vossas diferenças e opiniões, para que alguém com dúvidas possa ficar mais elucidado.

 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0 O0
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 20 de Março de 2014, 22:49
""    Ao fim e ao cabo é isto, se tens dinheiro para abrir, fechar, mudar, alterar, colocar do bom e do melhor, também tens para uma MAF e creio que não é necessário trocar uma de 5 em 5 anos...


não tenho disponibilidade assim tanto como dás a entender...
Fiz-lo em ambos os meus carros e embora tenha feito tudo eu no segundo, custou-me muito e tive que sacrificar outras coisas por isso...
Poderia ter mais SAABs mas não tenho, mesmo porque não tenho disponibilidade para lhes fazer o mesmo... e ter um SAAB com juntas com 20 anos... é escusado... já este está com o turbo a assobiar e isto anda-me a chatear a sério...
Se sei que posso ter um SAAB que não usa MAF´s... Que mesmo que tenha dinheiro de lado para gastar na mesma, muito provavelmente não vou conseguir arranjar quem ma venda... porque razão vou preferir um LH? (quem fala na maf fala no sensor da cambota por exemplo... arranja-me onde e por quanto comprar um se encontrares... ha tempos tentei ajudar um amigo e não encontrei...)
Mais uma vez... são bons... MUITO BONS... mas se pelo mesmo preço posso ter um trionic... prefiro.""

Pedrito filho, não me referia a ti mas no cômpto geral. Se calhar no português ficasse mais correcto "se se tiver..."

Não discordo de ti, também gosto dos Trionic, mas pergunto apenas uma coisa, no geral, e está visto que não me expliquei bem e por tal peço desculpa, quantos donos de Saabs Trionic conheces que mantiveram os carros originais? (Já sei, como é mais fácil, mais fazem...). Era a isto que me referia... Expliquei-me mal ao tentar passar a minha idéia, que por exemplo, amantes de outras marcas, que gostam da marca pelo que ela significa para eles o que a SAAB significa para nós, não os compra para alterar, ou pelo menos, não inicialmente, compram pelo amor à marca... Espero desta vez me ter dado a entender.
Apresento aqui o meu sincero pedido de desculpas se magoei, insultei ou ofendi alguém, não foi o meu intúito. Como devem ter notado também, não fui directamente insultuoso para convosco.
Conheço muitos de vós pessoalmente, alguns daqui e de outros fóruns, e mesmo do antigo... Mesmo com quem tenho mais confiança nunca me dei a esses abusos.
Deixo aqui portanto a minha reclamação, não confundam amizade com liberdade ofensiva, ou como diria o sábio poeta, não confundam amizade com confiança.
Agradeço aos meus amigos a prontidão com que defenderam o meu descalabre emocional, tenho andado muito alterado e peço desculpa por ter "descarregado" em vós.
Um bem haja a todos.

Abraços Saabistas.

P.S. Pedro, hás-de reparar nos piscas, pelo menos dos CS's de 92 a 94 e verás o que te digo, foram nestes sim, até vi isso num video promocional dos estates, aliás que ao desmontar as ópticas dos piscas, está um conector igual ao do pisca, preso ao mesmo par de condutores do pisca.
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 20 de Março de 2014, 22:57
Depois de ler todos os post do amigo catroia, era para responder mas não tive vontade depois de ver tanta ignorância.

De qualquer forma e já que estamos numa de extremismos, há uma coisa no mundo dos clássicos que se chama "modificações à época" e aconselho-te a ler os PDF's do ACP sobre a homologação como clássico, só para citar um exemplo.

Tenho o meu carro com a manutenção em dia e tenho a gestão TRIONIC alterada. Nunca fiz alterações com torneiras e bloqueamento de tubos da APC. Se fiz alterações, fiz-las dentro do mundo SAAB e com material adequado.

E sim, o SAAB 9000 pós 94 é um produto mais maduro com índices de conforto maiores além de ter gestão electrónica actualizada e que por acaso é fantástica, não para alterar mas no desempenho das suas funções. Chama-se a isso evolução.

Cumprimentos.

Quero aqui deixar os meus sinceros parabéns! Não fazia idéia que conhecia todos os sistemas de gestão de combustível Saab.
Nem eu me dou a esse incómodo. (Mas se calhar até me dei... Nunca se sabe...)

Cumprimentos,

P.S. Já agora permita o parentesis, se realmente leu tudo o que publiquei há-de com certeza ter notado que escrevi que Trionic é de facto evolução... Evitava o pleonasmo.
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 20 de Março de 2014, 23:09
Catroia podes levar já a bicicleta da ignorancia :D

O meu 9000 esta modificado e não problemas.

O 9000 LH (não trionic) usam um veio primario na caixa que tem para ai metade do diametro dos 9000 trionic.

Trionic é gestão electronica desnvolvida por engenheiros da SAAB e unicamente SAAB. Não existe, nem existira nunca em nenhum motor de outra marca GM como por exemplo a OPEL, etc.

Motronic da LH é "lixo" comum entre Volvo, BMW, Porsche e 9000 não Trionic

Um B202 com 300 CV da tantos problemas como um B204 se não lhe derem a devida manutenção.

Sabes, também gosto de algum desse lixo... Mas o sistema LH da SAAB felizmente é Jetronic, e sim sei qual a diferença entre eles!  :P :P O0 :D

Já agora podes ficar com os pedais e vê lá não faças muito alarido senão volto a colocar-te o selim na bicla!!  :))) :))) :))) :))) :))) :|@ :|@ :|@
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: ciber007 em 20 de Março de 2014, 23:16
Catroia, a resposta foi dada no mesmo tom que escreveste o teu post. De certeza que concordas que não foi a maneira mais agradável de falar as coisas, como foi observado por outras pessoas.

Seja como for não tenho qualquer problema contigo e muito menos em tomarmos um café para discutirmos esta questão. Só não gosto de extremismos e que ao fim ao cabo estava a inferiorizar os carros dos outros e as suas opções. Nunca o fiz a ninguém e como tal não gosto que o façam a mim.

Concordo sim que todos os SAAB são de facto especiais e merecem o nosso respeito.

Abraço.

Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: SMAP em 20 de Março de 2014, 23:17
Sabes, também gosto de algum desse lixo... Mas o sistema LH da SAAB felizmente é Jetronic, e sim sei qual a diferença entre eles!  :P :P O0 :D

Já agora podes ficar com os pedais e vê lá não faças muito alarido senão volto a colocar-te o selim na bicla!!  :))) :))) :))) :))) :))) :|@ :|@ :|@

Eu não sei a diferença, mas tambem não me preocupa pois gosto mesmo é de Trionic ...
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 20 de Março de 2014, 23:21
Catroia, a resposta foi dada no mesmo tom que escreveste o teu post. De certeza que concordas que não foi a maneira mais agradável de falar as coisas, como foi observado por outras pessoas.

Seja como for não tenho qualquer problema contigo e muito menos em tomarmos um café para discutirmos esta questão. Só não gosto de extremismos e que ao fim ao cabo estava a inferiorizar os carros dos outros e as suas opções. Nunca o fiz a ninguém e como tal não gosto que o façam a mim.

Concordo sim que todos os SAAB são de facto especiais e merecem o nosso respeito.

Abraço.

Quanto a isto já está tudo, há muito, esclarecido.

Há-de só reparar numa coisa, ínfima, mas importante, que foi que o seu post foi de facto de um tom diferente do meu, uma vez que nunca o insultei de forma literal ou deliberada, nem a ninguém do fórum.
Outra coisa, se fui extremista, foi porque estavam a ser separatistas... Mas como o assunto lhe agradava não reclamou, só o fez quando eu me senti incomodado.
Quanto ao café, respeitosamente declino.
Obrigado.

Cumprimentos,
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 20 de Março de 2014, 23:48
Ohhhh Catroia!!!!! E comigo?? Tomas café? Preferia umas minis... mas se tiver de ser, venha de la o Delta (e pode ser o Lancia Delta tambem >:D )
Ohhhh ciber007, se tivesses bela perna nao escapavas ao Catroia  :-*

Meninos, comportem-se... estamos aqui para aprender e ajudar...

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: ciber007 em 21 de Março de 2014, 00:00
Vamos la ver uma coisa.

Não fui só eu a notar que as suas palavras não caíram bem.

No entanto e após insistirem que a forma como as mesmas foram ditas não eram no sentido perjurativo vim aqui assinalar que da minha parte esta tudo esclarecido e que não ha qualquer ma vontade.

Se quer amuar e acabar com este assunto desta forma por mim tudo bem. RESPEITOSAMENTE O FAÇO.

Cumprimentos.

Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: TesZero em 21 de Março de 2014, 09:05
Acho que todos nós já percebemos que ninguém quis insultar ninguém... ou mesmo quis de alguma forma faltar ao respeito...

Conhecendo o Catroia como conheço (assim como outras pessoas o conhecem) apercebi-me logo que foi um desabafo, daí os meus comentários ao post dele terem sido esclarecedores para a comunidade e não contra ele (como ele percebeu).

Portanto... é completamente escusado haver aqui chatisses com interpretações banais...  :)

Café, francesinha, minis... e meninas arreliadas... venham elas :)

Bem... Ciber, espero que tenhas percebido que não foi intensão do catroia atacar nada e nem ninguém, foi um mau dia e um desabafo.

Catroia, espero que percebas que ninguém aqui tem intenções de ser separatista no que quer que seja. Quanto às gestões e modelos penso que estamos esclarecidos, pelo menos de minha parte penso que deixei claro o porquê de sugerir e continuar a sugerir trionic´s vs LH´s.

:D

Abreijos
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: TesZero em 21 de Março de 2014, 09:15
Este tópico teve inicio no seguinte tópico: Radiador de Chauffage (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1487.0)

Foi criado este novo tópico dentro da secção do SAAB 9000 para que seja discutido este assunto atendendo ao fato que não tem haver com o assunto inicial do tópico anterior.

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 21 de Março de 2014, 10:24
Este tópico teve inicio no seguinte tópico: Radiador de Chauffage (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1487.0)

Foi criado este novo tópico dentro da secção do SAAB 9000 para que seja discutido este assunto atendendo ao fato que não tem haver com o assunto inicial do tópico anterior.

Abraço

Obrigado pelo trabalho!
Como sempre, excelente.

Só não concordo com o título (lá vem ele outra vez, dizes tu...) lolololol

Deveria ser: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!

Tenho dito.

 O0 O0 O0 8)) 8)) 8))
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 21 de Março de 2014, 10:28
Ohhhh Catroia!!!!! E comigo?? Tomas café? Preferia umas minis... mas se tiver de ser, venha de la o Delta (e pode ser o Lancia Delta tambem >:D )
Ohhhh ciber007, se tivesses bela perna nao escapavas ao Catroia  :-*

Meninos, comportem-se... estamos aqui para aprender e ajudar...

Abraço

Só se trouxeres uma bruta mini-saia, depilação feita e um top da Buondi!! E atenção ao exagero de pintura!! Ok, tá bem, podes trazer uns tócolantes no rabo!
 :))) :))) :))) :))) :))) :))) :))) :>S :>S :>S :>S :>S
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Dhc em 21 de Março de 2014, 15:46
... Ó Catróia, tens de lhe juntar uma farta cabeleira e uns saltos altos...  :))) :)))

Ps. Kamuma... começo a ficar preocupado com as tuas opções... (aquelas do fb...)... :D :D
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 21 de Março de 2014, 15:53
Que caraças... vai mas é beber vodka com os teus amigos russos em cuecas  :P

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Dhc em 21 de Março de 2014, 15:57
...Por norma não bebo bebidas alcoólicas, no entanto Kamuma... estou mesmo a ficar preocupado... tu queres ver...  ??? :-[
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Guest em 21 de Março de 2014, 16:00
Pois... ficas a ver   :P
Mas sabes que mais, preferia que todos fossem homossexuais (os homens)! Por isso nao te preocupes ^-^

Abraço
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: Dhc em 21 de Março de 2014, 16:04
Ahhh pois... (lá vai off topic...), mas isso na teoria até eu concordo contigo, desde que esses que falas estejam muuuuuuiiito longe de mim!!!  :D :D entendi a tua mensagem...
Fiquemos por aqui!!  O:-) O:-)
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: jmcatroia em 21 de Março de 2014, 16:09
Houve uma ocasião que lavei os "schlaps" com Omo. Será que conta?
 :))) :))) :))) O:-) O:-) O:-) :>S :>S :>S
Título: Re: Trionic Vs Jetronic LH
Enviado por: TesZero em 24 de Março de 2014, 09:52
Só não concordo com o título (lá vem ele outra vez, dizes tu...) lolololol

Deveria ser: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!

Concordo e está alterado....

Mas se continuarem com estas conversas abixanadas... vou ter que alterar de novo...
lol

Abraço
Título: Re: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!
Enviado por: Dhc em 24 de Março de 2014, 16:53
Olha outro...  :D
Título: Re: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!
Enviado por: SMAP em 25 de Março de 2014, 09:26
Eu não concordo ... Trionic não é uma evolução de LH.

Trionic é um sistema desenvolvido do 0 pela SAAB.

LH é um sistema BOSCH que não era bom o suficiente para o que a SAAB precisava a nível de gestão de motor ... não vejo outra razão para a SAAB investir num sistema desde o 0

E se esquecermos os 9000 a SAAB continuou a investir nos seus sistemas Trionic, Trionic 7 com 9-5 9-3 e Trionic 8 com 9-3 SS
Título: Re: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!
Enviado por: TesZero em 10 de Abril de 2014, 10:25
Sim... mas investiu / melhorou em tudo...
sendo o caso mais escandaloso o do GPS do 9-3ss que ficou um fortuna simplesmente porque o sistema Opel "não era suficientemente bom"

O facto de se mencionar uma melhoria, não reuqer que seja uma continuidade ou evolução...

Eu passei de Seat para SAAB... foi uma melhoria... e não têm nada haver um com o outro...
Passei de peugeot para SAAB... foi uma melhoria... e não têm nada haver um com o outro...

Se era bom... ficou melhor...

logo o titulo está bem aplicado.

Abraço
Título: Re: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!
Enviado por: rodinhas em 21 de Setembro de 2014, 11:01
O melhor é o trionic, até purifica o ar que os outros carros poluem  :D

http://www.youtube.com/watch?v=-KgH6WT1paU (http://www.youtube.com/watch?v=-KgH6WT1paU)
Título: Re: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!
Enviado por: SMAP em 21 de Setembro de 2014, 16:16
O melhor é o trionic, até purifica o ar que os outros carros poluem  :D

Muito bom O0
Título: Re: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!
Enviado por: Dhc em 21 de Setembro de 2014, 16:28
Uma vez mais, é como tudo, ainda ontem me desloquei à capital para comprar um Trionic e... ficou lá, está morto, bem morto! o Lh da galinha, ainda anda.
Acho que de uma vez, este tópico está mais que esclarecido.
Título: Re: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!
Enviado por: lppainco em 21 de Setembro de 2014, 19:31
Jmcatroia não sei se é este sensor que precisas da cambota para o teu amigo.

http://www.skandix.de/en/spare-parts/electrics/sender-units-sensors/sensor-crankshaft-pulse/765/ (http://www.skandix.de/en/spare-parts/electrics/sender-units-sensors/sensor-crankshaft-pulse/765/)

eu comprei a um tipo no ebay e veio de chicago por 70€ já com portes se nao me engano. E era pelo menos em aparência novinho. Eu suspeito que equipe também outras marcas mas não tenho a certeza.
É o que fica por detrás da poleia da cambota.

Título: Re: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!
Enviado por: TesZero em 22 de Setembro de 2014, 09:24
Uma vez mais, é como tudo, ainda ontem me desloquei à capital para comprar um Trionic e... ficou lá, está morto, bem morto! o Lh da galinha, ainda anda.
Acho que de uma vez, este tópico está mais que esclarecido.

Começa a comprar trionics no Porto...
isso foi um problema regional :P :P :P :P :P

Lá para baixo está tudo morto...
vê-se bem pela cafezada lá de baixo em que não saem datas :P :P :P

lol

Título: Re: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!
Enviado por: Dhc em 22 de Setembro de 2014, 21:09
A brincar que o digas, há um aí (esta semana estou em Fr) que talvez me venha parar a casa não tarda muito...  :) :)
Título: Re: O que já era bom, melhorou! LH to Trionic!
Enviado por: Dhc em 11 de Abril de 2016, 13:28
Senti nostalgia a ler este tópico! curiosamente, esta semana tenho de resolver alguns (para mim bastantes) problemas no meu ''aniversário'' trionic 5.5 (não devia ser suposto, esteve à alguns meses na oficina...) ou levar o ''verde'' (também trionic) à inspecção! curiosamente o Lh da galinha continua a funcionar ser nada de relevante a apontar!! :D :D