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Oficina => Electricidade / Electrónica => Tópico iniciado por: CCMendes em 14 de Agosto de 2019, 05:46

Título: Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático
Enviado por: CCMendes em 14 de Agosto de 2019, 05:46
Boas,

o ponteiro da temperatura do meu Tid está com um comportamento errático: ao desligar o carro, não volta para a posição de "descanso". Se entretanto o motor do carro arrefecer por não estar a ser utilizado, quando volto a ligar o carro e com o aquecer natural do motor, o ponteiro sobe mais até estabilizar com o atingir a temperatura normal de funcionamento. Isto repete-se sucessivamente se não retirar e colocar o fusível do quadrante, acção esta que faz o ponteiro retornar à posição de "descanso". Estranhamente, se desligo o borne da bateria sem mexer no fusível, o ponteiro permanece "pasmado", não volta à posição de "descanso". O marco dos 75000km ficou assim registado:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

A rotação foi sempre no sentido dos ponteiros do relógio. Nessa altura ainda não tinha descoberto que o retirar do fusível do quadrante corrigia (provisóriamente) a situação pelo que o ponteiro aproveitou para "passear" o que quiz lololol

Alguém sabe o que poderá estar a originar isto? como poderei resolver? Sugerem trocar quadrante por outro usado? reparar o meu num especialista?

Título: Re: Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático
Enviado por: jcpbatista em 16 de Agosto de 2019, 12:46
A bateria está boa, o carro pega bem?
Título: Re: Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático
Enviado por: Tweety em 16 de Agosto de 2019, 23:28
É um problema comum. ainda não encontrei nenhuma solução definitiva. (Já pensei em por um interruptor em série com o fusivel)
Título: Re: Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático
Enviado por: celso em 17 de Agosto de 2019, 02:19
Desmontar o quadrante e tentar colocar no sitio manualmente a ver se após montagem fica corrigido?
Título: Re: Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático
Enviado por: Tweety em 17 de Agosto de 2019, 21:09
Para isso basta tirar o fusivel 4 que ele volta ao sitio
Título: Re: Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático
Enviado por: CCMendes em 21 de Agosto de 2019, 00:44
Viva,

JCPBatista, a bateria é nova pelo que creio que não seja essa a causa se bem que a marca não seja premium tipo Varta ou Bosch. A marca foi sugerida por serviço Euro Repair.

Tweety, também já pensei na solução de um "botão extra" mas custa-me estar a ir por uma adaptação ao carro.

Celso, "atacar" directamente ao ponteiro creio que não irá resolver pois o que acontece é que o mecanismo que o faz mexer não apresenta problema aquando da rotação no sentido dos ponteiros do relógio mas sim na rotação anti-horária quando desligo o carro (não roda) o que me faz pensar que se mudar a posição física do ponteiro, o problema persistirá com a agravante de que ao retirar o fusível, o ponteiro não retornará à posição de "descanso" correcta mas sim à induzida por mim.

Para já vou tendo paciência e vou tirando o fusível 4 de quando em vez para "zerar" o ponteiro.
Título: Re: Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático
Enviado por: jcpbatista em 26 de Agosto de 2019, 21:33
Confirma se os pontos de massa estão limpos e sem oxidação. Penso que se encontram junto à  bateria e no sentido oposto
Título: Re: Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático
Enviado por: CCMendes em 10 de Setembro de 2019, 18:06
Viva JCPBatista,

Eu limpei e apliquei limpa contactos na massa existente atrás do quadrante e também aquela que fica no compartimento motor entre a caixa de fusiveis/relés e a embaladeira do lado do condutor. Pela tua dica parece-me que me está a escapar outra ligação de massa ao chassis. Consegues descrever-me com mais detalhe esse ponto a que te referes?
Título: Re: Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático
Enviado por: schmith em 19 de Setembro de 2019, 00:03
Já vis-te o sensor de temperatura que está no corpo do termoestato? e o sensor de temperatura da rua está a dar valores certos??

o carro tem 4 sensores de temperatura
1 a frente no parachoeque
1 no tecto do carro ao  pé do espelho
1 nos circuitos de circulação de ar  condicionado do carro
1 no corpo do termoestato 

Ao ligar a maquina ao carro e ler a temperatura do motor este vai ter a temperatura certa dos 90ºC
o que voce pode fazer é comprar um termoestato novo (caro) ou comprar um sensor de temperatura (barato) mas para saber qual é vocÊ tem de ter o carro quente e ler com uma maquina de diagnostico.

Depois de ter a maquina ligada vai ao motor e desliga uma ficha até perder o valor da temperatura do motor e ai descobre .

Por experiencia propria no corsa 1.5 Td  o sensor ou interruptor que fica agarrado ao radiador perdeu propriedades ou seja qdo era novo fazia trabalhar a ventoinha aos 90ºC mas com o passar dos anos a qualidade do material no interior do sensor foi-se perdendo e este já so fazia ligar a ventoinha aos 100ºC

por isso é provável que o sensor esteja a dar informação errada a centralina.

Qdo voce retira o fusível voce faz um reset e ela vai buscar o valor padrão que está na EEPROM gravada inicialmente depois começa a comparar com os valores que vem do sensor.

verifique também se nao tem fios trilhados ou descarnados na ficha dos sensores de temperatura.(da frente e do termoestato)

se voce usar uma maquina de diagnostico vai dizer que o sinal tem a tensão elevada ou a tensão baixa.

o que isto quer dizer é que o fio que dá o sinal está em contacto com a chapa e o sinal é baixo
ou o fio está trilhado descarnado com o outro fio dentro da manga tubo de plastico e o sinal é alto.

siga a ficha puxe os fios para fora e veja o estado deles se precisar de manga reticulada é só passar numa casa de eletricidade que eles tem igual.

http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=2&t=187292 (http://www.uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=2&t=187292)
Título: Re: Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático
Enviado por: CCMendes em 24 de Setembro de 2019, 12:56
Obrigado Schmith,

A cablagem que verifiquei não pareceu danificada e os valores dos sensores de temperatura não parecem errados. Parece mesmo que o problema está no motor do ponteiro, que por algum motivo não executa o movimento para o "zero" quando desligo o carro. Ainda não sei bem como resolver este ponto dado que os electricistas a que fui na zona de Lisboa, nenhum mexe nestes quadrantes Saab...
:/