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20 de Outubro de 2019, 15:31

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Autor Tópico: Anti lag System  (Lida 8047 vezes)

Offline ciber007

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Anti lag System
« em: 29 de Outubro de 2013, 14:21 »
Na sequência de uma conversa com um membro do forum que desconhecia este sistema, resolvi criar um tópico e discutir este add-on que podemos fazer nos carros com turbo.

Já vou deixar uns vídeos que explicam e exemplificam esta aplicação mas basicamente trata-se de furar o colector, colocar uma válvula by-pass da admissão e sempre que o carro se encontra ao ralenti ou na troca de mudança é injectada gasolina para o colector que vai explodir e criar ráteres no sistema de escape enquanto que ao mesmo tempo essa mesma explosão causa pressão nas pás do turbo e faz rodar o mesmo.

Consequentemente podemos estar ao ralenti e ter 0.8bar de pressão, por exemplo. Acho que os vídeos demonstram bem. Muitos já devem ter ouvido o ráter dos carros de rally quando trocam de mudança mas não sabiam o porquê.  O0

Funcionamento do sistema
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Exemplos de aplicações
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Pode-se instalar e activarmos apenas quando quisermos. Contras só encontro o facto de colocarmos mais stress no turbo e no colector que muitas vezes tem de ser reforçado.

Abraços.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2013, 14:30 por ciber007 »
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Re: Anti lag System
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2013, 14:31 »
Gostei dos videos... :D


Agora, será que isso não influencia a durabilidade dos nossos carros? Os carros de competição são feitos para terem motores sobre grande stress e durarem pouco.
No domingo, numa conversa com o Quimavr, ele façou-me num pessoal que até faz um "nitro" dos pobres injectando na admissão Spray de Travões :o :o e diz que funciona... A questão é que existem muitas soluções para o "power", mas serão eficientes na durabilidade dos motores ou não?

Abraço

Offline ciber007

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Re: Anti lag System
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2013, 15:16 »
Como diz no vídeo do rapaz a explicar, isto causa mais stress no colector e no turbo.

Agora, para um carro de brincadeira ou para o nosso mas só ligar raras vezes, já deve servir. Aquilo só activa quando quisermos.

Um SAAB 9000 a passar tudo e todos como no vídeo.....................ah máquina do demo  :))). O pessoal fica  :D

Abraço!
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Offline Nicodemus

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Re: Anti lag System
« Responder #3 em: 29 de Outubro de 2013, 19:10 »
Para o anti lag funcionar como se vê nos carros de rally, não é apenas uma questão de ar e gasolina, mas sim um de avanço.

Para que a explosão seja retardada, isso é, para que a explosão não se execute na câmara nem no cilindro, o avanço tem que ser posto no momento de feixo da válvula de escape, assim a mistura arde nos colectores/turbo criando volume de ar e mantendo assim o turbo em rotação.

Os problemas aqui são:

Como desregular o avanço em desaceleração.
Que quantidade de ar deixar passar (quanto mais ar, mais custa ao motor comprimir)
Em quanto tempo o alumínio irá aguentar a oxidação da gasolina não queimada
E quanto tempo irá o conjunto turbo/colectores aguentar tanto calor (a temperatura média das explosões são na ordem dos 1700º)

Os carros de rally com anti lag são carros PRO e de equipas ou pessoas com dinheiro e patrocínios bons, se partir mete novo, se não partir... também mete novo por descargo de consciência.

Há carros que saem de origem com injecção de água, como exemplificado noutro tópico pelo Castelar, outors com chargecoolers (ar-água), outros com injectores para o intercooler, outros com taxas de compressão variável, ou arvores de cames variáveis, etc etc, mas o anti lag é destruidor para um motor, seja ele de estrada ou de corrida.


Compreendo o teu ponto de vista ciber007, mas acredita, além de não ser fácil, ias ter graves problemas de turbo, colectores, juntas e afins por causa do anti lag  ;)

Abraço
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Offline TesZero

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Re: Anti lag System
« Responder #4 em: 30 de Outubro de 2013, 06:56 »
nicodemus, não é uma questão de avanço porque a explosão nem se dá na câmara de combustão....

segundo o esquema do ciber, é mesmo dentro do colector de escape, antes do turbo... havendo um injector de gasolina lá...

o meu já nada muito, se quiser rateres assim, coloco um coluna no escape a fazer barulho :P

A ideia é engraçada... mas explosões as pás do turbo não me cheiram bem :P :P :P

Abraço

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Offline ciber007

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Re: Anti lag System
« Responder #5 em: 30 de Outubro de 2013, 12:29 »
Nico,

Isto é mais um curiosidade que outra coisa.

Há duas maneiras de fazer isto: por válvula ou por ignição. Este que apresentei é por válvula.

Se virem o primeiro vídeo até ao fim vêm que ele tem no quadro a referência ao colector e turbo como sendo os componentes que vão sofrer mais. Acredito também que no rally o sistema esteja programado para o máximo porque se partir tem mais para trocar. No caso de algo que se instalasse para brinca seria diferente porque se pesquisarem no Google e no Youtube não faltam carros com isso instalado, desde Imprezas, Eclipses, etc. Até Civic's com turbo  ;D.

É como referi, uma preciosidade que partilhei convosco. Pode ser que um dia num 9000 de brincadeira faça isso. Quem sabe!!!  >:D
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Offline teco

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Re: Anti lag System
« Responder #6 em: 09 de Novembro de 2013, 01:27 »
eu diria que quem queira menos lag mantem o t25 e junta um sistema de agua metanol para ganhar 70 cavalitos +- e ter temperaturas mais baixas...

mas como a maioria da malta aqui coloca td04 diria que seguem a velha máxima, lag de turbo é como preliminares, sabes que esta para chegar qualquer coisa E VAI SER BOM!
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Offline ciber007

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Re: Anti lag System
« Responder #7 em: 10 de Novembro de 2013, 21:32 »
É isso!  ;D
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Offline Dhc

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Re: Anti lag System
« Responder #8 em: 24 de Dezembro de 2013, 23:11 »
Apresento outra ideia que tenho já à algum tempo, e se colocar um pequeno compressor do género dos utilizados pelas buzinas a ar directamente ligado ao intercooler com uma válvula anti-retorno para quando o turbo comece a ''carregar'' evite a perda de ar/retorno ao compressor? assim mantêm-se a pressão de ar na admissão via intercooler, e quando o turbo ''carregar'', o colector de admissão já está à pressão desejada! no entanto tenho uma dúvida, é que ar a mais na admissão antes do turbo comprimir deve ser compensado também com combustível para manter uma estequiometria perfeita julgo eu...
Ajuda para tirar dúvidas precisa-se... :|@ :|@
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Offline TesZero

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Re: Anti lag System
« Responder #9 em: 25 de Dezembro de 2013, 17:09 »
tu podes colocar o ar que quiseres antes do turbo...

O mapa não lê o ar mediante o que o turbo roda... (nos trionic, claro, no jetronic já não é assim)...

O mapa lê o que deve de injectar através só sensor de pressão (map)

O sistema que referes é o conceito parecido a um compressor...
só que em vez de teres o ar comprimindo numa lata.... tens um compressor que o gere...

Contudo isso será bom para turbos GRANDES.....
teres um compressor num "turbito" como o TD04..... é mal empregue...

Agora... se pegares num TD04 e colocares um intercooler ar /agua... isso sim... dimunui o lag quase a ZERO!!!...

existem varios carros a ter esse intercooler de origem... Tenho um em casa para instalar.

Já foi testado e é o mesmo que ter o turbo ligado ao acelerador :) :) :)

O ar vai directamente do turbo para a admissão, não tem que encher o intercooler...

O ar em vez de passar por dentro de um intercooler, atravessa um radiador de água fria. Simples.

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Offline cesar pinto

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Re: Anti lag System
« Responder #10 em: 25 de Dezembro de 2013, 18:55 »
tens que arranjar 2 desses pra mim ::P O0
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Offline TesZero

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Re: Anti lag System
« Responder #11 em: 25 de Dezembro de 2013, 18:58 »
tenho um....

para mim :P

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Offline ciber007

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Re: Anti lag System
« Responder #12 em: 28 de Dezembro de 2013, 16:12 »
A ideia do Dhc penso que já é ou já foi utilizada em alguns veículos de competição.

O intercooler ar-água parece-me ser um bom apetrecho para os 9000  ;D. Vou aguardar pelo feedback do Tes pois ele já me tinha falado nisso e embora eu já conheça o sistema há algum tempo nunca encontrei ninguém que usasse.
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Offline TesZero

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Re: Anti lag System
« Responder #13 em: 29 de Dezembro de 2013, 12:09 »
Este meu sistema já foi testado em outro 9000 com um td04 e o comentário foi o seguinte : "Sá a sensação que o acelerador está directamente ligado ao turbo" :P

portanto, não deve de ser muito mau :P :P :P

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