* *
Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
20 de Outubro de 2019, 14:33

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Autor Tópico: SAAB 9-3 (1998-2002)  (Lida 11850 vezes)

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1204
  • Actividade:
    0.04%
  • Localização:
    Braga
SAAB 9-3 (1998-2002)
« em: 24 de Outubro de 2012, 16:28 »
História:

O SAAB 9-3 é um carro do segmento pequeno executivo produzido pela SAAB em Trollhättan, Suecia desde 1998 até 2003.
O 9-3 partilha da plataforma GM com o Opel Vectra.


A primeira geração do 9-3 é uma versão melhorada significativamente do 900 anterior. A SAAB anunciou mais de 1100 alterações em relação ao modelo 900, incluindo uma suspensão revista para melhorar o comportamento. Tinha também ligeiras alterações a nível estético, como por exemplo spoiler no portão traseiro e remoção das palas nas rodas da frente.
O 9-3 estava disponível em 3 versões, 3 portas, 5 portas e cabrio.

___________________________________________________________

Dados técnicos

Em termos de motores, o 9-3 foi o primeiro SAAB a dispor de motor a gasóleo.

Lista de motores disponíveis:
1998 a 2000
  • B204i - Motronic - 130cv
  • B204E - Trionic 5 - Turbo T25 - 154cv
  • B204L - Trionic 5 - Turbo T25 - 185cv
  • B204R - Trionic 5 - Turbo T25 - 200cv

Nota: Entre o B204L e o B204R a principal diferença é o software da centralina, intercooler e a afinação da pressão base da wastegate.

2000 a 2002 (2003 nos Cabrio)
  • B205E - Trionic 7 - Turbo GT17 - 150cv
  • B205L - Trionic 7 - Turbo GT17 - 185cv
  • B205R - Trionic 7 - Turbo TD04 - 205cv
  • B235R (Desde 1999) - Trionic 7 - Turbo TD04 - 230cv
  • D223L (2000/2001) - 115cv
  • D223L (2001/2002) – 125cv

Nota: Entre o B205E e o B205L, a unica diferença é a programação da centralina.

SAAB 9-3 Viggen

Em 1999 foi lançado o 9-3 mais potente de sempre, o "Viggen", o nome foi escolhido em homenagem ao avião SAAB 37 Viggen. A produção terminou em 2002.
O Viggen vinha equipado com um motor turbocomprimido de 2300cc (B235R) com 230cv e 350Nm, debitando 1,1 bar do turbo Mitsubishi TD04HL-15t.

Anunciava uma aceleração dos 0 aos 100Km/h em 6,4 segundos com uma velocidade máxima de 250Km/h (limitada eletronicamente).

Foram alterados os seguintes componentes mecânicos para lidar com a performance adicional:
  • Embraiagem e prensa reforçadas
  • Suspensão rebaixada e com uma taragem mais elevada
  • Amortecedores mais firmes
  • Juntas homocinéticas e transmissões da frente reforçadas
  • Discos da frente de 308mm

Para ajudar os pneus da frente a lidar com a quantidade de binário disponível, o mesmo foi limitado eletronicamente:
1ª limitada a 250 Nm
2ª limitada a 330 Nm
3ª em diante tinham o binário complete de 350 Nm

Em 1999, o Viggen foi o primeiro 9-3 a usar o sistema de gestão Trionic 7, que processa 2 milhões de cálculos por segundo, para analisar temperaturas de combustão, gestão do turbo, controlo do binário e outras informações criticas ao funcionamento do motor. O Viggen em 2001 também recebeu TCS (Sistema de controle de tração).

O Viggen tambem disponha de uma asa traseira especial, aumentando a pressão gerada pelo vento (downforce) em 50%.
Tinha também para-choques e saias laterais especificas. (A partir de 2001 a versão AERO também tinha esse kit em opção).

Os interiores estavam disponíveis em 4 cores: Preto, Preto/Azul, Preto/Laranja e Creme.
___________________________________________________________

Outras informações

Algumas curiosidades:
O motor B205R da SAAB debitava uma potencia especifica superior ao Audi RS4 do mesmo ano (102cv/l contra 100cv/l).
O motor B235R da SAAB debitava menos 6Nm que um M3 E46.
Foram produzidos 326370, dos quais apenas 4600 são Viggens.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 00:09 por TesZero »
  • SAAB 9-3 S 2.0t - Stage 1 - 2002 = Carro de corrida
  • FORD Maverick 2.7TDI LWB - 1997 = TT para 7
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Smart ForFour EQ - 2019 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline 26fatboy

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 588
  • Actividade:
    0%
Re: História do modelo 9-3 (1998 a 2002)
« Responder #1 em: 25 de Outubro de 2012, 22:57 »
Fantástico! Bela apresentação deste modelo!
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150Cv (2004)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150CV kit AERO (2005)
  • Saab 93-SS Vector 1.9TTID 180CV (2010) Pag 13/16

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: História do modelo 9-3 (1998 a 2002)
« Responder #2 em: 26 de Outubro de 2012, 04:17 »
Muito boa apresentação :D

Obrigado

Abraço

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: História do modelo 9-3 (1998 a 2002)
« Responder #3 em: 29 de Outubro de 2012, 18:41 »
3 comentários

já que referiste a versão trionics nos outros colocas

2.2. tid 115cvs EDC15 (centralina à parte)
2.2 tid 125 PSG16 (centralina em cima da bomba)

viggen, o avião com a pior barra estabilizadora traseira que alguem colocou num saab com aquela cavalagem. A TROCAR SEMPRE
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline mpinto

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 27
  • Actividade:
    0%
Re: História do modelo 9-3 (1998 a 2002)
« Responder #4 em: 01 de Novembro de 2012, 00:03 »
o spoleir traseiro também existe no 900 e as palas nas rodas da frente existem no 9-3.
As alterações são a colocação da matricula traseira que passou do para choques para a tampa da mala, os para-choques são diferentes assim como a grelha da frente.
o mecanismo da direção e da suspensão sao diferentes e passou a contar com a barra establizadora de série e no 900 era opcional   
  • Saab 9-3 SE TID 1998

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: História do modelo 9-3 (1998 a 2002)
« Responder #5 em: 03 de Novembro de 2012, 02:11 »
Posso para os diesel colocar todas as verses de centralina (dividir asd psg16 em c2 e 3:6... Penso que 3:7 Sao so nos novos) e software de cada um...

Queres?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Enciclopédia – Recolha de Informação – SAAB 9-3 (1998-2002)
« Responder #6 em: 03 de Novembro de 2012, 04:23 »
primeiro tópico alterado, peço que todos colaborem com o pedido. :D

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1204
  • Actividade:
    0.04%
  • Localização:
    Braga
Re: Enciclopédia – Recolha de Informação – SAAB 9-3 (1998-2002)
« Responder #7 em: 05 de Novembro de 2012, 15:13 »
Tenho andado com pouco tempo disponivel.
Mas em breve adiciono as correções mencionadas.

Tal como indiquei, a fonte foi a Wikipedia.
  • SAAB 9-3 S 2.0t - Stage 1 - 2002 = Carro de corrida
  • FORD Maverick 2.7TDI LWB - 1997 = TT para 7
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Smart ForFour EQ - 2019 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Enciclopédia – Recolha de Informação – SAAB 9-3 (1998-2002)
« Responder #8 em: 05 de Novembro de 2012, 23:41 »
9-3 1998-2002 2.2 TID (115 e 125cvs)

9-3 (9400),D223L EDC15 1998-2001

1998-06-08 US2MIKTE
BOS 010E01
   

1998-01-01 US2MIKM1
BOS 010E01
Initial software release.

9-3 (9400),D223L,PSG16 C2 2001
versões sw

2002-05-23 2SC4LM80
BOS 010500, BOS000001, BOS 011500, BOS000003
Improved diagnosis for P0314.

2001-06-25 2SC4LM70
BOS 010500, BOS000001, BOS 011500

2001-03-01 2SC4LM60
BOS 010500, BOS000001, BOS 011500
   
2001-02-01 2SC4LM50
BOS 010500, BOS000001, BOS 011500
   
2001-01-01 2SC4LM40
BOS 010500, BOS000001, BOS 011500
   
2000-11-01 2SC4LM30
BOS 010500, BOS000001, BOS 011500

2000-06-01 2SC4LM20
BOS 010500, BOS000001, BOS 011500

2000-05-10 2SC4LM10
BOS 010500, BOS000001, BOS 011500
Initial software release.


9-3 (9400),D223L,PSG16 C3:6 2001-2002
   
2002-05-23 CSCMLM40
BOS 011900, BOS000002, BOS 011401, BOS000003
Improved diagnosis for P0314.

2001-06-06 CSCMLM30
BOS 011900, BOS000002, BOS 011401
Initial software release.

2001-01-02 ASCMLM60
BOS 011900, BOS000002, BOS 01140
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Enciclopédia – Recolha de Informação – SAAB 9-3 (1998-2002)
« Responder #9 em: 07 de Novembro de 2012, 11:44 »
Teco... ao colocares as coisas, coloca de forma organizada e que todos consigamos perceber o que estas a postar :|

isso são as versões de firmware?

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1204
  • Actividade:
    0.04%
  • Localização:
    Braga
Re: SAAB 9-3 (1998-2002)
« Responder #10 em: 15 de Julho de 2013, 14:50 »
Deixo aqui um video engraçado das explicações de um dos engenheiros envolvidos no desenvolvimento do 9-3 Viggen.

O inglês do homem é um pouco esquesito, mas dá para perceber.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • SAAB 9-3 S 2.0t - Stage 1 - 2002 = Carro de corrida
  • FORD Maverick 2.7TDI LWB - 1997 = TT para 7
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Smart ForFour EQ - 2019 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline polotop

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 26
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 9-3 (1998-2002)
« Responder #11 em: 28 de Agosto de 2014, 13:19 »
muito boa apresentação,
obrigado
  • cabriolet 93 turbo  1999

 

45 Visitantes, 1 Membro