* *
Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
10 de Dezembro de 2019, 00:54

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Autor Tópico: Saab 93 2001 GPL  (Lida 5386 vezes)

Offline joaofrm

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 129
  • Actividade:
    0%
Saab 93 2001 GPL
« em: 27 de Março de 2014, 12:04 »
Boas pessoal,

O objectivo que gostava de atingir com este tópico seria encontrar qual o melhor equilíbrio entre consumo/potência.

Quando coloquei o kit GPL no carro andava com um mapa de 150 cv (original) e os consumos até nem eram maus.
Com o upgrade para 210 cv os consumos melhoraram, assim como o desempenho do carro, isto admitindo que a minha condução mantém-se.
Neste momento com 270 cv com 40litros de GPL apenas consigo percorrer 300km em cidade. Obviamente que não se pode querer o céu e a terra.

Tenho notado que vários users utilizam bastante o mapa de 185 cv quando querem bons consumos.
Qual seria o mapa mais indicado para condução em cidade?
  • Saab 9-3 SE 2001

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1207
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #1 em: 27 de Março de 2014, 12:22 »
Não é assim tão linear.

Falta-te mencionar que quando fizeste o ugprade de 210 para 270, alteraste turbo (e escape) certo?

Assim sendo, mesmo em condução calma tens "menos turbo", pois o regime de funcionamento dos TD04 é mais alto (acima das 2200RPM), enquanto no GT17 já funciona bem na ordem das 1500RPM.
  • SAAB 9-3 S 2.0t - Stage 1 - 2002 = Carro de corrida
  • FORD Maverick 2.7TDI LWB - 1997 = TT para 7
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Smart ForFour EQ - 2019 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline joaofrm

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 129
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #2 em: 27 de Março de 2014, 12:29 »

Falta-te mencionar que quando fizeste o ugprade de 210 para 270, alteraste turbo (e escape) certo?

Sim turbo para TD04-15T e o escape de 3' até meio do carro.

Assim sendo, mesmo em condução calma tens "menos turbo", pois o regime de funcionamento dos TD04 é mais alto (acima das 2200RPM), enquanto no GT17 já funciona bem na ordem das 1500RPM.

Mas sinto mais binário em baixas neste momento, admito que o escape e o filtro KN tenha ajudado.

Estou a pensar em fazer um downgrade para os 185 quando tiver necessidade de fazer bons consumos.
Será que é uma boa politica?
  • Saab 9-3 SE 2001

Offline Lfteixeira

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1207
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Braga
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #3 em: 27 de Março de 2014, 16:45 »
O filtro KN não faz nada.
O escape ajuda o turbo a expelir melhor os gases de escape, subindo assim mais rapidamente de rotação.

Mas continuaste sem perceber, a área ideal dos 2 turbos é diferente.
Até podes por o TD04 com 100cv, que vai continuar a consumir o mesmo (assumindo que todas as outras variáveis permanecem iguais.)
  • SAAB 9-3 S 2.0t - Stage 1 - 2002 = Carro de corrida
  • FORD Maverick 2.7TDI LWB - 1997 = TT para 7
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Smart ForFour EQ - 2019 = Carrinho de choques
Um abraço.

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #4 em: 10 de Abril de 2014, 11:00 »
td04 com 100 cv... :D :D :D :D :D

isso é que era....

era dar porrada nos puntos TD70 sem dó :) :) :) :)

João, se quiseres podemos fazer um stage 2 para comparares consumos...
mas tal como o lfteixeira te explicou, estará diretamente relacionado com a entrega do binário, massa de ar entregue e quantidade da mesma...

Tenho outra T7 em casa e gravo-te u stage 2 para tirares conclusões.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline joaofrm

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 129
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #5 em: 10 de Abril de 2014, 14:06 »
O que noto é que em cidade os consumos aumentaram.

Em auto estrada fiz uma viagem Porto-Braga a 120 com uma média de 7,6l que é muito bom, mas a minha vida neste momento é andar em cidade.
  • Saab 9-3 SE 2001

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #6 em: 11 de Abril de 2014, 09:02 »
Tal como o lfteixeira te explicou e eu confirmei...
Tens uma entrega de ar inferior a baixas rotações...
logo... tens o carro "atmosférico" numa gama de rotações baixas...
gastas mais...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline joaofrm

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 129
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #7 em: 11 de Abril de 2014, 09:11 »
Isso é tudo tanga não acredito em nada disso, tenho a certeza que se apertar a dumpValve o turbo entra logo as 1500.
  • Saab 9-3 SE 2001

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #8 em: 11 de Abril de 2014, 09:13 »
LOLOLOLOL fala com o césar sobre o assunto que ele explica-te já isso :D
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5039
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #9 em: 11 de Abril de 2014, 09:26 »
Se juntar isto

Isso é tudo tanga não acredito em nada disso, tenho a certeza que se apertar a dumpValve o turbo entra logo as 1500.

com isto

LOLOLOLOL fala com o césar sobre o assunto que ele explica-te já isso :D

deduzo que isto foi uma daquelas pérolas ditas pelo Cesar em algum encontro

Offline joaofrm

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 129
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #10 em: 11 de Abril de 2014, 09:29 »
Oh Smap estragas tudo, em termos de DumpVlave é o melhor especialista do mundo.
  • Saab 9-3 SE 2001

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #11 em: 11 de Abril de 2014, 09:49 »
Mas queres apertar a Dump Valve ou a haste da Wastegate?  :))) :))) :)))

Abraço

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #12 em: 11 de Abril de 2014, 10:17 »
Nop... é só colocar a dump valve apertadiiiiiiiiiiinha :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: SAAB 93 2001 GPL
« Responder #13 em: 11 de Abril de 2014, 10:19 »
Lolololol... Pena o césar andar desaparecido e não se poder defender... Por isso, espero que ele apareça e argumente :D

Abraço

 

29 Visitantes, 0 Membros