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08 de Dezembro de 2019, 03:24

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Autor Tópico: pequenas alterações no motor do 9000 pra reduzir consumos e aumentar potencia  (Lida 52359 vezes)

Offline Marco Gonçalves

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Vou aqui deixar algumas recomendações pra ganhar alguns cavalos e reduzir ligeiramente os consumos do 9000 (2.0 e 2.3, com ou sem turbo)


Já agora, andei a ler no fórum que as velas de iridium não costumam prestar para o 9000, é mesmo verdade? Pode ser da folga das velas, que é preciso afinar.

Já pus denso iridium no fiesta mk6 da minha mãe, e tive de ajustar a folga para 1 mm. Por acaso as velas tinham um pouco mais.

Penso que para motores com gestão jetronic e k7 DI não deve haver problemas, ou não é bem assim?

É que tava a pensar colocar denso iridium (denso IQ22) no meu 9000.

Mas vou pesquisar mais na net.
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Que topico é este???? Nao percebo o que é? Alteracoes? Trocar velas? E escovas limpa vidros, nao? Que pretendes afinal? Lol...

Abraco

Offline TesZero

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Olá, já existe algures um tópico sobre velas em iridium. :)
(penso que seja disso a que o tópico se refira :P )

O grande problema das velas de iridium é que quem as coloca esquece-se que têm que ter resistência "R".

A k7 DI usa essa resistência para detetar o knock dentro do motor, não usando o anterior sensor exclusivo.

Uso iridium em ambas as motas, na 600 nota-se muito mesmo as melhorias.
Usei durante 85.000 kms no 2.0 turbo (fosco de 1988), ai fim dessa quilometragem começaram a falhar... a publicidade fala em 100.000.

Ainda não coloquei neste 2.3 porque...porque... :P

não vejo nada contra, alias, tens vários tópicos em fóruns estrangeiros de pessoal que usa velas em iridium (as corretas) sem problema algum em motores com k7 de ignição.

Abraço
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Offline darioglv

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tenho as velas de iridium no 9000 com distribuidor e ate a data nada a apontar.....!
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Offline joseglv

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Atenção que as velas de platina são específicas nos 9000... Não inventem... Por causa das cassetes o melhor é usar as indicadas pelo fabricante... O único senão que aponto é para carros altamente modificados e os GPL que podem usar outras velas.
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Pois... Eu uso iridium da marca Champion...

Abraco

Offline darioglv

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eu nesse aspecto optei pelas NGK....
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Offline joseglv

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Cada um usa o que quizer....
Mas quantos de vocês já viu um piston furado por causa da faísca de uma vela??
Eu já....
Não era num Saab... mas já vi...
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Offline TesZero

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Marco, este tópico destina-se unicamente a falar de velas de iridium?

Se sim, posso juntar com este mesmo tópico que debate o mesmo assunto?
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Abraço
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Offline Marco Gonçalves

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É melhor não. Refere-se ao que diz o título. Apenas perguntei das velas porque também são pequenas alterações ao motor, e porque queria saber mais um pouco da vossa experiência com as de iridium.

Há um livro do haynes que dá indicações sobre como modificar motores a gasolina. SE quiserem depois mando.

Uma das alterações que vou fazer no meu mondeo é colocar um regulador de pressão gasolina de 4 bar (de origem 2,7 bar), atenção que não é uma fse. Por fora é igual ao regulador de origem mas está calibrado para abrir a uma pressão mais alta.

Já li noutros fóruns (de outros carros a gasolina) e há quem diga que o consumo baixa e o carro responde melhor. Quase de certeza que é verdade, mas vou contactar quem vende o regulador e perguntar se é seguro em relação aos tubos, injectores e à bomba de combustível.

A outra modificação vai ser alterar a caixa do filtro de ar, mas não quero filtros de alta performance ou outros, nem barulho excessivo, ou vou mesmo montar um filtro cilíndrico de um focus de 2007, para aumentar a área de passagem do ar. Quero é reduzir a restrição à passagem do ar. E no saab vou tirar a caixa do filtro de ar e colocar um filtro cilindrico no compartimento do motor, mas tenho de ver se não vai apanhar ar muito quente.

As modificações que falo para o mondeo também dão para o saab, em princípio. Aumentar a pressão da gasolina pode dar, mas é preciso ver se a bomba aguenta.

No saab podiam pôr um colector de escape de rendimento, deixar o catalizador mas tirar a panela central e colocar no final um silenciador de tubo directo.

O colector e todo o escape menos o catalizador devia ser isolado com fita de fibra de vidro, para se perder menos calor e devido a isso os gases perderem menos velocidade ao longo do escape.
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Falas de filtros conicos para o Saab, correcto? Cuidado que sao ilegais...

Abraco

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a mais pequena alteração e mais eficiente que conheço é a reprogramação da ecu :P

fácil, barato e eficaz.

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Abraço



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Offline TesZero

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Respondi isto muito à pressa e no tlm.

Então o tópico refere-se a um pedido de opinião sobre alterações que se possam fazer?

o 1º post está um pouco confuso.

Não sou apologista de fazeres nada a nível mecânico sem alteração electrónica, muito menos em saabs...

O carro sabe que tens lá um fpr de 2.8bars...

ou seja, se os injectores forem de 345cl com 2.8 bars...
se colocares 4 bars vais aumentar o caudal injectado...

alem dos consumos ficarem mal calculados, sendo calculados tendo em conta os cl gastos por km, a injeção também vai ficar alterada...

ao injectares a injecção, a sonda lambda vai detectar excesso de gasolina, mistura mais rica do que é normal, logo a ecu vai aumentar o tempo de injecção para que voltes a ter a mesma gasolina, mesmo com os 4 bars...

ou seja.... dinheiro e trabalho para no final ficar igual...

Abraço
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Offline Marco Gonçalves

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Respondi isto muito à pressa e no tlm.

Então o tópico refere-se a um pedido de opinião sobre alterações que se possam fazer?

o 1º post está um pouco confuso.

Não sou apologista de fazeres nada a nível mecânico sem alteração electrónica, muito menos em saabs...

O carro sabe que tens lá um fpr de 2.8bars...

ou seja, se os injectores forem de 345cl com 2.8 bars...
se colocares 4 bars vais aumentar o caudal injectado...

alem dos consumos ficarem mal calculados, sendo calculados tendo em conta os cl gastos por km, a injeção também vai ficar alterada...

ao injectares a injecção, a sonda lambda vai detectar excesso de gasolina, mistura mais rica do que é normal, logo a ecu vai aumentar o tempo de injecção para que voltes a ter a mesma gasolina, mesmo com os 4 bars...

ou seja.... dinheiro e trabalho para no final ficar igual...

Abraço

Ok. Mas não é bem assim.

Os consumos aumentariam se o sistema de injecção funcionasse apenas em open-loop, mas como tem a sonda lambda, quando é detectada mistura rica o tempo de abertura dos injectores tem de diminuir para corrigir a mistura. Só vai gastar um pouco mais quando o sistema recorrer aos mapas guardados na memória (apropriados para a situação de open loop) quando por exemplo o motor estiver a acelerar, e não em regime de cruzeiro.

O filtro vai ser um cilíndrico de papel, e não um de alto rendimento tipo k&n. Se não der, ao menos vou abrir a caixa do filtro de ar.
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 21:54 por Marco Gonçalves »
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Offline Marco Gonçalves

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Outra pequena modificação seria colocar uma sonda lambda de marca mas universal. Pelo que li dos catálogos da bosch, estas sondas são de zircónia como as mais antigas mas o elemento é planar em vez de cilindrico. E a bosch diz que são um pouco mais eficientes que as antigas.

Há umas sondas com elementos planares, mas que são wideband, e não são compatíveis com as sondas mais antigas. As apropriadas para carros com injecção indirecta ou no colector têm 4 fios no máximo.

Comprei uma bosch para o fiesta mk4, mas como agora ficou de reserva, vou ver se dá para o mondeo. Comprei a sonda no olx por 40€, mas não traz a ficha de ligação. Tive a ver a referencia da sonda e não aparecia nos catálogos da bosch. Quem me vendeu disse que dava para o carro em questão e que já tinha montado várias em carros iguais e sem problemas.

Já agora, sabiam que as sondas lambda narrow band têm intervalo de mudança?

Há umas da bosch que duram 150 000 km, e outras mais caras que duram 250 000 km.

E a denso e ngk também fazem sondas lambda.

Se o vosso carro tem mais de 250 000 km é provável que tenha que levar uma sonda lambda, pois apesar de não dar erro, o seu tempo de resposta torna-se mais longo.
Foi o que já li em f´runs mais técnicos e até faz algum sentido.

Mas para ver a resposta da sonda é preciso ter um interface apropriado e um programa para aceder aos diversos parâmetros da centralina.
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