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Autor Tópico: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter  (Lida 10655 vezes)

Offline prspecas

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1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« em: 21 de Novembro de 2012, 18:15 »
Viva,

Hoje fiz a minha primeira ECU flash ao meu SAAB, ou melhor, a primeira tentativa. Li a ECU com o T8CanFlash sem problemas. Peguei no bin original e coloquei o patch para o 2.0t (T8Suite). Comecei a fazer o flash com o T8CanFlash novamente e foi aqui que ocorreram os problemas. Quando chegou aos 20% (mais ou menos) parou. Tentei novamente, desta vez com a opção de ECU Recover e parou aos 33% ... mais algumas tentativas e sempre algo similar. Aparentemente a ligação cai, por algum motivo, parando a programação ... ando agora a investigar soluções ...

Alguém daqui já tentou algo similar?

Abraço,

Ricardo Costa
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Offline Lfteixeira

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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #1 em: 21 de Novembro de 2012, 20:06 »
Estou a ver que seguiste a minha dica no forum ECUPROJECTS.

Ora bem, por aqui já temos quem perceba de Trionic 7 e Trionic 5, realmente agora falta de Trionic 8.
Vamos a ver se conseguimos aprender todos.


Primeira pergunta, o que estás a usar para fonte de alimentação? E que tensão?
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Offline castelar

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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #2 em: 21 de Novembro de 2012, 20:58 »
Será que este site tem alguma utilidade para vossemecês?
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Não pesco nada :>S :>S :>S
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Offline prspecas

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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #3 em: 22 de Novembro de 2012, 09:50 »
Estou a ver que seguiste a minha dica no forum ECUPROJECTS.

Ora bem, por aqui já temos quem perceba de Trionic 7 e Trionic 5, realmente agora falta de Trionic 8.
Vamos a ver se conseguimos aprender todos.


Primeira pergunta, o que estás a usar para fonte de alimentação? E que tensão?

Viva,

Uma das vantagens do Trionic 8 é que podes fazer a actualização (CAN) pelo porta ODBII ... Assim, a alimentação é a do carro ...

Abraço,

Rcardo
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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #4 em: 22 de Novembro de 2012, 09:52 »
Será que este site tem alguma utilidade para vossemecês?
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Não pesco nada :>S :>S :>S


Viva,

Sim, uso esse site.

Abraço,

Ricardo
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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #5 em: 22 de Novembro de 2012, 17:32 »
Estou a ver que seguiste a minha dica no forum ECUPROJECTS.

Ora bem, por aqui já temos quem perceba de Trionic 7 e Trionic 5, realmente agora falta de Trionic 8.
Vamos a ver se conseguimos aprender todos.


Primeira pergunta, o que estás a usar para fonte de alimentação? E que tensão?

Viva,

Uma das vantagens do Trionic 8 é que podes fazer a actualização (CAN) pelo porta ODBII ... Assim, a alimentação é a do carro ...

Abraço,

Rcardo

De uma forma ou de outra podes programar todas no carro, pessoalmente prefiro programar sempre fora, mais seguro e mais rapido.

Mas se fazes no carro e tendo em conta a variação do erro (20% e 33%) sugeria que ligasses um carregador de baterias ao carro enquanto fazes a programação, para não haver variações de tensão.

Os logs da aplicação não indicam nada?
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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #6 em: 22 de Novembro de 2012, 19:38 »
De uma forma ou de outra podes programar todas no carro, pessoalmente prefiro programar sempre fora, mais seguro e mais rapido.

Mas se fazes no carro e tendo em conta a variação do erro (20% e 33%) sugeria que ligasses um carregador de baterias ao carro enquanto fazes a programação, para não haver variações de tensão.

Os logs da aplicação não indicam nada?

Bem, depois de ter praticamente montado um centro de recuperações de baterias na minha garagem (sim, fui tão "totó" que decidi fazer isto na garagem de casa! ainda por cima no piso -1, tendo uma pavilhão enorme cheio de SAABs, material e ferramentas do outro lado da cidade ... enfim), onde experimentei de tudo! (bateria nova, carregador de bateria, booster, etc) nada funcionou ... penso que agora a solução vai passar por tirar a centralina fora e tentar fazer o mesmo em ambiente "laboratorial". Estou no entanto com uma dúvida, como devo fornecer os +12v aos dois pinos que precisam deles e o ground ao outro? Com alguma espécie de carregador? Amanhã vou estar todo o dia na Universidade onde existe um laboratório de física, espero que lá existe alguma coisa que possa usar ...

Alguém me pode ajudar nesta parte eletrónica?

Abraço,

Ricardo
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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #7 em: 22 de Novembro de 2012, 20:46 »
Viva,

Penso que já percebi a questão da fonte de alimentação. Duas dúvidas, se puderem ajudar:

- Quanto amperes devo utilizar?
- Posso unir os dois cabos de +12v e ligar a fonte a estes dois unidos? Ou tenho de usar duas fontes distintas? (acho que posso unir, mas queria ter a certeza :-)

Abraço,

Ricardo
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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #8 em: 23 de Novembro de 2012, 00:05 »
Precisas de poucos amperes.
1 ou 2 é mais que suficiente.

E sim, podes (e deves) alimentar ambos os pinos desde a mesma fonte de alimentação.
Garante os 12v sempre.

As Trionic5 precisam de mais do que 12v (cerca de 15v).
As Trionic7 são mais permissivas, com cerca de 11,5v portam-se bem.
As Trionic8 ainda não sei, ainda não arranjei uma ECU dessas para fazer uns testes.
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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #9 em: 23 de Novembro de 2012, 00:32 »
Bem, amanhã sou capaz de fazer experiências ... como tenho mais do que uma centralina e cabos com fartura :-) ... estou a pensar usar o macho da porta odbII para ligar com os dois cabos necessário na ficha de encaixe na centralina. A alimentação (+12v e -12v) estou a pensar usar uma fonte de alimentação do laboratório ou um transformador (ainda vou pensar). Já agora, tenho de soldar mesmo os cabos ou basta enroscar?

Obrigado,

Ricardo
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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #10 em: 23 de Novembro de 2012, 20:54 »
Precisas de poucos amperes.
1 ou 2 é mais que suficiente.

E sim, podes (e deves) alimentar ambos os pinos desde a mesma fonte de alimentação.
Garante os 12v sempre.

As Trionic5 precisam de mais do que 12v (cerca de 15v).
As Trionic7 são mais permissivas, com cerca de 11,5v portam-se bem.
As Trionic8 ainda não sei, ainda não arranjei uma ECU dessas para fazer uns testes.
Viva,

Como sei se os 12v são suficientes?

RicardoC.
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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #11 em: 23 de Novembro de 2012, 21:33 »
Testas com 12v e vês se programas ou nao.

Depois aumentas para 13v e testas novamente.
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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #12 em: 24 de Novembro de 2012, 16:46 »
Ricardo, estas a usar só os 12v do carro para ler/escrever?

1º esquece o carro e tira a ecu fora...

2º tens que usar um transformador de alimentação continua "estável" (nada de transformadores de telemóveis ou universais) eu uso um transformador de portátil...

3º amperagem... não é importante, dificilmente vais encontrar um transformador a baixo dos 50w... que a 12v já produz cerca de 4,5 amp... (w = p x v / 50w= ~4,50 x 12).
ou seja, não importa os amperes que tenha o transformador, ele só dà à ecu o que ela gastar.

4º tenho que ver o manual, mas acho os 12v muiiiiiiiiiiiiito baixos, especialmente quando não são estáveis... sempre gravei mapas com aprox 15v (em t5 e t7)

penso que com um transformador de portátil e fora do carro não tenhas problemas alguns...

estas a usar canbus ou só odb2?

não sei se a t8 te possibilita flashares por cima dos erros como a t7 ou se vais ter que a recuperar com um bdm_usb como nas t5.

Abraço
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Offline TesZero

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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #13 em: 24 de Novembro de 2012, 16:47 »
Só uma pergunta... antes de colocares o mapa a gravar alteraste o código do mobilizador que leste do teu bin?

Abraço
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Re: 1.8t to 2.0t with T8 and CombiAdapter
« Responder #14 em: 24 de Novembro de 2012, 17:47 »
Ricardo, estas a usar só os 12v do carro para ler/escrever?

1º esquece o carro e tira a ecu fora...

2º tens que usar um transformador de alimentação continua "estável" (nada de transformadores de telemóveis ou universais) eu uso um transformador de portátil...

3º amperagem... não é importante, dificilmente vais encontrar um transformador a baixo dos 50w... que a 12v já produz cerca de 4,5 amp... (w = p x v / 50w= ~4,50 x 12).
ou seja, não importa os amperes que tenha o transformador, ele só dà à ecu o que ela gastar.

4º tenho que ver o manual, mas acho os 12v muiiiiiiiiiiiiito baixos, especialmente quando não são estáveis... sempre gravei mapas com aprox 15v (em t5 e t7)

penso que com um transformador de portátil e fora do carro não tenhas problemas alguns...

estas a usar canbus ou só odb2?

não sei se a t8 te possibilita flashares por cima dos erros como a t7 ou se vais ter que a recuperar com um bdm_usb como nas t5.

Abraço

Viva,

1º - Sim, foi o que fiz :-)

2º - Usei uma fonte de alimentação do laboratório de física/electrónica da Universidade (mas estável não deve haver) ... devo dizer que aquilo é pesado à brava ...

3º - Sim, um dos Eng.º Eletrotécnicos (sou Informático pelo que sempre fiz questão - até ontem - de não perceber nada de electrónica) lá da Universidade disse-me precisamente isso. Ainda por cima a fonte que me forneceu faz o cálculo automático da amperagem.

4º - Usei 11,5Vm, com 12V não deu ... lol ... mas isto explico melhor já noutro post mais abaixo.

Estou a usar CANBUS (acho eu) que liga na porta ODB2, faz sentido?

Sim, flashei diretamente em cima dos erros. o programa T8CanFlash tem um modo próprio para isso.
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