Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 17:17

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

308 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Somos malucos , loucos , chanfrados ou os unicos sãos mentalmente?  (Lida 7177 vezes)

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra

Boas a todos .
Resolvi lancar este tópico para falarmos da actualidade dos nossos Saab’s.
Isto é algo que tenho pensado e mesmo falado com alguns e tambem acho que seja um bom tópico de discussão aqui.
Acontece que os nossos saab’s estao quase todos a bater a marca dos 250.000 km e como tal muito deles estao a ser encostados precisamente por esse motivo , a reparação é cara e as pessoas acabam por vendê-los e seguem para outras marcas.
Quem os compra acaba por mudar o estritamente o necessário e quando param , é para serem desmantelados e as peças são ainda para colocar nos que estão a rodar nas estradas.
Vemos isso pelo preço que eles andam hoje em dia....arranjamos um 9-5 Aero por 4000 euros ou menos. Impensável na altura que sairam......
Depois , parece que quem os compra , não tem , tempo , dinheiro nem vontade para os manter bonitos ..... e em alguns casos......peças caras.... epá não!!! O Zé da Esquina têm o mesmo material , com menor qualidade , claro está ,  a 5 euros......
Depois temos os outros , chanfrados , (meu exemplo) que compra um 9-5 de 1998 por 1250 euros e  estoiram perto de 7000-8000 euros para o por como novo.......ou então faz o mesmo por um modelo de 88.
Porquê???
- Pela segurança 
- Pela estética
- Pela identidade
- Porque não me identifico com outra marca nem sigo massas
- Porque sei o que quero
- Porque estes carros enquanto estiveram no activo , sempre foram inovadores .
Pensando.........
Alguem dizia que acabaremos por ser um clube de automoveis antigos.......de certa maneira....na minha maneira de ser sinto-me mentalmente são pela escolha que tomei. Olho para os meus carros e vejo poucos ai a rodar, da mesma maneira que não gosto de sair a rua e ter alguem com a mesma camisa que eu fabricada aos milhares por primarks, mangos , hm’s e etc.....
Sinto que quando estacionado entre os milhares , está ali um que se sobressai.......gosto de ter um 9000 de 88 que quando passa muitos ainda pensam o que vai ali?
No que me toca , quero ter 40-50-70-80 anos e ter algo que me define enquanto condutor, ter um Saab certamente fará parte dos planos.
E voçes o que pensam?
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline Gdinis

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 460
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Valejas-Barcarena
Re: Somos malucos , loucos , chanfrados ou os unicos sãos mentalmente?
« Responder #1 em: 03 de Novembro de 2016, 12:50 »
Revejo me totalmente neste texto. Quantos dos meus amigos não tem hondas ou cups ou mesmo bmws e ando eu de volvo e saab todo feliz da vida. Chamam me de velho ou acusam me de falta de gosto quando na verdade o meu gosto vem lá do tempo do Egipto, ainda me lembro no dia em que o meu pai comprou o 9000 que hoje é meu. Fomos buscar ao alto de Santa catarina era miúdo mas hoje lembro me perfeitamente do dia que o vi pela primeira vez. Se o vendia? Não.  É o meu projecto é parte de mim. Todos os dias lhe digo boa noite e bom dia!
  • Saab 9000 Turbo B202 L 1990
  • Honda CBR 929 Fireblade
  • Honda Civic EJ9 1996 Project
  • Volvo S40 1.6 1999
  • EX Renault Clio 1.9D Mk1 1994
  • EX Ford Focus 1.8TDCI 115cv + repro 2003
  • EX Jeep Grand Cherokee 3.1 2000
  • EX Volvo V40 1.9TD 1996
  • EX Citroen Saxo Cup 2001
Saab 9000 Turbo B202L Model Year: 1991 (20/11/1990)
Civic ej9 Swap B16A2 :O

Offline albqueiros

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 64
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Torres Novas
Re: Somos malucos , loucos , chanfrados ou os unicos sãos mentalmente?
« Responder #2 em: 03 de Novembro de 2016, 16:30 »
Também eu me revejo neste texto, pelo menos no essencial da sua mensagem. Com sessenta e três anos já fui possuidor de carros de muitas marcas - uns quantos citroën - Dyanne (2) DS20, ZX (2), uns quantos renault - 5, 4l (2), Laguna, Modus(actual), Peugeot (304, 504), Smart, Fiat Bravo, Ford (Fiesta e Orion Volkswagen (Carocha e Polo 1300).  Land Rover Dyscovery (actual) Rover 416 GTI, Saab (actual)...
Assim de repente são os que me lembro... é portanto uma já larga experiência de condução, embora com parquíssimos conhecimentos de mecânica.
O Saab é o meu carro actual do dia-a- dia. A GPL (brc) já lhe fiz cerca de 18000 km. Algumas viagens mais longas - Espanha (algumas), viagens de 250 km (várias entre Torres Novas e Braga) e voltas na ordem dos 20/30/50 km por dia. O carro custou-me 2 600 euros, gastei até hoje 1500 na adaptação GPL, cerca de 200 num radiador, outro tanto num sensor de massa de ar (o nome não será assim mas os experts compreendem-me) e 150  num tecto novo, para além dos gastos em óleos filtros e velas...
Viajo na comodidade, silêncio, e fiabilidade de um motor que já tem 260 K km... Interiores impecáveis, couro e madeira, e é um automóvel que ainda desperta o interesse dos passantes (aspecto que não me interessa por aí além).
 Considero pois que conduzo um óptimo automóvel, até agora talvez um dos que me tem sido economicamente mais vantajoso.  Será pois um carro para manter e conservar, que me dá imenso gozo!
Carros melhores? Há-os com certeza, mas não são a mesma coisa  :|@
Abraços
  • Renault Modus (GPL) 2008
  • Fiat Bravo GT JTD 2001
  • Saab 9-3 i (GPL) 2000

Offline meteorologist

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2465
  • Actividade:
    0.02%
  • Localização:
    Porto e Aveiro
Re: Somos malucos , loucos , chanfrados ou os unicos sãos mentalmente?
« Responder #3 em: 03 de Novembro de 2016, 16:53 »
Olá,

Obrigado pela criação deste tópico até porque dá para partilhar um pouco o que nos vai na alma no que toca a manter estes carros já com alguns anos.

Para mim este é um assunto sensível. O meu 9-5 tem neste momento 225 mil kms e tem levado uma boa vida com revisões a tempo e horas e feitas por quem está à vontade nestes carros. Não me tem dado dores de cabeça em parte porque acredito que o histórico dele todo na SAAB Porto tenha contribuído, com uma manutenção correta e óleos adequados para este motor. Quem me tem mexido no carro conhece bem a  marca, aliás é um ex mecânico da SAAB. Já fui informado diversas vezes da existência da "revisão grande" mas, embora nunca tenha faltado ou poupado em manutenção nos meus carros, não sei se gastaria 3000€ numa manutenção do meu 9-5. Também já tive quem me dissesse, também com experiência na marca, que se o motor está ok, não faz barulhos ou tenha sintomas estranhos que deixe o motor quietinho.
Adoro o carro mas também sei que é um carro velho e com um baixo valor comercial. Não quero que me aconteça como aconteceu ao Teszero onde facilmente, num "pequeno" acidente, devido ao preço do material e baixa cotação do carro, facilmente um carro onde teria gasto milhares de € iria "parar a uma prensa". Estes €  não servem para melhorar a segurança passíva mas tratam-se de uma profunda e dispendiosa intervenção mecânica ao motor. Se calhar não estou a pensar bem, se calhar não estou a ser um saabista puro, mas o dinheiro também me custa a ganhar e prefiro passar umas boas férias em família do que gastar uns milhares de euros numa reparação de um carro pelo qual dei sensivelmente o mesmo, mais a instalação do GPL, que já está mais do que paga, assim como o próprio valor que dei pelo carro.
Gostava de meter umas jantes SAAB de 17''? Claro que gostava mas por exemplo preferi meter o AC a funcionar já que o meu compressor tinha um problema. Preferi conforto à estética. Não é que felizmente não possa ter ambos mas simplesmente tenho dúvidas se é um bom investimento financeiro.   

Agora vou fugir e desculpem o desabafo  :)|, mas acreditem que fui sincero.
Será que estou a pensar mal? Também tenho esta posição porque não tenho conhecimentos de mecânica ou meios pelo que teria que pagar integralmente a uma oficina SAAB, ou de confiança, para fazer "revisão grande".

Abraço,
Tiago
« Última modificação: 03 de Novembro de 2016, 17:09 por meteorologist »
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

Offline lppainco

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 163
  • Actividade:
    0%
Re: Somos malucos , loucos , chanfrados ou os unicos sãos mentalmente?
« Responder #4 em: 03 de Novembro de 2016, 19:50 »
Bom... eu serei um pouco atípico pois o meu já vai mais a caminho do tal clube de carros antigos. Tenho-o só porque gosto de saabs, gosto de estar entretido com ele e com a brico-arranja-e-estraga e em vez de gastar dinheiro em tabaco ou ir para o café este é o meu hobby. Além disso permite fazer menos uns km's com os carros que tenho e é para curtir ao fim de semana e quando os outros estão na oficina, ou quando tenho de emprestar o carro da empresa a alguém.

Eu serei maluco? De certeza !!!

Mas ter este carro desta marca, já me permitiu fazer algumas amizades e passar bons momentos. Fazer isso com um carro de 2004 (tipo Renault, Peugeot) não me parece muito fácil.

Meteorologista, a minha opinião acerca de gastar 3000€ é contrária pois se gastares 3000€ num Saab (e é fácil encontrar um 9-5 por esse valor mais ou menos estimado) e a seguir tiveres de gastar 3000€ no mesmo, é exactamente igual a fazer isso num Renault ou Ford.
A diferença para mim é que se gastares 3000€ no Saab tens carro para mais 20 anos e se gastares 3000€ num Ford tens carro para mais se calhar 10 anos (Além de que peças para os Ford's são mais difíceis de arranjar e mais caras do que para o meu Saab com 26 anos. Eu tenho um Ford de 2004 e já me vejo á rasca!)

Eu com 600€ mudo toda a suspensão do meu (casquilhos, amortecedores, molas, etc). Para o fazer na minha Ford gasto se calhar o dobro.

Além disso falaste de conforto e com 3000€ não encontras quase nenhum carro da mesma gama tão bem equipado (Só falta a escova de dentes) e com a potência de um SAAB !

"Se todos gostassem só do amarelo o que seria do verde?"
« Última modificação: 03 de Novembro de 2016, 19:53 por lppainco »

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Somos malucos , loucos , chanfrados ou os unicos sãos mentalmente?
« Responder #5 em: 04 de Novembro de 2016, 00:20 »
Belo tópico mano.... Os meus parabéns!

Malucos, Loucos, Chanfrados ou mentalmente sãos?
Na minha opinião ( e vale o que vale )  ;) somos todos esses em quantidade QB

Embora a SAAB tenha entrado na família por questões familiares, cada um entra na marca por uma decisão própria: começamos a gostar.
Seja pelo que seja:
- porque apreciamos os "quirks" da marca... aquelas coisas que fazem a diferença das outras...
- foi um carro barato com cavalos e algum luxo
- uma marca com reputação de etilísta
- uma marca que prima pela segurança e espírito inovativo
- entre outras

Começando pelo fim, sim, somos mentalmente sãos. Adquirir carros desta marca é um bom negócio de compra. Há poucas marcas que se compre tanto por tão pouco....
O problema é que a marca acabou... e aí já entramos na parte do "louco, chanfrado e maluco".
Temos todas as razões e mais alguma para despachar estes carros... começando no simples facto que a SAAB AUTOMOBILE AB já não existe...

Se a questão das peças é um semi-problema, não nos podemos esquecer que não temos apoio da Fábrica, não temos Garantias de produto, não temos actualizações de fábrica, não temos algumas peças novas... etc etc etc....
Os carros em caso de acidente não têm valor comercial nenhum...
E mesmo recorrendo a peças usadas, por causa da marca ser um "nicho" de mercado, não se encontram assim tantos carros nas sucatas para desmontar.... pelo menos cá em PT.

Mas sabem... Os carros não são compras racionais.... E o simples facto de nos transmitirem emoções tais como adrenalina, poder, controlo, alegrias e tristezas, faz com que haja uma ligação emocional. E tão forte que supera as tristezas que o carro "nos dá". Sim porque o carro não dá nada.... é um objecto inanimado... e se falha é por algum componente não está a trabalhar normalmente por estar em fim de vida...  :D  Mas o carro dá emoções!  LOL

Somos loucos por gostar tanto das "excentricidades" , somos malucos por gastarmos dinheiro nos carros... O carro ensina-nos a procurar alternativas, ensina-nos a aprender de mecânica, até há quem encontre paz e tranquilidade ao trabalhar no seu próprio carro: é terapêutico!
Mas chanfrados...  não, isso não.
Damos valor a coisas que as massas não ligam... pensamos fora da "caixa" , não nos conformamos e procuramos alternativas e somos diferentes! E a Saab tb o é!

Inventado por pessoas que nem sequer carta tinham... insistiram durante muito tempo em motores pequenos quando a tendência era o oposto ( 2 tempos )... e quando não puderam continuar com essa ideia por força do avanço da tecnologia, tb não foram com a tendência de grandes cilindradas: desenvolveram a tecnologia TURBO, coisa que ninguém pegava com sucesso... Quando todos queriam reduzir peso pensando em consumos, a Saab primou pela segurança activa e passiva... sempre "fora da caixa"....
No fundo, encontramos similaridades.... o que nos atrai tb...

Acabamos por justificar e encontrar razões para ficarmos com os carros...
- A quantidade de extras que o Saab tem não é possivel obter num carro mais recente com pouco mais do valor da venda do Saab....
- A segurança que o Saab tem é superior a quase tudo rivalizando apenas- com topos de gama
- O valor comercial deste carro não justifica a venda dele e compra de um carro inferior onde temos que fazer toda a manutenção ( ninguém arranja um carro para vender ) logo mais vale utilizar o dinheiro para arranjar o Saab
- As peças não são tão caras assim... e se forem, mandamos vir de fora que é mais barato e encontra-se muito mais facilmente...
- Tou farto de ver carros todos iguais... Ter um Saab é diferente. Encontro o meu carro muito mais facilmente numa fila de estacionamento!
- Não é tão antigo assim... de facto, o Saab envelhece muito bem.... Um 9-5 de 2000 bem estimadinho não fica nada a dever em termos estéticos a carros com 15 anos mais novos!
Etc etc etc

E depois começamos a "mimar" o carro.... quando as peças se estragam, metemos peças melhores.... Umas jantes do Aero ficam mesmo a matar!!! O Spoiler, Um Lip...    ;)

Quanto a despesas com o carro, na minha experiência, safamo-nos sempre com muito mais facilidade se formos preventivos do que se estivermos "à espera do barulho" ou do desgaste, ou da peça se estragar... por 2 motivos principais:
- Há coisas que ao estragar, arrastam consigo mais estragos...
- Há coisas que se devem mudar a um certo tempo... e isso implica mexer em outras á volta que consequentemente têm de ser mudadas.... é chamada a prevenção secundária.

Como ex... uma das partes "fracas" do carro é a embraiagem. Muitos cv no motor e ao exigir mais da embraiagem a mesma desgasta-se. Se reforças a embraiagem  a um ponto que ( teóricamente ) não se possa estragar, o que vai acontecer é partir transmissões ou a própria caixa de velocidades... ou partir/dobrar uma biela....
Isto para dizer que fazer uma "revisão grande " aos 200 mil é ser preventivo... pois ao abrir o motor para mudar umas quantas coisas, vais ter que mudar outras coisas associadas, que de contrário vão trazer problemas futuros...
Despesas todos os carros têm...

Há carros melhores.... claro que há! Somos ignorantes se afirmarmos o contrário...
Se tivesse muito dinheiro teríamos outros... claro que sim....
Mas haveria sempre espaço para uns quantos Saab´s de certeza!
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline Dhc

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 763
  • Actividade:
    0%
Re: Somos malucos , loucos , chanfrados ou os unicos sãos mentalmente?
« Responder #6 em: 04 de Novembro de 2016, 09:14 »
Que raio de tópico... maluco, chanfrado etc.... quero lá bem saber... e o meu carro é velho??? porquê?? nada disso, o meu carro é experiente, isso sim!! tem experimentado coisas estranhas para a maioria dos mortais, ex. : recusa-se a deixar-me apeado onde quer que seja, facilmente põe qualquer lata alemã a passar vergonhas (aqueles com motor traseiro incluídos  :D), tem capacidade de carga igual ou superior à maioria das berlinas/station actuais, facilmente me leva 750€ do bolso por excesso de velocidade, também consegue fazer em viagem 1215 km com um tanque de gasolina, se bater, empurra os outros em vez de encolher!!! enfim, porque hei-de eu deixar o meu menino passar mal quando ele dá tudo por mim?? mesmo quando por descuido/ignorância/falta de tempo o deixo com um sucateiro com ares de mecânico?? mesmo assim ele me trás para casa, a tossir e a gemer, mas não me deixa a pé...
Quanto ao que gasto com ele (e com os irmãos, pois em casa não é filho único), há muito deixei de me preocupar com isso! gastar 3000€??... basta levá-lo ao sucateiro Veloso e facilmente supera os 5000€ de prejuízo  >:D >:D, e??? vem para casa e com tempo e mais uns trocos (a superar os 4 dígitos) volta a ficar novo!!!
Louco, chanfrado, ou insano... desde os meus 5/6 anos que ando de SAAB, já passei dos 40 à alguns anos, já tive máquinas engraçadas de outras marcas, mas nenhuma me deixou o desejo de repetir a dose como é o caso da SAAB, pois já vou em 7 SAAB's 9000 e um 900 de 82!!!
Se isso é ser louco, então eu sou em dose industrial  :))) :))) :)))

Offline karter

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 109
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Ovar
Re: Somos malucos , loucos , chanfrados ou os unicos sãos mentalmente?
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2017, 13:59 »
Comecei a ler o tópico, mas depois desisti, não porque não goste do que escrevem mas porque não queria estar a ser influenciado.
Saab é saab, uma das poucas marcas que diferenciam-se, não por querer ser excêntrica mas ser racional e querer oferecer o mesmo mas diferente e melhor.
Se temos tantos modelos e marcas porque temos de comprar carros todos iguais? ok se se vender muitos modelos iguais, garante que tens peças de concorrência a um preço mais acessível e que tens muitas peças em sucata, mas não querendo ser diferente porque temos de ser todos iguais?
Como li, um carro deve ser comprado de forma racional mas também emocional e a saab para mim é isto, racional na compra, no que oferece por um todo e emocional porque gosto do que conduzo e gosto de olhar para ele com aquele sorriso estúpido.
Também vou muito a bola com os países nórdicos e filosofias nórdicas.
O meu 95 tem 18 anos e não o acho velho, esteticamente é um modelo que envelhece muuuuito bem, interiormente é o estilo de carro que procuro.
O meu estilo de carro é um clássico desportivo, podem-me chamar de tolo mas acho que tem o ar clássico e tem também de desportivo a começar no motor e um estilo maroto.
Percebo a dilema, gastar em um carro descontinuado, já com alguns km e manutenção cara (se é ainda não tenho opinião), mas acho que se for coisas de desgaste normais prefiro gastar no 95 em vez de gastar nestes novos descartáveis cheios de electrónicas que avariam por tudo e por nada e que quando avariam é um estalo.......
Ok, os novos também tem coisas melhores que o 95 não tem, mas não vão trocar as vossas mulheres por novas pois não? se na altura as conquistaram foi por algum motivo certo? :)

Tenho um Peugeot 306 cabrio 2000c.c 8v, atmosférico sem GPL mamão como tudo, caixa curta, anda sempre lá em cima, faz barulhos típicos da capota em lona e apesar de ser bom quando saiu não se compara à melhor construção, mas isto para dizer o que? quando o conduzo aos fds penso sempre em silencio para mim "já sei porque te o comprei e gosto muito de ti"

Estou a falar de um 95 ok, mas o 900 acho que será um carro que vai valorizar e muito.
Um carro que também amo muito é o Volvo 480Turbo (se quero um bom motor a gasolina turbo, não há muitas opções)
Os carros tem de ser racionais mas a emoção também fala.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2017, 14:19 por karter »
  • Saab 95 2.0T 1999
  • Peugeot 306 cabrio 2.0 1994
  • Honda CRB 600 F4 1999
  • Renault Clio 1 1.4 RTI
  • Suzuki Bandit 400 1995
  • KTM Lycan 4.0
  • Solex