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18 de Outubro de 2019, 02:38

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Autor Tópico: Acertar ponto do motor  (Lida 2472 vezes)

Offline macal

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Acertar ponto do motor
« em: 14 de Março de 2017, 13:48 »
Bem não sei se enquadra melhor aqui ou noutra secção, peço aos moderadores que corrijam se não for o local indicado.

O problema é o seguinte, tenho um colega que comprou um SAAB 93 2.0 Turbo Aero, mas o carro tem um trabalhar inconstante.
Puxa bem o que é estranho, aparentemente vai no 3º mecânico e depois de vários diagnósticos todos apontam para que um dos problemas seja o motor fora do ponto. Desconfiou-se das bobines, mas aparentemente estão boas.
Estamos incansáveis a procura de o kit de chaves para fixação e afinação do ponto para poder passar a fase seguinte, mas  :|@ :|@ :|@ pedem um balúrdio para ser usado uma única vez, e na SAAB dizem que não têm não vendem, como é possível numa oficina de marca  :(||

Depois de várias pesquisas encontramos várias referências para as chaves do mesmo motor, o que leva a ter algum receio em mandar vir do estrangeiro e depois não servir por não serem indicadas Aqui peço ajuda se alguém tiver ou souber quem tenha este material que possa "alugar" ele está disposto a pagar algo pelo "empréstimo"

Qualquer opinião e/ou ajuda neste momento é bem vinda  O0

Offline meteorologist

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Re: Acertar ponto do motor
« Responder #1 em: 14 de Março de 2017, 14:37 »
Para o podermos ajudar melhor indique por favor;

Trata-se de um 9-3 OG ou um sportsedan?
Que representante da marca foi esse ??? O carro foi lido com um Tech2?

Representantes oficiais Saab são os seguintes;
Confirme que está a meter o carro no sítio certo!

Braga:
Stock Car (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Ed. Stock-Car, Cabanas – Dume
4700-048 Braga
PORTUGAL
Telf: 253 300 500
Email: geral@stock-car.pt
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Porto:
AutoGarantia (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Rua Costa Cabral, 711
4200-224 Porto
Tel: 225097918
Email: geral@autogarantia.pt
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Coimbra:
AutoForum (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Rua António Sérgio
Zona Industrial da Pedrulha
3020-317 Coimbra
PORTUGAL
Tel: 239 496 600
Email: saab@autoforum.pt
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Lisboa:
Fast Tecnomotor (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Armazéns do Tejo E.N.10
Km 139, S/N A Norte da Etar
2695 S. João da Talha
Tel. 218 555 200
Fax. 218 555 265
geral@tecnomotor.pt
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AERO X - (Gaspar Auto) (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Rua de Xabregas, Nº 1
1900-438 Lisboa
Sede: +351 218 680 245
Oficina: +351 927 337 119
Oficina: +351 927 337 116
oficina@gasparauto.pt
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Faro:
STARSUL (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
E.N.125 Vale da Venda
Apartado 97, 8001-902 Faro
Contacto geral: 289 892 200
Contacto Oficina: 965 676 688
servico@starsul.pt
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Offline macal

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Re: Acertar ponto do motor
« Responder #2 em: 14 de Março de 2017, 14:47 »
O representante foi de Coimbra.

Em leiria deixou de haver, sendo assim recorreu-se ao mais próximo. Neste momento está numa oficina de cá da zona, mas o mecânico como não tem esse kit de chaves não quer estar a mexer "ás escuras" para não estar a piorar... já se falou com vários mecânicos conhecidos e nenhum deles têm esse kit  :'(

Deram 2 referências o que nos deixa com receio de estar a comprar algo que não seja mesmo o indicado:

8396079 e EN 48368

Diz a referência do motor ser B207R

Offline darioglv

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Re: Acertar ponto do motor
« Responder #3 em: 14 de Março de 2017, 15:31 »
Convinha ligar o carro a maquina de diagonostico da Saab , o tech2 , e ver quais os erros que dava.....nao vale a pena ir por outras maquinas que so dao problemas e erros inconclusivos.
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Offline macal

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Re: Acertar ponto do motor
« Responder #4 em: 16 de Março de 2017, 19:20 »
O problema é que parece que o mecanico desmontou..... e teve a fazer umas medições e desconfiou, agora quer ter a certeza que está bem antes de voltar a montar por isso a procura das tais peças  :-[

Mesmo estar a tirar de lá o carro agora... é sempre chato até porque o homem transmite alguma confiança no trabalho que faz, não é uma artolas qualquer, faltam é as chaves  :(|| :(|| :(||

Offline joseglv

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Re: Acertar ponto do motor
« Responder #5 em: 17 de Março de 2017, 00:10 »
Muita atenção!!
Sei de carros com má afinação no acerto de ponto de motor devido a péssima informação acerca destas chaves que trancam as cames!
Fica aqui a informação do Boletim de Informação da Saab:

Subject: Rough/Erratic Idle After Engine or Cylinder Head Replacement-Incorrect Cam Alignment Tool Used - keywords

Models:
2003 - 2009 Saab 9-3 Sedan
2004 - 2009 Saab 9-3 Convertible
2006 - 2009 Saab 9-3 Combi
With 4 cylinder engine B207 (VIN S, N and Y)

The following diagnosis might be helpful if the vehicle exhibits the symptom(s) described in this PI.

CONDITION/CONCERN:

A technician may notice a rough idle or vibration from the engine after the camshaft timing was reset due to a cylinder head or short engine replacement. The technician may not be aware that he has used the incorrect tool. The tech may note during the timing procedure that the camshaft alignment tools do not fit correctly over the camshaft lobes.

RECOMMENDATION/INSTRUCTIONS:

If you encounter a rough idle, hesitation/surge and or DTC's after a camshaft, cylinder head and or short block service on a 2003-09 Saab 9-3 with a B207 4 cylinder engine, please verify the correct camshaft timing tools were used. Look at the 8th digit of the VIN to find the engine code.

Check the tool number or color of the individual camshaft locks!
 - Tool numbers 83 96 020 and 83 96 038 (blue in color) are only for the (VIN S) engine.
 - Tool numbers 83 96 053 and 83 96 061 (gold in color) are only for the (VIN N or Y) engine.

 - For 2007-09MY's a new set of camshaft alignment tool kits have been released and the tool number for the 210HP (VIN Y) engine is EN-48368 (Aluminum/White in color) they will not retrofit to earlier vehicles. If the wrong tools are used, a rough idle will result and DTC's for misfire may set. The tech may comment that the exhaust cam lock did not fit correctly on the camshaft. Valve damage should not occur due to using the wrong tools.


The numbers/colors for the 2003-06 timing tools are:
 - The kit for the 175HP engine is 83 96 046 - Blue in color (VIN S) Look at the 8th digit of the VIN to find the code.
 - The kit for the 210HP engine is 83 96 079 - Gold in Color (VIN N or Y) Look at the 8th digit of the VIN to find the code.

NOTE: For 2007-09 a new set of camshaft alignment tool kits have been released. They will not retrofit to earlier vehicles.
The kit for the 175HP engine is EN-48366 - Green in color (NA for USA)
The kit for the 210HP engine is EN-48368 - Aluminum/White in color. All B207 engines from 2007 forward are VIN digit Y.


Please follow this diagnostic or repair process thoroughly and complete each step. If the condition exhibited is resolved without completing every step, the remaining steps do not need to be performed.



Para este caso em questão ( ao que parece o carro é um B207R de 2003 ) o Kit correcto a comprar é o Saab Part Number 8396079

Espero ter ajudado e esclarecido.
 ;)
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Offline macal

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Re: Acertar ponto do motor
« Responder #6 em: 17 de Março de 2017, 00:16 »
 O0 O0 O0 O0

Muito obrigado pelo esclarecimento, agora só falta mesmo encontrar as chaves sem ser em UK :( pelo menos assim sei o que posso ajudar a procurar...

Offline SMAP

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Re: Acertar ponto do motor
« Responder #7 em: 17 de Março de 2017, 11:27 »

Offline joseglv

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Re: Acertar ponto do motor
« Responder #8 em: 17 de Março de 2017, 23:04 »
Como vês   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn ... 50 aérios + portes da Alemanha....
Nada mau....
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Offline macal

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Re: Acertar ponto do motor
« Responder #9 em: 17 de Março de 2017, 23:54 »
Sim realmente, vou informar o rapaz... Obrigado.

E tenho a dizer que a malta daqui é bem porreira na entreajuda, vê-se pouco hoje em dia ;)

Offline joseglv

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Re: Acertar ponto do motor
« Responder #10 em: 18 de Março de 2017, 11:09 »
Macal... com um fórum destes, tens é de comprar um Saab tb!!
E olha que até não são caros!!
;)
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