Caros companheiros SaabistasHABEMUS 9-5 SW!!!!!!! Passei pela Póvoa de Santa Iria para ver in loco a 9-5 de 2001 e testar. Confesso que fiquei um pouco desapontado e triste com o estado da máquina, estética e mecanicamente. Bem sei que o preço é em conta com o que se pratica, mas para um carro com cerca de 200000 kms e 18 aninhos de idade podia estar bem melhor conservada, faz pena ... A pintura estava uma lástima, os estofos em pele menos mal mas a consola era uma desgraça. Para não falar do motor a deitar imenso fumo a frio e com algumas vibrações pouco saudáveis.Mas para compensar, lá arranjei tempo e coragem e dei um saltinho ao norte e acabei por ficar ferido de amores, não resistir a uma belíssima Aero 007 Contrariamente às outras que fui ver, esta 9-5 estava quase 'imaculada', e fiquei logo enredado pela sua forte presença!!! Acabei por me despedir de forma súbita da V50, que deixa muitas saudades, mas foi por uma boa causa. Pontos mais positivos: - Suavidade da condução;- Sonoridade;- Direcção muito precisa;- Conforto soberbo, embora conte com uma suspensão sport, as poltronas com rodas absorvem quase todas as anomalias que a suspensão deixa passar... um regalo para o corpo, que depois de 350 km directos quase nada se sentiram!- Espaço para tudo - A força do motor ;- Mexe-se muuuuuuiiiiitttttoooo bem para a sua estatura; - Colada à estrada como se quer;- Etc... (quando pego nela todos os dias são um alegria!!!!)Pontos menos positivos: - Sistema de GPS/rádio desatualizado;- Sistema kit mãos-livre já a precisar de reforma, mas ainda funciona;- CB sem leitor de consumo de combustível instantâneo (mas também não faz falta... até é melhor nem ver )- Válvulas eletrónicas com problemas (duas já entregaram a alma ao criador e o CB acusa sempre Contact Service), já analisados na Gaspar Auto, onde deve ir fazer a famosa revisão da praxe no final deste mês;- Precisei de colocar pneus atrás... e lá foram 2 Bridgestone Turanza T005 235/44 R17 94Y para a máquina, que por sinal adorou.... eheheh- Consumos próximos dos 2 dígitos, ainda assim, são bastante razoáveis para a motorização/peso da carrinha (não tarda vai levar com o GPL);Bem, não faltam as primeiras fotos da praxe, mas assim que tiver oportunidade coloco outras com melhor qualidade, embora que talvez faça mais sentido criar o DB da máquina.Agora só falta dar-lhe gás Já tenho como referência da GASAMADO, FRONT FUELS, CUCO AUTOGAS e PEDRO MARTO, recomendam outras na área metropolitana de Lisboa?Qual o kit GPL mais adequado para este motor? Prins? Landi Renzo? LPGTech? BRC? Vialle? Lovato? De momento as dúvidas dão mais que muitas. Vou começar a pedir orçamentos e logo se vê o que por ai vem!Agradeço todas as dicas e o vosso apoio.Abraços
Parabéns pela compra!!!!! Agora é fazer o favor de criar um diário de bordo e adicionar fotos, muitas fotos Ela tem caixa auto? Se sim não esquecer de mudar o óleo da caixa.
Viva e Parabéns!!!Nem há dúvidas, se a outra aqui mais perto estava como descreveu e não lhe apetecia colocá-la em condições, só existia mesmo essa opção.Felicidades para a utilizar e longas viagens sem problemas é o que se deseja!!!Consumos com dois dígitos é o normal na casa!Sempre ouvi dizer que os sistemas de GPL mais aconselhados para Saab, são os Landi-Renzo, mas há muitos com outros de outras marcas sem aborrecimentos, acredito que hoje em dia são todos fiáveis.Abraço!AB
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInViva e Parabéns!!!Nem há dúvidas, se a outra aqui mais perto estava como descreveu e não lhe apetecia colocá-la em condições, só existia mesmo essa opção.Felicidades para a utilizar e longas viagens sem problemas é o que se deseja!!!Consumos com dois dígitos é o normal na casa!Sempre ouvi dizer que os sistemas de GPL mais aconselhados para Saab, são os Landi-Renzo, mas há muitos com outros de outras marcas sem aborrecimentos, acredito que hoje em dia são todos fiáveis.Abraço!ABViva Squirrel, obrigado Depois de alguma procura, muita pesquisa, prós e contras, e muitas indecisões, acabei por não resistir ao bom estado desta unidade (modelo que não tinha de todo equacionado).Confesso que em sido uma surpresa bastante positiva, espero que assim continue.Agora é uma boa revisão na Gaspar Auto, colocar a GPL e muitos kms pela frente nos próximos aninhos.Relativamente ao Kit de GPL, da pesquisa que fiz, também tenho a LandiRenzo como uma das mais recorrentes em SAAB, mas a Prins também prima pela qualidade dos seus componentes. Embora o sistema líquido sejam aparentemente só vantagens, ainda tenho as minhas reservas. Uma delas é o ruído. Tenho receio que possa ser demasiado intrusivo no habitáculo e isso dá comigo em louco AbraçoLA
Viva LA7,Já começou a devorar kms, ora bem!Eu na ocasião, para instalar no meu, também considerei brevemente a opção líquida, ainda por cima porque os pioneiros em PORTUGAL estão aqui perto de mim, no Casal do Marco.Mas, após pesquisa profunda recusei por completo a mesma, devido aos imensos problemas que surgiram com os TSI da VW e outros, por exemplo os antigos GDI da Mitusbishi que não podiam receber GPL, aparentemente.Não sei sinceramente se foram resolvidos ou não, não acompanhei mais o tema e a minha opção foi e ainda hoje continuaria a ser a gasosa, já que o meu 9.3 é para trabalho essencialmente e porque a manutenção do sistema é extremamente económica.Mas informe-se bem junto dos instaladores mais credenciados, eles terão como é óbvio sempre a última palavra e ajudá-lo-ão a decidir.Ficamos a aguardar as sempre desejadas fotos!!!Votos de Felicidades para a miúda nova e kms a perder de vista sem contratempos!Abraço!AB
Fazes bem deixa-la na Gaspar Auto. Não metas isso fora da assistência da marca a menos que comeces a aprender e a fazer umas coisas na 9-5. Então sempre fomos para a dos aros metalicos ... o bichinho é tramado Mais uma vez parabéns pela compra e votos de muitos e bons kms no avião da Saab Viste o 9-5 ng Aero por lá?
Boa noite, já pus a vista em cima da carrinha,muito bom aspecto ! Parabéns por a aquisição !Cumprimentos
A saga do GPL é procurares alguém que tenha experiência na conversão destes motores. Nada de grandes invenções, diria eu.
Não posso opinar uma vez que sou do norte :/Cá em cima saberia recomendar-te, uma pessoa que é instalador e um antigo mecânico Saab.